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Simulado A Experiência do Sagrado | CONCURSO

Simulado A Experiência do Sagrado

Simulado A Experiência do Sagrado

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Este Simulado A Experiência do Sagrado foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: A Experiência do Sagrado
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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REGRA DO SIMULADO

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Questões A Experiência do Sagrado

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#244953
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(1,0) 1 - 

Em relação aos argumentos sobre a existência de Deus, marque a alternativa INCORRETA.

  • a) O argumento ontológico sobre a existência de Deus teve sua primeira formulação por Santo Anselmo em seu livro Proslógio.
  • b) Já a versão mais famosa do argumento cosmológico sobre a existência de Deus é a de Tomás de Aquino na Suma Teológica.
  • c) O argumento teleológico em defesa da existência de Deus tem sua versão mais famosa em William Paley em seu livro Natural Theology.
  • d) Renê Descartes é também famoso pelo seu argumento cosmológico em favor da existência de Deus.
  • e) O problema do mal é considerado o mais importante dos argumentos contra a existência de Deus.
#244954
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(1,0) 2 - 

No Livro I da Ética de Espinosa o autor aborda as questões fundamentais da metafísica. Tendo como base esse texto podemos dizer que para Espinosa todas as afirmações abaixo são corretas EXCETO:

  • a) Deus é a própria natureza;
  • b) Deus é a substância infinita;
  • c) Deus é causa primeira;
  • d) Deus é criador e transcendente;
  • e) Deus é um princípio metafísico.
#244955
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(1,0) 3 - 

Leia o texto que segue com atenção:
“Deus é o princípio supremo e fonte do Ser. Consequentemente, Deus é fonte de todo o conhecimento e é norma de vida”. Com base nos seus conhecimentos e no teor do texto assinale a alternativa que identifica o autor das afirmações.

  • a) São Calisto
  • b) Santo Agostinho
  • c) Santo Alberto Magno
  • d) Santo Tomás de Aquino
  • e) Santo Ignácio de Loyola
#244956
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(1,0) 4 - 

Sobre o ceticismo, corrente filosófica que surgiu entre os séculos XVII e XVIII, é correto afirmar que:

  • a) Foi uma atitude filosófica que duvidava da capacidade da razão humana de conhecer as realidades exteriores e os homens.
  • b) Caracterizou-se pelo pessimismo teórico e filosófico impulsionado pelo avanço das ciências experimentais e pelos conflitos bélicos.
  • c) É orientação filosófica fundada na convicção de que o conhecimento humano tem origem única e exclusivamente na experiência sensível.
  • d) Trata-se de um método de análise que investiga os fenômenos filosóficos buscando a compressão das suas estruturas mais profundas.
  • e) É uma corrente filosófica que considera impossível o conhecimento de Deus por sua natureza e pelas limitações do intelecto humano.
#244957
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(1,0) 5 - 

Desde a Antiguidade o homem tem se preocupado com o Divino e essa preocupação se dá ao fato:

  • a) de existir no ser humano uma consciência natural que o impulsiona nesta direção.
  • b) do ser humano ser forçado a esta preocupação.
  • c) do medo existente no ser humano ao se distanciar do Ser Divino.
  • d) do ser humano ser autossuficiente e não aceitar a existência de alguém superior a ele.
  • e) de que o conhecimento sobre um ser supremo não faz parte da cultura de um povo.
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(1,0) 6 - 

“Pois de nenhum modo submeto Deus ao fado, mas concebo que todas as coisas se seguem da natureza de Deus por uma necessidade inevitável, do mesmo modo que todos concebem que, da própria natureza de Deus, segue-se que Deus entende a si mesmo; certamente, ninguém nega que isso se segue necessariamente da natureza divina, e, todavia, ninguém concebe Deus coagido por algum fado, mas sim que ele, ainda que necessariamente, entende a si mesmo com total liberdade.”
ESPINOSA, Bento de. Correspondência entre Espinosa e Oldenburg. Belo Horizonte: Autêntica, 2021, Carta LXXV.

Assinale a opção que identifica corretamente a concepção espinosana de Deus.

  • a) Ente supremo cuja livre vontade supera as legislações natural e humana.
  • b) A própria natureza, processo material de produção que funciona mecanicamente.
  • c) Inteligência intrínseca da natureza cuja operação se orienta a finalidades predeterminadas.
  • d) Substância única a partir da qual todas as coisas vêm a ser de maneira determinada.
  • e) Ser dessemelhante do humano por sua natureza absolutamente transcendente.
#244959
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(1,0) 7 - 

O panoptismo é uma realidade em nossa sociedade. Michel Foucault (1987) em sua obra “Vigiar e punir” no capítulo III discorre sobre o “Panoptismo”, onde o “[...] princípio da masmorra é invertido; ou antes, de suas três funções – trancar, privar de luz e esconder – só se conserva a primeira e suprimem-se as outras duas. A plena luz e o olhar de um vigia captam melhor que a sombra, que finalmente. A visibilidade é uma armadilha” (p. 166). Assinale a alternativa que NÃO apresenta o efeito mais importante do Panóptico.

  • a) Induzir no detento um estado consciente e permanente de visibilidade que assegura o funcionamento automático do poder.
  • b) O poder deve ser visível e verificável. O prisioneiro, observado o tempo todo por um vigia, deve estar o tempo todo também de olho naquele que o observa.
  • c) Fazer com que a vigilância seja permanente em seus efeitos, mesmo se é descontínua em sua ação.
  • d) A perfeição do poder tende a tornar inútil a atualidade de seu exercício; esse aparelho arquitetural deve ser uma máquina de criar e sustentar uma relação de poder independente daquele que o exerce.
  • e) Os detentos se encontram presos numa situação de poder de que eles mesmos são os portadores.
#244960
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(1,0) 8 - 

As regras não deixam de ser uma forma de controle de toda sociedade. No texto “A punição generalizada” (Vigiar e punir) Foucault afirma: “[...] os reformadores pensam dar ao poder de punir um instrumento econômico, eficaz, generalizável por todo o corpo social, que possa codificar todos os comportamentos e consequentemente reduzir todo o domínio difuso das ilegalidades”. Segundo ainda o autor ‘“a semiótica com que se procura armar o poder de punir repousa sobre regras importantes. Uma delas é que “se à ideia do crime fosse ligada a ideia de uma desvantagem um pouco maior, ele deixaria de ser desejável.‘Para que o castigo produza o efeito que se deve esperar dele, basta que o mal que causa ultrapasse o bem que o culpado retirou do crime’” (Beccaria, apud Foucault, 1987). O presente argumento refere-se a seguinte regra:

  • a) especificação ideal.
  • b) idealidade suficiente.
  • c) certeza perfeita.
  • d) quantidade mínima.
  • e) efeitos colaterais.
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(1,0) 9 - 

Santo Agostinho foi o maior expoente da filosofia medieval cristã em sua primeira fase, identificada como:

  • a) Escolástica
  • b) Pirronismo
  • c) Patrística
  • d) Reformista
  • e) Ortodoxa
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(1,0) 10 - 

“Por isso, em nossa peregrinação, recebemos dele o penhor de já sermos luz; ele já nos salvou pela esperança e, de filhos da noite e das trevas que éramos, ele fez filhos da luz e do dia. Na incerteza da ciência humana, só tu és capaz de distinguir entre uns e outros, porque pões nossos corações à prova e chamas à luz dia e às trevas noite. Quem, senão tu, sabe nos distinguir? E que temos nós que não o tenhamos recebido de ti? Nós, feitos vasos de honra, fomos feitos da mesma argila que serviu para fazer os vasos de ignomínia.”
Para Santo Agostinho, a possibilidade de acesso às verdades reveladas depende da (o):

  • a) predestinação.
  • b) intuição.
  • c) esforço pessoal.
  • d) capacidade intelectual.
  • e) natureza da alma.