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Simulado A Experiência do Sagrado | CONCURSO

Simulado A Experiência do Sagrado

Simulado A Experiência do Sagrado

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Este Simulado A Experiência do Sagrado foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: A Experiência do Sagrado
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Questões A Experiência do Sagrado

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#225054
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(1,0) 1 - 

Em relação aos argumentos sobre a existência de Deus, marque a alternativa INCORRETA.

  • a) O argumento ontológico sobre a existência de Deus teve sua primeira formulação por Santo Anselmo em seu livro Proslógio.
  • b) Já a versão mais famosa do argumento cosmológico sobre a existência de Deus é a de Tomás de Aquino na Suma Teológica.
  • c) O argumento teleológico em defesa da existência de Deus tem sua versão mais famosa em William Paley em seu livro Natural Theology.
  • d) Renê Descartes é também famoso pelo seu argumento cosmológico em favor da existência de Deus.
  • e) O problema do mal é considerado o mais importante dos argumentos contra a existência de Deus.
#225055
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(1,0) 2 - 

No Livro I da Ética de Espinosa o autor aborda as questões fundamentais da metafísica. Tendo como base esse texto podemos dizer que para Espinosa todas as afirmações abaixo são corretas EXCETO:

  • a) Deus é a própria natureza;
  • b) Deus é a substância infinita;
  • c) Deus é causa primeira;
  • d) Deus é criador e transcendente;
  • e) Deus é um princípio metafísico.
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(1,0) 3 - 

Leia o texto que segue com atenção:
“Deus é o princípio supremo e fonte do Ser. Consequentemente, Deus é fonte de todo o conhecimento e é norma de vida”. Com base nos seus conhecimentos e no teor do texto assinale a alternativa que identifica o autor das afirmações.

  • a) São Calisto
  • b) Santo Agostinho
  • c) Santo Alberto Magno
  • d) Santo Tomás de Aquino
  • e) Santo Ignácio de Loyola
#225057
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(1,0) 4 - 

Sobre o ceticismo, corrente filosófica que surgiu entre os séculos XVII e XVIII, é correto afirmar que:

  • a) Foi uma atitude filosófica que duvidava da capacidade da razão humana de conhecer as realidades exteriores e os homens.
  • b) Caracterizou-se pelo pessimismo teórico e filosófico impulsionado pelo avanço das ciências experimentais e pelos conflitos bélicos.
  • c) É orientação filosófica fundada na convicção de que o conhecimento humano tem origem única e exclusivamente na experiência sensível.
  • d) Trata-se de um método de análise que investiga os fenômenos filosóficos buscando a compressão das suas estruturas mais profundas.
  • e) É uma corrente filosófica que considera impossível o conhecimento de Deus por sua natureza e pelas limitações do intelecto humano.
#225058
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(1,0) 5 - 

Desde a Antiguidade o homem tem se preocupado com o Divino e essa preocupação se dá ao fato:

  • a) de existir no ser humano uma consciência natural que o impulsiona nesta direção.
  • b) do ser humano ser forçado a esta preocupação.
  • c) do medo existente no ser humano ao se distanciar do Ser Divino.
  • d) do ser humano ser autossuficiente e não aceitar a existência de alguém superior a ele.
  • e) de que o conhecimento sobre um ser supremo não faz parte da cultura de um povo.
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(1,0) 6 - 

O panoptismo é uma realidade em nossa sociedade. Michel Foucault (1987) em sua obra “Vigiar e punir” no capítulo III discorre sobre o “Panoptismo”, onde o “[...] princípio da masmorra é invertido; ou antes, de suas três funções – trancar, privar de luz e esconder – só se conserva a primeira e suprimem-se as outras duas. A plena luz e o olhar de um vigia captam melhor que a sombra, que finalmente. A visibilidade é uma armadilha” (p. 166). Assinale a alternativa que NÃO apresenta o efeito mais importante do Panóptico.

  • a) Induzir no detento um estado consciente e permanente de visibilidade que assegura o funcionamento automático do poder.
  • b) O poder deve ser visível e verificável. O prisioneiro, observado o tempo todo por um vigia, deve estar o tempo todo também de olho naquele que o observa.
  • c) Fazer com que a vigilância seja permanente em seus efeitos, mesmo se é descontínua em sua ação.
  • d) A perfeição do poder tende a tornar inútil a atualidade de seu exercício; esse aparelho arquitetural deve ser uma máquina de criar e sustentar uma relação de poder independente daquele que o exerce.
  • e) Os detentos se encontram presos numa situação de poder de que eles mesmos são os portadores.
#225060
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(1,0) 7 - 

As regras não deixam de ser uma forma de controle de toda sociedade. No texto “A punição generalizada” (Vigiar e punir) Foucault afirma: “[...] os reformadores pensam dar ao poder de punir um instrumento econômico, eficaz, generalizável por todo o corpo social, que possa codificar todos os comportamentos e consequentemente reduzir todo o domínio difuso das ilegalidades”. Segundo ainda o autor ‘“a semiótica com que se procura armar o poder de punir repousa sobre regras importantes. Uma delas é que “se à ideia do crime fosse ligada a ideia de uma desvantagem um pouco maior, ele deixaria de ser desejável.‘Para que o castigo produza o efeito que se deve esperar dele, basta que o mal que causa ultrapasse o bem que o culpado retirou do crime’” (Beccaria, apud Foucault, 1987). O presente argumento refere-se a seguinte regra:

  • a) especificação ideal.
  • b) idealidade suficiente.
  • c) certeza perfeita.
  • d) quantidade mínima.
  • e) efeitos colaterais.
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(1,0) 8 - 

Assim como os primeiros padres da Igreja, Santo Agostinho é herdeiro da filosofia de Platão, a qual buscou adaptar à fé cristã.É correto afirmar que para o bispo de Hipona:

  • a) a razão (logos ) inspiradora dos filósofos pagãos não fora a mesma que se revelou em Cristo.
  • b) a sabedoria perfeita e acabada só sedaria através da revelação divina.
  • c) a fé não deve precedera razão,embora essa seja inútil sem aquela.
  • d) a verdade é extrínseca ao homem, que possui uma natureza corrompida.
  • e) as ideias existem num mundo à parte da mente divina.
#225062
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(1,0) 9 - 

O período filosófico que se caracteriza por lançar mão da razão para melhor compreender os dogmas da fé e da teologia, chama-se:

  • a) Racionalismo.
  • b) Patrística.
  • c) Empirismo.
  • d) Escolástica.
  • e) Existencialismo.
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(1,0) 10 - 

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. São funções dos textos sagrados escritos:

( ) registrar a tradição religiosa como forma de preservar a experiência religiosa fundante. Assim, a religião organiza sua estrutura religiosa, seus ritos, símbolos, mensagens, entre outros.

( ) comunicar a experiência religiosa aos fiéis da religião, a fim de que o “divino” se faça presente para o homem religioso e o grupo encontre orientações e ensinamentos.

( ) atualizar a experiência original no tempo e no espaço, afinal, independente do período, o texto sagrado mantém a mesma estrutura, sendo utilizado para orientar a vida do homem nos cultos e na educação religiosa.

( ) certificar, por meio de seus escritos, as experiências religiosas do grupo em todos os tempos.

  • a) V – V – V – V.
  • b) F – F – F – F.
  • c) V – F – V – F.
  • d) F – V – F – V.
  • e) V – V – F – F.