Questões de Urbanização para Concursos Diversos | CONCURSO
📚 Simulado Urbanização gratuito | cód.9253
Faça parte dos aprovados! Comece pelo simulado . Concursos Diversos hoje! ✅
🔗 Vejam mais simulados . Concursos Diversos
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado . Concursos Diversos foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: . Concursos Diversos
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Urbanização
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 3
- ⏱️ Tempo do Simulado: 9 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado . Concursos Diversos e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões . Concursos Diversos
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso . Concursos Diversos
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso . Concursos Diversos. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre . Concursos Diversos
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso . Concursos Diversos.
Ver apostilas para . Concursos Diversos
📢 Concursos Abertos para . Concursos Diversos
Veja os concursos abertos da instituição . Concursos Diversos. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para . Concursos Diversos
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #135204
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Urbanização
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Uma característica muito conspícua da urbanização latino-americana é a macrocefalia de alguns centros urbanos, figurando algumas das maiores cidades do mundo como a cidade do México e São Paulo. Esse excesso de população em alguns centros é consequência
- a) do genocídio das culturas nativas na América, que acabou por gerar represálias da população nativa minoritária restante, reivindicando os espaços mais extensivos, limitando consideravelmente o território disponível para a construção de cidades.
- b) do relevo acidentado e das condições naturais dos países latino-americanos, como no caso do Brasil, onde existem muitos rios. As maiores cidades são construídas, desse modo, em áreas onde o território possui mais facilidade de ser ocupado.
- c) do governo Getúlio Vargas, no caso do Brasil. pois, no começo do século XX, ele promoveu uma intensa industrialização do país, com foco no campo e na agroindústria, o que acabou por fazer o espaço rural renascer e precisar de mais áreas para plantio e criação, forçando as cidades a se tornarem entrepostos comerciais.
- d) de um intenso e acelerado êxodo rural que aconteceu no século XX, quando as pessoas foram expulsas para as cidades, que não tinham infraestrutura para receber um grande contingente populacional. Os problemas, antes dispersos no meio rural, acabaram por se concentrar em alguns centros urbanos.
- #135205
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Urbanização
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O déficit habitacional urbano se torna crítico principalmente em médias e grandes cidades. Desse modo, aqueles que não têm acesso às vias “legais” de aquisição de suas casas acabam produzindo seu próprio espaço, que frequentemente envolve habitações subnormais. Assinale a alternativa que apresenta uma análise e políticas socialmente corretas sobre esses espaços.
- a) A população que vive em favelas normalmente reproduz condições pouco ideais de saneamento, prejudicando o tecido urbano como um todo. Seu crescimento deve ser contido a todo custo, especialmente com políticas de desocupação e expulsão desses moradores para áreas periféricas.
- b) Favelas são associadas com pobreza, marginalidade e criminalidade por serem, estatisticamente, onde acontecem mais crimes nas cidades. Ocupações subnormais abrigam uma parcela da população que está mais propensa à criminalidade, por isso estão mais propensas ao crime.
- c) Em áreas construídas pela população pobre, não é possível a consolidação do tecido urbano, com a instalação de arruamento e saneamento básico, por exemplo. A melhor solução disponível para essas áreas é a sua desestruturação e a criminalização dos invasores, como forma de coibir os atos impróprios.
- d) Espaços de habitação subnormal como favelas são criados como uma reação para a desigualdade urbana, de condições sociais e econômicas. Ocupando lugares que foram deixados para trás, como morros, mangues ou fundos de vale, essas pessoas lutam pelo “direito à cidade” cobrando políticas de regularização fundiária.
- #135206
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Urbanização
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
O espaço urbano é conhecido por sua complexidade de relações e variedade de paisagens. Um processo espacial comum na dinâmica interna das cidades é a centralização. Grande parte das cidades possui um “centro” que polariza a atividade e a construção do espaço. Qual das alternativas a seguir apresenta corretamente características sobre esse processo?
- a) Toda cidade possui um centro, mesmo que seja uma cidade dormitório. Nas cidades menores, este se caracteriza pelo local de residência da população de alta renda.
- b) Normalmente, destaca-se na paisagem por sua verticalização e polarização das relações comerciais, de serviços, de gestão pública e os terminais de transportes, sendo o foco das atividades urbanas
- c) Em metrópoles, cidades médias ou pequenas, ainda é comum a ocorrência de um único centro, sendo essencialmente aquele localizado na cidade-polo.
- d) A característica mais conspícua do centro é pertencer ao centro de gravidade da mancha urbana, que não necessariamente precisa ser comercial.