Processando...

Questões de Saúde do Idoso para Concursos Diversos | CONCURSO

Questões de Saúde do Idoso para Concursos Diversos

📚 Simulado Saúde do Idoso gratuito | cód.9201

O segredo da aprovação está nos treinos. E esse simulado . Concursos Diversos é seu melhor aliado! 🎯

 

🔗 Vejam mais simulados . Concursos Diversos

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado . Concursos Diversos foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado . Concursos Diversos e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões . Concursos Diversos

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso . Concursos Diversos


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso . Concursos Diversos. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre . Concursos Diversos


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso . Concursos Diversos.

Ver apostilas para . Concursos Diversos


📢 Concursos Abertos para . Concursos Diversos

Veja os concursos abertos da instituição . Concursos Diversos. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para . Concursos Diversos


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#134887
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Saúde do Idoso
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

O Programa Saúde do Idoso tem por objetivo recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando ações coletivas e individuais de saúde para esse fim. Referente às principais ações que envolvem a saúde do idoso, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) Promoção de hábitos saudáveis.
  • b) Orientações quanto ao ambiente seguro para prevenção de lesão por pressão
  • c) Orientar e observar o uso correto das medicações.
  • d) Orientações quanto à saúde bucal, se necessário encaminhar à UBS
#134888
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Saúde do Idoso
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Durante a avaliação de um idoso, o enfermeiro pediu ao profissional técnico em enfermagem para obter os dados antropométricos do paciente. O profissional entendeu que deverá obter os dados relacionados a:

  • a) Aspecto de secreção e desvio de septo nasal.
  • b) Estatura e peso.
  • c) Simetria dos olhos, presença e aspecto de secreção, lacrimejamento, fotofobia, anisocoria.
  • d) Temperatura, frequência cardíaca, frequência respiratória e pressão arterial.
#134889
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Saúde do Idoso
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

O Estatuto do Idoso, Lei 10.741/2003, estabelece que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. De acordo com o referido Estatuto, marque a opção CORRETA. A garantia de prioridade compreende

  • a) atendimento exclusivo individualizado e centralizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população.
  • b) viabilização de formas obrigatórias de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações.
  • c) capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos.
  • d) destinação única de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso.
#134890
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Saúde do Idoso
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

O Estatuto do Idoso, Lei 10.741/2003, preconiza o Direito à Saúde. De acordo com o referido Estatuto, são características da prevenção e da manutenção da saúde do idoso o/a


I. atendimento geriátrico e gerontológico nos equipamentos públicos como em praças e centros comunitários.

II. atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural.

III. cadastramento da população idosa em base territorial.

IV. reabilitação orientada pela geriatria e gerontologia para redução das sequelas decorrentes do agravo da saúde.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • a) I – II – III – IV.
  • b) I – II – III.
  • c) II – III – IV
  • d) I – II – IV.
#134891
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Saúde do Idoso
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Sobre o Direito à Saúde, previsto no Estatuto do Idoso, Lei 10.741/2003, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.


( ) As instituições de saúde devem atender aos critérios mínimos para o atendimento às necessidades do idoso, promovendo o treinamento e a capacitação dos profissionais, assim como orientação a cuidadores familiares e grupos de autoajuda.

( ) Ao idoso internado ou em observação, é assegurado o direito a acompanhante, devendo o Órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.

( ) Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais, é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.

( ) Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra idoso serão obrigatoriamente comunicados pelos profissionais de saúde a quaisquer dos seguintes órgãos: Autoridade policial; Ministério Público; Conselho Municipal do Idoso; Conselho Estadual do Idoso; Conselho Nacional do Idoso.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • a) V – V – V – V.
  • b) F – V – V – V.
  • c) V – V – V – F.
  • d) F – V – V – F.
#134892
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Saúde do Idoso
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

O Brasil envelhece de forma rápida e intensa. Segundo o IBGE, a população idosa brasileira totaliza 14,3% da população do país.

O ________ da população idosa é caracterizado pela tripla carga de doenças com forte predomínio das condições _________, prevalência de elevada mortalidade e morbidade por condições ________ decorrentes de causas externas e __________ de condições crônicas.

Sobre o contexto da pessoa idosa no Brasil, assinale a alternativa que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.

  • a) perfil epidemiológico / agudas / agudas / cronificações
  • b) cenário internacional / agudas / crônicas / cronificações
  • c) Estatuto / crônicas / agudas / agudizações
  • d) perfil epidemiológico / crônicas / agudas / agudizações
#134893
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Saúde do Idoso
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Um idoso de 72 anos, com diagnóstico de Parkinson, foi internado em uma clínica para o controle dos sinais e sintomas da doença, pois apresentava tremor de repouso e rigidez muscular, principalmente no pescoço, no tronco e nos ombros. Compete à assistência de enfermagem, nesse caso,

  • a) controlar diariamente o peso.
  • b) promover e incentivar a deambulação.
  • c) falar com o paciente, usando frases longas.
  • d) realizar por ele todas as atividades da vida diária
#134894
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Saúde do Idoso
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Um idoso de 75 anos, diabético, lúcido e responsável por seu autocuidado, comparece à UBS para uma avaliação de seus pés. Após o exame físico e a anamnese, a enfermeira identificou os seguintes achados: pulsos palpáveis, sensibilidade protetora ausente e ausência de grandes deformidades. Mediante a classificação de risco identificada, foram feitas as recomendações de tratamento e de seguimento do idoso. Tendo como base a classificação de risco identificada nesse caso, o idoso foi orientado a

  • a) caminhar descalço dentro de casa, para favorecer o estímulo tátil
  • b) evitar uso de protetor solar nos pés, exceto quando for à praia.
  • c) utilizar sapatos novos por períodos prolongados, substituindo os sapatos antigos para evitar lesões.
  • d) não fazer uso de produtos para calos e unhas sem orientação de um profissional de saúde.