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Questões de Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH) para Concursos Diversos | CONCURSO

Questões de Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH) para Concursos Diversos

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#136107
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Programa Nacional de Direitos Humanos (Pndh)
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 1 - 

Assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) Reconhecendo que os direitos humanos podem atuar como direcionamentos éticos na prática educativa, o cumprimento de suas finalidades, é somente política.
  • b) A cidadania caracteriza um conjunto de práticas, de direitos e deveres que definem uma pessoa no seio de uma sociedade.
  • c) A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, constitui por excelência, um marco na delimitação dos direitos e em sua defesa necessária para existência digna do ser humano no mundo.
  • d) A educação em Direitos Humanos é parte integral do direito à educação e, cada vez mais, obtém maior reconhecimento como direito humano em si mesma.
#136109
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Programa Nacional de Direitos Humanos (Pndh)
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 2 - 

Conforme o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – 2007. A educação não-formal em direitos humanos orienta-se pelos princípios da emancipação e da autonomia. Sua implementação configura um permanente processo de sensibilização e formação de consciência crítica, direcionada para o encaminhamento de reivindicações e a formulação de propostas para as políticas públicas, podendo ser compreendida como: Assinale a alternativa CORRETA:

  • a) qualificação para o trabalho; adoção e exercício de práticas voltadas para a comunidade; aprendizagem política de direitos por meio da participação em grupos sociais; educação realizada nos meios de comunicação social; aprendizagem de conteúdos da escolarização formal em modalidades diversificadas; educação para a vida no sentido de garantir o respeito à dignidade do ser humano.
  • b) função de desenvolver uma cultura de direitos humanos em todos os espaços sociais; valores e princípios da educação em direitos humanos; entendimento mútuo, respeito e responsabilidade; diversidade cultural e ambiental, garantindo a cidadania, acesso ao ensino, permanência e conclusão.
  • c) qualidade da educação; a formação inicial e continuada dos profissionais da educação; a prática escolar deve ser orientada para a educação em direitos humanos; desenvolvimento de uma pedagogia participativa; parcerias com diversos membros da comunidade escolar na implementação da educação; construção da indissociabilidade entre ensino e pesquisa.
  • d) Nenhuma das alternativas.