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Questões de Processo Legislativo para Concursos Diversos | CONCURSO

Questões de Processo Legislativo para Concursos Diversos

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#129363
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(1,0) 1 - 

São, entre outras, espécies normativas previstas na Constituição Federal:

  • a) lei delegada, resolução, decreto-lei e lei ordinária.
  • b) lei complementar, lei ordinária, portaria interministerial e medida provisória.
  • c) lei ordinária, deliberação-legislativa, lei complementar e decreto-legislativo.
  • d) medida provisória, lei ordinária, resolução e decreto- -legislativo.
  • e) decreto-legislativo, lei delegada, decreto-lei e lei ordinária.
#129364
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(1,0) 2 - 

Com relação à proposta de emenda da Constituição, é CORRETO afirmar:

  • a) É objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir a forma federativa de Estado.
  • b) A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada pode ser objeto de nova proposta, inclusive na mesma sessão legislativa.
  • c) A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.
  • d) A Constituição poderá ser emendada mediante proposta de dois terços, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
  • e) A emenda à Constituição será promulgada somente pelo Senado Federal, independente do número de ordem.
#129365
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(1,0) 3 - 

Assinale a alternativa correta acerca do Poder Legislativo.

  • a) A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo eleitos pelo sistema majoritário.
  • b) Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de quatro anos.
  • c) Os Deputados e Senadores, desde a proclamação oficial dos resultados da eleição, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal
  • d) Recebida a denúncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido após a diplomação, o Supremo Tribunal Federal dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação.
  • e) Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo, apenas, por sentença transitada em julgado.
#129366
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(1,0) 4 - 

Somente poderão ser objeto de delegação legislativa ao Chefe do Poder Executivo:

I - Planos Plurianuais e matérias relativas a Direito Tributário.

II - Matérias reservadas a lei complementar e matérias relativas a direitos políticos.

III - Matéria relativa ao Direito Civil e a cidadania.

IV - Organização do Poder Judiciário e do Ministério Público, a carreira e a garantia de seus membros.

V - Matéria reservada à lei ordinária e sobre instituição ou majoração de impostos.

Assinale a alternativa correta:

  • a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  • b) Apenas a afirmativa V está correta.
  • c) Apenas a afirmativa III está correta.
  • d) Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas.
  • e) Apenas as afirmativas II e V estão corretas.
#129367
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(1,0) 5 - 

Relativamente ao Processo Legislativo, avalie as proposições seguintes e aponte a alternativa CORRETA:

I- A matéria constante de proposta de emenda à Constituição rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma legislatura.

II- A emenda à Constituição não se submete a deliberação executiva e deve ser promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo número de ordem.

III- A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da República e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos na Constituição.

IV- A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.

Está CORRETO o que se afirma em:

  • a) I e III.
  • b) I,II,III e IV.
  • c) I e II.
  • d) II,III e IV.
  • e) II e III.
#129368
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(1,0) 6 - 

A respeito da medida provisória, é correto afirmar:

  • a) É vedada a edição de medida provisória sobre matéria de direito penal, processo penal, direito civil e processo civil.
  • b) A medida provisória perderá a eficácia a partir da rejeição ou da não conversão em lei no prazo de 60 dias, prorrogável uma vez por igual período.
  • c) A medida provisória poderá ser adotada por governador do Estado por aplicação direta e por extensão do artigo 62 da Constituição Federal, mesmo sem previsão na constituição do Estado.
  • d) Uma das novidades mais importantes introduzidas pela Emenda Constitucional nº 32/2001 é a imposição de prazos inexoráveis à tramitação parlamentar da medida provisória, o que visou a inibir a inércia decisória.
  • e) É permitida a reedição de medida provisória, na mesma sessão legislativa, que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo, vedada na hipótese de rejeição.
#129369
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(1,0) 7 - 

A medida provisória P foi editada pelo presidente da República para dispor sobre a matéria da Lei Y, que, por sua vez, havia revogado a Lei X, objeto da conversão da medida provisória M. Em 42 dias, a medida provisória P foi rejeitada pelo Congresso Nacional. Nesse caso,

    • a) a medida provisória P revogou a Lei Y e a sua rejeição implicou a repristinação da Lei X.
    • b) não editado decreto legislativo pelo Congresso Nacional no prazo de 60 dias, as relações jurídicas constituídas e decorrentes de atos praticados durante a vigência da medida provisória P serão regidas pela Lei X.
    • c) não editado decreto legislativo pelo Congresso Nacional no prazo de 60 dias, as relações jurídicas constituídas e decorrentes de atos praticados durante a vigência da medida provisória P serão regidas pela Lei Y.c
    • d) a medida provisória P não revogou a Lei Y e a sua rejeição não implicou, nos termos do § 3° do artigo 2° da LINDB, a repristinação da Lei Y.
    • e) a medida provisória P revogou a Lei Y e a sua posterior rejeição implicou, nos termos do § 3° do artigo 2° da LINDB, a repristinação da Lei Y.
    #129370
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    (1,0) 8 - 

    Ultimamente o Governo Federal cogitou a possibilidade de quebrar a “regra de ouro”, instituto estabelecido na Constituição de 1988 e referendada pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Para a “quebra” dessa regra é necessária a:

    • a) maioria absoluta no Legislativo.
    • b) comprovação da despesa não orçada.
    • c) maioria absoluta somente no Senado Federal.
    • d) emissão simplesmente de crédito extraordinário.
    • e) solicitação simplesmente de créditos orçamentários.
    #129371
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    (1,0) 9 - 

    Disporá sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis, no processo legislativo, conforme a Constituição Federal. Estamos nos referindo a:

    • a) Lei Ordinária.
    • b) Lei Delegada.
    • c) Lei Complementar.
    • d) Medidas Provisórias.
    • e) Emendas à Constituição
    #129372
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    (1,0) 10 - 

    De acordo com a Constituição Federal, assinale a alternativa correta sobre o processo legislativo.

    • a) Decorrido o prazo de quinze dias sem a manifestação do Presidente da República sobre o projeto de lei enviado pelo Congresso Nacional para promulgação, o Presidente do Senado o promulgará, e, se este não o fizer em igual prazo, caberá ao Vice-Presidente do Senado fazê-lo.
    • b) O veto parcial de projeto de lei considerado inconstitucional ou contrário ao interesse público poderá abranger termo, expressão ou o texto integral de artigo, de parágrafo, de inciso ou de alínea.
    • c) Se o veto do Presidente da República não for mantido pelo Congresso Nacional, será o projeto enviado para promulgação compulsória do Presidente da República.
    • d) O projeto de lei vetado pelo Presidente da República será enviado à Câmara dos Deputados e será colocado na ordem do dia da sessão imediata, sobrestadas as demais proposições, até sua votação final.
    • e) Se o Presidente da República vetar, total ou parcialmente, projeto de lei, o veto será apreciado em sessão conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores.
    #129373
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    (1,0) 11 - 

    De acordo com o texto da Constituição da República Federativa do Brasil sobre o processo legislativo, a discordância expressa, total ou parcial, do Presidente da República com o projeto de lei já aprovado pelo Poder Legislativo, por considerá-lo inconstitucional ou contrário ao interesse público, configura

      • a) sanção.
      • b) veto.
      • c) promulgação.
      • d) sanção tácita.
      • e) votação
      #129374
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      (1,0) 12 - 

      Das espécies normativas abaixo enunciadas, quais NÃO estão sujeitas à sanção ou veto do Presidente da República?

      I. emendas à Constituição;

      II. decretos legislativos;

      III. resoluções;

      IV. leis delegadas.

      • a) II, apenas.
      • b) I, III e IV, apenas.
      • c) I, II e IV, apenas .
      • d) Todas.
      • e) III e IV, apenas.
      #129375
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      (1,0) 13 - 

      A propósito da temática relacionada à iniciativa para deflagrar o processo legislativo, assinale alaternativa correta.

        • a) A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação ao Senado de projeto de lei subscrito por 1% do eleitorado nacional, distribuído por nove Estados, com não menos de 0,3% de eleitores de cada um deles.
        • b) A Constituição veda aos parlamentares a iniciativa de proposição legislativa sobre matéria tributária, inclusive concernente aos Territórios.
        • c) A sanção presidencial supre o vício de emenda parlamentar que aumente despesas em projeto de iniciativa exclusiva do Presidente da República.
        • d) O Procurador-Geral da República realmente detém a iniciativa exclusiva das leis que disponham sobre a organização do Ministério Público da União, consoante entendimento do STF.
        • e) Emendas parlamentares em projetos de lei de iniciativa exclusiva do Presidente da República não podem implicar aumento de despesa, a não ser que se trate do projeto de lei orçamentária anual, de projetos que o modifiquem ou ainda de projetos referentes à lei de diretrizes orçamentárias, observadas as limitações estabelecidas na legislação pertinente.
        #129376
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        (1,0) 14 - 

        Considerando que o processo legislativo contempla uma série de procedimentos que visam à elaboração da lei, as fases que o constituem são

        • a) iniciativa, emenda, votação e promulgação.
        • b) iniciativa, discussão, emenda, votação, sanção ou veto e publicação.
        • c) iniciativa, emenda, votação, promulgação e publicação.
        • d) iniciativa, votação, sanção ou veto e promulgação
        • e) iniciativa, discussão, votação, sanção ou veto, promulgação e publicação.
        #129377
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        (1,0) 15 - 

        A medida provisória tem, por disposição constitucional, força de lei. A Resolução 01/2002-CN dispõe sobre a Comissão Mista responsável por emitir parecer sobre medida provisória, sendo correto afirmar que

        • a) o parecer da Comissão Mista será, no mérito, pela aprovação total, aprovação parcial ou alteração da medida provisória, bem como pela aprovação ou rejeição de emenda a ela apresentada.
        • b) se a medida provisória não for convertida em lei no prazo de sessenta dias a contar de sua publicação, prorrogável por mais sessenta dias, perde a eficácia a partir do término desse prazo final.
        • c) a Comissão Mista se limita a examinar se foram observados os pressupostos de relevância e urgência na edição da medida provisória.
        • d) a qualquer tempo pode ser oferecida emenda à medida provisória, prazo no qual o autor de eventual projeto em tramitação pode solicitar que ele tramite sob a forma de emenda em conjunto com a medida provisória.
        • e) medida provisória não pode cuidar de matéria reservada a lei complementar, podendo, todavia, tratar sobre normas orçamentáfias.