Processando...

Questões de História da Educação Brasileira para Concursos Diversos | CONCURSO

Questões de História da Educação Brasileira para Concursos Diversos

📚 Simulado História da Educação Brasileira gratuito | cód.9433

Mostre que você está preparado! Resolva agora o simulado . Concursos Diversos 🚀

 

🔗 Vejam mais simulados . Concursos Diversos

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado . Concursos Diversos foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado . Concursos Diversos e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões . Concursos Diversos

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso . Concursos Diversos


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso . Concursos Diversos. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre . Concursos Diversos


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso . Concursos Diversos.

Ver apostilas para . Concursos Diversos


📢 Concursos Abertos para . Concursos Diversos

Veja os concursos abertos da instituição . Concursos Diversos. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para . Concursos Diversos


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#136761
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História da Educação Brasileira
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

A educação brasileira registra, ao longo de sua história recente, uma série de iniciativas de planejamento para a orientação das políticas públicas educacionais. Sobre o desenvolvimento do planejamento educacional no Brasil, é correto afirmar:

  • a) Os primeiros planos tiveram grande preocupação com a qualidade e a educação infantil, tendo em vista a forte urbanização vivida pelo país a partir de 1930.
  • b) É caracterizado por uma mudança de enfoque: da ênfase no acesso e nos meios para a ênfase nos resultados e na gestão por desempenho.
  • c) O período dos governos militares significou o auge do planejamento governamental com a elaboração e a aprovação de planos de educação com ampla participação social e ênfase nas metas de expansão quantitativa do sistema educacional.
  • d) Com o lançamento do Plano de Ações Articuladas (PAR) em 2007, a metodologia de construção de planos de educação nos estados e municípios foi padronizada, considerando-se que as transferências automáticas do governo federal aos entes da federação ficaram condicionadas à elaboração do respectivo PAR.
#136762
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História da Educação Brasileira
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Um trabalho acadêmico (monografia, dissertação, tese ou artigo científico) embora apresente formato diferente, exige procedimentos metodológicos bem definidos. A parte onde são descritas as características dos participantes da pesquisa é:

  • a) introdução.
  • b) objetivo.
  • c) método.
  • d) resultados.
#136763
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História da Educação Brasileira
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Analise as proposições a seguir:
I - Nos anos 80, paralelamente ao modelo tradicional, muitas escolas buscaram uma mudança na organização curricular e várias delas a organizaram de acordo com o estudo de modo de produção. Paralelas a esta organização, outras propostas surgiram para o ensino de História, como a organização curricular feita por temas e problemáticas cujo movimento inspirou-se na historiografia social inglesa e na nova história francesa. II- Com a Educação Patrimonial, pode-se, juntamente com os alunos e comunidade, reconstruir parte do passado, trabalhando com documentos, monumentos e diferentes saberes que fazem parte das representações culturais do cotidiano da comunidade. III- Na perspectiva de uma Educação Patrimonial os materiais de memória coletiva da história funcionam como recurso didático pedagógico, tornando os conteúdos trabalhados em sala de aula mais interessantes e contextualizados.

Está(ão) CORRETA(S)

  • a) apenas I.
  • b) apenas I e III.
  • c) apenas II e III.
  • d) I, II e III.
#136764
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História da Educação Brasileira
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Considerando-se o processo histórico de configuração dos quilombos no Brasil e a realidade vivida, hoje, pelas comunidades quilombolas, é possível afirmar que a história dessa parcela da população tem sido construída por meio de várias e distintas estratégias de luta, dentre elas,

    • a) pelo direito ao ensino de libras na educação infantil, ensino fundamental e médio às crianças surdas.
    • b) pelo desenvolvimento de políticas compensatórias voltadas à obtenção de melhor nível cultural.
    • c) pela recuperação da escolaridade defasada das crianças e adolescentes quilombolas.
    • d) pela terra e território, pelo respeito à diversidade sociocultural e contra o racismo.
    #136765
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    História da Educação Brasileira
    Concurso
    . Concursos Diversos
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 5 - 

    No período de 1969 e 1979, o Brasil observou a ascensão do esporte à razão de Estado e a inclusão do binômio Educação Física/Esporte na planificação estratégica do governo militar. A Educação Física passa a ser tratada enfaticamente com base nos seus pressupostos biológicos o que implicou mudanças na legislação. O Decreto Federal n. 69.450/71, estabeleceu padrões de referência para orientação das normas regimentais e adequação curricular. De acordo com o decreto e suas implicações para a educação física escolar naquele período, verifique as alternativas a seguir.
    I. Quanto à sequência e distribuição semanal, três sessões no ensino primário e no médio e duas sessões no ensino superior. Sendo permitido a concentração de atividades em um só dia ou em dias consecutivos. II. Quanto ao tempo disponível para cada sessão, 50 min, não incluídos o período destinado a preparação dos alunos para as atividades. III. Quanto à composição das turmas, 50 alunos em turma mista, preferencialmente selecionados por nível de aptidão física.
    Está(ão) correta(s):

    • a) Apenas I
    • b) Apenas II
    • c) Apenas III
    • d) Apenas II e III