Processando...

Questões de Funções morfossintáticas da palavra QUE para Concursos Diversos | CONCURSO

Questões de Funções morfossintáticas da palavra QUE para Concursos Diversos

📚 Simulado Funções Morfossintáticas da Palavra Que gratuito | cód.8584

Desafie-se com o simulado . Concursos Diversos e descubra seu nível de preparo! 🥇

 

🔗 Vejam mais simulados . Concursos Diversos

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado . Concursos Diversos foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado . Concursos Diversos e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões . Concursos Diversos

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso . Concursos Diversos


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso . Concursos Diversos. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre . Concursos Diversos


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso . Concursos Diversos.

Ver apostilas para . Concursos Diversos


📢 Concursos Abertos para . Concursos Diversos

Veja os concursos abertos da instituição . Concursos Diversos. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para . Concursos Diversos


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#128312
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Funções Morfossintáticas da Palavra Que
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

O texto abaixo faz considerações sobre a seleção feminina de futebol.

“Encerrada a participação da seleção brasileira na Copa do Mundo, eliminada apenas na prorrogação pela dona da casa, a França, duas constatações sobre o futebol feminino se impõem. Se olharmos para o que acabou de ocorrer, poderemos comemorar a mobilização popular em torno de um time de mulheres jogando um esporte historicamente tachado como masculino. (...) Mas, se vislumbrarmos o que está por vir, o cenário é alarmante: após o Mundial, as grandes protagonistas do time ficaram mais próximas da aposentadoria.”

(PELLEGRINO, A. Veja, 3/7/19, p.80)

O uso de SE e MAS, nesse texto, permite ao leitor compreender que:

  • a) Há uma relação de comparação entre o estado atual da seleção e seu futuro, causada pela aposentadoria de umas atletas e não preparação de outras.
  • b) Ocorre uma relação de causa e efeito entre o apoio dos brasileiros e a atuação da seleção, donde se conclui que é necessária mais mobilização popular.
  • c) Há uma relação de disjunção entre o passado e o futuro da seleção de futebol, condicionada pelo ponto de vista pelo qual ela é considerada.
  • d) Estabelece-se uma relação de exemplificação entre a participação da seleção na Copa do Mundo e o futuro das atletas, tendo em vista a aposentadoria.
#128313
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Funções Morfossintáticas da Palavra Que
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Assinale a alternativa em que a expressão destacada tem função de pronome relativo.

    • a) “[...] Será que só tirar notas dez na escola é garantia de sucesso na vida adulta? [...]”
    • b) “[...]exclamar o tempo todo que você tem um futuro brilhante.[...]”
    • c) “[...]o desatento que nunca será ninguém na vida. [...]”
    • d) “[...] um estudo americano concluiu que determinação e força de vontade [...]”
    #128314
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Funções Morfossintáticas da Palavra Que
    Concurso
    . Concursos Diversos
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 3 - 

    Observe a placa abaixo e marque a alternativa correta.

    • a) O primiero verbo está correto, pois não há sujeito na oração, o que se justifica pelo índice que indetrmina o sujeito.
    • b) O segundo verbo está correto, pois há sujeito na oração sendo a partícula “se” apassivadora.
    • c) O primeiro verbo está correto, pois há sujeito na oração, sendo a partícula “se” índice de indeterminação do sujeito.
    • d) O segundo verbo está correto, pois há sujeito na oração, sendo a partícula “se” índice de indeterminação do sujeito.
    #128315
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Funções Morfossintáticas da Palavra Que
    Concurso
    . Concursos Diversos
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 4 - 

    Identifique nas frases da questão a classificação da palavra "se", pode ser:

    Como partícula apassivadora:

      • a) Compram-se joias.
      • b) Ele se morria de ciúme pelo patrão.
      • c) Perguntei se ele estava satisfeito.
      • d) Ele arrependeu-se do que fez.
      #128316
      Banca
      . Bancas Diversas
      Matéria
      Funções Morfossintáticas da Palavra Que
      Concurso
      . Concursos Diversos
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 5 - 

      Identifique nas frases da questão a classificação da palavra "se", pode ser:

      Como substantivo:

      • a) Perguntei se ele estava satisfeito.
      • b) Se todos tivessem estudado, as notas seriam altas.
      • c) Estamos estudando as várias classificações do se.
      • d) Vendem-se casas.
      #128317
      Banca
      . Bancas Diversas
      Matéria
      Funções Morfossintáticas da Palavra Que
      Concurso
      . Concursos Diversos
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 6 - 

      Identifique nas frases da questão a classificação da palavra "que", pode ser:

      Como pronome substantivo:

      • a) Que lindas são aquelas crianças!
      • b) Que houve com você?
      • c) Esse perfume tem um quê de enjoativo
      • d) Ela tem que dar uma resposta até amanhã.
      #128318
      Banca
      . Bancas Diversas
      Matéria
      Funções Morfossintáticas da Palavra Que
      Concurso
      . Concursos Diversos
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 7 - 

      Na oração: Pedro queixou-se dos problemas enfrentados. Classifique o “se:”

      • a) Pronome apassivador.
      • b) Conjunção condicional.
      • c) Partícula integrante do verbo.
      • d) Conjunção integrante do verbo.
      #128319
      Banca
      . Bancas Diversas
      Matéria
      Funções Morfossintáticas da Palavra Que
      Concurso
      . Concursos Diversos
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 8 - 

      Identifique na frase da questão a classificação da palavra "que", pode ser:

      Como substantivo:

      • a) Ele tem certo quê misterioso.
      • b) Tenho que sair mais cedo.
      • c) Quase que não consigo terminar o trabalho.
      • d) Que caro!
      #128320
      Banca
      . Bancas Diversas
      Matéria
      Funções Morfossintáticas da Palavra Que
      Concurso
      . Concursos Diversos
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 9 - 

      Assinale a alternativa em que a partícula “se” será parte integrante do verbo.

      • a) Rui se queixou de nossa tendência a valorizar títulos e bacharéis.
      • b) Ana se morria de medo dos cães da rua debaixo.
      • c) Alugam-se casas para temporadas na praia.
      • d) Se comprar um carro novo, conseguirá chegar ao nordeste.
      #128321
      Banca
      . Bancas Diversas
      Matéria
      Funções Morfossintáticas da Palavra Que
      Concurso
      . Concursos Diversos
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 10 - 

      Marque a alternativa que apresenta, entre parênteses, a função morfológica do “que” INCORRETA:

      • a) A demora para o atendimento era tanta que desistimos de esperar. (conjunção subordinativa consecutiva)
      • b) Todos tiveram que enfrentar as consequências da tempestade devastadora. (advérbio)
      • c) A decoração da casa tinha um quê de extravagante. (substantivo)
      • d) Estes são os meus sonhos que só revelo a você. (pronome relativo)
      #128322
      Banca
      . Bancas Diversas
      Matéria
      Funções Morfossintáticas da Palavra Que
      Concurso
      . Concursos Diversos
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 11 - 

      Marque a alternativa que apresenta, entre parênteses, a função morfológica do “que” INCORRETA:

      • a) A demora para o atendimento era tanta que desistimos de esperar. (conjunção subordinativa consecutiva)
      • b) Todos tiveram que enfrentar as consequências da tempestade devastadora. (advérbio)
      • c) A decoração da casa tinha um quê de extravagante. (substantivo)
      • d) Estes são os meus sonhos que só revelo a você. (pronome relativo)