Processando...

Questões de Currículo (Teoria e Prática) para Concursos Diversos | CONCURSO

Questões de Currículo (Teoria e Prática) para Concursos Diversos

📚 Simulado Currículo (Teoria e Prática) gratuito | cód.9434

Pronto para o desafio? Comece com este simulado . Concursos Diversos! 🔍

 

🔗 Vejam mais simulados . Concursos Diversos

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado . Concursos Diversos foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado . Concursos Diversos e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões . Concursos Diversos

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso . Concursos Diversos


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso . Concursos Diversos. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre . Concursos Diversos


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso . Concursos Diversos.

Ver apostilas para . Concursos Diversos


📢 Concursos Abertos para . Concursos Diversos

Veja os concursos abertos da instituição . Concursos Diversos. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para . Concursos Diversos


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#136766
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Currículo (Teoria e Prática)
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Depois das teorias críticas e pós-críticas do currículo, torna-se impossível pensar o currículo simplesmente através de conceitos técnicos como os de ensino e eficiência ou de categorias psicológicas como as de aprendizagem e desenvolvimento ou ainda de imagens estáticas como as de grade curricular e lista de conteúdos. Num cenário pós-crítico, o currículo pode ser todas essas coisas, pois ele é também aquilo que dele se faz. O currículo tem significados que vão muito além daqueles aos quais as teorias tradicionais nos confiaram. O currículo é lugar, espaço e território. O currículo é relação de poder. O currículo é trajetória, viagem e percurso. [...] O currículo é documento de identidade.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2003 (Adaptação).

Considerando a definição de currículo, avalie as afirmações a seguir.

I. A construção do currículo constitui um processo de seleção cultural, o que pode colocar em desvantagem determinados grupos sociais e culturais.
II. O sistema educativo confere ao currículo efetividade que envolve múltiplas relações, razão pela qual este deve ser considerado práxis e sua materialização corresponde à forma como foi idealizado.
III. As teorias críticas reconhecem a estética de poderes diversos diluídos nas relações sociais, conferindo ao currículo a função de atuar em processos para a inclusão escolar.
IV. É desafio da escola incluir no currículo experiências culturais diversificadas que não reproduzem estruturas de vida social em suas assimetrias e desigualdades.


Estão corretas as afirmativas:

  • a) I e II, apenas.
  • b) II e III, apenas.
  • c) I, II e III, apenas.
  • d) I, III e IV, apenas.
#136767
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Currículo (Teoria e Prática)
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

De acordo com Cesár Coll (1999), o currículo pode ser concebido como um elo que reúne diferentes elementos. Sendo assim, é INCORRETO afirmar que:

    • a) Declaração de princípios gerais.
    • b) Adestramento educacional.
    • c) Teoria educacional.
    • d) Planejamento.
    #136768
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Currículo (Teoria e Prática)
    Concurso
    . Concursos Diversos
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 3 - 

    Segundo Morin (1992), não há sentido relevante se desenvolver um currículo de forma fragmentada, descontextualizado de seu meio ambiente, pois:

    • a) Só se deve preocupar com a construção do conhecimento dentro da comunidade.
    • b) Só se deve preocupar com a formação acadêmica do aluno.
    • c) só se deve preocupar com a transmissão do conhecimento produzido culturalmente.
    • d) Só se conhece o objeto do estudo , recolocando-o na inter-relação com o meio que o cerca, dando significado e sentidos.
    #136769
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Currículo (Teoria e Prática)
    Concurso
    . Concursos Diversos
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 4 - 

    Um ponto importante a se considerar em relação à seleção de conteúdos é a adoção de critérios como elemento disciplinador desta complexa atividade. De acordo com Turra et al (1995) existem cinco critérios básicos que o professor deve utilizar ao fazer a seleção de conteúdos, EXCETO:

    • a) Validade.
    • b) Rigidez.
    • c) Significação.
    • d) Possibilidade de elaboração pessoal.
    #136770
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Currículo (Teoria e Prática)
    Concurso
    . Concursos Diversos
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 5 - 

    Uma das modalidades da educação básica é a educação básica do campo. A educação para a população rural está prevista com adequações necessárias às peculiaridades da vida no campo de cada região. Analisando as afirmativas abaixo, quais das orientações podemos afirmar que são aspectos essenciais à organização da ação pedagógica:
    I – Conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos estudantes da zona rural. II – Organização escolar curricular estadual, seguindo o calendário escolar determinado. III – Adequação à natureza do trabalho urbano.
    Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

    • a) Apenas a afirmativa I está correta.
    • b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
    • c) Nenhuma afirmativa está correta.
    • d) Todas as afirmativas estão corretas.
    #136771
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Currículo (Teoria e Prática)
    Concurso
    . Concursos Diversos
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 6 - 

    Leia as afirmativas a seguir:
    I. O currículo escolar não deve ser uma construção colaborativa. II. A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho.
    Marque a alternativa CORRETA:

      • a) As duas afirmativas são verdadeiras.
      • b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
      • c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
      • d) As duas afirmativas são falsas.