Questões de Currículo (Teoria e Prática) para Concursos Diversos | CONCURSO
📚 Simulado Currículo (Teoria e Prática) gratuito | cód.9434
Pronto para o desafio? Comece com este simulado . Concursos Diversos! 🔍
🔗 Vejam mais simulados . Concursos Diversos
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado . Concursos Diversos foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: . Concursos Diversos
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Currículo (Teoria e Prática)
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 6
- ⏱️ Tempo do Simulado: 18 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado . Concursos Diversos e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões . Concursos Diversos
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso . Concursos Diversos
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso . Concursos Diversos. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre . Concursos Diversos
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso . Concursos Diversos.
Ver apostilas para . Concursos Diversos
📢 Concursos Abertos para . Concursos Diversos
Veja os concursos abertos da instituição . Concursos Diversos. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para . Concursos Diversos
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #136766
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Currículo (Teoria e Prática)
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Depois das teorias críticas e pós-críticas do currículo, torna-se impossível pensar o currículo simplesmente através de conceitos técnicos como os de ensino e eficiência ou de categorias psicológicas como as de aprendizagem e desenvolvimento ou ainda de imagens estáticas como as de grade curricular e lista de conteúdos. Num cenário pós-crítico, o currículo pode ser todas essas coisas, pois ele é também aquilo que dele se faz. O currículo tem significados que vão muito além daqueles aos quais as teorias tradicionais nos confiaram. O currículo é lugar, espaço e território. O currículo é relação de poder. O currículo é trajetória, viagem e percurso. [...] O currículo é documento de identidade.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2003 (Adaptação).
Considerando a definição de currículo, avalie as afirmações a seguir.
I. A construção do currículo constitui um processo de seleção cultural, o que pode colocar em desvantagem determinados grupos sociais e culturais.
II. O sistema educativo confere ao currículo efetividade que envolve múltiplas relações, razão pela qual este deve ser considerado práxis e sua materialização corresponde à forma como foi idealizado.
III. As teorias críticas reconhecem a estética de poderes diversos diluídos nas relações sociais, conferindo ao currículo a função de atuar em processos para a inclusão escolar.
IV. É desafio da escola incluir no currículo experiências culturais diversificadas que não reproduzem estruturas de vida social em suas assimetrias e desigualdades.
Estão corretas as afirmativas:
- a) I e II, apenas.
- b) II e III, apenas.
- c) I, II e III, apenas.
- d) I, III e IV, apenas.
- #136767
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Currículo (Teoria e Prática)
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
De acordo com Cesár Coll (1999), o currículo pode ser concebido como um elo que reúne diferentes elementos. Sendo assim, é INCORRETO afirmar que:
- a) Declaração de princípios gerais.
- b) Adestramento educacional.
- c) Teoria educacional.
- d) Planejamento.
- #136768
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Currículo (Teoria e Prática)
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Segundo Morin (1992), não há sentido relevante se desenvolver um currículo de forma fragmentada, descontextualizado de seu meio ambiente, pois:
- a) Só se deve preocupar com a construção do conhecimento dentro da comunidade.
- b) Só se deve preocupar com a formação acadêmica do aluno.
- c) só se deve preocupar com a transmissão do conhecimento produzido culturalmente.
- d) Só se conhece o objeto do estudo , recolocando-o na inter-relação com o meio que o cerca, dando significado e sentidos.
- #136769
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Currículo (Teoria e Prática)
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Um ponto importante a se considerar em relação à seleção de conteúdos é a adoção de critérios como elemento disciplinador desta complexa atividade. De acordo com Turra et al (1995) existem cinco critérios básicos que o professor deve utilizar ao fazer a seleção de conteúdos, EXCETO:
- a) Validade.
- b) Rigidez.
- c) Significação.
- d) Possibilidade de elaboração pessoal.
- #136770
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Currículo (Teoria e Prática)
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Uma das modalidades da educação básica é a educação básica do campo. A educação para a população rural está prevista com adequações necessárias às peculiaridades da vida no campo de cada região. Analisando as afirmativas abaixo, quais das orientações podemos afirmar que são aspectos essenciais à organização da ação pedagógica:
I – Conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos estudantes da zona rural. II – Organização escolar curricular estadual, seguindo o calendário escolar determinado. III – Adequação à natureza do trabalho urbano.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:
- a) Apenas a afirmativa I está correta.
- b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
- c) Nenhuma afirmativa está correta.
- d) Todas as afirmativas estão corretas.
- #136771
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Currículo (Teoria e Prática)
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Leia as afirmativas a seguir:
I. O currículo escolar não deve ser uma construção colaborativa. II. A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho.
Marque a alternativa CORRETA:
- a) As duas afirmativas são verdadeiras.
- b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- d) As duas afirmativas são falsas.