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Questões de Contratos Administrativos para OAB | OAB

Questões de Contratos Administrativos para OAB

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#128682
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Contratos Administrativos
Concurso
OAB
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 16 - 

Após regular Concorrência Pública e celebração do conseqüente contrato de concessão de rodovia, precedida de obra pública, a Administração Pública concluiu, tecnicamente, pela necessidade de agregar à malha viária concedida um trecho suplementar, com alteração da localização de uma praça de pedágio. Pode a autoridade concedente alterar o objeto do contrato, para incluir essas modificações?

  • a) Sim, pelo princípio da mutabilidade dos contratos administrativos, desde que a alteração se justifique pelo interesse público, não desfigure a essência do contrato e seja mantido o seu equilíbrio econômico-financeiro.
  • b) Não, pelo princípio da vinculação ao instrumento convocatório.
  • c) Sim, desde que a motivação da alteração tenha existido desde a adjudicação.
  • d) Não, a não ser que presentes, concomitantemente, três condições: o edital preveja alteração contratual, sejam respeitados os limites quantitativos expressos na lei de licitações e haja anuência da licitante vencedora da concorrência.
#128683
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Contratos Administrativos
Concurso
OAB
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 17 - 

Ato ou contrato formal pelo qual a administração pública confere a um particular (pessoa física ou jurídica), normalmente sem prévia licitação, a prerrogativa de exercer certas atividades materiais ou técnicas, em caráter instrumental ou de colaboração com o poder público, a título oneroso, remuneradas, na maioria das vezes, diretamente pelos interessados, configura, tipicamente

  • a) autorização não-precária.
  • b) parceria público-privada.
  • c) credenciamento.
  • d) licença remunerada.
#128684
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Contratos Administrativos
Concurso
OAB
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 18 - 

Suponha-se que, em um contrato de concessão de manutenção de rodovia, o poder concedente tenha aumentado o prazo contratual, sob o fundamento de que teria havido alterações nos deveres contratuais da concessionária, o que teria causado desbalanceamento do equilíbrio econômico-financeiro do contrato. Nessa situação, o procedimento do poder concedente

  • a) é irregular, visto que o contrato de concessão está sempre vinculado ao que foi determinado no edital da licitação prévia.
  • b) é regular, visto que o aumento do prazo, além de repor o equilíbrio de contrato, pode evitar que se fira, com o aumento de tarifa, o princípio da modicidade da tarifa.
  • c) só pode ser considerado regular no caso de a alteração dos deveres contratuais ser decorrente de força maior ou caso fortuito.
  • d) pode ser considerado regular, desde que o aumento do prazo contratual não ultrapasse o percentual de 25% em relação ao prazo estabelecido originariamente.
#128685
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Contratos Administrativos
Concurso
OAB
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 19 - 

A declaração da inidoneidade para licitar ou contratar com a administração pública federal é da competência do

  • a) ministro de Estado.
  • b) presidente da República.
  • c) órgão gestor do cadastro informativo de créditos (CADIN).
  • d) presidente de comissão de licitação.
#128686
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Contratos Administrativos
Concurso
OAB
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 20 - 

Assinale a opção correta acerca da declaração de inidoneidade, que pode ser aplicada pela administração pública ao contratado, na forma prevista na Lei de Licitações e Contratos.

  • a) A declaração de inidoneidade não pode ser aplicada em caso de inexecução parcial do contrato.
  • b) A aplicação da declaração de inidoneidade exclui a aplicação de multa e vice-versa.
  • c) A declaração de inidoneidade é de competência exclusiva do ministro de Estado, do governador do estado ou do DF, ou do prefeito municipal, caso se trate de contrato celebrado respectivamente pela União, pelo estado ou pelo DF, ou pelo município.
  • d) A declaração de inidoneidade pode ser aplicada às empresas ou aos profissionais que, em razão dos contratos firmados com a administração pública, tenham sofrido condenação definitiva por praticarem, por meios dolosos, fraude fiscal no recolhimento de tributo, atos ilícitos visando a frustrar os objetivos da licitação ou por demonstrarem não possuir idoneidade para contratar com a administração em virtude de atos ilícitos praticados.