Processando...

Prova de Pedagogia 8 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Pedagogia 8 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado/prova contém questões de concursos de várias bancas, tanto para nível médio como superior da matéria Pedagogia. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos questões de concursos anteriores, conforme editais mais recentes.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES DE CONCURSOS de Pedagogia

  1. APM
  2. Avaliação da Aprendizagem
  3. Bases Legais da Educação Nacional
  4. Charlot - 2005
  5. Comunicação e à Interação Grupal no Processo de Planejamento
  6. Concepções Pedagógicas
  7. Controle Social de Ações Governamentais
  8. Currículo
  9. Cury (2003)
  10. Decreto 12.983/1978 - Estabelece o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres
  11. Deliberação CEE 01/1999
  12. Deliberação CEE 21/2001
  13. Desenvolvimento Infantil
  14. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
  15. EaD (Educação a Distância) - Pedagogia
  16. Educação Continuada dos Profissionais da Escola
  17. Educação Espe
  18. Educação Profissional e Técnica
  19. EJA
  20. ENEM
  21. Específico do Estado de São Paulo
  22. Ética Profissional - Pedagogo
  23. Funções Socioculturais da Escola
  24. Hernández (1998)
  25. Interculturalidade
  26. Mecanismos de Participação
  27. Metodologia de Projetos e a Interdisciplinaridade
  28. Multiculturalismo
  29. Papel da Pedagogia nas Instituições
  30. Papel Político-Pedagógico da Escola
  31. Pedagogia - Geral
  32. Pedagogo
  33. Pesquisa Participante
  34. Piaget
  35. Planejamento de Ensino e seus Elementos Constitutivos
  36. Processo de Formação dos Professores
  37. Processo Educativo
  38. Projeto Pedagógico
  39. Proposta Curricular
  40. Schwartzman
  41. Sistema de Ensino Brasileiro
  42. Sistema Escolar
  43. Supervisão Escolar
  44. Tecnologia na Educação
  45. Tipos de Lideranças e às Relações Humanas no Trabalho
  46. Vygotsky
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado/prova de questões de concursos de Pedagogia.

#20415
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 - 

 

Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.

 

Os professores devem especializar-se em temas ou disciplinas, para serem, posteriormente, agrupados conforme as suas especialidades, de modo que se tornem capazes de discutir e compreender o trabalho pedagógico integralmente, a partir do local onde ele é realizado, a escola.

#20416
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

 

Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.

 

Medidas de incentivo à produtividade, como a instituição de décimo quarto salário para os professores cujos alunos apresentem bom desempenho escolar, originam-se de práticas produtivas tipicamente fordistas e tayloristas.

#20417
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 3 - 

 

Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.

 

O atendimento das necessidades de mão de obra altamente capacitada verificadas no mercado de trabalho é o princípio que orienta a formação dos educandos, uma vez que, de acordo com os referidos modelos, os futuros trabalhadores devem estar aptos à execução de uma tarefa específica da etapa de produção, o que requer a aquisição, na fase escolar, de capacitações aprofundadas.

#20418
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

 

Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.

 

A pedagogia influenciada por esses sistemas de produção caracteriza-se pela defesa de rígido controle externo sobre o aluno e pela indissociabilidade entre o tempo de aprender a teoria e o de repetir procedimentos práticos.

#20419
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

 

Com relação aos conceitos de polivalência e politécnica, bem como à relação, na atualidade, da educação com o mundo do trabalho, julgue os itens subsequentes.

 

Do conceito de politecnia deriva o princípio pedagógico que demonstra a ineficácia de ações meramente conteudistas, centradas na quantidade de informações, não necessariamente articuladas, transmitida ao aluno.

#20420
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

 

Com relação aos conceitos de polivalência e politécnica, bem como à relação, na atualidade, da educação com o mundo do trabalho, julgue os itens subsequentes.

 

De acordo com o conceito de polivalência, o trabalhador desempenha diferentes tarefas, mobilizando distintos conhecimentos, o que o leva a superar a parcialidade e a fragmentação típicas dos antigos sistemas de produção em massa.

#20421
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

 

Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.

 

Os objetivos de ensino constituem exigência indispensável para o trabalho do professor, dada a necessária a padronização dos métodos de ensino, para a manutenção da harmonia escolar.

#20422
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

 

Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.

 

Na elaboração dos objetivos, deve-se observar se a relação objetivo-conteúdo expressa finalidades sociais e pedagógicas.

#20423
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

 

Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.

 

Os objetivos devem abranger critérios para a seleção de outros elementos que constituem o plano de ensino, como, por exemplo, conteúdos, procedimentos, recursos e processos de avaliação.

#20424
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes. 

Segundo Jean Piaget, o desenvolvimento psíquico, que se inicia no nascimento e se encerra na idade adulta, orienta-se essencialmente para o equilíbrio.