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Prova de Direito Eleitoral 8 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Direito Eleitoral 8 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Direito Eleitoral. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Abuso De Poder E Corrupção No Processo Eleitoral: Investigação Judicial Eleitoral (Lei Complementar N° 64/90 E Alterações Posteriores); Representação Por Captação De Sufrágio (Art. 41 A Da Lei N.º 9.504/97); Recurso Contra Diplomação; Ação De Impugnação.
  2. Ações Eleitorais.
  3. Alistamento Eleitoral: (Resolução Tse N.º 21.538/03, Publicada No Diário Da Justiça Da União De 03 De Novembro D E 2003.
  4. Apuração Nas Juntas Eleitorais, Nos Tribunais Regionais E No Tribunal Superior Eleitoral.
  5. Ato E Efeitos Da Inscrição, Transferência E Encerramento.
  6. Batimentos E Duplicidades.
  7. Boca De Urna.
  8. Cancelamento E Exclusão Do Eleitor.
  9. Código Eleitoral (Lei N.º 4.737/65 E Respectivas Atualizações, Inclusive Lei N.º 9.504/97).
  10. Coligação Partidária.
  11. Competência Dos Órgãos Da Justiça Eleitoral.
  12. Composição Dos Órgãos Da Justiça Eleitoral.
  13. Conceito E Fontes.
  14. Condições De Elegibilidade.
  15. Condutas Vedadas.
  16. Convenções Para Escolha De Candidatos.
  17. Convenções Partidárias.
  18. Crimes Eleitorais: Normas Gerais.
  19. Da Apuração.
  20. Da Arrecadação E Da Aplicação De Recursos Nas Campanhas Eleitorais.
  21. Da Organização Da Justiça Eleitoral.
  22. Da Polícia Dos Trabalhos.
  23. Da Qualificação E Inscrição.
  24. Das Eleições.
  25. Das Juntas Eleitorais: Composição E Atribuições.
  26. Das Nulidades Da Votação.
  27. Desincompatibilização.
  28. Diplomação Dos Eleitos: Natureza Jurídica, Competência Para Diplomar E Fiscalização.
  29. Do Ato De Votar.
  30. Do Cancelamento E Da Exclusão.
  31. Do Encerramento Da Votação.
  32. Do Registro De Candidatos.
  33. Do Título Eleitoral.
  34. Domicílio Eleitoral.
  35. Dos Direitos Políticos.
  36. Dos Juízes Eleitorais: Composição E Atribuições.
  37. Dos Lugares Da Votação.
  38. Dos Órgãos Da Justiça Eleitoral: Composição E Atribuições.
  39. Dos Tribunais Regionais Eleitorais: Composição E Atribuições.
  40. Elegibilidade: Conceito E Condições.
  41. Eleições (Lei N.º 9.504/97 E Alterações Posteriores).
  42. Expedição De Diplomas.
  43. Filiação Partidária.
  44. Financiamento De Campanhas Eleitorais.
  45. Fiscalização Das Eleições.
  46. Fontes Do Direito Eleitoral.
  47. Fundo Partidário.
  48. Garantias Eleitorais.
  49. Horário Eleitoral Gratuito.
  50. Impugnação De Mandato Eletivo.
  51. Imunidade Parlamentar.
  52. Inelegibilidade (Lei Complementar N.º 64/90 E Alterações Posteriores): Conceito, Fatos Geradores De Inelegibilidade.
  53. Jurisdição Eleitoral.
  54. Jurisprudência Em Matéria Eleitoral, Atualizada Até 1º De Outubro De 2006.
  55. Lei Da Minirreforma Eleitoral (Lei N.° 11.300/2006).
  56. Lei Eleitoral N.º 9.504-1997.
  57. Lei N.º 4.737/65 (Código Eleitoral) E Alterações Posteriores.
  58. Lei Nº 6.091-74.
  59. Lei Nº 64-1990.
  60. Lei Nº 9.504- Eleições.
  61. Lei Partidos Políticos 9.096-1995.
  62. Lei Sobre Voto Eletrônico (Lei N.° 10.408/2002).
  63. Mandato Eletivo.
  64. Mesas Receptoras.
  65. Ministério Público Eleitoral.
  66. Multas Eleitorais.
  67. Nacionalidade.
  68. O Dever Eleitoral (Voto): Sanções Ao Inadimplemento, Isenção, Justificação Pelo Não Comparecimento À Eleição.
  69. O Sufrágio E O Voto.
  70. Obrigações E Aos Direitos Eleitorais.
  71. Organização Da Justiça Eleitoral: Composição E Competências. Ministério Público Eleitoral: Atribuições.
  72. Partidos Políticos (Lei N.º 9.096/95 E Alterações Posteriores): Conceituação, Natureza Jurídica, Criação E Registro, Fusão, Incorporação E Extinção, Finanças E Contabilidade, Filiação, Fidelidade E Disciplina Partidárias.
  73. Prazo Processuais Eleitorais.
  74. Prestação De Contas Das Campanhas Eleitorais.
  75. Princípios Constitucionais Relativos Aos Direitos Políticos (Nacionalidade, Elegibilidade E Partidos Políticos) De Que Trata O Capítulo Iv Do Título I Da Constituição Em Seus Arts. 14 A 17.
  76. Princípios Do Direito Eleitoral.
  77. Privilégios E Garantias Eleitorais (Aspectos Gerais, Liberdade No Exercício Do Sufrágio, Fornecimento Gratuito De Transporte, Em Dias De Eleição, A Eleitores Residentes Nas Zonas Rurais - Lei N.º 6.091/74 E Alterações Posteriores).
  78. Processo Eleitoral.
  79. Processo Penal Eleitoral: Ação Penal, Competência Em Matéria Criminal Eleitoral, Rito Processual Penal Eleitoral Com Aplicação Subsidiária Do Código De Processo Penal.
  80. Propaganda Eleitoral.
  81. Propaganda Eleitoral Extemporânea E Propaganda Irregular (Multa).
  82. Propaganda Eleitoral: Lei N.º 11.300/2006.
  83. Propaganda Partidária.
  84. Recursos.
  85. Recursos Eleitorais: Cabimento, Pressupostos De Admissibilidade, Processamento, Efeitos E Prazos.
  86. Regimento Do Tribunal Regional Eleitoral Do Estado Do Amapá.
  87. Regimento Interno Do Tribunal Regional Eleitoral Do Estado Do Rio Grande Do Norte.
  88. Registro De Candidatura: Pedido, Substituição, Cancelamento, Impugnação. Propaganda Político-Partidária (Acesso Gratuito Ao Rádio E À Televisão).
  89. Representação Por Conduta Vedada (Lei N.º 9.504/97).
  90. Representação Proporcional.
  91. Resolução N.º 21.538-2003.
  92. Resolução Tse N.º 21.538, De 14 De Outubro De 2003, Publicada No Diário Da Justiça, De 3 De Novembro De 2003.
  93. Revisão Eleitoral.
  94. Seções.
  95. Sistema Eleitoral: Princípio Majoritário E Proporcional, Representação Proporcional.
  96. Sistema Eletrônico De Votação.
  97. Sistema Eleitoral.
  98. Transferência.
  99. Transporte De Eleitores.
  100. Tribunal Superior Eleitoral ? TSE.
  101. Voto.
  102. Zonas Eleitorais.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#4538
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Direito Eleitoral
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. Concursos Diversos
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fácil

(1,0) 1 - 

São órgãos da Justiça Eleitoral

  • a) os Juizados Especiais.
  • b) os Tribunais do Júri.
  • c) os Juízes Eleitorais.
  • d) os Tribunais Regionais Federais.
  • e) as Juntas Trabalhistas.
#4539
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Direito Eleitoral
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médio

(1,0) 2 - 

A respeito da criação, registro e organização dos partidos políticos, analise as afirmativas a seguir: I. O partido adquire personalidade jurídica por meio do registro de requerimento na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Estado em que esteja situado o diretório nacional da agremiação. II. O requerimento do registro de partido político deve ser subscrito por pelo menos cento e um fundadores, com domicílio eleitoral em, no mínimo, um terço dos Estados da Federação. III. Para ser admitido o registro do estatuto de partido político perante o TSE, deve ser comprovado o seu caráter nacional, aferível mediante o apoiamento de eleitores correspondente a, pelo menos, meio por cento dos votos dados na última eleição geral para a Câmara dos Deputados, computados os votos em branco e os nulos, distribuídos por um terço, ou mais, dos Estados, com um mínimo de um décimo por cento do eleitorado que haja votado em cada um deles. IV. É garantido ao partido político o direito de adotar uniforme para seus membros. V. Para fins de receber os recursos do fundo partidário, é necessário que o partido político tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral. Assinale

  • a) se apenas as afirmativas I e V estiverem corretas.
  • b) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.
  • c) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • d) se apenas as afirmativas II e V estiverem corretas.
  • e) se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas.
#4540
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Direito Eleitoral
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médio

(1,0) 3 - 

Na formação das coligações partidárias, observam-se: I. a lei; II. a deliberação de órgão colegiado regional; III. o estatuto do partido político; IV. a deliberação dos detentores de mandato. Analise os itens acima e assinale

  • a) se apenas os itens I e II estiverem corretos.
  • b) se apenas os itens I e IV estiverem corretos.
  • c) se apenas os itens II e IV estiverem corretos.
  • d) se apenas os itens II e III estiverem corretos.
  • e) se apenas os itens I e III estiverem corretos.
#4541
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Direito Eleitoral
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médio

(1,0) 4 - 

Caio Tício, cantor profissional, resolve se lançar candidato ao cargo de deputado estadual. A respeito da possibilidade de seguir exercendo a sua atividade profissional durante o período eleitoral, conforme entendimento do TSE, é correto afirmar que

  • a) livre o exercício da atividade profissional do candidato, sem restrição de qualquer ordem, com base no artigo 5º, IX, da Constituição da República, garantido o seu direito de se apresentar em showmícios.
  • b) permitido o exercício de sua profissão, desde que restrita a casas de espetáculo de natureza particular, em eventos de natureza privada.
  • c) se permite a apresentação profissional do candidato com a finalidade de promover sua candidatura, desde que não seja remunerado pelo exercício dessa atividade.
  • d) Caio Tício está impedido de exercer sua atividade profissional até o término do período eleitoral.
  • e) o candidato pode seguir no exercício de sua profissão, em eventos de natureza pública ou particular, desde que não tenha finalidade eleitoral, vedada qualquer alusão à candidatura, ainda que em caráter subliminar.
#4542
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médio

(1,0) 5 - 

O processo eleitoral é uma das formas de concretização do princípio democrático, razão pela qual é merecedor de diversas garantias previstas, expressamente, na legislação. Entre tais garantias, destaca-se que

  • a) nenhuma autoridade poderá, desde cinco dias antes e até quarenta e oito horas depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer eleitor, ainda que em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável.
  • b) os membros das Mesas Receptoras, durante o exercício de suas funções, não poderão ser detidos ou presos, salvo o caso de flagrante delito. Tal garantia não se estende aos fiscais dos partidos.
  • c) o eleitor, embora não possua a prerrogativa de representar diretamente ao corregedor geral ou regional da Justiça Federal, pode provocar o Ministério Público ou o partido político para que o faça.
  • d) proibida, durante o ato eleitoral, a presença de força pública no edifício em que funcionar Mesa Receptora, ou nas imediações, sendo que a força armada conservar-se-á a cem metros da Seção Eleitoral e não poderá aproximar-se do lugar da votação, ou nele penetrar, sem ordem do Presidente da Mesa.
  • e) aos partidos políticos é assegurada a prioridade postal durante o ano da realização das eleições, para remessa de material de propaganda de seus candidatos registrados.
#4543
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fácil

(1,0) 6 - 

A figura do voto em trânsito, prevista no artigo 233-A do Código Eleitoral e regulamentada pela Resolução no 23.215, de 2 de março de 2010, do Tribunal Superior Eleitoral, constituiu inovação importante nas eleições de 2010. Nos termos de tal legislação, o voto em trânsito consiste na possibilidade do eleitor nacional, que se encontre

  • a) em território estrangeiro no dia do pleito, votar na sede da embaixada do Brasil no país respectivo, sendo possível somente o voto nos candidatos aos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República.
  • b) fora de seu domicílio eleitoral no dia do pleito, votar em qualquer outra zona eleitoral, desde que realizada prévia habilitação junto a cartório eleitoral, sendo possível somente o voto nos candidatos aos cargos federais.
  • c) fora de seu domicílio eleitoral no dia do pleito, votar em qualquer outra zona eleitoral, independente de prévia habilitação junto a cartório eleitoral, sendo possível somente o voto nos candidatos aos cargos federais.
  • d) fora de seu domicílio eleitoral no dia do pleito, votar na capital do Estado em que estiver presente ou de passagem na ocasião, independente de prévia habilitação junto a cartório eleitoral, sendo possível o voto em todos os cargos federais e para os estaduais referentes à localidade em que realizado o voto.
  • e) fora de seu domicílio eleitoral no dia do pleito, votar na capital do Estado em que estiver presente ou de passagem na ocasião, desde que realizada prévia habilitação junto a cartório eleitoral, sendo possível somente o voto nos candidatos aos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República.
#4544
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médio

(1,0) 7 - 

As agremiações políticas e coligações possuem prerrogativas de fiscalização do processo de votação e apuração das eleições, as quais são garantidas por normas expressas na legislação eleitoral, sendo que, caso não observadas, podem acarretar nulidades na votação. Entre tais prerrogativas, insere-se

  • a) nomeação de fiscal para fiscalizar seção eleitoral, sendo-lhe vedado, contudo, nomear o mesmo fiscal para mais de uma seção, ainda que no mesmo local de votação.
  • b) o requerimento do registro, na Justiça Eleitoral, dos fiscais e delegados que participarão da fiscalização, para que aquela expeça as credenciais necessárias à livre circulação nas seções eleitorais.
  • c) o conhecimento antecipado dos programas de computador utilizados no processamento eletrônico da totalização dos resultados, podendo, inclusive, apresentar, em relação a eles, impugnação fundamentada à Justiça Eleitoral.
  • d) constituir sistema próprio de fiscalização, apuração e totalização dos resultados, contratando, inclusive, empresas de auditoria de sistemas de sua confiança, independente de credenciamento junto à Justiça Eleitoral, as quais receberão, previamente, os programas de computador e, simultaneamente, os mesmos dados alimentadores do sistema oficial de apuração e totalização.
  • e) obter cópia do boletim de urna, sem limitação temporal para seu requerimento.
#4545
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difícil

(1,0) 8 - 

Inconformado em razão da derrota no pleito eleitoral, o candidato formula perante a Junta Eleitoral pedido de recontagem de votos, alegando que o resultado está sob suspeita. Ao conhecer do pedido, cabe ao juiz presidente da Junta Eleitoral

  • a) recusar a realização do procedimento de recontagem, salvo quando presentes hipóteses legais específicas como, por exemplo, a apresentação do total de votos nulos, brancos ou válidos destoante da média geral das demais seções do mesmo município.
  • b) recusar a realização do procedimento de recontagem, salvo quando presentes hipóteses legais específicas como, por exemplo, quando exista diferença relevante no percentual de votos apurados para cada candidato em relação à última pesquisa eleitoral realizada por instituto credenciado ao Tribunal Superior Eleitoral.
  • c) realizar, obrigatoriamente, o procedimento de recontagem, podendo, contudo, requerer ao Tribunal Regional Eleitoral a dispensa de fazê-lo, sob o fundamento de que a recontagem tem natureza meramente procrastinatória.
  • d) realizar o procedimento de recontagem por uma única vez, sem análise do mérito, não cabendo novos pedidos de recontagem.
  • e) recusar a realização do procedimento de recontagem, salvo quando presentes hipóteses legais específicas como, por exemplo, no caso de votação por cédulas, a pequena diferença entre os votos conferidos aos candidatos.
#4546
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difícil

(1,0) 9 - 

O regimento interno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte prevê a existência de duas comissões permanentes: a de Regimento e a de Jurisprudência. Entre as atribuições de cada comissão, ressalta-se que

  • a) cabe exclusivamente à comissão de Regimento a iniciativa para a apresentação de qualquer emenda ao regimento interno do Tribunal.
  • b) a comissão de Regimento é responsável por aprovar as alterações no regimento interno do Tribunal.
  • c) a comissão de Jurisprudência, presidida pelo juiz mais antigo, tem a função de decidir as reclamações por erro material na ata do Plenário e na publicação de acórdãos.
  • d) comissão de Regimento incumbe opinar, em processo administrativo, quando consultada pelo Presidente.
  • e) comissão de Jurisprudência é vedada a apresentação de emendas ao regimento interno do Tribunal.
#4547
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médio

(1,0) 10 - 

A prestação de contas nas campanhas eleitorais configura procedimento obrigatório, tendente a preservar a lisura e a transparência no fluir financeiro de candidatos e partidos em tal período. Realizada perante a Justiça Eleitoral, a prestação de contas nas campanhas eleitorais está regulamentada na Lei no 9.504/97, a qual prevê, entre outras normas, obrigações a partidos e candidatos no sentido de prestar informações acerca da arrecadação e dispêndio de recursos, os procedimentos para a apresentação das contas e as consequências da não apresentação ou rejeição das contas. Entre tais normas, vale destacar que

  • a) prestação de contas poderá ser feita por preposto do candidato ou pelos doadores para o comitê financeiro.
  • b) no caso de eleição para cargo majoritário, cabe ao comitê financeiro, e não ao candidato, o encaminhamento à Justiça Eleitoral das informações contidas nas prestações de contas.
  • c) a inobservância do prazo para encaminhamento das prestações de contas não impede a diplomação, embora esta tenha seus efeitos suspensos enquanto não concluída a prestação de contas.
  • d) a Justiça Eleitoral verificará a regularidade das contas de campanha, sendo duas suas condutas possíveis: a aprovação ou a desaprovação das contas.
  • e) não prestadas as contas no prazo legal, a Justiça Eleitoral lhes considerará, de imediato, desaprovadas.
#4548
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difícil

(1,0) 11 - 

O procedimento de revisão do eleitorado tem por finalidade:

  • a) verificação de fraudes no alistamento de uma zona eleitoral ou município, resultando, quando confirmada a existência de qualquer fraude, no cancelamento de ofício das inscrições eleitorais irregulares.
  • b) a verificação de fraudes no alistamento de uma zona eleitoral ou município, resultando, quando provada a fraude em proporção comprometedora, no cancelamento de ofício das inscrições eleitorais irregulares.
  • c) a contabilização do eleitorado em uma zona eleitoral ou município, sendo sempre realizado no ano anterior às eleições.
  • d) a contabilização do eleitorado em uma zona eleitoral ou município, sendo sempre realizado no mesmo ano em que realizadas as eleições.
  • e) a verificação de fraudes no alistamento de uma zona eleitoral ou município, resultando, quando provada a fraude em proporção de no mínimo 20% (vinte por cento) do eleitorado, no cancelamento de ofício das inscrições eleitorais irregulares.
#4549
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fácil

(1,0) 12 - 

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral habilita os candidatos eleitos e seus suplentes a exercer seus respectivos mandatos. Dentre suas características, destaca-se que

  • a) competência para outorgar a diplomação pode ser de um órgão monocrático ou colegiado, conforme a instância em que ocorra.
  • b) a data da diplomação não pode ser alterada pela Justiça Eleitoral, uma vez que constitui objeto de norma expressa, de natureza cogente, na legislação eleitoral.
  • c) a expedição do diploma pode ser fiscalizada por partido político, coligação, candidato ou membro do Ministério Público, ante seu caráter de ato jurídico público.
  • d) nas eleições majoritárias são diplomados somente os candidatos eleitos ao Poder Executivo, não sendo cabível a diplomação dos vices.
  • e) xistindo recurso contrário à diplomação, esta será sobrestada enquanto não julgado o recurso.
#4550
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(1,0) 13 - 

O alistamento eleitoral é um requisito indispensável para o exercício do voto, consistindo no procedimento pelo qual o cidadão qualifica-se perante a Justiça Eleitoral e se insere como membro do eleitorado nacional. O alistamento pode ou deve ser realizado

  • a) facultativamente para os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, ainda que completem os dezesseis anos no ano em que se realizarem as eleições, desde que até a data do pleito.
  • b) facultativamente no caso dos conscritos e analfabetos.
  • c) ex officio, isto é, por impulso próprio do órgão estatal.
  • d) facultativamente no caso de pessoa portadora de deficiência, quando reste comprovado que o cumprimento das obrigações eleitorais relativas ao alistamento é impossível ou demasiadamente oneroso.
  • e) obrigatoriamente pelos que se encontrem fora do país.
#4551
Banca
. Bancas Diversas
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Direito Eleitoral
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médio

(1,0) 14 - 

A zona eleitoral corresponde

  • a) dimensão espacial dos Estados-membros ou à do Distrito Federal, em se tratando de eleições estaduais ou distritais.
  • b) ao menor núcleo de organização da Justiça Eleitoral, contendo, cada uma, um número máximo de 400 (quatrocentos) eleitores.
  • c) ompetência definida em relação aos juízes eleitorais.
  • d) unidade previamente definida em lei complementar de iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral.
  • e) uma organização que, na conformidade do artigo 36 do Código Eleitoral, compreende a figura de um Juiz de Direito, seu Presidente, e 2 (dois) a 4 (quatro) cidadãos de notória idoneidade, com a função de expedir os boletins de apuração.
#4552
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Eleitoral
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(1,0) 15 - 

Concluído o primeiro turno das eleições para Governador, Mévio e Caio foram os candidatos mais votados, sem que nenhum dos dois tivesse alcançado maioria absoluta dos votos válidos. Contudo, durante as comemorações pelo surpreendente resultado que o levou ao segundo turno, Mévio sofreu um infarto fulminante e veio a falecer. Considerando que Tício foi o terceiro colocado, deverá ocorrer

  • a) nova eleição, no prazo de 90 dias, em que concorrerão todos os candidatos apresentados no primeiro turno recém-concluso, que deverá ser anulado.
  • b) o segundo turno entre Caio e Tício.
  • c) nova eleição, em turno único, entre todos os candidatos originalmente inscritos, sendo o lugar de Mévio ocupado por seu candidato a vice.
  • d) o empossamento de Caio como Governador.
  • e) o segundo turno entre Caio e o candidato a vice de Mévio.