Processando...

Prova de Direito Civil 15 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Direito Civil 15 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Direito Civil. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Abuso De Direito.
  2. Ato Ilícito.
  3. Ato Jurídico.
  4. Ato Nulo E Ato Anulável.
  5. Bens Públicos.
  6. Contratos: Disposições Gerais E Espécies (Compra E Venda, Locação De Coisas, Comodato, Prestação De Serviço, Seguro).
  7. Da Prescrição E Decadência.
  8. Das Pessoas.
  9. Das Pessoas ? Domicílio.
  10. Das Pessoas - Pessoa Jurídica.
  11. Das Pessoas - Pessoa Natural.
  12. Deontologia.
  13. Direito Da Empresa.
  14. Direito Das Coisas.
  15. Direito Das Coisas ? Posse.
  16. Direito Das Coisas ? Propriedade.
  17. Direito Das Obrigações.
  18. Direito Das Obrigações ? Contratos.
  19. Direito Das Obrigações - Responsabilidade Civil.
  20. Direito Das Sucessões.
  21. Direito De Família.
  22. Direito Do Consumidor.
  23. Direitos Da Criança E Adolescente.
  24. Do Direito Das Obrigações: Modalidade Das Obrigações, Transmissão Das Obrigações, Adimplemento E Extinção Das Obrigações, Inadimplemento Das Obrigações.
  25. Dos Contratos Em Geral; Responsabilidade Civil; Do Direito De Empresa.
  26. Doutrina: Conceito De Lei.
  27. Falência.
  28. Fatos Jurídicos.
  29. Fatos Jurídicos - Ato Jurídico Lícito E Ato Ilícito.
  30. Fatos Jurídicos - Da Prova.
  31. Fatos Jurídicos - Negócio Jurídico.
  32. Fatos Jurídicos - Prescrição E Decadência.
  33. Integração E Interpretação Da Lei.
  34. Legislação Especial.
  35. Lei Da Ação Civil Pública.
  36. Lei De Introdução Ao Código Civil: Vigência E Revogação Da Norma, Conflito De Normas No Tempo E No Espaço, Preenchimento De Lacuna Jurídica.
  37. Lei De Introdução Do Código Civil: Das Pessoas; Pessoas Naturais; Pessoas Jurídicas: De Direito Público E De Direito Privado; Domicílio Civil; Do Negócio Jurídico: Requisitos De Validade Do Negócio Jurídico.
  38. Lei De Locações.
  39. Lei De Registros Públicos.
  40. Negócio Jurídico: Conceito, Classificação, Elementos Essenciais Gerais E Particulares, Elementos Acidentais, Defeitos, Nulidade Absoluta E Relativa, Conversão No Negócio Nulo. Prescrição E Decadência.
  41. Obrigações: Modalidades; Efeitos; Extinção; Inadimplemento; Transmissão; Contratos; Obrigações Por Atos Ilícitos; Espécies De Contratos.
  42. Pessoa Jurídica: Conceito, Classificação, Começo E Fim De Sua Existência Legal, Desconsideração.
  43. Pessoa Natural: Conceito, Capacidade E Incapacidade, Começo E Fim, Direitos Da Personalidade.
  44. Prescrição E Decadência.
  45. Princípios Gerais De Direito Civil.
  46. Propriedade: Aquisição; Perda Da Propriedade Móvel Ou Imóvel; Direitos Reais Sobre Coisas Alheias.
  47. Registros Públicos.
  48. Responsabilidade Civil No Novo Código Civil E Seu Impacto No Direito Do Trabalho.
  49. Vigência E Aplicação Da Lei No Tempo E No Espaço.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#4388
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 - 

Acerca do direito das obrigações, sob a sistemática do Código Civil, assinale a opção correta.

  • a) A obrigação alternativa é dotada de prestações múltiplas, uniformes ou não, em que o obrigado se libera prestando todas elas.
  • b) A cláusula penal é uma obrigação acessória do contrato, apresenta-se como alternativa ao adimplemento da obrigação principal, surgindo seus efeitos em caso de descumprimento ou retardamento na prestação.
  • c) Ocorre a novação quando uma pessoa estranha à relação contratual assume a obrigação do devedor em mora, liberando-o do pagamento.
  • d) Nas obrigações de resultado, o descumprimento deve ser examinado na conduta do devedor, ou seja, deve ser aferido se o devedor empregou diligência no cumprimento da obrigação.
  • e) Na obrigação solidária ativa, cada credor tem o direito de exigir de cada devedor a totalidade da dívida, ou seja, pode receber o crédito por inteiro e dar quitação integral do débito, sendo defeso aos devedores negarem-se a fazer o pagamento da totalidade da dívida, ao argumento de que existiriam outros credores.
#4389
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Acerca da responsabilidade civil, assinale a opção correta.

  • a) As pessoas jurídicas de direito privado, qualquer que seja a sua natureza e os seus fins, respondem pelos atos de seus dirigentes ou administradores, bem como de seus empregados ou prepostos que, nessa qualidade, causem dano a outrem. Assim, a responsabilidade civil é objetiva, sem preocupação com a culpa, importa determinar a existência do dano sofrido pela vítima e sua autoria.
  • b) A fixação judicial do valor da indenização a título de danos morais está vinculada ao valor do prejuízo efetivamente experimentado e demonstrado pela vítima. Para a adequada fixação do dano moral, há de se levar em conta o poder econômico das partes e o caráter educativo da sanção.
  • c) Tratando-se de acidente de veículos em que um dos envolvidos é uma empresa de transporte coletivo, portanto, prestadora de serviços públicos, independentemente da culpa do motorista ou da vítima, essa responde objetivamente pelos danos causados pelo acidente.
  • d) Quando um menor impúbere causar dano ao patrimônio alheio em decorrência de ato de vandalismo, surge para os seus pais a obrigação de indenizar sob a modalidade de responsabilidade civil indireta. Nessa situação, cabe ao lesado o ônus da prova, não só quanto ao ato praticado pelo menor como quanto à culpa in vigilando de seus genitores, ou daquele responsável pela guarda do menor.
  • e) Em caso de ruína de marquise de um prédio comercial, em condomínio, decorrente da falta de reparos, a responsabilidade civil pelos danos causados ao imóvel e a terceiros é do construtor, salvo se o desmoronamento foi provocado por caso fortuito ou força maior.
#4390
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 3 - 

Acerca do negócio jurídico, assinale a opção incorreta.

  • a) A lesão inclui-se entre os vícios de consentimento e acarreta a anulabilidade do negócio, permitindo-se, porém, para evitá-la, a oferta de suplemento suficiente, ou, se o favorecido concordar, a redução da vantagem, aproveitando-se, assim, o negócio.
  • b) Configura-se estado de perigo quando alguém premido pela necessidade de salvar-se ou a um familiar seu, de grave dano conhecido pelo outro contratante, assume obrigação excessivamente onerosa.
  • c) O dolo é um vício social capaz de anular o negócio jurídico por alegação dos interessados, ou de ofício, pelo juiz, por se tratar de defeito na manifestação da vontade de uma das partes contratantes.
  • d) O pagamento feito por devedor insolvente ao credor quirografário de dívida ainda não vencida tipifica fraude contra credores.
  • e) A nulidade absoluta não pode ser suprida pelo juiz, ainda que a requerimento dos interessados, sendo também insuscetível de ratificação.
#4391
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

Acerca dos contratos regidos pelo Código Civil, assinale a opção correta.

  • a) Na fiança, em observância ao princípio da acessoriedade, a responsabilidade do garante não pode ser em valor inferior ao da obrigação principal, sob pena de nulidade da garantia.
  • b) Vícios redibitórios são os defeitos ocultos existentes na coisa objeto de contrato oneroso, ao tempo da tradição. Assim, a coisa adquirida pode ser enjeitada pelo comprador por vícios ou defeitos ocultos . No entanto, a teoria da responsabilidade pelos vícios redibitórios se aplica somente aos contratos de compra e venda.
  • c) Contrato de execução continuada no qual uma parte assuma o pagamento excessivo de juros, por estar desempregado e com família ao desabrigo, constitui hipótese de contrato eivado de nulidade absoluta, por vício de lesão, pois o devedor assumiu obrigação excessiva, sob premente necessidade. Pode-se, nessa situação, pleitear judicialmente a resolução do contrato por onerosidade excessiva ou, pedir o reajuste das prestações em bases razoáveis.
  • d) O inadimplemento de uma obrigação pelo devedor é causa de resolução do contrato, podendo a parte prejudicada pleitear além da resolução do contrato, indenização pelos prejuízos, que abrangem o dano emergente e o lucro cessante.
  • e) O direito de demandar pela evicção supõe a perda da coisa adquirida por sentença judicial, na qual declara que o alienante não era titular legítimo do direito que transferiu, condenando-o a indenizar o evicto, na quantia correspondente à devolução do que foi pago, corrigido monetariamente.
#4392
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Considerando o que dispõe o Código Civil a respeito das pessoas naturais, das pessoas jurídicas e do domicílio, assinale a opção correta.

  • a) Na sistemática do Código Civil, não se admite a declaração judicial de morte presumida sem decretação de ausência.
  • b) A existência legal das pessoas jurídicas de direito privado começa com o início das atividades.
  • c) O cigano sem residência habitual é considerado sem domicílio.
  • d) Os partidos políticos não são considerados pessoas jurídicas, pois não detêm personalidade.
  • e) A personalidade civil liga-se ao homem desde seu nascimento com vida, independentemente do preenchimento de qualquer requisito psíquico.
#4393
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
difícil

(1,0) 6 - 

Dispõe o art. 78 do Código Civil que 'nos contratos escritos, poderão os contratantes especificar domicílio onde se exercitem e cumpram os direitos e obrigações deles resultantes'. A disposição diz respeito ao:

  • a) domicílio legal.
  • b) domicílio necessário.
  • c) domicílio profissional.
  • d) omicílio voluntário.
  • e) domicílio de adesão.
#4394
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

O art. 188 do Código Civil prevê três causas de exclusão de ilicitude, que não acarretam no dever de indenizar. São elas:

  • a) legítima defesa, erro substancial e estado de necessidade.
  • b) legítima defesa, estado de necessidade e dolo bilateral.
  • c) exercício regular de direito reconhecido, estado de necessidade e dolo bilateral.
  • d) exercício regular de direito reconhecido, estado de necessidade e erro substancial.
  • e) legítima defesa, exercício regular de direito reconhecido e estado de necessidade.
#4395
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 8 - 

Segundo Pontes de Miranda, 'a prescrição seria uma exceção que alguém tem contra o que não exerceu, durante um lapso de tempo fixado em norma, sua pretensão ou ação'. É característica da prescrição:

  • a) correr contra os incapazes de que trata o art. 3.° do Código Civil.
  • b) ser reconhecida de ofício pelo juiz em qualquer caso.
  • c) poder ser alterada por acordo de partes.
  • d) não poder ser alegada em Segunda Instância, em nenhuma hipótese.
  • e) ser renunciável somente depois de consumada.
#4396
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 9 - 

Os noivos, antes do casamento, realizam pacto antenupcial sobre o regime de bens. Mais tarde, o pacto antenupcial é declarado nulo por defeito de forma. Neste caso:

  • a) vigorará o regime obrigatório de separação de bens.
  • b) vigorará o regime da comunhão parcial de bens.
  • c) deverá ser realizado novo pacto antenupcial.
  • d) vigorará o regime da comunhão universal de bens.
  • e) o casamento também será nulo.
#4397
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

O direito à prestação alimentícia apresenta como característica ser:

  • a) irrenunciável, imprescritível e impenhorável.
  • b) personalíssimo, transferível e irrenunciável.
  • c) personalíssimo, imprescritível e compensável.
  • d) irrenunciável, prescritível e impenhorável.
  • e) personalíssimo, imprescritível e penhorável.
#4398
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 11 - 

anulável o casamento

  • a) de quem não completou a idade mínima para casar, ainda que tenha resultado gravidez.
  • b) do incapaz de consentir ou manifestar de modo inequívoco, o consentimento, exceto se do casamento tiver resultado gravidez.
  • c) de menor em idade núbil, quando não autorizado por seu representante legal, exceto se do casamento tiver resultado gravidez.
  • d) contraído por infringência de impedimento.
  • e) contraído pelo enfermo mental sem o necessário discernimento para os atos da vida civil.
#4399
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 12 - 

nulo o negócio jurídico

  • a) quando tiver por objetivo fraudar lei imperativa.
  • b) celebrado por pessoa relativamente incapaz.
  • c) elebrado por vício resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores.
  • d) que não revestir a forma escrita, ainda que a lei não exija tal formalidade.
  • e) simulado, mas subsistirá o que se dissimulou, ainda que inválido for na substância ou na forma.
#4400
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 13 - 

Não corre a prescrição

  • a) entre os cônjuges, ainda que separados judicialmente.
  • b) entre ascendentes e descendentes.
  • c) ontra os relativamente incapazes.
  • d) enquanto não prolatada a respectiva sentença penal definitiva quando a ação se originar de fato que deva ser apurado no juízo criminal.
  • e) contra os que se acharem servindo nas Forças Armadas.
#4401
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 14 - 

Invalidam os negócios jurídicos, que lhes são subordi- nados, as condições física ou juridicamente

  • a) impossíveis, quando resolutivas.
  • b) impossíveis.
  • c) impossíveis, quando suspensivas.
  • d) possíveis, quando resolutivas.
  • e) possíveis, se potestativas.
#4402
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

São previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente diversas medidas de proteção quando o menor estiver em situação de risco, EXCETO:

  • a) orientação, apoio e acompanhamento temporários.
  • b) prestação de serviço à comunidade.
  • c) requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico em regime hospitalar ou ambulatorial.
  • d) colocação em família substituta.
  • e) matrícula e frequência obrigatória em estabelecimento oficial de ensino fundamental.