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Prova de Biologia 5 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Biologia 5 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado/prova contém questões de concursos de várias bancas, tanto para nível médio como superior da matéria Biologia. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos questões de concursos anteriores, conforme editais mais recentes.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES DE CONCURSOS de Biologia

  1. Biologia - Geral
  2. Biologia Celular
  3. Bioquímica
  4. Biotecnologia
  5. Contaminação do Solo
  6. Crimes Ambientais
  7. Ecossistemas - Biologia
  8. Engenharia Genética
  9. Espécies Exóticas e Invasoras
  10. Fisiologia
  11. Genética
  12. Genoma - DNA
  13. Germoplasma - Banco de Sementes
  14. Impactos Ambientais
  15. Infecções
  16. Lei 4.771/1965 - Código Florestal
  17. Melhoramento Genético
  18. Metabolismo
  19. Microbiologia
  20. Parasitologia
  21. Penicilina
  22. Protocolo de Kioto
  23. Sequenciamento de DNA
  24. SNUCN - Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza
  25. Taxonomia
  26. Toxicidade
  27. Toxicologia - Drogas
  28. Valoração Ambiental
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado/prova de questões de concursos de Biologia.

#20976
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Biologia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

Embora os seres vivos sejam diferentes entre si, todos apresentam as quatro principais macromoléculas biológicas. Em relação a cada uma delas, é correto afirmar: 

  • a) Carboidratos funcionam como reserva energética e apresentam função hormonal.
  • b) Lipídeos armazenam energia e participam do processo de codificação gênica.
  • c) Proteínas desempenham atividade catalítica e função estrutural.
  • d) Ácidos nucléicos participam nos processos de expressão gênica e de defesa.
  • e) .
#20977
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Biologia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 2 - 

Apesar de não saber que a raiva era causada por um vírus, Pasteur realizou vários experimentos para desenvolver uma vacina contra essa doença. No experimento inicial, que não deu certo, ele recolheu saliva de cães infectados e a inoculou em um recipiente de vidro (balão) contendo meio de cultura (água e nutrientes). 

Esse experimento não deu certo porque o vírus 

  • a) é um microrganismo envelopado.
  • b) intensificou sua virulência.
  • c) atenuou sua patogenicidade.
  • d) é metabolicamente dependente.
  • e) .
#20978
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Biologia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 3 - 

No planeta, são referidas aproximadamente 800 espécies de gimnospermas e 220.000 espécies de angiospermas. Sobre essa diferença numérica, foram feitas as seguintes afirmações: 

I. Em certo momento, no passado geológico, houve mais espécies de gimnospermas que de angiospermas. Porém, o surgimento da flor nas angiospermas conferiu um maior sucesso adaptativo a esse grupo. 

II. O surgimento das sementes nas gimnospermas já representou um grande passo na conquista do ambiente terrestre. Porém, com a presença dos frutos, as angiospermas tiveram maior dispersão assegurada. 

III. As angiospermas ocorrem nas regiões mais quentes do globo e as gimnospermas estão restritas às áreas não- tropicais e mais frias. Como existem mais áreas quentes, há mais angiospermas que gimnospermas no planeta. 

IV. A dupla fecundação, que surgiu nas gimnospermas, foi aperfeiçoada nas angiospermas com o surgimento do envoltório da semente. Isso também explica a maior dispersão e o maior número de angiospermas. 

Considerando a evolução das plantas no ambiente terrestre, estão corretas somente:

  • a) I e II.
  • b)  I e IV.
  • c) II e III.
  • d) I, II e III.
  • e) II, III e IV.
#20979
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Biologia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 4 - 

Atualmente, os seres vivos são classificados em cinco grandes reinos. Na caracterização do Reino Animalia (animais), é correto afirmar que:

  • a) estão excluídos os organismos multicelulares e que não possuem tecidos verdadeiros.
  • b) a segmentação do corpo aproxima evolutivamente os anelídeos e os nematódeos.
  • c) são incluídos tanto organismos unicelulares quanto seres vivos multicelulares.
  • d) a simetria radial é uma característica que evidencia parentesco evolutivo entre os organismos que a possuem.
  • e) grupos como equinodermos e cordados são aproximados evolutivamente pela origem do celoma.
#20980
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Biologia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 5 - 

Acerca da doença conhecida como amarelão (ou ancilostomíase), é correto afirmar que:

  • a) seu agente causador pertence ao mesmo filo da lombriga (Ascaris lumbricoides), que causa a ascaridíase, e da tênia (Taenia solium), que causa a teníase.
  • b) no filo do agente causador do amarelão, os organismos são sempre parasitas, uma vez que não possuem cavidade celomática verdadeira.
  • c) o doente apresenta cor amarela na pele porque o parasita aloja-se nas células hepáticas, produzindo aumento do fígado (hepatomegalia).
  • d) o ciclo de vida do agente causador é igual ao da lombriga (Ascaris lumbricoides), com a diferença de que as larvas do amarelão penetram ativamente no corpo do hospedeiro.
  • e) medidas de saneamento só são efetivas no combate à doença se forem eliminados também os hospedeiros intermediários.
#20981
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Biologia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 6 - 

Reserva Biológica é uma categoria de unidade de conservação caracterizada por 

  • a) proporcionar menor proteção à fauna ameaçada do que as unidades de conservação ex situ, como jardins zoológicos.
  • b) permitir algumas atividades de uso sustentável, desde que especificado em seu plano de manejo.
  • c) não ser a melhor categoria de conservação in situ para uma espécie ameaçada de extinção, pois são admitidas muitas interferências humanas.
  • d) apresentar grau de proteção à biota equivalente ao que ofereceria um Parque Nacional.
  • e) ser de proteção integral, destinada principalmente à preservação dos seres vivos e demais atributos naturais.
#20982
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Biologia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 7 - 

Espécies como o javali africano (Sus scrofa) e o caramujo- gigante (Achatina fulica), também africano, foram introduzidas no Brasil e acabaram tornando-se invasoras. Essa classificação de “espécies invasoras” que lhes foi atribuída se deve ao fato de serem 

  • a) exóticas ao ambiente onde foram introduzidas, proliferarem-se grandemente e competirem por recursos com as espécies nativas, prejudicando-as.
  • b) exóticas ao país onde foram introduzidas, terem alta taxa de reprodução e dispersão e colonizarem ecossistemas naturais.
  • c) exóticas ao país onde foram introduzidas, mas adaptadas ao ecossistema onde foram introduzidas e terem alta taxa de produção de biomassa.
  • d) pragas obrigatórias nos ambientes de origem e reproduzirem-se intensamente, tanto no ecossistema de origem como no de introdução.
  • e) pragas obrigatórias nos ambientes de origem, proliferarem-se grandemente e, portanto, terem a capacidade de dominar quaisquer ambientes.
#20983
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Biologia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 8 - 

No que concerne à Educação Ambiental e à Política Nacional de Educação Ambiental, analise: 

I. A primeira deve ter como base o pensamento crítico e inovador, em qualquer tempo ou lugar, em seus modos formal, não formal e informal, promovendo a transformação e a construção da sociedade. 

II. A primeira pode ser entendida como os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. 

III. A primeira é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada e, segundo a Constituição Federal, restrita a todos os níveis e modalidades do processo educativo de caráter formal. 

IV. A segunda tem sua esfera de ação restrita aos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente e instituições educacionais públicas e privadas dos sistemas de ensino. 

V. A segunda é coordenada por um órgão gestor que define as diretrizes para sua implementação e articula, coordena e supervisiona os planos, programas e projetos na área de educação ambiental em âmbito nacional. 

É correto o que consta APENAS em 

  • a) I, II e IV.
  • b) I, II e V.
  • c) I, IV e V.
  • d) II, III, IV e V.
  • e) III, IV e V.
#20984
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Biologia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 9 - 

A legislação ambiental brasileira visa a

  • a) obrigar o estudo e a pesquisa de tecnologias para o uso racional e a proteção dos recursos ambientais, utilizando os planos e programas regionais ou setoriais de desenvolvimento industrial e agrícola.
  • b) assegurar que a utilização de patrimônios nacionais, como a Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, o Pantanal Mato-Grossense e o Cerrado, ocorra de forma a assegurar a preservação do meio ambiente.
  • c) compatibilizar os desenvolvimentos econômico e social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico, mantendo a fiscalização permanente dos recursos ambientais.
  • d) categorizar o potencial de poluição e o grau de utilização de recursos naturais por atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais, enquadrando os aeroportos na categoria média.
  • e) estabelecer o Conselho Nacional do Meio Ambiente como órgão executor do Sistema Nacional de Meio Ambiente, a fim de executar e fazer executar a política e as diretrizes governamentais para o meio ambiente.
#20985
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Biologia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 10 - 

A legislação brasileira vigente considera

  • a) licença ambiental como procedimento administrativo pelo qual o órgão competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades que possam causar degradação ambiental.
  • b) impacto ambiental como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente que afetam, entre outros, a biota, as condições estéticas do meio ambiente e a demanda por recursos ambientais.
  • c) licenciamento ambiental como ato administrativo pelo qual o órgão competente estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor.
  • d) impacto ambiental como alteração das propriedades abióticas e bióticas do meio ambiente resultante das atividades humanas que afetam, entre outros, a saúde e o bem-estar da população, e as atividades sociais e econômicas.
  • e) estudos ambientais como aqueles relacionados aos impactos sobre a biota, decorrentes da localização, instalação, ampliação e a operação de uma atividade ou empreendimento, facultativos para obter a licença requerida.