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Prova de Administração Geral 3 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Administração Geral 3 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado/prova contém questões de concursos de várias bancas, tanto para nível médio como superior da matéria Administração Geral. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos questões de concursos anteriores, conforme editais mais recentes.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES DE CONCURSOS de Administração Geral

  1. 4 P's - Produto, Preço, Praça, Promoção
  2. Abordagens Contingenciais da Eficácia Organizacional
  3. Acompanhamento Físico-Financeiro de Projetos
  4. Adhocracia
  5. Administração da Produção
  6. Administração Estratégica
  7. Administração Geral - Geral
  8. Análise ou Descrição do Trabalho
  9. Análise SWOT
  10. As Novas Tecnologias e seus Impactos na Administração Organizacional
  11. Avaliação de Documento
  12. Avaliação de Produtividade
  13. Benchmarking
  14. Boa Governança e Accountability
  15. Brainstorming
  16. BSC - Balanced Scorecard
  17. Burocracia
  18. Cálculos
  19. Ciclo PDCA
  20. Comportamento do Consumidor
  21. Comportamento Humano nas Organizações
  22. Comunicação Institucional
  23. Comunicação Organizacional
  24. Conceitos - BPM
  25. Conceitos e Aplicações Gerais da Administração
  26. Conhecimentos Bancários
  27. Consumerismo
  28. Contrato administrativo
  29. Contrato de Gestão
  30. Controladoria
  31. Controle Administrativo
  32. Cronograma Financeiro
  33. Cultura Brasileira
  34. Cultura Organizacional
  35. Customer Marketing
  36. Decisões Programadas
  37. Delegação
  38. Departamentalização
  39. Descentralização
  40. Desenvolvimento Sustentável - Administração Geral
  41. Eficácia, Eficiência e Efetividade
  42. Estratégia Empresarial
  43. Estratégias de Marketing
  44. Estrutura Organizacional
  45. Estruturas e Modelos de Controle
  46. Estruturas Funcionais
  47. Execução das Atividades
  48. Ferramentas - BPM
  49. Ferramentas da Qualidade
  50. Fluxograma na Administração
  51. Forças Competitivas
  52. Funções Administrativas
  53. Gestão Ambiental
  54. Gestão Contemporânea
  55. Gestão da Demanda
  56. Gestão da Informação e do Conhecimento
  57. Gestão da Produção
  58. Gestão da Qualidade
  59. Gestão de Custos
  60. Gestão de Processos - BPM
  61. Gestão de Recursos
  62. Gestão do Conhecimento
  63. Gestão Estratégica
  64. Gestão Financeira
  65. Gestão Participativa
  66. Gestão por Desempenho
  67. Governança
  68. História da Administração
  69. Indicadores de Produtividade
  70. Inovação Incremental
  71. Instituição, Organização e Empresa
  72. ISO 9000
  73. Mapeamento de Processos - BPM
  74. Marketing
  75. Marketing Cultural
  76. Matriz BCG
  77. Método CAPM - Capital Asset Pricing Model
  78. Método Gerencial
  79. Modelo Contingencial de Administração
  80. Modelo de Gestão
  81. Modelos Organizacionais
  82. Normas e Procedimentos
  83. Organização no Trabalho
  84. Organizações
  85. Organizações Formais Modernas
  86. Organizações, Sistemas e Métodos
  87. Organograma
  88. Organograma Composto
  89. Paradigmas
  90. Payback
  91. Pensamento Econômico
  92. Pesquisa de Mercado
  93. Planejamento - Administração Geral
  94. Planejamento Baseado em Cenários
  95. Planejamento Estratégico
  96. Planejamento Operacional
  97. Plano de Carreira
  98. Plano de Remuneração
  99. Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado
  100. Política de Compras
  101. Política Salarial
  102. Pregão Eletrônico
  103. Processo de Negociação
  104. Processo Decisório
  105. Processo e Tecnologia - BPM
  106. Processo Organizacional
  107. Processo x Estrutura - BPM
  108. Projetos
  109. Projetos de Investimentos nas Empresas
  110. Publicidade e Propaganda
  111. Qualidade nas Organizações
  112. Reengenharia Organizacional
  113. Reforma do Estado
  114. Remuneração por Competências
  115. Responsabilidade Social
  116. Riscos
  117. Segmentação de Mercado
  118. Serviços Administrativo
  119. SGA - Sistema de Gestão Ambiental
  120. Sociedades Anônimas
  121. Técnica GUT
  122. Teoria da Contingência
  123. Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow
  124. Teoria dos Dois Fatores
  125. Teoria dos Sistemas
  126. Teoria Estruturalista da Administração
  127. Teoria Geral da Administração
  128. Teorias Administrativas
  129. Terceirização - Outsourcing
  130. TI - Tecnologia da Informação na Administração Geral
  131. Tomada de Decisão
  132. Treinamento
  133. Unidade Organizacional
  134. Valor Econômico Agregado
  135. Vendas
  136. Web Design na Administração
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado/prova de questões de concursos de Administração Geral.

#20195
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 - 

Na realização do processo de planejamento, a definição dos objetivos é realizada através do(a):

  • a) estabelecimento de normas e regras;
  • b) alocação de recursos;
  • c) preparação do plano macroeconômico;
  • d) determinação da mão de obra necessária;
  • e) determinação da visão e da missão organizacionais.
#20196
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Os critérios que definem a maneira como os integrantes de uma organização devem interagir entre si e com o mundo externo são estabelecidos pela cultura:

  • a) social;
  • b) acadêmica;
  • c) organizacional;
  • d) psicológica;
  • e) ética.
#20197
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 3 - 

A alocação de recursos necessários para a realização das tarefas estabelecidas nos planos organizacionais é atribuição da função denominada:

  • a) planejamento;
  • b) organização;
  • c) execução;
  • d) controle;
  • e) liderança.
#20198
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

Considere as afirmativas abaixo com relação aos procedimentos de controle de riscos: 
I. As atividades de controle só podem ser de duas naturezas: atividade de prevenção ou de detecção. 

II. O monitoramento do comportamento de usuários de cartões de crédito ou de flutuações abruptas nos resultados de agências, produtos, carteiras próprias e de terceiros é um exemplo da técnica de avaliação de desempenho. 

III. Um dos melhores métodos para proteger os valores de uma entidade contra o uso, a compra ou a venda não-autorizada é a salvaguarda física, que compreende o controle, entre outros, de acessos, de entrada e saída de funcionários e de materiais, e de senhas para arquivos eletrônicos. 

IV. Dentre os controles feitos por meio de sistemas informatizados, os controles de aplicativos têm a finalidade de garantir a integridade e a veracidade dos dados e transações. 

V. Segregação de funções é uma técnica de detecção feita pelo confronto de uma mesma informação com dados vindos de bases diferentes, adotando as ações corretivas, quando necessário. 
Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) I, II, III e V.
  • b) I, II, III e IV.
  • c) I e IV.
  • d) II, III e IV.
  • e) III, IV e V.
#20199
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 - 

Quando a quantidade de atividades e de envolvidos em um trabalho em grupo é grande, um instrumento essencial para esclarecer quem deve fazer o quê e em qual prazo é

  • a) a estrutura analítica de projetos.
  • b) a matriz de responsabilidades.
  • c) o organograma linear.
  • d) o fluxograma de processos.
  • e) a árvore de decisão.
#20200
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 6 - 

O método PDCA

  • a) é utilizado em processos produtivos para manter o nível de controle e, como tal, não tem aplicabilidade na melhoria desses processos, que precisam ser analisados a partir de ferramentas como a espinha de peixe. 
  • b) estabelece, na etapa do planejamento (plan), as metas da organização, enquanto que os métodos utilizados para atingir as metas são definidos na etapa da ação (do).
  • c) foi desenvolvido a partir da percepção de que os problemas em um processo, considerados como oportunidades de melhoria, são causados pela diferença entre as necessidades dos clientes e o desempenho do processo. 
  • d) é utilizado para realizar o diagnóstico estratégico externo de uma organização, etapa em que são identificados oportunidades, problemas ou ameaças. 
  • e) é a ferramenta utilizada para calcular os índices que serão incorporados na matriz GUT para definir o grau de gravidade, urgência e tendência.
#20201
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

Em um mapa estratégico do balance scorecard, a

  • a) perspectiva financeira descreve os resultados intangíveis da estratégia, uma vez que se espera sua concretização no longo prazo. 
  • b) perspectiva do cliente estabelece a proposição de valor para os clientes-alvo que, por sua vez, define o contexto para a criação de valor a partir dos ativos intangíveis. 
  • c) essência da execução da estratégia é representada pela perspectiva dos clientes internos e a organização deve buscar o alinhamento consistente das ações e habilidades que agregam valor. 
  • d) identificação de todos os processos que exercem algum impacto sobre a estratégia e que agregam algum valor para a organização ocorre na perspectiva dos processos internos. 
  • e) perspectiva do aprendizado e do crescimento define os ativos tangíveis essenciais para a estratégia e estão relacionados aos cargos, sistemas e clima organizacional necessários para suportar os processos internos que criam valor.
#20202
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 8 - 

O mecanismo de gestão denominado gerenciamento pelas diretrizes

  • a) é um sistema administrativo desenvolvido para ser utilizado apenas junto ao nível hierárquico mais baixo de uma organização, pois se percebeu que neste nível o planejamento estratégico não era compreendido. 
  • b) define as diretrizes tecnológicas em um planejamento estratégico e que é dividida em três dimensões: o grau de automação das atividades, a escala de utilização e o grau de integração tecnológica na organização. 
  • c) é constituído pelo sistema de gerenciamento interfuncional, que cuida da solução de problemas rotineiros da linha de produção por meio da análise de metas e controle vertical, não necessitando de suporte da alta administração. 
  • d) estabelece a ideologia central da organização, que é constituída pelos seus princípios, valores e objetivos missionários. 
  • e) é constituído pelo sistema de gerenciamento funcional, ou gerenciamento da rotina do dia-a-dia, que cuida da manutenção e melhoria contínua das operações do dia-a-dia de uma instituição.
#20203
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Em relação à intenção estratégica de uma organização é correto afirmar: 

  • a) Os stakeholders correspondem aos públicos que têm algum tipo de interesse na organização. Dessa forma, podem contribuir para alavancar as atividades da organização e esperar retornos dessa contribuição. 
  • b) A missão de uma organização corresponde à causa pela qual se deve lutar, está relacionada com demandas genéricas da sociedade e deve ser única ao longo da vida da organização.
  • c) A construção de valor em uma organização deve considerar seus diferentes stakeholders, porém, como não é possível atender a todos os interesses envolvidos, deve-se centrar na criação de valor para o principal público de interesse à custa dos demais.
  • d) A visão organizacional é relativa àquilo que a organização almeja ser no futuro, simboliza o ápice de seu desenvolvimento e, portanto, não está preocupada com o foco de atuação no presente. 
  • e) Os valores organizacionais são relativos aos conceitos, filosofias e princípios de uma organização, mas não estão acima das práticas cotidianas na busca de ganhos de curto e longo prazos.
#20204
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 10 - 

Ao se falar em Pensamento Sistêmico, pode-se afirmar que: 

  • a) as fronteiras entre os sistemas, ou entre o sistema e seu ambiente são arbitrárias; os sistemas são construtos, entidades construídas cognitivamente pelas pessoas, de modo que um sistema é o que se percebe como tal.
  • b) a teoria dos sistemas é a continuidade do pensamento e visão de mundo, em alinhamento com o paradigma analítico de causa e efeito.
  • c) qualquer entendimento da idéia de um sistema compreende a falta de interação entre as partes isoladas; existência exclusiva de componentes específicos.
  • d) o enfoque sistêmico é um sistema de idéias, mas que não são caracterizados como filosofia, por não servirem de método de interpretação e utilização de conhecimentos.
  • e) busca entender os problemas complexos com base na multiplicidade de variáveis e interdependência de causas e efeitos, sempre na busca da solução economicamente viável.