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Prova TJ-SP - Serviço Social 3 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova TJ-SP - Serviço Social 3 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso TJ-SP.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Vunesp, para nível Superior do cargo de Assistente Social. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes TJ-SP.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Serviço Social 3 do concurso TJ-SP.

  1. Questões de Fundamentos teóricos e metodológicos do Serviço Social;
  2. Questões de Políticas Sociais e Serviço Social;
  3. Questões de prática profissional x prática social x prática institucional x avaliações;
  4. Questões de laudos e pareceres;
  5. Questões de assistência e assistencialismo;
  6. Questões de análise e fundamentação das relações sociais no âmbito das instituições e dos movimentos populares;
  7. Questões de Serviço Social e Instituição;
  8. Questões de Serviço Social e interdisciplinaridade;
  9. Questões de ética profissional;
  10. Questões de noções de direito família e sucessões;
  11. Questões de direitos fundamentais da criança e do adolescente;
  12. Questões de as medidas específicas de proteção à criança e ao adolescente;
    Questões de a colocação em família substituta e guarda-tutela-adoção;
  13. Questões de a apuração do ato infracional atribuído ao adolescente;
  14. Questões de as medidas sócio-educativas;
  15. Questões de a criança e o adolescente vitimizados;
  16. Questões de as inter-relações familiares: casamento x separação e a criança/adolescente;
  17. Questões de novas composições familiares;
  18. Questões de atribuições da equipe interprofissional.


  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Serviço Social 3.

#27791
Banca
VUNESP
Matéria
Serviço Social
Concurso
TJ-SP
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 1 - 

O Assistente Social move-se no espaço institucional, entre contradições: de um lado, os objetivos formais da instituição e, de outro, os serviços concretamente relacionados com as classes subalternizadas. Há uma relação entre a condição subalterna expressa no papel de assistido e as ações assistenciais ofertadas pela instituição. Os assistidos são matéria-prima das ações assistenciais e do trabalho dos assistentes sociais, devendo submeter-se ao ordenamento das operações institucionais, sejam elas de natureza disciplinadora ou voltadas à sua orientação e formação. Essa modalidade de vinculação entre o assistido e as instituições assistenciais tem levado à

  • a) mudança e à transformação das representações dos usuários.
  • b) ruptura e à superação de estratégias meritocráticas.
  • c) apropriação e ao usufruto de direitos.
  • d) desagregação e à atomização das demandas.
  • e) recriação e à subalternização de processos alienadores.
#27792
Banca
VUNESP
Matéria
Serviço Social
Concurso
TJ-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 2 - 

A interdisciplinaridade implica, no plano prático-operacional, que se estabeleçam mecanismos e estratégias de efetivação do diálogo solidário no trabalho científico, tanto na prática de pesquisa, como naquela do ensino e da prestação de serviços. Não basta uma estrutura curricular com justa- posição de disciplinas, se não houver em ação um processo vivificador de discussão que explicite

  • a) a busca de níveis diferenciados de autonomia entre uma e outra.
  • b) articulações prováveis orientadas por discriminação.
  • c) os objetivos específicos de cada uma delas.
  • d) o campo de atuação particular e específico.
  • e) as correlações e reciprocidades de significação.
#27793
Banca
VUNESP
Matéria
Serviço Social
Concurso
TJ-SP
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 3 - 

A Lei Federal n.º 8 069/90 institui direitos fundamentais às crianças e aos adolescentes de todo o Brasil. O artigo 11 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) reitera dois princípios básicos consagrados na Constituição Federal. O primeiro diz respeito ao direito de todos os brasileiros à saúde, e o segundo aborda a forma como tal direito, uma vez assegurado, deve ser exercido. De acordo com o referido artigo: “É assegurado atendimento_________________ da criança e do adolescente, por intermédio_________________, garantido o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e______________.” 

Indique a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • a) integral à saúde … do Sistema Único de Saúde … recuperação da saúde
  • b) especializado … de Clínicas Particulares conveniadas … vigilância sanitária
  • c) psicológico e psiquiátrico … de Ambulatórios de Saúde Mental … prevenção médica
  • d) nutricional … das Unidades Essenciais de Saúde … cuidados especiais
  • e) pediátrico e hebiátrico … de Hospitais Infanto-Juvenis … internação hospitalar
#27794
Banca
VUNESP
Matéria
Serviço Social
Concurso
TJ-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 4 - 

Toda criança ou adolescente tem direito à Convivência Fami liar e Comunitária, a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes. Conforme artigo 24 do ECA, a perda e a suspensão do poder familiar serão decretadas judicialmente, nos casos previstos na legislação civil, bem como na hipótese de

  • a) situação caracterizada como de vivência nas ruas e ausência absoluta de meios para fixação de residência.
  • b) falta de afeto e negligência caracterizada como abandono de incapaz, derivada da dependência de substâncias entorpecentes.
  • c) extrema violência praticada contra os filhos, resultando fatalidade e negação da violação dos direitos referentes à sua integridade física.
  • d) falta ou carência de recursos materiais, ainda que se mantenham os filhos em escolas de ensino fundamental.
  • e) descumprimento injustificado dos deveres de sustento, guarda e educação dos filhos menores e da obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais.
#27795
Banca
VUNESP
Matéria
Serviço Social
Concurso
TJ-SP
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 5 - 

O SINASE-Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo orienta-se pelas normativas nacionais e internacionais, das quais o Brasil é signatário. Os princípios do atendimento socioeducativo se somam àqueles integrantes e orientadores do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente. Respeito ao devido processo legal, para o adolescente acusado da prática de ato infracional, é um dos princípios do SINASE. O devido processo legal abarca, entre outros direitos e garantias,

  • a) a excepcionalidade e brevidade.
  • b) a prioridade absoluta para a criança.
  • c) o direito ao contraditório.
  • d) a incompletude institucional.
  • e) a responsabilidade solidária da família.
#27796
Banca
VUNESP
Matéria
Serviço Social
Concurso
TJ-SP
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 6 - 

A família é o locus, o status nascendi, a matriz dos primeiros___________sociais da criança. Quando a família não cumpre seu papel social de_____________de sua prole, de transmissora de valores culturais, considerando como critério seu aspecto funcional, pode-se dizer que ela fracassou no cumprimento de suas funções. Quando ocorrem situações de vitimização física e sexual de crianças e adolescentes na família, pode-se dizer, conforme Ferrari (2002), que se está diante de um grave problema de___________entre pais e filhos, que se deteriorou.

  • a) conflitos … cuidadora … domínio
  • b) domínios … articuladora … comando
  • c) vínculos … protetora … relações
  • d) bens … defensora … afeto
  • e) contatos … organizadora … autoridade
#27797
Banca
VUNESP
Matéria
Serviço Social
Concurso
TJ-SP
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 7 - 

Para entender o lugar das crianças nas famílias pobres, é necessário diferenciar as famílias que cumpriram as etapas do seu desenvolvimento sem rupturas, em que os filhos tendem a se manter no mesmo núcleo familiar, e as que se desfizeram nesse caminho, alterando a ordenação da relação conjugal e a relação entre pais e filhos. Nos casos de instabilidade familiar, por separações e morte, aliada à instabilidade econômica estrutural e ao fato de que não existem instituições públicas que substituam de forma eficaz as funções exclusivas da mãe ou do pai, as crianças passam a não ser uma responsabilidade exclusiva da mãe ou do pai, mas

  • a) especialmente dos avós paternos.
  • b) de toda a rede de sociabilidade em que a família está envolvida.
  • c) do conselho jurisdicional.
  • d) do curador, especificamente designado para tal.
  • e) exclusivamente dos avós maternos.
#27798
Banca
VUNESP
Matéria
Serviço Social
Concurso
TJ-SP
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 8 - 

No século XX, o mundo passou por intensas e rápidas transformações sociais, marcadas pela inovação tecnológica e por mudanças culturais. Dentre essas mudanças, destacam-se, entre outras, o acentuado crescimento da demanda por educação, o declínio da classe operária industrial, a entrada das mulheres no mercado de trabalho. O Brasil também tem sido influenciado por essas mudanças, porém as mudanças geradas pela revolução cultural nas relações familiares estabelecidas no Brasil têm que ser vistas com certa cautela. De acordo com Fávero (2007), o modelo familiar nuclear, embora continue detendo a hegemonia, ditando a norma,

  • a) mostrou, ao longo do tempo, constituir-se como o melhor arranjo na garantia de direitos da criança e do adolescente.
  • b) contraria desejos expressos claramente em posições assumidas por lideranças e governantes em âmbito nacional.
  • c) vem dando espaço a outros arranjos familiares que se diferenciam desse padrão tradicional.
  • d) permanece vigente ainda que contrarie princípios educativos previstos na legislação pertinente à infância.
  • e) dispensa a ação ativa de ambos os cônjuges na provisão de bens materiais e na educação/formação dos filhos.
#27799
Banca
VUNESP
Matéria
Serviço Social
Concurso
TJ-SP
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 9 - 

As medidas socioeducativas são aplicadas e operadas de acordo com as características da infração, circunstâncias sociofamiliares e disponibilidade de programas e serviços em nível municipal, regional e estadual. A respeito da liberdade assistida, modalidade de medida prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, o estudioso do assunto, Mario Volpi (2002), destaca que ela se constitui em uma medida coercitiva quando se verifica a necessidade de

  • a) afastamento do adolescente do convívio familiar.
  • b) sujeição do adolescente às normas e princípios societários.
  • c) cerceamento de atividades diretas no âmbito comunitário.
  • d) intervenção imediata bloqueadora de conduta antissocial.
  • e) acompanhamento da vida social do adolescente.
#27800
Banca
VUNESP
Matéria
Serviço Social
Concurso
TJ-SP
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 10 - 

A prestação de serviços à comunidade é medida socioeducativa com forte apelo comunitário e educativo tanto para o autor do ato infracional quanto para a comunidade. Conforme destaca Volpi (2002) em estudos efetuados sobre o adolescente e o ato infracional, nessa modalidade de medida socioeducativa para o jovem é oportunizada a experiência da vida comunitária,

  • a) de monitoramento diário e de perspectivas futuras.
  • b) de avaliação comportamental e de mobilidade espacial.
  • c) de articulações gerais e de alianças sociais.
  • d) de valores sociais e de compromisso social.
  • e) de aproximações sucessivas com desigualdades sociais.