Prova TJ-SP - Serviço Social 2 - Questões e Simulados | CONCURSO
📚 Simulado TJ-SP | Assistente Social | cód.2147
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🧪 Este Simulado TJ-SP foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: TJ-SP
- 👔 Cargo: Assistente Social
- 📚 Matéria: Serviço Social
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: VUNESP
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
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- #27781
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- TJ-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 1 -
Três entre dez crianças de zero a doze anos sofrem, diariamente, algum tipo de maus tratos dentro da própria casa, perpetrados por pais, padrastos ou parentes. Violência que muitas vezes não é identificada nem por quem está próximo, tampouco pelos profissionais que têm contato com a criança. São crianças sem voz e sem vez, aprisionadas em uma relação assimétrica de poder, em que só lhes restam a submissão à vontade do outro e a renúncia ao próprio desejo. Como destaca Silva (2002), vivem um drama que afeta seu desenvolvimento tanto físico como emocional, o que pode gerar indivíduos
- a) exemplares, do ponto de vista da convivência social.
- b) com graves dificuldades de vinculação.
- c) sensíveis e debilitados para o enfrentamento e a superação de adversidades.
- d) com desempenho escolar prejudicado.
- e) propositivos para sua formação integral.
- #27782
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- TJ-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
Fávero (2001), ao estudar o rompimento dos vínculos pela perda do poder familiar, afirma que a entrega, o abandono ou a retirada de uma criança da guarda e do poder de seus pais ocorrem em determinadas circunstâncias, como consequência de um movimento integrado por fatores sociais, econômicos, culturais e emocionais, e não como uma ação mecanicista, situada tão somente no âmbito das determinações econômicas. As análises da autora confirmam que em muitas situações, essa ruptura tem na sua origem___________ vivida pela mãe e/ou pelo pai sobre os quais é aplicada tal medida, pessoas essas que geralmente têm suas vidas marcadas pela_____________.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
- a) situação de detenção … violência
- b) a deficiência mental … insanidade
- c) a condição de carência social e econômica … pobreza
- d) a ausência de vínculos afetivos … carência emocional
- e) a absoluta intransigência … discriminação
- #27783
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- TJ-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
É cada vez mais comum, com o aumento de separações e de novos casamentos, a família recomposta constituir um novo tipo de família____________. Nessa recomposição surgem novos laços de parentesco e uma multiplicidade de pessoas exercendo a mesma função – dois pais, duas mães, oito avós, meio-irmãos. No primeiro casamento, como destaca Maldonado (2009), a complexidade de_____________duas histórias pessoais e familiares diferentes em um vínculo conjugal que provavelmente gerará filhos já é grande. Em casamentos posteriores, a complexidade_____________, pois não somente há a influência das famílias originais e das histórias pessoais como também a experiência prévia da vida conjugal, a necessidade de harmonizar visões educacionais de filhos já existentes e que têm pai e mãe, a existência e a interferência dos ex-cônjuges e sua influência direta sobre os respectivos filhos.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
- a) extensa … integrar … aumenta
- b) aberta … dividir … se dilui
- c) comum … distanciar … mantém-se
- d) normal … socializar … inexiste
- e) restrita … compor … reduz-se
- #27784
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- TJ-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
O aumento do interesse da sociedade pelas questões que envolvem a justiça e o número de pessoas que demandam as instituições jurídicas procurando soluções para conflitos não resolvidos em outras instâncias sociais estão associados às metamorfoses do mundo contemporâneo, à situação de crise social e às consequências da modernidade no cotidiano da sociedade. Essa realidade contribuiu para produzir novas necessidades sociais, levando a ciência do Direito a requerer o auxílio das ciências Humanas e Sociais, com o objetivo de____________ as decisões e os procedimentos jurídicos em situações nas quais o conhecimento____________ é necessário. Entre essas áreas, destaca-se o Serviço Social como parte integrante da equipe interdisciplinar, contribuindo com seu conhecimento específico para a construção de novas alternativas de ação no campo jurídico. Nesse contexto, é sua atividade básica a de ___________.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
- a) considerar e estabelecer … generalizado … editor
- b) assessorar e subsidiar … técnico-científico … perito
- c) ponderar e manifestar … político-social … relator
- d) avaliar e deliberar … especializado … coordenador
- e) analisar e definir … socioeducativo … avaliador
- #27785
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- TJ-SP
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(1,0) 5 -
No contexto da perícia, o parecer social refere-se à opinião fundamentada que o assistente social emite sobre uma situação social estudada. Essa opinião estará baseada na análise realizada e deverá conter os aspectos mais pertinentes, pois são eles que darão sustentação ao parecer. Para conhecer e analisar a situação vivida por determinados sujeitos, sobre a qual se tenha sido chamado a opinar, o assistente social, conforme destaca Mioto (2001), utiliza-se
- a) do diagnóstico local.
- b) da planificação espacial.
- c) da prospecção geral.
- d) do tratamento especial.
- e) do estudo social.
- #27786
- Banca
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- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- TJ-SP
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(1,0) 6 -
Conforme destaca Iamamoto (2009), se a reconceituação viabilizou a primeira aproximação do Serviço Social com o marxismo por rotas tortuosas, o primeiro encontro do Serviço Social com a obra marxiana, dela decorrendo explícitas derivações para a análise do Serviço Social, deu-se no Brasil na década de____________. A vertente marxista no Serviço Social teve seu espaço de ______________ampliado e sua legitimidade reforçada à medida que, no seu processo de maturação intelectual, foi se munindo teórica e_____________de elementos analíticos que lhe permitiram um diálogo íntimo com as fontes inspiradoras do conhecimento.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
- a) 1950 … compreensão … praticamente
- b) 1970 … discussão … conceitualmente
- c) 1940 … análise … operacionalmente
- d) 1980 … difusão … metodologicamente
- e) 1960 … consolidação … funcionalmente
- #27787
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- TJ-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
As reflexões sobre o poder institucional e o saber profissional colocam a questão do objeto do Serviço Social em uma outra ótica que a de classe contra classe, mas articulada a ela na análise das relações de poder, hegemonia e contra hegemonia. As instituições passaram, assim, a ser vistas como local de lutas de poderes, e o objeto de intervenção deve responder a um processo complexo de relações sociais em que se entrecruzam demandas políticas, uma lógica de campo específico de atuação da área da assistência social, o jogo do poder burocrático e tecnocrático e
- a) pressões/submissões dos usuários.
- b) possibilidades de acirramento da luta de classes.
- c) alternativas de eliminação de conflitos.
- d) desejos manifestos coletivamente.
- e) demandas negociadas isoladamente.
- #27788
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- TJ-SP
- Tipo
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(1,0) 8 -
Sabe-se que o Serviço Social é uma prática que nasce na sociedade capitalista no momento em que essa ordem social necessita de profissionais que administrem e controlem os interesses gestados no mundo do trabalho, na relação antagônica entre capital e trabalho. Conforme Baptista (2009), as demandas que chegam aos assistentes sociais, emanadas das classes subalternizadas, não se apresentam de maneira nem direta nem imediata à profissão, mas mediatizadas
- a) por projetos globais.
- b) por necessidades impróprias.
- c) pela instituição.
- d) por realidades abstratas.
- e) por interesses genéricos.
- #27789
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- TJ-SP
- Tipo
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(1,0) 9 -
Os movimentos sociais latino-americanos ocuparam o centro do cenário político na década de 1990 a partir de resistências contra as privatizações e os programas de ajuste estrutural. É nesse contexto que ocorre o incremento da resistência e da luta popular na América Latina, que abarca as mais diversas formas de protesto social. No Brasil, ainda nos anos 90, surgem também mobilizações coletivas centradas mais em questões________________ com mobilizações que partem de um chamamento à consciência individual das pessoas, apresentando-se mais como___________ do que como movimentos sociais.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
- a) éticas e morais … campanhas
- b) jurídicas e operacionais … paralisações
- c) políticas e culturais … agitações
- d) econômicas e estruturais … piquetes
- e) legais e pessoais … manifestações
- #27790
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- TJ-SP
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(1,0) 10 -
A institucionalização do Serviço Social como profissão na sociedade capitalista, como é sabido, explica-se no contexto contraditório de um conjunto de processos sociais, políticos e econômicos que caracterizam as relações entre as classes sociais na consolidação do capitalismo monopolista. Assim, a institucionalização da profissão, de uma forma geral, nos países industrializados, está associada à progressiva intervenção do Estado nos processos de regulação social. No Brasil, as particularidades desse processo evidenciam que o Serviço Social se institucionaliza e se legitima profissionalmente, a partir dos anos 30, como um dos recursos mobilizados pelo Estado e pelo empresariado, com o suporte da Igreja Católica, na perspectiva
- a) do enfrentamento e da regulação da chamada questão social.
- b) da consolidação de ações de interesses subalternos.
- c) da interferência profissional para o fim da exclusão social.
- d) do atendimento qualificado pela orientação institucional.
- e) de influir na definição de políticas sociais macro.