Processando...

Prova do BACEN Area 1 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova do BACEN Area 1 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação no concurso do BACEN - Nível Médio - Técnico do Banco Central - Area 1, para nível médio.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Português
  2. Direito Constitucional
  3. Direito Administrativo
  4. Atualidades
  5. Raciocínio Lógico
  6. Contabilidade
  7. Gestão Pessoas
  8. Administração Materiais

#2103
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BACEN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 61 - 

papel da área de RH pensar no delineamento de um plano de carreiras, ou seja, em uma sequência de cargos que mostre o desenvolvimento gradativo da complexidade do cargo. A existência desse plano pode facilitar o planejamento de sucessão em determinados cargos. Sabendo disto, assinale a alternativa correta.

  • a) Os programas de trainee servem para alocar estagiários nas organizações e se configuram como atividade desvinculada do plano de carreiras.
  • b) O plano de carreiras aumenta a ansiedade dos funcionários porque eles ficam sabendo quais são os critérios para demissão.
  • c) Seguir um plano de carreiras é responsabilidade do próprio empregado, que deve buscar empresas que garantam sua estabilidade no cargo.
  • d) O plano de carreiras não existe em empresas com estruturas achatadas, porque não há possibilidades de movimentação horizontal.
  • e) Um plano de carreiras auxilia o planejamento da sucessão porque define os critérios para progressão na carreira.
#2104
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BACEN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 62 - 

No que se refere ao planejamento de carreiras, vários termos são utilizados para definir processos e procedimentos. Dentre os termos a seguir, qual está associado a uma definição INCORRETA?

  • a) Trajetória de carreira-linha de especialização - sucessão de cargos de uma mesma família, que exigem requisitos decrescentes, formando a carreira individual.
  • b) Trajetória de carreira em linha generalista - sucessão de cargos selecionados não pertencentes a uma mesma família, formando a carreira individual.
  • c) Plano de carreiras - instrumento que define as trajetórias de carreiras existentes na empresa, com planejamento que estabelece as metas e a trajetória de carreira dos colaboradores.
  • d) Segmento de carreiras - agrupamento de atividades correlatas, de mesma natureza, fazendo com que o cargo seja visto de forma mais ampla.
  • e) Metas individuais de carreira - objetivos futuros quanto aos cargos a serem ocupados por um indivíduo, envolvendo a sucessão de cargos ocupados durante a vida profissional.
#2105
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BACEN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 63 - 

Um dos critérios básicos a serem utilizados para a construção de um plano de remuneração trata de decisão sobre equilíbrio interno x externo. Esse critério se refere à(ao)

  • a) decisão sobre remuneração controlada por um órgão central ou pelos gerentes das unidades organizacionais.
  • b) remuneração incluindo o maior número possível de colaboradores sob o mesmo sistema ou definida conforme os níveis hierárquicos.
  • c) remuneração focada no cargo ou na contribuição de conhecimentos e competências das pessoas para a organização.
  • d) remuneração, estipulada após pesquisa, em nível percentual abaixo ou acima do mercado.
  • e) plano de remuneração percebido como justo dentro da organização ou em relação aos salários pagos por outras organizações.
#2106
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BACEN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 64 - 

O Desenvolvimento de Pessoal representa um conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes e a aquisição de novas habilidades e conhecimentos. Nesse contexto, é incorreto afirmar:

  • a) o desenvolvimento tem como meta maximizar o desempenho profissional e motivacional do ser humano, melhorar os resultados e, consequentemente, gerar um bom clima organizacional.
  • b) o treinamento é um dos recursos do Desenvolvimento de Pessoal. Visa o aperfeiçoamento de desempenhos, aumento da produtividade e das relações interpessoais.
  • c) ao profissional de Recursos Humanos, o único feedback que interessa na avaliação de treinamento é o custo financeiro incorrido pela organização.
  • d) as etapas de elaboração de treinamento são: diagnóstico das necessidades de treinamento, programação do treinamento, aplicação, execução e avaliação dos resultados obtidos.
  • e) o diagnóstico das necessidades de treinamento pode ser feito a partir da análise da organização, das operações e tarefas e, por último, da análise individual e coletiva.
#2107
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BACEN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 65 - 

As empresas têm dado muito valor à gestão por competências, modelo que permite melhor acompanhamento do desempenho das pessoas dentro das organizações. Lendo sobre esse assunto, você encontrou várias reportagens que continham afirmações incorretas feitas por executivos. Assinale a alternativa em que um executivo fez uma afirmação correta sobre gestão de desempenho por competências.

  • a) As competências relacionadas aos aspectos cognitivos são mais facilmente desenvolvidas no curto prazo do que as relacionadas a atitudes e valores.
  • b) Durante a seleção de pessoal, devem ser priorizadas as competências de relacionamento interpessoal porque estas não são desenvolvidas na empresa.
  • c) A ética, competência de relacionamento interpessoal, é considerada fonte de competitividade para empresas da área de serviços e pode ser desenvolvida em cursos teóricos.
  • d) As competências técnicas não são mensuradas dentro da empresa porque os profissionais devem entrar na empresa com conhecimento sobre ela.
  • e) Resolução de problemas e tomada de decisões são competências valorizadas pelas empresas, mas não podem ser desenvolvidas em treinamentos gerenciais.
#2108
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BACEN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 66 - 

O objetivo do mapeamento por competências é

  • a) favorecer o gap de competências da organização.
  • b) eliminar a diferença entre as competências básicas e as essenciais.
  • c) subsidiar a formulação da estratégia organizacional.
  • d) identificar a lacuna de competências.
  • e) definir as competências necessárias para concretizar a estratégia formulada.
#2109
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BACEN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
difícil

(1,0) 67 - 

Um processo seletivo que se orienta pela gestão de competências deve visar a seleção de

  • a) pessoas certas para os cargos oferecidos.
  • b) talentos inatos, independente das necessidades atuais da organização.
  • c) pessoas adequadas para uma carreira de longo prazo dentro da organização.
  • d) candidatos com potencial, mas com baixas expectativas salariais.
  • e) candidatos com qualificação superior à necessária para os cargos oferecidos.
#2110
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BACEN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 68 - 

Nos últimos anos, a migração das técnicas de treinamento e desenvolvimento tradicionais para a educação corporativa ganhou foco e força estratégica, evidenciando-se como um dos pilares de uma gestão empresarial bem sucedida. Sobre a educação corporativa, é INCORRETO afirmar:

  • a) O sistema de educação corporativa pressupõe a elevação do patamar da competitividade empresarial, por meio do desenvolvimento, da instalação e da consolidação das competências críticas empresariais e humanas.
  • b) Um sistema de educação corporativa não considera a criação de instituições de ensino voltadas a satisfazer as carências de conhecimento dos empregados.
  • c) As ações e os programas educacionais de um sistema de educação corporativa são concebidos com base na identificação das competências críticas empresariais e humanas.
  • d) Em um sistema de educação corporativa estimula-se o compartilhamento de conhecimentos e a troca de experiências.
  • e) O projeto de educação corporativa deve contemplar a identificação, a formação e a mobilização das competências no sentido de agregar valor ao negócio.
#2111
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BACEN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 69 - 

Na técnica de instrução programada pode-se utilizar de dois sistemas: o linear ou extrínseco e o ramificado ou intrínseco. O sistema linear parte da premissa de que

  • a) os erros inibem o aprendizado do aluno.
  • b) os erros são essenciais para a aprendizagem do aluno.
  • c) erros não devem ocorrer.
  • d) as questões do programa devem ser sob a forma de múltipla escolha.
  • e) as respostas devem ser dissertativas.
#2112
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BACEN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 70 - 

Autoridade, obediência, liderança, autogestão, disciplina e autonomia são ingredientes que se combinam em várias dosagens para influenciar o comportamento das pessoas nas organizações. Um maior grau de autogestão, disciplina e autonomia na organização caracteriza um modelo de administração

  • a) diretivo-participativa.
  • b) tecno-mecanicista.
  • c) diretiva.
  • d) iretivo-autoritária.
  • e) participativa.
#2113
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BACEN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 71 - 

Após o término do inventário físico dos itens em estoque, deve-se calcular um índice representativo da acurácia dos controles de movimentação de materiais da empresa. Considerando que foram inventariados 10.000 itens e encontrados 1.200 itens com divergências, o índice de acurácia desse estoque é de

  • a) 12,00%
  • b) 13,60%
  • c) 76,00%
  • d) 88,00%
  • e) 94,00%
#2114
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BACEN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 72 - 

Na gestão de estoques, o modelo de reposição periódica, também conhecido como modelo de estoque máximo, tem como característica

  • a) obter um estoque de segurança menor que o modelo do lote padrão.
  • b) ter um lote de compra padrão e igual ao Lote Econômico de Compra (LEC).
  • c) ter um lote de compra variável e definido quando o nível do item atinge o ponto de pedido.
  • d) manter constantes os intervalos de emissão dos pedidos de compra.
  • e) definir o lote de compra com base em descontos por volume.
#2115
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BACEN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 73 - 

O departamento de administração de materiais de uma empresa recebeu 5.000 requisições no ano de 2009, sendo que cada requisição teve uma média de 1,8 itens. Sabendo que 7.650 itens foram entregues dentro do prazo, qual foi o nível de serviço de atendimento do departamento, em percentual? (Obs: use arredondamento para uma casa decimal)

  • a) 90,00%
  • b) 85,00%
  • c) 80,00%
  • d) 65,40%
  • e) 55,50%
#2116
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BACEN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 74 - 

Os registros dos sistemas de estoques têm, entre outras funções, a de informar o volume físico, o valor financeiro e contábil dos materiais. Do ponto vista contábil, existem vários critérios para determinar o valor de um material, dentre eles o critério 'primeiro a entrar, primeiro a sair' (PEPS) e o 'último a entrar, primeiro a sair' (UEPS). Esses critérios têm consequências diferentes para as informações financeiras providas pelo sistema de estoques como, por exemplo, no

  • a) PEPS, o custo real do material é um valor aproximado dos preços atuais praticados no mercado.
  • b) PEPS, o saldo em estoque é calculado por um valor mais atualizado com relação aos preços praticados no mercado.
  • c) PEPS, os centros de custo requisitantes de materiais incorrem em custos maiores que os preços praticados no mercado.
  • d) UEPS, o custo médio do saldo em estoque é menor que o valor atual do material praticado no mercado.
  • e) UEPS, os centros de custo requisitantes incorrem em custos mais defasados em relação aos preços praticados no mercado.
#2117
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BACEN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 75 - 

No processo de gestão de materiais, a classificação ABC é uma ordenação dos itens consumidos em função de um valor financeiro. São considerados classe A os itens de estoque com as características de

  • a) muitos itens em estoque e baixo valor de consumo acumulado.
  • b) poucos itens em estoque e baixo valor de consumo acumulado.
  • c) muitos itens em estoque e alto valor de consumo acumulado.
  • d) poucos itens em estoque e alto valor de consumo acumulado.
  • e) número médio de itens em estoque e alto valor acumulado.