Processando...

Prova SEDUC-RJ - Português 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova SEDUC-RJ - Português 1 - Questões e Simulados

📚 Simulado SEDUC-RJ | Professor | cód.1949

O simulado SEDUC-RJ foi feito para quem quer estudar de forma estratégica e inteligente! 🤓

 

🔗 Vejam mais simulados SEDUC-RJ

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado SEDUC-RJ foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Concurso
  • 🏛️ Instituição: SEDUC-RJ
  • 👔 Cargo: Professor
  • 📚 Matéria: Português
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: CEPERJ
  • ❓ Quantidade de Questões: 8
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 24 minutos

⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado SEDUC-RJ e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões SEDUC-RJ

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso SEDUC-RJ


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso SEDUC-RJ. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre SEDUC-RJ


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso SEDUC-RJ.

Ver apostilas para SEDUC-RJ


📢 Concursos Abertos para SEDUC-RJ

Veja os concursos abertos da instituição SEDUC-RJ. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para SEDUC-RJ


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#25968
Banca
CEPERJ
Matéria
Português
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 - 

Em “...não avançamos muito além da eliminação” (L. 3), a ideia contida no segmento encontra-se ilustrada no trecho:

  • a) “Sabemos que uma cadeira não é uma pessoa, nem um automóvel” (L. 3/4)
  • b) “sabemos hoje que teríamos que incluir na lista animais como cachorros...” (L. 6/7)
  • c)  “...não são capazes de sentir alegria ou tristeza, prazer ou dor...” (L. 26/27)
  • d) “Tampouco têm condições de diferenciar o certo do errado, e por isso não podem responder por seus atos...” (L. 28/29)
  • e) “Não vamos experimentar um mundo totalmente dominado por máquinas...” (L. 42/43)
#25969
Banca
CEPERJ
Matéria
Português
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 2 - 

“A filosofia passou milênios tentando responder a esta pergunta...” (L. 1/2) – essa frase está incorretamente reescrita, segundo o registro formal da língua, do seguinte modo:

  • a) Fazem milênios que a filosofia está tentando responder a esta pergunta...
  • b) Faz milênios que a filosofia está tentando responder a esta pergunta...
  • c) A filosofia está tentando responder a esta pergunta há milênios...
  • d) A filosofia está tentando, há milênios, responder a esta pergunta...
  • e) Há milênios que a filosofia está tentando responder a esta pergunta...
#25970
Banca
CEPERJ
Matéria
Português
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Em “...não avançamos muito além da eliminação” (L. 3), a ideia contida no segmento encontra-se ilustrada no trecho:

  • a) “Sabemos que uma cadeira não é uma pessoa, nem um auto- móvel” (L. 3/4)
  • b) “sabemos hoje que teríamos que incluir na lista animais como cachorros...” (l. 6/7)
  • c) “...não são capazes de sentir alegria ou tristeza, prazer ou dor...” (L. 26/27)
  • d) “Tampouco têm condições de diferenciar o certo do errado, e por isso não podem responder por seus atos...” (L. 28/29)
  • e) “Não vamos experimentar um mundo totalmente dominado por máquinas...” (L. 42/43)
#25971
Banca
CEPERJ
Matéria
Português
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Segundo o texto, os robôs existentes em laboratórios de alta tecnologia são capazes de:

  • a) discernir a partir de seus próprios princípios
  • b) decidir a partir de princípios preexistentes
  • c) julgar com base em comparações
  • d) ajuizar valores como seres autossuficientes
  • e) posicionar-se metodologicamente por meio de análise crítica
#25972
Banca
CEPERJ
Matéria
Português
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 - 

Na charge, a força da tecnologia no cotidiano explicita-se sobretudo por meio:

  • a) da reprodução gráfica dos sons do teclado do notebook
  • b) do tom incisivo determinado pelo uso do imperativo “Envie”
  • c) da rapidez com que o pai recebeu a mensagem da filha
  • d) da postura desajeitada da filha ao acessar a internet
  • e) da presença de um notebook para cada pessoa à mesa
#25973
Banca
CEPERJ
Matéria
Português
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

O título “Todo Mundo” significa:

  • a) o mundo inteiro
  • b) toda a Terra
  • c) a totalidade do Universo
  • d) todo o planeta
  • e) todas as pessoas do mundo
#25974
Banca
CEPERJ
Matéria
Português
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

Pode-se afirmar que a charge apresentada tem implícita uma:

  • a) crítica à falta de formalidade entre pai e filho
  • b) crítica à inacessibilidade dos mais velhos à informática, por ignorarem seus recursos
  • c) crítica ao emprego exacerbado da informatização no dia a dia
  • d) exaltação à presteza propiciada pela tecnologia
  • e) exaltação à necessidade de comunicação verbal entre pai e filho
#25975
Banca
CEPERJ
Matéria
Português
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Na charge, a força da tecnologia no cotidiano explicita-se sobretudo por meio:

  • a) da reprodução gráfica dos sons do teclado do notebook
  • b) do tom incisivo determinado pelo uso do imperativo “Envie”
  • c) da rapidez com que o pai recebeu a mensagem da filha
  • d) da postura desajeitada da filha ao acessar a internet
  • e) da presença de um notebook para cada pessoa à mesa