Processando...

Prova SEDUC-RJ - Física 3 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova SEDUC-RJ - Física 3 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SEDUC-RJ.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca CEPERJ, para nível Superior do cargo de Professor - Física. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SEDUC-RJ.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Física 3 do concurso SEDUC-RJ.

I. MECÂNICA:

  1. Cinemática:
    1.1 Cinemática escalar: posição, deslocamento, velocidade e aceleração; movimentos uniforme e uniformemente variado - descrição analítica e gráfica. Movimentos variados quaisquer.
    1.2 Cinemática vetorial: vetores posição, deslocamento, velocidade e aceleração; componentes tangencial e normal (centrípeta) da aceleração.
    1.3 Movimento em queda livre: na vertical, em um lançamento oblíquo e em um lançamento horizontal.
    1.4 Movimento relativo: em relação a um referencial em translação em relação a outro referencial fixo; princípio da relatividade galileana; referenciais inerciais.
    1.5 Cinemática do Sistema Rígido: translação; rotação – velocidade e aceleração angulares; movimento de rotação uniforme; período e frequência; movimento de rotação uniformemente variado (descrição analítica e gráfica) e movimento geral.
  2. Dinâmica:
    2.1 Dinâmica da partícula: as leis de Newton; forças de atrito estático e de deslizamento; dinâmica do movimento de uma partícula em trajetórias retilíneas e curvilíneas.
    2.2 Os grandes teoremas da mecânica: trabalho, energia cinética, teorema da energia cinética e potência. Impulso, momento linear, teorema do momento linear (quantidade de movimento).
    2.3 Energia mecânica e sua conservação: forças conservativas e não conservativas, energia potencial gravitacional e energia potencial elástica. Energia mecânica e teorema da conservação da energia mecânica.
    2.4 Momento linear e sua conservação: teorema da conservação do momento linear, interações unidimensionais e coeficiente de restituição.
  3. Gravitação: As leis de Kepler. Lei da gravitação universal. Aceleração da gravidade. Dinâmica do movimento planetário, segundo Newton, para órbitas circulares. Conservação da energia mecânica no movimento planetário.
  4. Estática do sistema rígido: Momento de uma força em relação a um eixo. Centro de massa. Condições de equilíbrio de um sistema rígido. Binário. Teorema das três forças. Tipos de equilíbrio. Máquinas simples em equilíbrio: alavanca (tipos de alavanca), plano inclinado, roldanas fixas e móveis. Associações de máquinas simples.
  5. Hidrostática: Conceito de Pressão, propriedades dos líquidos, teorema dos pontos isóbaros, teorema de Stevin, experimento de Torricelli, teorema de Pascal e teorema de Arquimedes.

    II. TERMOLOGIA:
  6. Termometria: conceito de temperatura, lei zero da Termodinâmica, escalas Celsius e Kelvin; escalas arbitrárias.
  7. Dilatação térmica: dilatação linear, superficial e volumétrica; variação da densidade em função da temperatura e dilatação anômala da água.
  8. Calorimetria: conceito de calor, calor específico de uma substância, capacidade térmica, cálculo do calor sensível. Equação fundamental da calorimetria.
  9. Mudanças de fase: leis da fusão (franca) - olidificação, vaporização (ebulição) - condensação. Calor de mudança de fase, cálculo do calor latente e aplicação da equação fundamental da calorimetria em situações em que ocorram mudanças de fase.
  10. Gases perfeitos e Termodinâmica: coordenadas termodinâmicas, equilíbrio termodinâmico e processos quase-estáticos: isobárico, isométrico, isotérmico e adiabático e o trabalho realizado nesses processos. 1ª Lei da Termodinâmica, energia interna de um gás perfeito e análise energética em processos quase-estáticos. 2ª Lei da Termodinâmica, processos cíclicos, ciclo de Carnot, máquinas térmicas e refrigeradores.

    III. ÓPTICA GEOMÉTRICA:
  11. Luz: velocidade da luz no vácuo e em meios transparentes. Índice de refração. Leis da reflexão e refração. Desvio angular. Refringência e reflexão total. Objetos e imagens reais e virtuais em relação a um sistema óptico.
  12. Espelhos: planos e esféricos (condições de Gauss). Equações de Gauss e da ampliação linear. Determinação gráfica de imagens.
  13. Lentes: esféricas e delgadas (condições de Gauss). Equações Gauss e da ampliação linear. Determinação gráfica de imagens. Olho humano e principais defeitos na visão. Instrumentos ópticos.

    IV. ONDAS:
  14. Movimento ondulatório: conceito de ondas e suas classificações (mecânica e eletromagnética). Ondas mecânicas transversais e longitudinais. Ondas periódicas: período, frequência e comprimento de onda.
  15. Fenômenos ondulatórios: reflexão e refração: suas leis; superposição e interferência, ondas estacionárias e difração.
  16. Som: Ondas sonoras, características do som, cordas vibrantes, tubos acústicos abertos e fechados, ressonância e efeito Doppler.

    V. ELETRICIDADE:
  17. Eletrostática: Carga elétrica e sua conservação. O átomo: prótons, elétrons e neutrons. Transferênciade carga. Condutores e isolantes. Tipos de eletrização. Lei de Coulomb. Campo e potencial elétrico de uma carga e de um sistema de cargas pontuais. Campo elétrico uniforme. Campo e potencial elétrico de um condutor em equilíbrio eletrostático. Linhas de força e superfícies equipotenciais.
  18. Eletrodinâmica:
    2.1. Corrente elétrica em um condutor: sentidos real e convencional e intensidade da corrente elétrica.
    2.2 Resistor: Lei de Ohm; resistores ôhmicos e não ôhmicos. 1ª Lei de Kirchhoff. Associação de resistores. Potência consumida por um resistor. Curto-circuito. Gráficos tensão-corrente.
    2.3 Gerador e receptor (motor): força eletromotriz, força contra eletromotriz e resistência interna. Gráficos tensão-corrente. 2ª Lei de Kirchhoff. Circuitos elétricos simples.
    2.4 Instrumentos de medida: amperímetros e voltímetros. Ligação à terra.

    VI. ELETROMAGNETISMO:
  19. Ímãs naturais: propriedades e campo magnético criado por eles. Magnetismo terrestre.
  20. Campo magnético: experimento de Oersted, campo criado por corrente elétrica em um fio e em uma espira circular. Bobinas.
  21. Forças de origem magnética sobre cargas elétricas em movimento: movimento de partículas carregadas em um campo magnético uniforme.
  22. Indução eletromagnética: fluxo magnético, lei de Faraday e lei de Lenz.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Física 3.

#25879
Banca
CEPERJ
Matéria
Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 - 

Questão 1 - Prova SEDUC-RJ - Física 3 - Simulado Brasil Concurso

Os três blocos representados na figura abaixo têm massas iguais, estão suspensos a duas roldanas fixas e são abandonados na posição indicada.


Considere os fios e as roldanas ideais e desprezíveis os atritos nos eixos das roldanas. Sendo g o vetor da aceleração da gravidade, o vetor aceleração do bloco (2) imediatamente após o instante em que são abandonados é:

  • a) Questão 1a - Prova SEDUC-RJ - Física 3 - Simulado Brasil Concurso
  • b) Questão 1b - Prova SEDUC-RJ - Física 3 - Simulado Brasil Concurso
  • c) Questão 1c - Prova SEDUC-RJ - Física 3 - Simulado Brasil Concurso
  • d) Questão 1d - Prova SEDUC-RJ - Física 3 - Simulado Brasil Concurso
  • e) Nula
#25880
Banca
CEPERJ
Matéria
Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

Questão 2 - Prova SEDUC-RJ - Física 3 - Simulado Brasil Concurso

Considerando a mola ideal de constante elástica 200N/cm e g=10m/s, pode-se afirmar que, ao passar da situação ilustrada na figura(1) para a ilustrada na figura (2), o comprimento da mola sofreu um acréscimo de:

  • a) 2,0cm
  • b) 3,0cm
  • c) 4,0cm
  • d) 5,0cm
  • e) 6,0cm
#25881
Banca
CEPERJ
Matéria
Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 3 - 

Questão 3 - Prova SEDUC-RJ - Física 3 - Simulado Brasil Concurso

Um automóvel viaja numa estrada plana retilínea e horizontal com uma velocidade de 8m/s. À sua frente vai um caminhão com uma velocidade de 10m/s, que transporta um espelho plano (E) preso à sua traseira, como ilustra a figura acima.

O motorista do automóvel observa a imagem de seu próprio carro refletida pelo espelho plano transportado pelo caminhão. Já o motorista do caminhão observa a imagem do automóvel refletida pelo espelho plano retrovisor de seu veículo. Ambos veem as imagens do automóvel deles se afastando. As velocidades com que essas imagens deles se afastam são de:

  • a) 4m/s para o motorista do carro e 2m/s para o motorista do caminhão
  • b) 6m/s para o motorista do carro e 2m/s para o motorista do caminhão
  • c) 4m/s para o motorista do carro e 6m/s para o motorista do caminhão
  • d) 2m/s para o motorista do carro e 4m/s para o motorista do caminhão
  • e) 2m/s para ambos os motoristas
#25882
Banca
CEPERJ
Matéria
Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

Questão 4 - Prova SEDUC-RJ - Física 3 - Simulado Brasil Concurso

Observe a figura acima, que mostra uma ampla faixa do espectro eletromagnético.

Sabendo-se que a velocidade de propagação de uma radiação eletromagnética, no ar, é aproximadamente 3.10km/s, uma onda eletromagnética de comprimento de onda 10-7 m encontra-se na faixa de:

  • a) Ondas de rádio
  • b) Microondas
  • c) Luz visível
  • d) Raios X
  • e) Raios ϒ
#25883
Banca
CEPERJ
Matéria
Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 - 

Questão 5 - Prova SEDUC-RJ - Física 3 - Simulado Brasil Concurso

Duas pequenas esferas de mesmas dimensões que se deslocam sobre uma guia horizontal, com atritos desprezíveis, com movimento uniforme em sentidos opostos, vão colidir direta e frontalmente. Antes da colisão, a esfera A, de massa igual a 3kg, move-se para a direita com uma velocidade de módulo igual a 2m/s, enquanto que a esfera B, de massa igual a 1kg, move-se para a esquerda com uma velocidade de módulo igual a 10m/s, como ilustra a figura acima.

Se a colisão não for perfeitamente elástica, haverá um decréscimo no valor da energia cinética do sistema constituído pelas duas esferas.

No caso dessa colisão, esse decréscimo poderá ser, no máximo de:

  • a) 12J
  • b) 24J
  • c) 44J
  • d) 54J
  • e) 56J
#25884
Banca
CEPERJ
Matéria
Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 6 - 

Questão 6 - Prova SEDUC-RJ - Física 3 - Simulado Brasil Concurso

Dois projéteis são lançados do solo a uma distância de 30m um do outro: o projétil (1) obliquamente, e o projétil (2) verticalmente para cima. Verifica-se que eles se chocam no instante em que ambos atingem os pontos mais altos de suas trajetórias, a 20m do solo, como mostra a figura abaixo.

Supondo a resistência do ar desprezível e considerando g=10m/s2 , pode-se afirmar que o projétil (1) foi lançado do solo com uma velocidade de módulo igual a:

  • a) 20m/s
  • b) 25m/s
  • c) 30m/s
  • d) 40m/s
  • e) 50m/s
#25885
Banca
CEPERJ
Matéria
Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

Questão 7 - Prova SEDUC-RJ - Física 3 - Simulado Brasil Concurso

Um calorímetro de capacidade térmica desprezível contém um bloco de gelo e 100g de água em equilíbrio térmico. Com o auxílio de uma fonte que desenvolve uma potência constante, é fornecido calor para o interior do calorímetro e passa-se a monitorar sua temperatura.
O gráfico abaixo informa como a temperatura no interior do calorímetro varia em função do tempo durante 25 minutos de monitoramento.

Sendo o calor latente de fusão do gelo 80cal/g e o calor específico da água (líquida) 1,0cal/g0 C, pode-se afirmar que a massa do gelo inicialmente contido no calorímetro era:

  • a) 10g
  • b) 25g
  • c) 50g
  • d) 75g
  • e) 100g
#25886
Banca
CEPERJ
Matéria
Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 8 - 

Questão 8 - Prova SEDUC-RJ - Física 3 - Simulado Brasil Concurso

No circuito esquematizado na figura apresentada abaixo, o voltímetro e o amperímetro são ideais, e a resistência do resistor R=7?.

Com as chaves C1 e C2 abertas, o voltímetro indica 36V. Com apenas a chave C1 fechada, o voltímetro passa a indicar 28V. Nesse caso,
imediatamente após se fechar também a chave C2 , o amperímetro indicará:

  • a) 4A
  • b) 8A
  • c) 10A
  • d) 14A
  • e) 18A
#25887
Banca
CEPERJ
Matéria
Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 9 - 

Questão 9 - Prova SEDUC-RJ - Física 3 - Simulado Brasil Concurso

Uma pequena esfera de aço, suspensa a um suporte por um fio ideal está oscilando, com atrito desprezível, num plano vertical, entre as posições extremas A e B, nas quais o fio forma 600 com a vertical, como mostra a figura abaixo.

A razão entre os valores máximo e mínimo da tensão no fio durante essas oscilações é igual a:

  • a) 4
  • b)  4√3     3
  • c) 2
  • d) √3
  • e)  2√3    2
#25888
Banca
CEPERJ
Matéria
Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 10 - 

Questão 10 - Prova SEDUC-RJ - Física 3 - Simulado Brasil Concurso

Um trem A viajava com uma velocidade de 40km/h quando seu maquinista percebeu que, nos mesmos trilhos à sua frente encontrava- se outro trem B em repouso. Imediatamente ele aplica os freios, imprimindo ao trem A uma aceleração retardadora constante. Nesse mesmo instante, o trem B parte uniformemente acelerado. Felizmente, por isso, foi evitada a colisão. A figura abaixo representa os gráficos velocidade-tempo dos dois trens, sendo t=0 o instante em que, simultaneamente, o trem A começou a frear, e o trem B partiu acelerado.

Sabendo que nesse instante t=0 a distância entre eles era de 162m, pode-se afirmar que a menor distância entre a dianteira do trem A e a traseira do trem B foi de:

  • a) 2m
  • b) 4m
  • c) 6m
  • d) 10m
  • e) 12m