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Prova SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE APARECIDA DE GOIÂNIA - Pedagogia 2 - Questões e Simulados (Edital 2013) | CONCURSO

Prova SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE APARECIDA DE GOIÂNIA - Pedagogia 2 - Questões e Simulados (Edital 2013)

📚 Simulado Prefeitura de Aparecida de Goiânia-GO | Professor Básica I | cód.1867

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#25213
Banca
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Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Aparecida de Goiânia-GO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
2
médio

(1,0) 1 - 

É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças em idade escolar no ensino fundamental. Segundo a LDB 9394/96 e suas alterações, tal obrigatoriedade se faz

  • a) a partir dos quatro anos de idade.
  • b) entre zero e seis anos de idade.
  • c) entre os sete e onze anos da criança.
  • d) aos sete anos de idade da criança.
#25214
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Aparecida de Goiânia-GO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 2 - 

A forma como o ensino é concebido, o entendimento do que é aprender, do que é ensinar, do papel da escola está intimamente relacionado com a forma de avaliar. Portanto, uma mudança na avaliação dos processos de aprendizagem numa perspectiva da construção do conhecimento, exige que o professor tenha as seguintes concepções, EXCETO aquela na qual

  • a) o sujeito que aprende é concebido como um ser crítico, criativo e participativo, com autonomia e capacidade de tomar decisões.
  • b) o ensino privilegia a participação, o diálogo, a autonomia, a reflexão tanto por parte dos professores quanto dos alunos.
  • c) o erro é visto como propiciador de aprendizagens e as dúvidas dos alunos altamente significativas e reveladoras de um envolvimento e exercício intelectuais.
  • d) a avaliação é analisada à parte do processo de aprendizagem e de ensino, para posteriormente proporcionar tomada de decisões e diferentes aprendizagens.
#25215
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Aparecida de Goiânia-GO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 3 - 

Ao analisar os resultados de uma escola onde a maioria dos alunos não aprendeu a ler e a escrever, um Supervisor de Ensino articulou um processo de formação continuada para a equipe, tendo como referência, entre outros autores, Freire (1997). 
Nesse processo, partiu das seguintes reflexões:

I. não há docência sem discência porque ensinar inexiste sem aprender.
II. existem saberes indispensáveis à prática docente de educadores (as) críticos (as), ou conservadores (as), porque são saberes demandados pela prática educativa em si mesma, independentemente de sua cor política ou ideológica.
III. a reflexão crítica sobre a prática é uma exigência da relação prática/teoria, sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática ativismo.
IV. a formação permanente implica aceitar que o formador é o sujeito dessa relação, e a ele cabe transferir os conhecimentos que detém.
V. é pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática. 

Está de acordo com o pensamento de Freire (1997) o contido em

  • a) I e V, apenas.
  • b) I, II, IV e V, apenas.
  • c) I, II, III e V, apenas.
  • d) II, III, IV e V, apenas.
#25216
Banca
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Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Aparecida de Goiânia-GO
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médio

(1,0) 4 - 

Uma boa avaliação, independente de ocorrer em ambientes escolares ou não-escolares depende da nítida correspondência dessa com o processo pedagógico vivenciado. Partindo dessa premissa, leia as frases a seguir e julgue-as conforme as alternativas: 

I. A construção dos itens avaliativos deve ser deduzida diretamente dos objetivos formulados para o treinamento. 

II. A finalidade imediata de um treinamento é a aprendizagem; o fato de que muitos treinamentos não possuem objetivos formulados em termos de desempenho impede que a avaliação eficaz ocorra. 

III. Muitas vezes elabora-se um conjunto de itens avaliativos baseados numa amostragem do conteúdo incluído no programa. 

IV. Assim, o controle do processo dificilmente fica nas mãos do avaliador, passando para as do especialista em conteúdo, o que impede uma apropriada construção e uma análise de itens avaliativos da aprendizagem.

  • a) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
  • b) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
  • c) Apenas a assertiva I está correta.
  • d) Todas as assertivas estão corretas.
#25217
Banca
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Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Aparecida de Goiânia-GO
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Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 5 - 

Mello (2004), em sua análise sobre a rede mundial de computadores, como tecnologia que faz diferença na construção do conhecimento e que requer mudanças no processo de ensino-aprendizagem, na organização da escola e na sala de aula, aborda a questão da preparação do professor para o uso inteligente desse instrumento na escola. O problema não é dizer que o professor não está preparado para esse novo paradigma curricular, mas identificar as razões dessa defasagem, para que a solução seja adequada, afirma a autora. Nesse sentido,

I. o despreparo da escola e sobretudo do professor ocorre em razão da falta de domínio dos objetos sociais do conhecimento que constituem o conteúdo de ensino e das formas de transposição didática desse conteúdo.
II. o maior problema nessa área é a falta de investimento na formação tecnológica do professor, tanto nos cursos de formação inicial, quanto no processo de formação continuada.
III. um professor com conhecimentos sólidos sobre sua área de especialidade e como ensiná-la, que possui uma cultura geral ampla e diversificada e uma auto- estima profissional pautada no sucesso, terá facilidade de atender às demandas educacionais de seus alunos ainda que estes estejam permanentemente conectados e que o professor nunca tenha ligado um computador.
IV. as novas tecnologias da informação devem ser utilizadas para melhorar a formação dos professores, criando oportunidades para que os docentes aprendam a aprender utilizando conhecimentos de sua área de especialidade. 

Estão de acordo com os destaques dados pela autora as afirmações contidas em

  • a) I e II, apenas.
  • b) II e III, apenas.
  • c) I, III e IV, apenas.
  • d) II, III e IV, apenas.
#25218
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médio

(1,0) 6 - 

No balanço que faz da Educação Escolar Brasileira do século XX, Mello (2004) afirma que o legado do uso didático-pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) é mais de esperança do que de realizações. Sua crítica aponta para o fato de que

  • a) enquanto essa tecnologia encontra-se presente em quase todo o universo de escolas particulares, com experiências inovadoras sendo divulgadas, as escolas públicas carecem de recursos tecnológicos.
  • b) as escolas públicas contam com esse aparato tecnológico, entretanto, a burocracia e a falta de verbas para sua manutenção acabam por inviabilizar o acesso de alunos e professores a esses equipamentos.
  • c) a mídia de massa e a televisiva estão mais presentes nos discursos dos políticos, pois ainda não se encontra disponível para alunos e professores das escolas públicas do país, especialmente nas regiões norte e nordeste.
  • d) as TICs estão mais presentes nos discursos dos políticos e nos sonhos dos professores do que no chão da escola de todos, no que se refere à conexão com o universo de informações hoje ao alcance dos mais privilegiados.
#25219
Banca
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Pedagogia
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Prefeitura de Aparecida de Goiânia-GO
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3
médio

(1,0) 7 - 

Numa relação professor-aluno cujo contrato didático seja construído a partir de laços de confiança, são atributos imprescindíveis 

I. contar com os conhecimentos e as contribuições dos alunos, tanto no início das atividades quanto durante sua realização. 

II. ajudar os estudantes a encontrar sentido no que estão pesquisando e estudando. 

III. promover um clima, no qual a autoestima e o autoconceito fiquem minimizados. 

IV. potencializar progressivamente a autonomia e a dependência dos estudantes na definição de objetivos para o trabalho. 

Assinale

  • a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • b) se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
  • c) se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.
  • d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
#25220
Banca
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Pedagogia
Concurso
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médio

(1,0) 8 - 

A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico, incluindo outras ações que implicam na própria formulação dos objetivos da ação educativa, na definição de seus conteúdos e métodos, entre outros. Sendo parte de um processo maior, a avaliação pode ser formativa ou somativa. Considerando o enunciado, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:

( ) A avaliação formativa é utilizada para uma apreciação final sobre o que o aluno pode obter em um determinado período. 

( ) A avaliação somativa é utilizada ao longo do processo pedagógico, no sentido de acompanhamento do desenvolvimento e reorientação da aprendizagem do aluno. 

( ) Tanto a avaliação somativa quanto a formativa, podem levar a processos de exclusão e classificação na dependência das concepções que norteiam o processo educativo. 

( ) A avaliação formativa é aquela em que o professor deve estar atento aos processos e às aprendizagens dos seus alunos. 

A sequência está correta em:

  • a) V, F, V, F
  • b) F, F, V, V
  • c) V, V, F, F
  • d) F, V, F, V
#25221
Banca
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Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Aparecida de Goiânia-GO
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médio

(1,0) 9 - 

No regime de progressão continuada, as decisões a respeito da classificação dos alunos, ao final de cada ciclo letivo, ficam sob a autoridade pedagógica do

  • a) respectivo professor, individualmente.
  • b) Diretor da escola, após entrevistar o aluno.
  • c) respectivo Conselho de Classe e Série.
  • d) Conselho de Escola, em sessão extraordinária.
#25222
Banca
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Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Aparecida de Goiânia-GO
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Múltipla escolha
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1
médio

(1,0) 10 - 

Os elementos constitutivos de uma proposta curricular são

  • a) o que, quando e como ensinar e avaliar.
  • b) para que, como e quando ensinar e avaliar.
  • c) por que, para que e como ensinar e avaliar.
  • d) o que, para que e como ensinar e avaliar.