Processando...

Prova da PREFEITURA ITAQUAQUECETUBA - Português 5 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova da PREFEITURA ITAQUAQUECETUBA - Português 5 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca SOLER, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Acentuação Gráfica
  2. Coesão e Coerência
  3. Compreensão e Interpretação de Textos
  4. Concordância Nominal e Verbal
  5. Conjunções - Português
  6. Crase
  7. Emprego das Classes de Palavras
  8. Emprego dos Tempos e Modos Verbais
  9. Figuras de Linguagem
  10. Flexão Nominal e Verbal
  11. Fonologia
  12. Funções Morfossintáticas da Palavra SE
  13. Interpretação de Textos - Português
  14. Literatura - Português
  15. Ortografia e Semântica
  16. Pontuação
  17. Português
  18. Português - Geral
  19. Pronomes - Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
  20. Redação
  21. Redação Oficial
  22. Reescritura de Texto
  23. Regência Nominal e Verbal
  24. Relação de Causa e Consequência
  25. Significação das Palavras
  26. Sintaxe da Oração e do Período
  27. Tipologia Textual
  28. Vozes do verbo
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#15832
Banca
SOLER
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

O soneto de Vinícius apresenta, além da sua forma fixa, outros traços tradicionais na estrutura formal, que são: 

  • a) versos decassílabos 
  • b) rimas regulares do tipo ABBA; ABAB; ABA; BBA 
  • c) rimas regulares do tipo ABAB; ABAB; ABB; ABB
  • d) as alternativas a e b estão corretas 
#15834
Banca
SOLER
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Observe: 
I) No ritmo melódico intenso há grande musicalidade. 
II) A linguagem do poema é formal. 
III) O fim do amor é visto como algo irreversível. 

  • a) I, II e III estão corretas 
  • b) I, II e III estão incorretas 
  • c) I e II estão incorretas 
  • d) III está correta
#15837
Banca
SOLER
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

“Próximo” e “distante”, na última estrofe do poema são: 

  • a) Sinônimos 
  • b) Antônimos 
  • c) Parônimos 
  • d) Homônimos 
#15838
Banca
SOLER
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A conjunção e tem valor adversativo na frase:

  • a) Choveu durante a noite e não pudemos sair. 
  • b) Arrumou as malas e saiu porta afora. 
  • c) Deitei-me exausto no chão e não consegui dormir. 
  • d) Cheguei, vi e venci.
#15839
Banca
SOLER
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Reescrevendo-se a frase, completando-a com a palavra indicada entre parênteses, a concordância correta é: 
“A cidade tem ruas e passeios _______________.” (tranquilo) 

  • a) A cidade tem ruas e passeios tranquilos. 
  • b) A cidade tem ruas e passeios tranquilo. 
  • c) A cidade tem ruas e passeios tranquilas.
  • d) A cidade tem ruas e passeios tranquila.
#15841
Banca
SOLER
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Observe: 
I) Fui às Olimpíadas, mas perdi o ano na escola. 
II) Perdeu o emprego, mas passou três meses na Europa. 
III) Todos ficaram apreensivos, mas a responsabilidade era grande. 
A conjunção mas introduz orações coordenadas adversativas que apresentam, no entanto, ideias ou valores diferentes. Em I, II e III há, respectivamente, a ideia ou valor de: 

  • a) Comparação, objeção e compensação. 
  • b) Compensação, não-compensação e objeção. 
  • c) Compensação, justificativa e contraste. 
  • d) Não-compensação, compensação e justificativa. 
#15842
Banca
SOLER
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

O termo e a oração destacados exercem a mesma função sintática de: 

  • a) Sujeito. 
  • b) Objeto direto. 
  • c) Objeto indireto. 
  • d) Predicativo.
#15844
Banca
SOLER
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Classificando-se “que” na oração destacada, teremos um/uma: 

  • a) Objeto direto.
  • b) Sujeito. 
  • c) Conjunção subordinativa integrante.
  • d) Pronome relativo.
#15845
Banca
SOLER
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 9 - 

Reescreva a frase no plural, fazendo a concordância necessária. Marque a alternativa correspondente: 
“Não se descobriu a causa do problema.” 

  • a) Não se descobriu as causas do problema. 
  • b) Não se descobriu as causas dos problemas. 
  • c) Não se descobriram a causa do problema. 
  • d) Não se descobriram as causas do problema. 
#15846
Banca
SOLER
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Itaquaquecetuba-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 10 - 

O significado do verbo haver, na oração abaixo, é: 
“Se faltarem à reunião, vocês se haverão comigo.”

  • a) Existir.
  • b) Considerar. 
  • c) Ajustar contas. 
  • d) Acontecer.