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Prova de Gestão de Pessoas 9 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Gestão de Pessoas 9 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca FGV, tanto para nível médio como superior da matéria Gestão de Pessoas. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. A Função Do Órgão De Gestão De Pessoas: Atribuições Básicas E Objetivos, Políticas E Sistemas De Informações Gerenciais.
  2. Abordagem Comportamental.
  3. Absenteísmo.
  4. Administração De Recursos Humanos.
  5. Administração Pública.
  6. Ambiente Organizacional.
  7. Análise E Descrição De Cargos.
  8. Aprendizagem Organizacional.
  9. Atendimento Ao Público.
  10. Avaliação De Desempenho: Objetivos, Métodos, Vantagens E Desvantagens.
  11. Banco De Dados De Gestão De Pessoas.
  12. Bancos De Dados E Sistemas De Informações De Recursos Humanos.
  13. Benefícios E Serviços.
  14. Benefícios, Higiene, Segurança E Qualidade De Vida.
  15. Capital Intelectual.
  16. Cargos E Salários.
  17. Classificação Das Escolas De Administração.
  18. Clima E Cultura Organizacional.
  19. Clima Organizacional.
  20. Competência Interpessoal.
  21. Competências.
  22. Comportamento Organizacional.
  23. Comportamento Organizacional - Clima E Cultura Organizacional, Comunicação Organizacional, Liderança, Equipes De Trabalho.
  24. Comportamento Organizacional: Relações Indivíduo/Organização, Motivação, Liderança, Desempenho.
  25. Comunicação.
  26. Conceitos, Importância, Relação Com Os Outros Sistemas De Organização.
  27. Conflitos Organizacionais.
  28. Controle Da Administração Pública.
  29. Cultura Organizacional.
  30. Decisão.
  31. Departamentalização.
  32. Descentralização ? Delegação.
  33. Desenvolvimento E Treinamento De Pessoal: Levantamento De Necessidades, Programação, Execução E Avaliação.
  34. Desenvolvimento Organizacional ? DO.
  35. Desenvolvimento.
  36. Educação Corporativa.
  37. Eficácia, Eficiência E Efetividade.
  38. Empowerment.
  39. Endomarketing.
  40. Ensino À Distância.
  41. Equilíbrio Organizacional.
  42. Equipamentos De Proteção.
  43. Equipes.
  44. Ergonomia.
  45. Estatística.
  46. Estilos De Administração.
  47. Estratégias.
  48. Estrutura Organizacional.
  49. Ética Organizacional.
  50. Feedback.
  51. Fluxo De Informações.
  52. Gerenciamento De Conflitos.
  53. Gestão De Competências.
  54. Gestão De Conflitos.
  55. Gestão De Desempenho: Avaliação De Desempenho, Feedback, Reconhecimento, Elementos Que Favorecem Desempenho De Equipes.
  56. Gestão De Pessoas.
  57. Gestão De Pessoas Com Foco Em Resultados.
  58. Gestão De Processos.
  59. Gestão Do Tempo.
  60. Gestão Estratégica.
  61. Gestão Participativa.
  62. Gestão Por Competências - Mapeamento E Avaliação.
  63. Habilidade Conceitual.
  64. Legislação Trabalhista.
  65. Liderança.
  66. Motivação.
  67. Mudança Organizacional.
  68. O Papel Da Área De Recursos Humanos.
  69. Pensamento Sistêmico.
  70. Planejamento.
  71. Planos De Carreira.
  72. Poder.
  73. Política Nacional De Desenvolvimento De Pessoal.
  74. Principais Modelos De Administração Pública: Patrimonialista, Burocrático, Nova Gestão Pública E Papéis Doestado.
  75. Processos Organizacionais.
  76. Psicologia Aplicada Às Organizações.
  77. Qualidade De Vida No Trabalho.
  78. Recrutamento E Seleção - Formas De Recrutamento, Perfil Do Candidato, Perfil Do Posto, Técnicas Seletivas.
  79. Recursos Humanos.
  80. Relação De Causa E Consequência.
  81. Relacionamento Interpessoal.
  82. Relações Humanas.
  83. Relatórios.
  84. Remuneração.
  85. Remuneração & Benefícios.
  86. Responsabilidade De Linha E Função De Staff.
  87. Rotatividade De Pessoas ? Turnover.
  88. Seleção De Pessoas.
  89. SIG - Sistema Integrado De Gestão.
  90. Sistemas Administrativos.
  91. Socialização Organizacional.
  92. Subsistemas De Rh.
  93. Teoria Da Burocracia.
  94. Teoria Das Organizações.
  95. Terceirização ? Outsourcing.
  96. Treinamento, Desenvolvimento E Educação: Conceitos E Importância, Operacionalização E Rotinas.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#13660
Banca
FGV
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 1 - 

São duas conhecidas limitações nos procedimentos de recrutamento interno:

  • a) excesso nas promoções (princípio de Peter) e relacionamentos em conflito.
  • b) relacionamentos muito próximos e simpatias e antipatias de superiores.
  • c) relacionamentos em conflito e relacionamentos muito próximos.
  • d) funcionários da organização terem muita intimidade com os procedimentos de recrutamento e excesso nas promoções (princípio de Peter).
  • e) protecionismo e recolocação (outplacement).
#13661
Banca
FGV
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 2 - 

O processo de recrutamento externo apresenta diversas vantagens, entre as quais se inclui:

  • a) rapidez no processo.
  • b) manutenção da racionalidade no processo.
  • c) baixo custo de investimento.
  • d) princípio de Peter.
  • e) ausência de nepotismo.
#13662
Banca
FGV
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 3 - 

Plano de carreira é o processo pelo qual:

  • a) organização seleciona e avalia os empregados para obter um grupo de pessoas qualificadas a atender às demandas futuras.
  • b) a organização identifica os passos necessários para atingir as metas da carreira.
  • c) a organização identifica e implementa os passos necessários para atingir as metas da carreira.
  • d) o empregado decide sobre os passos necessários para atingir as metas da carreira.
  • e) o empregado decide e implementa os passos necessários para atingir as metas da carreira.
#13663
Banca
FGV
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 4 - 

Peter Senge é considerado o principal autor da conhecida aprendizagem organizacional, importante abordagem extremamente útil na gestão de pessoas. E ele apresenta o que considera serem as disciplinas que melhor contribuem para a aprendizagem organizacional. Para o autor, a quinta disciplina - a mais relevante - é:

  • a) Domínio Interpessoal.
  • b) Modelos Digitais.
  • c) Estratégias Organizacionais.
  • d) Raciocínio Sistêmico.
  • e) Ação Horizontal.
#13664
Banca
FGV
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 5 - 

Além da utilização de tipos de poder, o homem (ser humano) tem à sua disposição, conforme a literatura teórica e técnica informa, abordagens de liderança reproduzidas nas alternativas abaixo, à exceção de uma. Assinale-a.

  • a) abordagem dos traços de personalidade.
  • b) a abordagem de condicionamentos horizontais/verticais
  • c) a abordagem comportamental.
  • d) a abordagem contingencial.
  • e) a abordagem do grid gerencial.
#13665
Banca
FGV
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 6 - 

Abaixo encontram-se métodos utilizados pelas organizações para desenvolver um plano de cargos e salários, à exceção de um. Assinale-o.

  • a) método competitivo
  • b) método de comparação de fatores
  • c) métodos das categorias predeterminadas
  • d) método de avaliação por pontos
  • e) método flexível de cargos e salários
#13666
Banca
FGV
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 7 - 

A atividade Benefícios se conceitua numa fonte de sucesso organizacional na medida em que sua ação seja pautada por alto grau de profissionalismo. Tem limitações que tornam a sua aplicação passível de insucessos de toda ordem. Uma dessas limitações é:

  • a) controle excessivo.
  • b) oicote.
  • c) submissão atemporal.
  • d) contratempos iniciais.
  • e) alcance não pleno.
#13667
Banca
FGV
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 8 - 

Como em todos os processos que envolvem as pessoas da organização, a avaliação de desempenho, se não for conduzida de forma competente, poderá causar transtornos para a direção da organização como os apontados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

  • a) leniência
  • b) eqüifinalidade
  • c) falsidade
  • d) obstáculos interpessoais
  • e) feito de halo (ou efeito halo)
#13668
Banca
FGV
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 9 - 

O que é avaliação 360 graus?

  • a) Não é uma avaliação de desempenho.
  • b) uma avaliação convencional que procura abordar todas as facetas da pessoa em avaliação.
  • c) Uma avaliação que é realizada considerando-se o maior número possível de pessoas que tenham alguma relação no ambiente profissional com a pessoa objeto da avaliação.
  • d) Uma avaliação realizada pela chefia direta, mas que depois deve ser aberta a todos que assim desejarem.
  • e) uma variante da avaliação de 180 graus, mas bem mais detalhada.
#13669
Banca
FGV
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 10 - 

A gestão por competências é mais uma contribuição dos teóricos da administração que visa ao melhor desenvolvimento do pessoal da estrutura superior da organização. Contudo, há uma competência que não está necessariamente relacionada a algum atributo de cargo, mas sim uma competência relevante para a excelência organizacional que é a competência essencial. A competência essencial é:

  • a) uma competência específica que só pode ser desenvolvida por quem a direção superior indicar.
  • b) a competência adquirida ao longo de um programa para executivos do primeiro escalão organizacional.
  • c) omo a própria palavra diz, essencial, ou seja, algo que está na essência, na origem das funções organizacionais.
  • d) uma capacitação básica que permite que a organização possa competir e crescer.
  • e) uma competência centrada no estamento superior e indelegável.
#13670
Banca
FGV
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 11 - 

As pessoas que atuam em gestão de pessoas necessitam de três competências básicas, que são:

  • a) conhecer a legislação, conhecer a história da empresa e conhecimento do negócio (no caso de empresa).
  • b) fornecimento das práticas de RH, conhecer a história da empresa, saber influenciar pessoas, dedicando-se ao treinamento e desenvolvimento do corpo funcional.
  • c) onhecimento do negócio, fornecimento das práticas de RH e administração da mudança.
  • d) conhecer os sistemas de informação, conhecer a legislação e promover a integração do corpo funcional.
  • e) star sempre muito bem informado, saber diagnosticar e ser comprometido com os objetivos maiores da organização.
#13671
Banca
FGV
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
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Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 12 - 

A avaliação de desempenho vem, ao longo do tempo, recebendo um número expressivo de contribuições de autores e profissionais, certos de que a avaliação convencional perde espaço para novos insumos técnicos. Um bom exemplo é a avaliação de 360º, que é relativamente recente e, num certo sentido, revolucionou a área de recursos humanos. Assinale a alternativa que melhor expressa essa diferenciada forma de avaliar pessoas na organização.

  • a) A avaliação é 360º por envolver a pessoa nos mais variados aspectos da estrutura de sua personalidade; a avaliação é feita pelo superior imediato e pelos subordinados, e não envolve as opiniões de pessoas de outras organizações que lidam de alguma forma com a pessoa em avaliação.
  • b) Esta avaliação visa a uma análise circular, ou seja, apenas as pessoas que estão próximas ao avaliado podem responder aos questionamentos convencionais. Neste caso, a avaliação é basicamente a respeito das atitudes e comportamento, mas não há impedimentos a uma avaliação sobre a competência técnica. Não é uma avaliação que defina o destino da pessoa, mas sim algo a ser considerado pelo superior imediato.
  • c) Parte da idéia de que quem emite os feedbacks são pessoas situadas em diferentes posições ao redor do receptor e que fazem parte da sua rede de contatos: superior imediato, subordinados, e até mesmo pessoas de outras organizações que lidam, de alguma forma, com a pessoa em avaliação como, por exemplo, fornecedores.
  • d) Parte da idéia de que quem emite os feedbacks são pessoas situadas em diferentes posições ao redor do receptor, mas o superior imediato recolhe a avaliação realizada pelas pessoas próximas e as considera ou não como suporte à sua própria avaliação que, essa sim, terá importância na vida futura do avaliado.
  • e) 0º é apenas e tão somente um rótulo para avaliação de desempenho do corpo funcional. As questões giram em torno da pessoa como pessoa e da pessoa como membro da estrutura social da organização, ou seja, não é uma avaliação com quesitos apenas da atividade relativa ao trabalho, mas, essencialmente, com quesitos sobre a personalidade da pessoa, seus desejos pessoais profissionais, educacionais e assim por diante.
#13672
Banca
FGV
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 13 - 

Certo tipo de liderança cria entre os membros do grupo mais hostilidade e rivalidade, maior identificação com o líder do que com o grupo, ansiedade em relação ao futuro, agressões aos outros,criação de bodes expiatórios, superdependência e submissão ao líder e inflexibilidade de comportamento. Essa liderança é do tipo:

  • a) liberal.
  • b) situacional.
  • c) autocrática.
  • d) carismática.
  • e) democrática.
#13673
Banca
FGV
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Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 14 - 

No final da década de 1990, as organizações aderiram ao sistema de terceirização de certos serviços, sob o argumento de que, nessas condições, há um menor custo e uma maior especialização nos serviços executados. Terceirização é o ato de repassar a execução de uma ou mais tarefas a um profissional ou empresa sem vínculo empregatício com a tomadora desse serviço, estabelecendose condições contratuais de custo, prazo e resultados esperados, entre outras. Especificamente na ARH (Administração de Recursos Humanos) algumas áreas são mais comumente terceirizadas do que outras. Uma atividade que costuma ser menos terceirizada é:

  • a) restaurante.
  • b) limpeza.
  • c) segurança e medicina do trabalho.
  • d) treinamento.
  • e) avaliação de desempenho.
#13674
Banca
FGV
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 15 - 

O primeiro passo na administração bem-sucedida da complexidade é sondar o leque de talento disponível. É um erro grave permitir desequilíbrios históricos na nacionalidade ou no background funcional do grupo administrativo para restringir a contratação ou a promoção subseqüente. No atual mercado global, o recrutamento voltado para o mercado doméstico limita a habilidade de uma empresa em capitalizar o pool mundial de habilidades gerenciais e influencia negativamente os processos de tomada de decisões. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir: I. As empresas precisam não apenas ampliar o pool de pessoas disponíveis para posições-chave, como precisam também desenvolver novos critérios para escolher os que têm maiores possibilidades de sucesso. II. Em virtude de o sucesso passado não ser mais uma qualificação para tarefas cada vez mais sutis, sensíveis e imprevisíveis em nível superior de gerenciamento, a direção precisa envolver-se em um processo de seleção mais discriminatório. III. As empresas necessitam reduzir o grupamento de pessoas disponíveis para posições-chave e preservar antigos critérios para escolher pessoas com chances maiores de sucesso. Assinale:

  • a) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • b) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • e) se somente a afirmativa III estiver correta.