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Prova de Administração 3 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Administração 3 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca FGV, tanto para nível médio como superior da matéria Administração. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. A Organização Como Um Sistema Social.
  2. Abordagem Sistêmica Da Administração.
  3. Abordagens Contingenciais Da Eficácia Organizacional.
  4. Acompanhamento Fisico-Financeiro De Projetos.
  5. Adaptação.
  6. Adhocracia.
  7. Administração Da Produção.
  8. Administração De Operações E Da Qualidade.
  9. Administração De Pessoal E Recursos Humanos.
  10. Administração De Vendas.
  11. Administração Do Desempenho.
  12. Administração Estratégica.
  13. Administração Financeira.
  14. Administração Geral.
  15. Agente Administrativo.
  16. Ambiente Organizacional.
  17. Análise De Processos De Trabalho.
  18. Análise Dos Ambientes Interno E Externo.
  19. Análise Ou Descrição Do Trabalho.
  20. Aprendizagem Organizacional.
  21. As Novas Tecnologias E Seus Impactos Na Administração Organizacional.
  22. Avaliação De Desempenho.
  23. Avaliação De Documentos.
  24. Avaliação De Produtividade.
  25. Balanced Scorecard (Bsc).
  26. Benchmarking.
  27. Boa Governança E Accountability.
  28. Brainstorming.
  29. Burocracia.
  30. Cálculos.
  31. Capm.
  32. Características Básicas Das Organizações Formais Modernas: Tipos De Estrutura Organizacional, Natureza, Finalidades E Critérios De Departamentalização.
  33. Características, Técnicas, Ferramentas.
  34. Cargos E Salários.
  35. Clima Organizacional.
  36. Comércio Eletrônico.
  37. Comércio Exterior.
  38. Comportamento Humano Nas Organizações.
  39. Comportamento Organizacional: Motivação E Desempenho.
  40. Comunicação Interpessoal E Intergrupal.
  41. Comunicação.
  42. Conceito De Empregado E Empregador, Contrato Individual De Trabalho, Interrupção, Suspensão E Extinção De Contrato De Trabalho, Trabalho Em Condições Insalubre E Periculosas.
  43. Conceitos E Aplicações Gerais Da Administração.
  44. Conhecimentos De Administração E De Administração Gerencial.
  45. Conhecimentos De Processos De Iso 9000 ? Sistemas De Qualidade.
  46. Construção De Indicadores De Desempenho.
  47. Consumerismo.
  48. Contrato Administrativo.
  49. Contrato De Gestão.
  50. Controladoria.
  51. Controle - Importância E Fundamentos.
  52. Controle Administrativo.
  53. Cronograma Financeiro.
  54. Cultura Brasileira.
  55. Cultura Organizacional.
  56. Decisões Programadas.
  57. Delegação.
  58. Departamentalização.
  59. Descentralização E Desconcentração.
  60. Desenvolvimento De Rh.
  61. Desenvolvimento Organizacional.
  62. Desenvolvimento Sustentável.
  63. Dinâmica Das Organizações.
  64. Downsizing.
  65. Eficiência, Eficácia E Efetividade.
  66. Eliminação De Desperdícios.
  67. Empreendedorismo.
  68. Ênfase No Cliente.
  69. Equipes.
  70. Estatística.
  71. Estratégia Empresarial.
  72. Estratégias De Marketing.
  73. Estratégias De Rh.
  74. Estrutura E Estratégia Organizacional.
  75. Estrutura E Projeto Organizacional.
  76. Estrutura Organizacional.
  77. Estruturas E Modelos De Controle.
  78. Ética E Responsabilidade.
  79. Execução Das Atividades.
  80. Ferramentas Da Qualidade.
  81. Flexibilidade Organizacional.
  82. Fluxograma.
  83. Forças Competitivas.
  84. Funções (Planejamento, Organização, Direção E Controle).
  85. Funções Administrativas.
  86. Funções E Habilidades Do Administrador.
  87. Fundamentos E Evolução Da Administração.
  88. Gerenciamento De Desempenho.
  89. Gestão Ambiental.
  90. Gestão Contemporânea.
  91. Gestão Da Informação E Do Conhecimento.
  92. Gestão Da Produção.
  93. Gestão Da Qualidade.
  94. Gestão De Contratos.
  95. Gestão De Custos.
  96. Gestão De Documentos - O Ciclo Vital Dos Documentos: Arquivos Correntes, Intermediários E Permanentes.
  97. Gestão De Documentos - Organização E Métodos - Administração De Processos.
  98. Gestão De Processos.
  99. Gestão De Recursos.
  100. Gestão Do Conhecimento.
  101. Gestão Do Relacionamento Com Clientes.
  102. Gestão Estratégica.
  103. Gestão Participativa.
  104. Gestão Por Desempenho.
  105. Governança.
  106. Habilidades Interpessoais.
  107. História Da Administração.
  108. Impacto Do Ambiente Nas Organizações ? Visão Sistêmica.
  109. Indicadores De Produtividade.
  110. Inovação Incremental.
  111. Instituição, Organização E Empresa.
  112. Instrumentos E Ferramentas De Controle Do Desempenho Da Organização.
  113. Iso 9000.
  114. Liderança.
  115. Liderança: Tipos De Abordagens.
  116. Logística E Transportes.
  117. Macroeconomia.
  118. Marketing.
  119. Marketing De Serviços.
  120. Marketing Internacional.
  121. Matriz Bcg.
  122. Meio Ambiente.
  123. Método Gerencial.
  124. Métodos De Classificação Dos Documentos.
  125. Modelo Contingencial De Administração.
  126. Modelo De Gestão.
  127. Modelos Organizacionais.
  128. Motivação E Liderança.
  129. Mudança E Inovação.
  130. Mudança Organizacional.
  131. Nível De Serviço: Atendimento, Pontualidade E Flexibilidade.
  132. Noções De Elaboração, Análise, Avaliação E Gerenciamento De Projetos.
  133. Noções De Estatística Descritiva.
  134. Noções De Psicologia E Sociologia Organizacional.
  135. Noções De Recursos Humanos: Clt, Benefícios, Higiene, Segurança E Qualidade De Vida.
  136. Normas E Procedimentos.
  137. Novas Tecnologias Gerenciais: Reengenharia E Qualidade; Impactos Sobre A Configuração Das Organizações Públicas E Sobre Os Processos De Gestão.
  138. Ongs.
  139. Orçamento Público.
  140. Organização E Métodos: Análise Organizacional; Instrumentos De Pesquisa; Layout; Análise De Processos; Distribuição Do Trabalho; Fluxogramas; Formulários; Anuais; Estruturas Organizacionais E Departamentalização; Organogramas; Sistemas De Informações Gerenciais.
  141. Organização No Trabalho.
  142. Organização, Sistemas E Métodos.
  143. Organizações.
  144. Organizações De Aprendizagem.
  145. Organizações Formais Modernas.
  146. Organograma.
  147. Paradigmas.
  148. Payback.
  149. PDCA.
  150. Pensamento Econômico.
  151. Pesquisa De Mercado.
  152. Planejamento.
  153. Planejamento Baseado Em Cenários.
  154. Planejamento Estratégico.
  155. Planejamento Estratégico Empresarial.
  156. Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
  157. Planejamento Organizacional.
  158. Planejamento Organizacional: Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
  159. Plano De Carreira.
  160. Plano De Remuneração.
  161. Plano Diretor De Reforma Do Aparelho Do Estado.
  162. Poder E Influência. Comunicação.
  163. Política De Compras.
  164. Política Salarial.
  165. Pregão Eletrônico.
  166. Preocupação Com A Qualidade.
  167. Preservação De Documentos.
  168. Principais Ferramentas Da Qualidade.
  169. Princípio De Deming.
  170. Princípios E Sistemas De Administração Federal.
  171. Processo Administrativo.
  172. Processo De Controle.
  173. Processo De Negociação.
  174. Processo Decisório.
  175. Processo Grupal Nas Organizações.
  176. Processo Organizacional: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle E Avaliação.
  177. Produtividade, Eficiência, Eficácia E Efetividade.
  178. Projetos.
  179. Projetos De Investimentos Nas Empresas.
  180. Qualidade E Produtividade Nas Organizações.
  181. Qualidade Total.
  182. Recrutamento E Seleção De Pessoal.
  183. Reengenharia.
  184. Reforma Do Estado.
  185. Relação Chefe/Subordinado.
  186. Relação Cliente/Fornecedor.
  187. Relação Organização ? Ambiente.
  188. Relações Com Empregados.
  189. Relações Humanas.
  190. Remuneração E Benefícios.
  191. Remuneração Por Competências.
  192. Repouso Semanal, Férias, Licença Paternidade E Maternidade, Repouso Semanal Remunerado, 13º Salário, Encargos Sociais E Previdenciários , Imposto De Renda, Etc.
  193. Responsabilidade Social.
  194. Responsabilidade Sócio-Ambiental.
  195. Riscos.
  196. Segmentação De Mercado.
  197. Segurança Da Informação.
  198. Serviços.
  199. Sistema De Gestão Ambiental (Sga).
  200. Sistemas De Informação Gerencial.
  201. Sociedades Anonimas.
  202. Técnica Gut.
  203. Tecnologia Da Informação (Ti).
  204. Tecnologia Da Informação, Organização E Cidadania Da Administração.
  205. Temas Contemporâneos Da Administração.
  206. Teoria Da Contingência.
  207. Teoria Da Hierarquia Das Necessidades De Maslow.
  208. Teoria Dos Dois Fatores.
  209. Teoria Dos Sistemas.
  210. Teoria Estruturalista Da Administração.
  211. Teoria Geral De Administração.
  212. Teorias Administrativas: Principais Escolas.
  213. Terceirização (Outsourcing).
  214. Tomada De Decisão.
  215. Trabalho Em Equipe.
  216. Trabalho Noturno, Jornada De Trabalho.
  217. Treinamento E Desenvolvimento.
  218. Treinamento, Desenvolvimento E Educação: Conceitos E Importância, Operacionalização E Rotinas.
  219. Turbulência.
  220. Unidade Organizacional.
  221. Valor Econômico Agregado.
  222. Vendas.
  223. Vpl Valor Presente Líquido.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#12543
Banca
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Administração Geral
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médio

(1,0) 1 - 

O primeiro passo na administração bem-sucedida da complexidade é sondar o leque de talento disponível. É um erro grave permitir desequilíbrios históricos na nacionalidade ou no background funcional do grupo administrativo para restringir a contratação ou a promoção subseqüente. No atual mercado global, o recrutamento voltado para o mercado doméstico limita a habilidade de uma empresa em capitalizar o pool mundial de habilidades gerenciais e influencia negativamente os processos de tomada de decisões. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir: I. As empresas precisam não apenas ampliar o pool de pessoas disponíveis para posições-chave, como precisam também desenvolver novos critérios para escolher os que têm maiores possibilidades de sucesso. II. Em virtude de o sucesso passado não ser mais uma qualificação para tarefas cada vez mais sutis, sensíveis e imprevisíveis em nível superior de gerenciamento, a direção precisa envolver-se em um processo de seleção mais discriminatório. III. As empresas necessitam reduzir o grupamento de pessoas disponíveis para posições-chave e preservar antigos critérios para escolher pessoas com chances maiores de sucesso. Assinale:

  • a) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • b) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • e) se somente a afirmativa III estiver correta.
#12544
Banca
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Administração Geral
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fácil

(1,0) 2 - 

Com relação ao Modelo Contingencial de Administração, é correto afirmar que:

  • a) quanto mais estável o ambiente em que estiver inserida a organização, é mais adequado o uso de um modelo orgânico de estrutura.
  • b) a Escola Contingencial prevê a existência de uma forma única e correta de administrar.
  • c) quanto à gestão de pessoas, o Modelo Contingencial preconiza que a gestão descentralizada, participativa e flexível é sempre o que traz melhores resultados.
  • d) a tecnologia e o ambiente condicionam a forma de gerir a organização.
  • e) a Escola Contingencial previa a organização de estruturas rígidas com base na meritocracia.
#12545
Banca
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Administração Geral
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(1,0) 3 - 

importante ressaltar que a redefinição do papel do Estado é um tema de alcance universal nos anos 90. No Brasil, essa questão adquiriu importância decisiva, tendo em vista o peso da presença do Estado na economia nacional: tornou-se, conseqüentemente, inadiável equacionar a questão da reforma ou da reconstrução do Estado, que já não consegue atender com eficiência a sobrecarga de demandas a ele dirigidas, sobretudo na área social. A reforma do Estado não é, assim, um tema abstrato: ao contrário, é algo cobrado pela cidadania, que vê frustradas suas demandas e expectativas. A crise do Estado teve início nos anos 70, mas só nos anos 80 se tornou evidente. Paralelamente ao descontrole fiscal, diversos países passaram a apresentar redução nas taxas de crescimento econômico, aumento do desemprego e elevados índices de inflação. Após várias tentativas de explicação, tornou-se claro, afinal, que a causa da desaceleração econômica nos países desenvolvidos e dos graves desequilíbrios na América Latina e no Leste Europeu era a crise do Estado, que não soubera processar de forma adequada a sobrecarga de demandas a ele dirigidas. A desordem econômica expressava agora a dificuldade do Estado em continuar a administrar as crescentes expectativas em relação à política de bem-estar aplicada com relativo sucesso no pós-guerra.' (Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado) O Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado representou um marco na implementação da Nova Administração Pública no Brasil, iniciando, na prática, a transição do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático. Ele trazia uma série de conceitos e pressupostos. Em relação ao plano, assinale a afirmativa incorreta.

  • a) O Plano considerava que o modelo burocrático tradicional, que a Constituição de 1988 e todo o sistema do Direito Administrativo brasileiro privilegiam, está baseado no formalismo, no excesso de normas e na rigidez de procedimentos.
  • b) O Plano preconizava que a legislação que regula as relações de trabalho no setor público é inadequada, notadamente pelo seu caráter protecionista e inibidor do espírito empreendedor. São exemplos imediatos desse quadro a aplicação indiscriminada do instituto da estabilidade para o conjunto dos servidores públicos civis submetidos a regime de cargo público e de critérios rígidos de seleção e contratação de pessoal que impedem o recrutamento direto no mercado, em detrimento do estímulo à competência.
  • c) No plano administrativo, a administração pública burocrática surgiu conjuntamente com o Estado liberal, exatamente como uma forma de defender a coisa pública contra o patrimonialismo. No entanto, à medida que o Estado assumia a responsabilidade pela defesa dos direitos sociais e crescia em dimensão, foi-se percebendo que os custos dessa defesa podiam ser mais altos que os benefícios do controle. Por isso, neste século as práticas burocráticas vêm sendo substituídas por um novo tipo de administração: a administração gerencial.
  • d) No núcleo estratégico, a propriedade tem que ser necessariamente estatal. Nas atividades exclusivas de Estado, em que o poder extroverso de Estado é exercido, a propriedade também só pode ser estatal.
  • e) Considerava que Atividades Exclusivas é o setor em que são prestados serviços que só o Estado pode realizar. São serviços em que se exerce o poder extroverso do Estado. São exemplos desse setor as universidades, os hospitais, os centros de pesquisa e os museus.
#12546
Banca
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médio

(1,0) 4 - 

Pode-se afirmar que o contrato de gestão é:

  • a) uma concessão de serviços públicos ao setor privado.
  • b) um instrumento de controle de desempenho firmado entre órgãos da Administração Pública.
  • c) uma ferramenta moderna para desenho de processos organizacionais internos.
  • d) um processo de licitação para contratação de serviços junto ao setor privado.
  • e) a instauração de um plano de cargos e salários em uma organização da Administração Pública.
#12547
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(1,0) 5 - 

Michael E. Porter em A vantagem competitiva das nações faz uma pergunta que considera central: Por que empresas baseadas em determinadas nações alcançam sucesso internacional em segmentos e indústrias distintas? Porter busca a vantagem competitiva das nações e um dos porquês decorre do fato de que:

  • a) embora a propriedade de empresas esteja, com freqüência, concentrada na sede, a nacionalidade dos acionistas é fonte de extremos cuidados. Por evidência, não pode haver limitações, nem preferências por tal ou qual nacionalidade, mas a vantagem competitiva tem de ser mantida e aí residem táticas e estratégias na manutenção da excelência empresarial, devido à possibilidade de algum tipo de enfrentamento econômico e mesmo enfrentamento político.
  • b) os líderes em determinadas indústrias e segmentos de indústrias tendem a internacionalizar e globalizar as suas ações, praticamente, transcendendo as suas ações, ou seja, tornando até mesmo difícil identificar qual seria a 'nacionalidade' do país de tal ou qual indústria. Assim, com presença significativa de forma globalizada, mais fácil será manter vantagens competitivas.
  • c) os líderes em determinadas indústrias e segmentos de indústrias tendem a internacionalizar e globalizar as suas ações, praticamente, transcendendo as suas ações, ou seja, tornando até mesmo difícil identificar qual seria a 'nacionalidade' do país de tal ou qual indústria. Assim, com presença significativa de forma globalizada, mais fácil será manter vantagens competitivas.
  • d) iferenças nas estruturas econômicas, valores, culturas, instituições e histórias nacionais não contribuem positivamente para o sucesso competitivo, para a vantagem competitiva. Assim, a internacionalização e globalização de ações geram por parte dos 'forasteiros' cuidados na incorporação de valores, culturas que não podem trazer dificuldades na busca e manutenção de vantagens competitivas.
  • e) os líderes em determinadas indústrias e segmentos de indústrias tendem a concentrar-se numas poucas nações e manter a vantagem competitiva por muitas décadas.
#12548
Banca
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(1,0) 6 - 

A teoria da autopoiesis, que tem em Gareth Morgan um excepcional divulgador, reconhece que sistemas podem ser caracterizados como tendo 'ambientes', mas insiste em que as relações com qualquer ambiente são internamente determinadas. Sendo assim:

  • a) pode haver incontáveis cadeias de interação entre sistemas e, dentro deles, A ligando-se a B, C, D, E, e assim por diante, não existe qualquer padrão independente de causalidade.
  • b) o feedback estratégico tem de ser repensado para testar, validar e modificar as hipóteses incorporadas às estratégias diretamente conectadas aos negócios.
  • c) a teoria da autopoiesis pode ser entendida como uma rede de partes separadas, razão pela qual faz sentido dizer que um sistema interage com seu ambiente externo, já que as transações de um sistema com seu ambiente não são transações internas, nem são transações automáticas.
  • d) a teoria da autopoiesis é considerada como um esforço de auto-reprodução por um sistema internamente aberto de relações conducentes ao estabelecimento de estratégias e táticas centradas apenas no ambiente que interessa, pois tal ambiente é o desejado pela administração superior porque traz resultados de cunho financeiro.
  • e) autores consideram que a teoria da autopoiesis tem uma indesculpável semelhança com a abordagem de sistemas abertos apontada pelo Daniel Katz e Roberto L. Kahn no final da década de 70, por intermédio da obra Psicologia Social das Organizações e, portanto, não merece um tratamento diferenciado.
#12549
Banca
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(1,0) 7 - 

O Balanced Scorecard (praticamente sem tradução no Brasil) é uma ferramenta recente que permite à alta administração focalizar a atenção de suas organizações nas estratégias para o sucesso a longo prazo. Por essa razão, é correto afirmar que:

  • a) o desempenho operacional de curto prazo tem importância reduzida, em face da orientação de autores no sentido da prevalência do caráter holístico do Balanced Scorecard nas organizações.
  • b) a conhecida e tradicional ordenação de temas organizacionais típicos da abordagem contingencial de Lawrence e Lorsch perde relevância em função da criação de processos críticos gerenciais listados pelos estudiosos da nova ferramenta, críticos que são da ordenação de temas organizacionais que não consideram o caráter sistêmico, hoje tão presente.
  • c) as estruturas conceituais derivadas de processos e programas cedem lugar ao caráter ideológico do scorecard que trouxe uma nova forma de avaliar os esforços organizacionais, preterindo recentes esforços teóricos importantes como a abordagem estruturalista de Etzioni, em benefício deste seu caráter ideológico.
  • d) as metas definidas para as unidades constitutivas das organizações, as equipes e comitês de trabalhos são agora balanceadas e a unidade que melhor demonstrar possibilidades de sucesso num determinado projeto assume a liderança e segue até outro momento de análise que também considere as unidades, equipes e comitês anteriormente em cogitação.
  • e) não elimina o papel dos indicadores financeiros, mas integra esses indicadores a um sistema gerencial mais equilibrado que vincula o desempenho operacional de curto prazo a objetivos estratégicos.
#12550
Banca
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médio

(1,0) 8 - 

Os itens a seguir correspondem a aspectos (princípios) que habitualmente são considerados na implantação de um programa de qualidade, À EXCEÇÃO DE UM. Assinale-o.

  • a) satisfação do cliente
  • b) gerência de processos
  • c) inconstância de propósitos
  • d) melhoria contínua
  • e) não aceitação de erros
#12551
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(1,0) 9 - 

A formalização do acordo de aquisição de um item patrimonial, considerando-se a relevância, envolve aspectos como especificidade, prazos e penalidades e admite diversos modelos. O tipo de contrato em que um fabricante vai à busca de clientes potenciais interessados na compra de novos produtos desenvolvidos e que prevê uma data para que ele ratifique o pedido é chamado de

  • a) contrato de fornecimento de serviços.
  • b) contrato por cota de fornecimento.
  • c) ontrato de fornecimento de conta corrente.
  • d) contrato de intenção de compra.
  • e) concorrência.
#12552
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médio

(1,0) 10 - 

O fluxograma é um tipo de diagrama e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feita por meio de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem. Pode-se entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer. É uma das sete ferramentas da qualidade, muito utilizada em fábricas e indústrias para a organização de produtos e processos. Por intermédio do fluxograma, é possível identificar os seguintes aspectos de um fluxo: . quais operações são realizadas; . onde são realizadas; . quem as executa; . quais as entradas e saídas; . qual o fluxo das informações; . quais os recursos empregados no processo; . quais os custos parciais e totais; . qual o volume de trabalho; . qual o tempo de execução. Nesse sentido, NÃO é vantagem de sua utilização

  • a) descrever qualquer tipo de processo, mesmo os mais complexos.
  • b) permitir visão ampla de todo o processo que está sendo estudado.
  • c) descrever o funcionamento de todos os componentes do processo.
  • d) permitir fácil atualização.
  • e) permitir a dupla interpretação, graças à padronização dos símbolos utilizados.
#12553
Banca
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médio

(1,0) 11 - 

Com o objetivo de realizar a avaliação de um projeto, uma empresa opta por um método que leva em conta todos os fluxos de caixa. É realizado o cálculo do valor do fluxo de caixa esperado menos o investimento inicial, considerando as seguintes variáveis: i) quanto foi investido; ii) quanto o projeto gera de retorno; iii) quando o fluxo de caixa deve ocorrer; e iv) qual o risco associado a esse fluxo de caixa. Considerando a descrição apresentada, é correto afirmar que o método utilizado pela empresa foi

  • a) payback simples.
  • b) modelo CAPM.
  • c) ndice de lucratividade.
  • d) valor presente líquido.
  • e) taxa interna de retorno.
#12554
Banca
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médio

(1,0) 12 - 

Considere as seguintes afirmações em relação aos tipos de planos presentes no planejamento organizacional de uma empresa: I. O plano estratégico, de modo geral, possui uma forte orientação externa, abrange objetivos gerais e planos genéricos. II. O plano gerencial está focado em departamentos de uma organização, possui horizonte de longo prazo, abrange objetivos gerais e define planos genéricos. III. O plano operacional define procedimentos e processos específicos, possui foco nas tarefas e é constantemente adaptado. Assinale

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
#12555
Banca
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(1,0) 13 - 

Após analisar diversas ferramentas da qualidade, uma determinada empresa optou por uma ferramenta que possui as seguintes características: i) liberação da criatividade; ii) ausência de julgamento prévio; iii) registro das ideias; iv) capacidade de síntese; e v) ausência de hierarquia durante o processo. A ferramenta que possui as características apresentadas é

  • a) Matriz GUT.
  • b) Brainstorming.
  • c) 5W2H.
  • d) Análise PDPC.
  • e) Gráfico de Pareto.
#12556
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(1,0) 14 - 

A empresa Correa Engenharia desejava implementar um modelo de avaliação do desempenho de seus funcionários e solicitou ao RH da empresa que apresentasse alguns métodos tradicionais de avaliação. O método escolhido foi a Avaliação do Desempenho por Escalas Gráficas, que apresentou como vantagens as seguintes características: I. Facilita a comparação dos resultados de vários funcionários. II. Evita o efeito de generalização (hallo effect) na avaliação. III. Proporciona fácil retroação de dados ao avaliado. Assinale

  • a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • b) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • d) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • e) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
#12557
Banca
FGV
Matéria
Administração Geral
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 15 - 

Existem diferenças entre os gerentes (focados nos processos organizacionais) e os líderes (focados no enfrentamento das mudanças). Diante disso, assinale a alternativa que apresente, respectivamente, uma característica de gerente e uma de um líder.

  • a) Um gerente pergunta como e quando; um líder o quê e o porquê.
  • b) Um gerente faz as coisas certas; um líder faz as coisas de maneira certa.
  • c) Um gerente desenvolve; um líder inova.
  • d) Um gerente focaliza as pessoas; um líder focaliza o sistema e a estrutura.
  • e) Um gerente tem perspectiva de longo prazo; um líder tem visão de curto prazo.