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Prova de Administração Financeira e Orçamentária 21 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Administração Financeira e Orçamentária 21 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca FGV, tanto para nível médio como superior da matéria Administração Financeira e Orçamentária - AFO. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Ações E Debêntures.
  2. Administração Do Capital De Giro.
  3. Administração Financeira - Conceito E Objetivos.
  4. Administração Financeira No Setor Público.
  5. Alavancagem E Endividamento.
  6. Análise De Balanços.
  7. Análise De Investimentos.
  8. Apreciação De Matérias Em Regime De Urgência.
  9. Apt (Arbitrage Pricing Theory).
  10. Aro (Antecipação De Receita Orçamentária).
  11. Auditoria.
  12. Balanço Financeiro.
  13. Balanço Orçamentário.
  14. Balanço Patrimonial.
  15. Bens Públicos.
  16. Ciclo Orçamentário.
  17. Classificação Da Receita E Da Despesa Orçamentária Brasileira.
  18. Classificação De Gastos Públicos.
  19. Classificação Orçamentária De Receita Pública Por Categoria Econômica No Brasil.
  20. Conceitos E Normas Da Afo.
  21. Conceituação E Classificação De Receita Pública.
  22. Conta Única Do Tesouro Nacional.
  23. Contabilidade Pública: Conceito, Objetivo E Regime; Campo De Aplicação; Legislação Básica (Lei N 4.320, De 17 De Março De 1964 E Decreto N 93.872, De 23 De Dezembro De 1986, Legislação Complementar E Suas Alterações, Se Houver).
  24. Controle Da Execução Orçamentária.
  25. Controle Externo.
  26. Controle Interno.
  27. Convênios.
  28. Créditos Adicionais.
  29. Créditos Orçamentários.
  30. Custos E Despesas.
  31. Decisões De Investimentos.
  32. Decreto 93.872-86.
  33. Descentralização De Créditos Orçamentários E Recursos Financeiros.
  34. Despesa Extra-Orçamentária.
  35. Despesa Pública: Categorias, Estágios.
  36. Despesas De Exercícios Anteriores.
  37. Diretrizes Orçamentárias.
  38. Dívida Ativa.
  39. Dívida Pública Brasileira.
  40. Dotações Orçamentárias.
  41. Elaboração Da Programação Financeira.
  42. Elaboração De Orçamento Empresarial.
  43. Emendas E Alterações A Loa.
  44. Empenho Da Despesa.
  45. Estágios Da Receita E Da Despesa Orçamentária.
  46. Execução Da Receita E Da Despesa Orçamentária.
  47. Falhas De Mercado.
  48. Finanças Públicas.
  49. Fiscalização Contábil E Financeira.
  50. Fluxo De Caixa.
  51. Fontes De Financiamento A Longo Prazo.
  52. Função Financeira Nas Organizações.
  53. Gru.
  54. Instrumentos De Planejamento.
  55. Intervenção Na Atividade Econômica.
  56. Inversões Financeiras.
  57. Lei De Diretrizes Orçamentárias ? Ldo.
  58. Lei De Responsabilidade Fiscal.
  59. Lei Nº 10.028-2000 - Infrações Administrativas À Lei De Finanças Públicas.
  60. Lei Nº 10.180-2001.
  61. Lei Nº 4.320-1964.
  62. Lei Nº 6.404-1976.
  63. Lei Nº 9.430-1996.
  64. Lei Orçamentária Anual ? Loa.
  65. Limites Constitucionais E Legais.
  66. Liquidez X Rentabilidade.
  67. Método Capm (Capital Asset Pricing Model).
  68. Métodos, Técnicas E Instrumentos Do Orçamento Público; Normas Legais Aplicáveis.
  69. Modelos Econômicos.
  70. O Ciclo Orçamentário.
  71. Obz (Orçamento Base Zero).
  72. Orçamento De Custeio.
  73. Orçamento De Investimento.
  74. Orçamento Empresarial ? Conceitos.
  75. Orçamento Empresarial ? Finalidade.
  76. Orçamento Na Constituição Federal.
  77. Orçamento Participativo.
  78. Orçamento Programa.
  79. Orçamento Público No Brasil.
  80. Orçamento-Programa.
  81. PIB.
  82. Planejamento E Orçamento Governamental.
  83. Planejamento No Orçamento-Programa.
  84. Plano Plurianual ? Ppa.
  85. Pnd.
  86. Política Fiscal.
  87. Políticas.
  88. Portaria Mpog 42.
  89. Princípios Orçamentários.
  90. Processo Orçamentário.
  91. Programação Orçamentária E Financeira.
  92. Projeto De Lei De Crédito Adicional.
  93. Projetos E Programas.
  94. Proposta Orçamentária.
  95. Receita Extraorçamentária
  96. Receita Orçamentária
  97. Receita Pública: Categorias, Fontes, Estágios E Dívida Ativa.
  98. Receitas E Despesas Orçamentárias E Extra-Orçamentárias: Interferências Passivas E Mutações Ativas; Plano De Contas Da Administração Federal; Sistemática Dos Eventos.
  99. Regime De Caixa.
  100. Rentabilidade E Liquidez.
  101. Responsabilidade Fiscal.
  102. Restos A Pagar.
  103. Resultado Do Exercício.
  104. Siafi.
  105. Sidor.
  106. Sistema Federativo.
  107. Suprimento De Fundos.
  108. Teorias Orçamentárias.
  109. Tipos De Créditos Orçamentários.
  110. Tipos Ou Técnicas De Orçamento.
  111. Transferência Correntes E Transferência De Capital.
  112. Tribunais De Contas.
  113. Tributos.
  114. Valor Do Dinheiro No Tempo E Risco X Retorno.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#12658
Banca
FGV
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
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fácil

(1,0) 1 - 

As receitas orçamentárias podem ser divididas em duas categorias econômicas: receitas correntes e receitas de capital. Assinale a afirmativa que contenha uma receita de capital.

  • a) Receita da Produção Vegetal
  • b) Receita da Indústria de Construção
  • c) Receita de Valores Mobiliários
  • d) Receita da Dívida Ativa Tributária
  • e) Receita da Alienação de Bens Imóveis
#12659
Banca
FGV
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
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fácil

(1,0) 2 - 

A aquisição de um imóvel ou bem de capital em utilização é classificada como despesa orçamentária no seguinte grupo:

  • a) Transferências de Capital.
  • b) Investimento.
  • c) Inversões Financeiras.
  • d) Obras Públicas.
  • e) Transferências Correntes.
#12660
Banca
FGV
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
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difícil

(1,0) 3 - 

Conforme disposto na LRF, o financiamento dos gastos públicos por meio de operação de crédito externo deverá ter autorização específica do seguinte órgão:

  • a) Presidência da República.
  • b) Câmara dos Deputados.
  • c) Banco Central.
  • d) Senado Federal.
  • e) Ministério da Fazenda.
#12661
Banca
FGV
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Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
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fácil

(1,0) 4 - 

A respeito da classificação institucional das despesas públicas, é incorreto afirmar que:

  • a) permite identificar o agente responsável pelas dotações autorizadas pelo Legislativo, para dado programa
  • b) serve como ponto de partida para o estabelecimento de um programa de contabilização de custos dos vários serviços ou unidade administrativa.
  • c) permite, quando combinado com a classificação funcional, focalizar num único ponto a responsabilidade pela execução de determinado programa.
  • d) em termos de dotações recebidas, propicia comparar imediatamente os vários órgãos.
  • e) propicia informações relativas ao volume das despesas num nível de agregação bastante alto.
#12662
Banca
FGV
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Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
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médio

(1,0) 5 - 

A respeito do projeto de lei orçamentária anual, assinale a afirmativa correta.

  • a) Por ser de iniciativa exclusiva do Presidente da República, não pode receber emendas parlamentares.
  • b) Somente poderá receber emendas subscritas pela maioria das comissões permanentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, bem como emendas das bancadas estaduais no Congresso Nacional, não sendo admitida a apresentação de emendas individuais.
  • c) Somente será submetida à aprovação do Congresso Nacional depois de regular tramitação, apreciação de emendas e elaboração de parecer pela Comissão Mista Permanente de que trata o art. 166, § 1o, da Constituição federal.
  • d) Poderá receber proposta de alteração por parte do Presidente da República, enquanto não iniciada a votação, no plenário do Congresso Nacional, da parte cuja alteração é proposta.
  • e) Não pode receber emendas parlamentares cujos recursos necessários sejam provenientes de anulação de despesas ou ainda emendas que consignem créditos com finalidade imprecisa ou dotação ilimitada.
#12663
Banca
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Administração Financeira e Orçamentária
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difícil

(1,0) 6 - 

Em grandes linhas, a transparência nas contas públicas e a disponibilização de informações à sociedade atendem aos seguintes objetivos, respectivamente:

  • a) formulação e implementação de políticas públicas.
  • b) mitigação das desigualdades regionais e planejamento governamental.
  • c) melhoria das exportações nacionais e redução do déficit público.
  • d) incremento dos instrumentos de controle da administração pública e maior liberdade de imprensa.
  • e) diminuição da corrupção e aperfeiçoamento da ação estatal.
#12664
Banca
FGV
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Administração Financeira e Orçamentária
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. Concursos Diversos
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fácil

(1,0) 7 - 

A lei 4320/64 consagra princípios orçamentários que cuidam de aspectos substanciais a serem observados na elaboração do orçamento. Em relação ao princípio da especificação assinale a afirmativa correta.

  • a) As receitas e despesas devem aparecer no orçamento de maneira discriminada de tal forma que se possa saber, pormenorizadamente, a origem dos recursos, bem como a sua aplicação.
  • b) O orçamento deve ser elaborado de maneira a conter todas as receitas e despesas públicas, sem quaisquer deduções ou compensações entre devedores e credores.
  • c) A lei orçamentária anual deverá conter apenas matéria pertinente ao orçamento público, excluindo-se quaisquer dispositivos estranhos à previsão da receita e à fixação das despesas, ressalvados os casos previstos na legislação.
  • d) O orçamento compreende uma unidade que abrange as receitas e despesas de todos os Poderes e Órgãos da Administração Pública pelos seus totais, observada a discriminação quanto aos aspectos fiscais, sociais e previdenciários.
  • e) As receitas não poderão ter vinculação com quaisquer despesas, órgãos ou fundos, ressalvada a vinculação prevista para as despesas com educação, saúde e assistência social.
#12665
Banca
FGV
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Administração Financeira e Orçamentária
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1
difícil

(1,0) 8 - 

Não constitui fonte de recursos para a abertura de créditos adicionais:

  • a) o superávit da execução orçamentária apurado no balanço financeiro do exercício anterior.
  • b) o saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês, entre a arrecadação prevista e a realizada, considerando-se ainda a tendência do exercício.
  • c) o produto das operações de crédito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao Poder Executivo realizálas.
  • d) os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei.
  • e) a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de credito a eles vinculadas.
#12666
Banca
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Administração Financeira e Orçamentária
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difícil

(1,0) 9 - 

Avalie as informações a seguir sobre a Dívida Líquida do Setor Público: I. No Brasil, no cálculo da Dívida Líquida do Setor Público são incluídas as receitas de privatização e os valores correspondentes às dívidas utilizadas na compra de empresas que são transferidas do setor público para o setor privado. II. Ajustes cambiais não são fatores condicionantes das variações da Dívida Líquida do Setor Público, já que o conceito exclui a dívida externa. III. A Dívida Líquida do Setor Público não inclui a Dívida Líquida de Empresas Públicas. Assinale:

  • a) se apenas a afirmativa I estiver correta.
  • b) se apenas a afirmativa II estiver correta.
  • c) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • e) se nenhuma afirmativa estiver correta.
#12667
Banca
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Administração Financeira e Orçamentária
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(1,0) 10 - 

Sobre o conceito de Dívida Fiscal Líquida (DFL), não é correto afirmar que:

  • a) o Déficit Público corresponde à variação da DFL.
  • b) o conceito de DFL foi introduzido no Brasil em 1996 com a justificativa de que o crescimento da Dívida Líquida do Setor Público não estaria propriamente relacionado a um desajuste fiscal do governo, mas sim ao reconhecimento e à absorção de déficits quase-fiscais do passado.
  • c) a DFL é a Dívida Bruta do Setor Público com ajustes patrimonial e metodológico, de forma que sua variação seja igual ao Déficit Nominal do Setor Público consolidado.
  • d) o ajuste patrimonial inclui as receitas de privatizações e a incorporação de passivos contingentes (chamados 'esqueletos').
  • e) o ajuste metodológico corresponde à diferença entre a variação da Dívida Externa Líquida em reais, convertida pela taxa de câmbio do final de período, e às necessidades de financiamento externas, convertidas pela taxa média de câmbio.
#12668
Banca
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Administração Financeira e Orçamentária
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difícil

(1,0) 11 - 

A Resolução 001/2006 apresenta as classificações das emendas com suas definições. Assinale a alternativa que apresente a emenda com a respectiva definição.

  • a) Emenda de remanejamento é a que propõe acréscimo ou inclusão de dotações e, simultaneamente, como fonte exclusiva de recursos, a anulação equivalente de dotações constantes do projeto, excluídas as da Reserva de Contingência.
  • b) Emenda de compatibilização é a que é compensada com a anulação das dotações indicadas na própria emenda, observada a compatibilidade das fontes de recursos.
  • c) Emenda de apropriação é a que propõe acréscimo ou inclusão de dotações e, unicamente, como fonte de recursos, a anulação equivalente de recursos integrantes da Reserva de Recursos.
  • d) Emenda de cancelamento é a que propõe, exclusivamente, o aumento de dotações constantes do projeto.
  • e) Emenda de regularização é a que propõe a correção de erros e omissões verificadas no projeto.
#12669
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médio

(1,0) 12 - 

De acordo com a Resolução 01/06, não é atribuição do Comitê de Avaliação, Fiscalização e Controle da Execução Orçamentária:

  • a) companhar, avaliar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira, inclusive os decretos de limitação de empenho e pagamento, o cumprimento das metas fixadas na lei de diretrizes orçamentárias e o desempenho dos programas governamentais.
  • b) analisar a consistência fiscal dos projetos de Lei do Plano Plurianual, da Lei Orçamentária Anual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e dos planos de longa duração.
  • c) apreciar, após o recebimento das informações encaminhadas pelo Tribunal de Contas da União para o período respectivo, e em relatório único, os Relatórios de Gestão Fiscal previstos no art. 54 da Lei Complementar nº 101, de 2000.
  • d) analisar as informações encaminhadas pelo Tribunal de Contas da União acerca da execução orçamentária e financeira, bem como do acompanhamento decorrente do disposto no inciso I do art. 59 da Lei Complementar nº 101, de 2000.
  • e) analisar as demais informações encaminhadas pelo Tribunal de Contas da União, exceto as relativas a obras e serviços com indícios de irregularidades e as relativas à receita.
#12670
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(1,0) 13 - 

Analise as seguintes afirmativas: I. A análise da estimativa da Receita e das respectivas emendas é de competência do Relator da Receita cujo relatório será votado após a apresentação do Relatório Preliminar. II. A proposta de modificação do projeto de Lei Orçamentária Anual enviada pelo Presidente da República ao Congresso Nacional, nos termos do art. 166, § 5º, da Constituição, somente será apreciada se recebida até o início da votação do Relatório Preliminar na CMO. III. A CMO realizará audiências públicas para o debate e o aprimoramento do projeto, para as quais convidará Ministros ou representantes dos órgãos de Planejamento, Orçamento e Fazenda do Poder Executivo e membros do Poder Legislativo. IV. No prazo de até 20 (vinte) dias após a votação do último Relatório Setorial, o Relator da Receita poderá propor a atualização da receita aprovada, tendo em vista eventual revisão de parâmetros e da legislação tributária, com base em avaliação do Comitê de Avaliação da Receita. V. O Relatório da Receita deverá conter o exame da conjuntura macroeconômica e do endividamento e seu impacto sobre as finanças públicas. Assinale:

  • a) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • b) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.
  • c) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • d) se apenas as afirmativas III e V estiverem corretas.
  • e) se apenas as afirmativas II e V estiverem corretas.
#12671
Banca
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(1,0) 14 - 

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias é examinado por comissão especial, denominada de Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. Em relação à referida Comissão, avalie as afirmativas a seguir: I. Trata-se de comissão temporária composta de trinta Deputados e dez Senadores. II. É comissão permanente, com dez Senadores titulares e dez suplentes, bem como representação da Câmara dos Deputados. III. Cabe à Comissão eleger um Presidente e três Vice- Presidentes dentre os seus membros. IV. O Presidente da Comissão sempre será um representante do Senado Federal. V. O Relator do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Relator-Geral do projeto de Lei Orçamentária Anual pertencerão ao Senado Federal. Assinale:

  • a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • b) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.
  • c) se somente as afirmativas III e V estiverem corretas.
  • d) se somente as afirmativas IV e V estiverem corretas.
  • e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
#12672
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(1,0) 15 - 

Assinale a alternativa que apresente corretamente exemplos de despesas extraorçamentárias.

  • a) consignações de folha de pagamento recolhidas aos respectivos órgãos e restituição de depósito de terceiros
  • b) aixa de dívida ativa por prescrição e redução de dívida passiva
  • c) restos a pagar pagos e baixa de bens inservíveis
  • d) redução da dívida ativa por variação cambial e aumento da dívida passiva por incorporação de valores
  • e) restos a pagar inscritos e débitos em tesouraria pagos