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Prova de Arquivologia 23 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Arquivologia 23 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca FCC, tanto para nível médio como superior da matéria Arquivologia. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Ações Culturais E Educativas.
  2. Armazenamento De Documentos.
  3. Arquivo Corrente.
  4. Arquivo Intermediário.
  5. Arquivo Permanente.
  6. Arquivos.
  7. Arquivos Federais.
  8. Arquivos Públicos.
  9. Arquivos Sigilosos.
  10. Arranjo.
  11. Atos.
  12. Autenticidade De Documentos.
  13. Automação.
  14. Avaliação De Documentos.
  15. Centralização E Descentralização.
  16. Ciclo Vital Dos Documentos.
  17. Classificação.
  18. Classificação De Arquivos.
  19. Classificação De Documentos.
  20. Conarq.
  21. Conceitos Fundamentais De Arquivologia.
  22. Conservação Documental.
  23. Definições.
  24. Desacidificação.
  25. Descrição Arquivística.
  26. Destinação.
  27. Diagnóstico De Arquivos.
  28. Diagnósticos De Documentos.
  29. Direito Administrativo.
  30. Documentos Eletrônicos.
  31. Eliminação De Documentos.
  32. Espécie Documental.
  33. Ferramentas.
  34. Fundo.
  35. Gerenciamento De Informações.
  36. Gestão De Documentos.
  37. Graus De Sigilo.
  38. Guia De Arquivo.
  39. Instrumentos De Pesquisa.
  40. Inventário.
  41. Isaar ? Cpf.
  42. Isad ? G.
  43. Legislação Arquivística.
  44. Lei De Introdução Ao Código Civil.
  45. Lei N.° 8.429-1992 - Improbidade Administrativa.
  46. Lei Nº 11.111- 2005.
  47. Lei Nº 8.112-1990.
  48. Lei Nº 8.159, De 8 De Janeiro De 1991 - Lei De Arquivos.
  49. Métodos De Arquivamento.
  50. Microfilmagem.
  51. Natureza Dos Documentos.
  52. Nobrade.
  53. Notação.
  54. O Gerenciamento Da Informação E A Gestão De Documentos.
  55. Ordenamento Dos Arquivos.
  56. Planejamento E Utilização De Técnicas De Preservação De Documentos.
  57. Plano De Destinação.
  58. Políticas Públicas.
  59. Preservação.
  60. Princípios Arquivístivos.
  61. Procedimentos Administrativos.
  62. Processo.
  63. Produção De Documentos.
  64. Programa Descritivo De Arquivos.
  65. Protocolo.
  66. Recolhimento.
  67. Restauração De Documentos.
  68. Siga.
  69. Sigad.
  70. Sigilo.
  71. Sinaléticas.
  72. Sistema Nacional De Arquivos.
  73. Suportes Documentais.
  74. Tabela De Temporalidade.
  75. Técnicas De Arquivamento.
  76. Tecnologia Da Informação.
  77. Teoria Arquivística.
  78. Teoria Das Três Idades.
  79. Tipologias Documentais E Suportes Físicos.
  80. Tipos De Arquivo.
  81. Valores Documentais.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#11478
Banca
FCC
Matéria
Arquivologia
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(1,0) 1 - 

Aos arquivos intermediários compete, entre outras atividades,

  • a) promover a descrição do acervo.
  • b) atender às consultas dos órgãos produtores.
  • c) desenvolver ações educativas junto às escolas da região.
  • d) estimular a pesquisa histórica.
  • e) processar tecnicamente os documentos de origem privada.
#11479
Banca
FCC
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Arquivologia
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. Concursos Diversos
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(1,0) 2 - 

São rotinas dos serviços de protocolo:

  • a) recebimento de correspondência e elaboração de inventários topográficos da documentação.
  • b) autuação de processos e reprodução do material a ser descartado.
  • c) oordenação de equipes de avaliação e elaboração de tabelas de temporalidade.
  • d) ações de conservação preventiva e montagem de guia do acervo.
  • e) distribuição de correspondência e controle de tramitação dos documentos.
#11480
Banca
FCC
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Arquivologia
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(1,0) 3 - 

Ao conjunto de medidas e rotinas visando à racionalização e à eficiência na criação, tramitação, classificação, uso primário e avaliação de documentos de arquivo costuma-se denominar

  • a) sistema de informações.
  • b) gestão de documentos.
  • c) base de dados.
  • d) ciência da informação.
  • e) gerenciamento de dados.
#11481
Banca
FCC
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Arquivologia
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(1,0) 4 - 

Ao contrário das demais instituições de custódia de documentos, os arquivos

  • a) cumulam objetos tridimensionais representativos da cultura material de uma determinada sociedade.
  • b) recebem documentos das entidades que cumprem a obrigação do depósito legal.
  • c) redigem e instrumentalizam contratos ajustados entre as pessoas, conferindo-lhes fé pública.
  • d) reúnem documentos produzidos para fins administrativos, jurídicos e legais.
  • e) registram a propriedade legal resultante de alterações de direito de transmissão entre pessoas físicas e jurídicas.
#11482
Banca
FCC
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Arquivologia
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(1,0) 5 - 

Analise as seguintes afirmativas: O arquivo corrente ou de primeira idade possui características que se diferenciam das características dos arquivos intermediário e permanente. PORQUE é constituído de documentos em curso ou consultados frequentemente, conservados nos escritórios, nas repartições ou dependências próximas de fácil acesso. É correto concluir que

  • a) s duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • b) a primeira afirmativa é falsa e a segunda verdadeira.
  • c) a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda falsa.
  • d) as duas afirmativas são falsas.
  • e) as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
#11483
Banca
FCC
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Arquivologia
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(1,0) 6 - 

Dentro do gênero de documentos escritos, a correspondência merece tratamento especial, podendo ser, quanto à natureza do assunto, ostensiva ou sigilosa. A respeito de natureza do assunto de uma correspondência ser ostensivo, analise: I. a classificação de ostensivo é dada aos documentos cuja divulgação não prejudica a administração. II. a classificação de ostensivo é dada aos documentos que, por sua natureza, não necessitam ser de conhecimento restrito. III. a classificação de ostensivo é dada aos assuntos que requeiram excepcional grau de segurança. IV. a classificação de ostensivo é dada aos assuntos que, embora não requeiram alto grau de segurança, seu conhecimento por pessoa não-autorizada pode ser prejudicial a um indivíduo. V. a classificação de ostensivo é dada aos documentos que podem ser de conhecimento público. É correto o que consta APENAS em

  • a) II, IV e V.
  • b) I, II e III.
  • c) II, III, IV e V.
  • d) III, IV e V.
  • e) I, II e V.
#11484
Banca
FCC
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(1,0) 7 - 

O instrumento pelo qual uma pessoa recebe de outra poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar bens é

  • a) designação.
  • b) o precatório.
  • c) a carta de recomendação.
  • d) a procuração.
  • e) a carta declaratória.
#11485
Banca
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(1,0) 8 - 

Em meio eletrônico, a atividade de reconhecimento que se caracteriza pelo estabelecimento de relação única, exclusiva e intransferível entre uma chave de criptografia e uma pessoa física, jurídica, máquina ou aplicação é

  • a) o hipertexto.
  • b) a marca d'água digital.
  • c) a certificação digital.
  • d) o carimbo de tempo.
  • e) o link.
#11486
Banca
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(1,0) 9 - 

Dentre as vantagens da microfilmagem, é correto apontar o fato de

  • a) permitir reprodução policromática.
  • b) oferecer segurança e durabilidade.
  • c) ter equipamentos baratos de leitura.
  • d) não ser regulamentada por lei.
  • e) admitir intervenção na imagem captada.
#11487
Banca
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(1,0) 10 - 

De acordo com o Decreto nº 4.073, de 3 de janeiro de 2002, que regulamenta a lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, os documentos acumulados pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3º Região

  • a) integram o Sistema Nacional de Arquivos.
  • b) podem ser descartados após 5 anos.
  • c) são desclassificados a partir da data de seu arquivamento.
  • d) constituem patrimônio da humanidade.
  • e) devem ter sua guarda terceirizada.
#11488
Banca
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(1,0) 11 - 

Os documentos que apresentam valor primário e que são indispensáveis à manutenção das atividades cotidianas de uma pessoa física ou jurídica constituem, segundo Jean- Yves Rousseau e Carol Couture, os chamados

  • a) rquivos intermediários.
  • b) sistemas de protocolo.
  • c) arquivos correntes.
  • d) processos e expedientes.
  • e) sistemas de gestão informacional.
#11489
Banca
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(1,0) 12 - 

Dentre as atividades desenvolvidas pelos serviços de protocolo incluem-se

  • a) redação de ofícios e seu encaminhamento.
  • b) a elaboração de tabelas de temporalidade e a eliminação de documentos desprovidos de valor.
  • c) o calendário de eventos e a programação cultural da instituição.
  • d) a microfilmagem e a digitalização de arquivos de valor intermediário.
  • e) o registro e a movimentação de documentos.
#11490
Banca
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Arquivologia
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(1,0) 13 - 

Para um eficiente programa de conservação preventiva, é preciso

  • a) preencher as falhas dos documentos com polpa de papel.
  • b) promover a digitalização dos documentos por processo fotostático.
  • c) aumentar o grau de acidez e oxidação dos documentos em suporte-papel.
  • d) evitar oscilações acentuadas de temperatura e umidade nos depósitos de documentos.
  • e) plastificar e encapsular os documentos avulsos, inibindo a penetração de raios ultravioletas.
#11491
Banca
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(1,0) 14 - 

Poucos dias após assumir seu cargo, o chefe do Auxiliar Judiciário de Serviços Gerais solicitou que ele fosse ao arquivo morto realizar uma tarefa. O Auxiliar quis saber o que era isso e o chefe lhe explicou que a finalidade do arquivo morto é

  • a) conservar os documentos antigos do Tribunal que não são consultados com regularidade.
  • b) manter preservados todos os processos do Tribunal ainda em andamento.
  • c) armazenar o banco de dados mais atualizado do Tribunal.
  • d) epositar equipamentos do Tribunal em mau estado de conservação.
  • e) guardar objetos perdidos ou esquecidos pelos usuários do Tribunal.
#11492
Banca
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(1,0) 15 - 

No Tribunal, a entrega e o recebimento de documentos devem ser realizados por protocolo. Essa medida é

  • a) burocrática e torna o trabalho moroso e ineficaz.
  • b) demorada para os funcionários que querem agilizar os trâmites.
  • c) importante para se manter o controle sobre a circulação dos documentos.
  • d) complicada porque demonstra falta de confiança nos colegas.
  • e) realizada somente pelos novatos que ainda não conhecem o trabalho.