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Prova de Ética na Administração Pública 5 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Ética na Administração Pública 5 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca ESAF, tanto para nível médio como superior da matéria Ética na Administração Pública. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. A Gestão Da Ética Nas Empresas Públicas E Privadas.
  2. Atitudes No Serviço.
  3. Código De Conduta Da Alta Administração Pública.
  4. Código De Ética Aneel.
  5. Código De Ética Da Caixa (Disponível No Sítio Da Caixa Na Internet).
  6. Código De Ética Da ECT.
  7. Código De Ética Profissional Do Servidor Público Civil Do Poder Executivo Federal - Decreto Nº 1.171, De 22/6/1994. Comportamento Profissional.
  8. Código Penal.
  9. Comissão De Ética.
  10. Conceitos: Ética, Moral, Valores E Virtudes.
  11. Conflito De Interesses No Serviço Público (Resolução Nº 08, De 25/9/2003, Da Comissão De Ética Pública Da Presidência Da República).
  12. Decreto 1.171.
  13. Decreto Nº 6.029 De 2007.
  14. Ética Aplicada: Noções De Ética Empresarial E Profissional.
  15. Ética E Responsabilidade Social.
  16. Ética Geral.
  17. Ética Na Administração Pública E Privada.
  18. Ética No Exercício Da Função Pública.
  19. Garantias Fundamentais.
  20. Lei Nº 8.429-92 - Lei De Improbidade Administrativa.
  21. Lei Nº 8078/90 ? Código De Defesado Consumidor.
  22. Lei Postal Nº 6.538/78.
  23. O Padrão Ético No Serviço Público.
  24. Organização Do Trabalho.
  25. Princípios Constitucionais Da Administração Pública.
  26. Prioridade Em Serviço.
  27. Regime Disciplinar.
  28. Regime Jurídico.
  29. Sistema De Gestão Da Ética Do Poder Executivo Federal (Decreto Nº 6.029, De 1º/2/2007).
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#10745
Banca
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Ética na Administração Pública
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(1,0) 1 - 

Um cidadão solicitou a um servidor público que redigisse um requerimento em seu nome (nome do cidadão) postulando certo benefício que ele (cidadão) entendia ter direito. Prometeu-lhe pagar certa quantia em dinheiro caso a postulação fosse atendida. O assunto não se inseria na esfera de atribuições do servidor, mas, mesmo assim, ele se prontifi cou a atender à solicitação. Feito o acordo entre os dois, o servidor redigiu um requerimento, nos devidos termos, o qual foi assinado e protocolizado pelo interessado. Valendo-se do conhecimento que tinha com o responsável por decidir o requerimento, o servidor cuidou para que o direito postulado fosse reconhecido e deferido o mais breve possível. Neste caso, esse servidor:

  • a) cometeu o crime de corrupção passiva.
  • b) cometeu o crime de advocacia administrativa.
  • c) ometeu o crime de prevaricação.
  • d) cometeu o crime de corrupção ativa.
  • e) não cometeu crime algum.
#10746
Banca
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Ética na Administração Pública
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(1,0) 2 - 

O servidor que exige de um cidadão certa quantia em dinheiro para praticar ato regular e lícito, relativo às suas funções, comete, em tese, o crime de:

  • a) prevaricação.
  • b) corrupção passiva.
  • c) oncussão.
  • d) corrupção ativa.
  • e) xcesso de exação.
#10747
Banca
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(1,0) 3 - 

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Municipal, aprovado pelo Decreto n. 13.319, de 20 de outubro de 1994, é vedado ao servidor público: I. fazer uso de informação privilegiada obtida no âmbito interno do seu serviço, salvo quando a informação afetar interesse do próprio servidor; II. determinar a servidor que lhe é subordinado que realize serviços do seu interesse particular (do interesse particular do mandante); III. utilizar-se da influência do cargo para obter emprego para um parente próximo; IV. procrastinar decisão a ser proferida em processo de sua competência, em razão de antipatia pela parte interessada; V. aceitar ajuda financeira, para si ou para familiares, fornecida pela parte interessada, para fins de praticar ato regular e lícito, inserido em sua esfera de atribuições. Estão corretas:

  • a) s afirmativas I, II, III, IV e V.
  • b) apenas as afirmativas I , II, IV e V.
  • c) apenas as afirmativas II, III, IV e V.
  • d) apenas as afirmativas I, II, e IV.
  • e) apenas as afirmativas II, III e IV.
#10748
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(1,0) 4 - 

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Municipal, aprovado pelo Decreto nº 13.319, de 20 de outubro de 1994, são deveres fundamentais do servidor público: I. abster-se de exercer as prerrogativas funcionais do cargo de forma contrária aos legítimos interesses dos usuários do serviço público; II. facilitar a fiscalização de todos os atos ou serviços por quem de direito; III. materializar os princípios éticos mediante a adequada prestação dos serviços públicos; IV. não omitir a verdade, ainda que contrária aos interesses da Administração; V. exigir de seus superiores hierárquicos as providências cabíveis relativas a ato ou fato contrário ao interesse público que tenha levado ao conhecimento deles. Estão corretas:

  • a) penas as afirmativas II, III, IV e V.
  • b) as afirmativas I, II, III, IV e V.
  • c) apenas as afirmativas I, II, IV e V.
  • d) apenas as afirmativas I, II, e IV.
  • e) apenas as afirmativas II, III e IV.
#10749
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(1,0) 5 - 

O princípio da moralidade administrativa, estabelecido no art. 37 da Constituição Federal, pode ser visto, também, sob o aspecto da probidade na administração pública, que tem especial destaque no § 4º desse mesmo artigo, segundo o qual: I. as penas aplicáveis em casos de atos de improbidade administrativa são: a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade de bens e o ressarcimento do erário; II. a gradação dessas penas deve ser feita por lei; III. a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos são penas alternativas, não sendo lícito ao julgador aplicá-las cumulativamente; IV. a punição por ato de improbidade impede que se intente a ação penal pelos mesmos fatos; V. a indisponibilidade de bens restringe-se aos adquiridos com o produto do enriquecimento ilícito. Estão corretas:

  • a) penas as afirmativas I e II.
  • b) apenas as afirmativas I, III, IV e V.
  • c) apenas as afirmativas II, III e V.
  • d) apenas as afirmativas I, II, III e V.
  • e) as afirmativas I, II, III, IV e V.
#10750
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(1,0) 6 - 

Em relação à responsabilidade do servidor, pode-se afirmar que, I. nos casos em que a Fazenda Pública for condenada a indenizar terceiro, poderá ingressar com ação contra o servidor causador do dano, para fins de ser ressarcida do valor da condenação, se o servidor tiver agido com dolo ou culpa; II. não pode haver condenação criminal e civil, pelo mesmo fato, sob pena de configurar um bis in idem; III. nos casos em que a sentença criminal absolver o servidor, por falta de prova, não poderá haver responsabilização nas esferas cível e administrativa; IV. a obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles é executada até o limite do valor da herança recebida; V. a responsabilidade penal abrange os crimes e contravenções imputados ao servidor, nessa qualidade. Estão corretas as afirmativas

  • a) I, II e III.
  • b) II, III e IV.
  • c) I, IV e V.
  • d) I, III, IV e V.
  • e) I, II, III, IV e V.
#10751
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(1,0) 7 - 

De acordo com a Lei Complementar nº 122, de 30.06.1994, a pena aplicável ao servidor que se ausenta do serviço, durante o expediente, sem a prévia autorização do chefe imediato é

  • a) censura.
  • b) advertência.
  • c) suspensão até 15 dias.
  • d) suspensão até 90 dias.
  • e) demissão.
#10752
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(1,0) 8 - 

Um servidor da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio Grande do Norte, por ter bons conhecimentos de informática, efetuou, por conta própria, alterações no sistema de controle de pagamentos do ICMS, visando a torná-lo mais eficiente. Pode-se afirmar que essa conduta. I. configura ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário; II. configura crime de inserção de dados falsos em sistema de informações; III. configura crime de modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações; IV. configura infração disciplinar grave, sancionada com a pena de demissão, nos termos da Lei Complementar nº 122, de 30 de junho de 1994; V. não configura crime porque o propósito do servidor foi em benefício do serviço. Estão corretas as afirmativas

  • a) I, II e IV.
  • b) I, III e IV.
  • c) III e IV.
  • d) I, IV e V.
  • e) Apenas a afirmativa III.
#10753
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(1,0) 9 - 

Um Auditor-Fiscal do Tesouro do Estado do Rio Grande do Norte, após encerrar a fiscalização de um contribuinte, recebeu do mesmo, como recompensa pela forma educada com que conduziu a fiscalização, uma semana de estada, com a família, num resort de propriedade desse contribuinte. Aceitou a oferta e a usufruiu. Nessa hipótese, pode-se afirmar que a conduta desse servidor. I. configura ato de improbidade administrativa; II. configura crime de corrupção passiva; III. configura infração disciplinar grave, sancionada com a pena de demissão, nos termos da Lei Complementar nº 122, de 30 de junho de 1994; IV. não configura nenhuma das infrações mencionadas porque foi apenas uma cortesia do contribuinte e somente oferecida após o encerramento da fiscalização; V. não configura nenhuma das infrações mencionadas porque o servidor cumpriu corretamente com o seu dever durante os trabalhos de fiscalização. Estão corretas as afirmativas

  • a) penas I, II e III.
  • b) apenas IV e V.
  • c) apenas I e III.
  • d) apenas a afirmativa III.
  • e) apenas a afirmativa V.
#10754
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(1,0) 10 - 

Assinale a afirmativa correta.

  • a) As sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa somente se aplicam aos que ostentam a condição de agente público.
  • b) O herdeiro do servidor público que se enriqueceu ilicitamente no exercício da função pode perder o quinhão da herança que seja fruto do enriquecimento ilícito.
  • c) A indisponibilidade dos bens, para fins de garantir o ressarcimento do dano, nos casos de improbidade administrativa, somente pode ser requerida depois de transitar em julgado a condenação imposta.
  • d) Para fins da Lei de Improbidade Administrativa, somente pode ser considerado agente público a pessoa que ocupe um cargo público remunerado.
  • e) Empregado de sociedade de economia mista não está sujeito à Lei de Improbidade Administrativa.
#10755
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(1,0) 11 - 

Configuram ato de improbidade administrativa as seguintes condutas praticadas por um Auditor-Fiscal do Tesouro do Estado do Rio Grande do Norte: I. prestar serviço de consultoria a uma empresa contribuinte do ICMS, sediada nesse Estado; II. deixar de adotar, por displicência, as medidas necessárias à cobrança do ICMS devido por uma empresa, dando causa, com tal conduta, à prescrição da dívida; III. revelar a terceiros a situação fiscal de um contribuinte, cujo conhecimento decorreu do exercício das funções; IV. morar gratuitamente num imóvel de propriedade de um contribuinte do ICMS, sediado no mesmo município onde exerce suas funções. Estão corretas as afirmativas

  • a) penas I e III.
  • b) apenas II e IV.
  • c) apenas I, II e III.
  • d) apenas II, III e IV.
  • e) I, II, III e IV.
#10756
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(1,0) 12 - 

Configura enriquecimento ilícito no exercício da função pública

  • a) gir negligentemente na arrecadação de tributo.
  • b) a liberação de verba pública sem a observância das normas pertinentes.
  • c) permitir a aquisição de bem público por valor superior ao de mercado.
  • d) frustrar a licitude de processo licitatório.
  • e) o servidor público aumentar o seu patrimônio de forma desproporcional à sua renda, se não conseguir justificar a origem lítica desse aumento.
#10757
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(1,0) 13 - 

De acordo com o § 4º do art. 37 da Constituição Federal, I. os atos de improbidade administrativa são apenas os relacionados nesse dispositivo constitucional, não sendo lícito ao legislador ordinário apontar outras hipóteses de improbidade, sob pena de afrontar a Constituição Federal; II. a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos são penas alternativas, não sendo lícito ao julgador aplicá-las cumulativamente; III. a indisponibilidade de bens é uma medida de natureza cautelar que visa a garantir o ressarcimento do erário; IV. a aplicação das penas previstas na Lei de Improbidade Administrativa impede que se intente a ação penal, pelos mesmos fatos; V. a lei deve estabelecer a gradação das penas a serem aplicadas, por ato de improbidade administrativa; VI. a propositura da ação de improbidade administrativa não impede que se intente a ação penal, pelos mesmos fatos. Estão corretas as afirmativas

  • a) I, II e IV.
  • b) I, II e VI.
  • c) I, V e VI.
  • d) III, V e VI.
  • e) III, IV e V.
#10758
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(1,0) 14 - 

Sobre os princípios constitucionais da administração pública, pode-se afirmar que I. o princípio da legalidade pode ser visto como incentivador do ócio, haja vista que, segundo esse princípio, a prática de um ato concreto exige norma expressa que o autorize, mesmo que seja inerente às funções do agente público; II. o princípio da publicidade visa a dar transparência aos atos da administração pública e contribuir para a concretização do princípio da moralidade administrativa; III. a exigência de concurso público para ingresso nos cargos públicos reflete uma aplicação constitucional do princípio da impessoalidade; IV. o princípio da impessoalidade é violado quando se utiliza na publicidade oficial de obras e de serviços públicos o nome ou a imagem do governante, de modo a caracterizar promoção pessoal do mesmo; V. a aplicação do princípio da moralidade administrativa demanda a compreensão do conceito de 'moral administrativa', o qual comporta juízos de valor bastante elásticos; VI. o princípio da eficiência não pode ser exigido enquanto não for editada a lei federal que deve defini-lo e estabelecer os seus contornos. Estão corretas as afirmativas

  • a) I, II, III e IV.
  • b) II, III, IV e V.
  • c) I, II, IV e VI.
  • d) II, III, IV e VI.
  • e) III, IV, V e VI.
#10759
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(1,0) 15 - 

De acordo com o Decreto n. 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal), é vedado ao servidor público: I. aceitar ajuda financeira, para si ou para familiares, fornecida pela parte interessada, para fins de praticar ato regular e lícito, inserido em sua esfera de atribuições; II. fazer uso de informação privilegiada obtida no âmbito interno do seu serviço, salvo quando a informação afetar interesse do próprio servidor; III. utilizar, para fins particulares, os serviços de servidor público subordinado; IV. utilizar-se da influência do cargo para obter emprego para um parente próximo; V. procrastinar a decisão a ser proferida em processo de sua competência porque tem antipatia pela parte interessada. Estão corretas:

  • a) s afirmativas I, II, III, IV e V.
  • b) apenas as afirmativas I, II, III e IV.
  • c) apenas as afirmativas I, II, III e V.
  • d) apenas as afirmativas I, III, IV e V.
  • e) apenas as afirmativas III, IV e V.