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Prova de Administração 2 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Administração 2 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca ESAF, tanto para nível médio como superior da matéria Administração. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. A Organização Como Um Sistema Social.
  2. Abordagem Sistêmica Da Administração.
  3. Abordagens Contingenciais Da Eficácia Organizacional.
  4. Acompanhamento Fisico-Financeiro De Projetos.
  5. Adaptação.
  6. Adhocracia.
  7. Administração Da Produção.
  8. Administração De Operações E Da Qualidade.
  9. Administração De Pessoal E Recursos Humanos.
  10. Administração De Vendas.
  11. Administração Do Desempenho.
  12. Administração Estratégica.
  13. Administração Financeira.
  14. Administração Geral.
  15. Agente Administrativo.
  16. Ambiente Organizacional.
  17. Análise De Processos De Trabalho.
  18. Análise Dos Ambientes Interno E Externo.
  19. Análise Ou Descrição Do Trabalho.
  20. Aprendizagem Organizacional.
  21. As Novas Tecnologias E Seus Impactos Na Administração Organizacional.
  22. Avaliação De Desempenho.
  23. Avaliação De Documentos.
  24. Avaliação De Produtividade.
  25. Balanced Scorecard (Bsc).
  26. Benchmarking.
  27. Boa Governança E Accountability.
  28. Brainstorming.
  29. Burocracia.
  30. Cálculos.
  31. Capm.
  32. Características Básicas Das Organizações Formais Modernas: Tipos De Estrutura Organizacional, Natureza, Finalidades E Critérios De Departamentalização.
  33. Características, Técnicas, Ferramentas.
  34. Cargos E Salários.
  35. Clima Organizacional.
  36. Comércio Eletrônico.
  37. Comércio Exterior.
  38. Comportamento Humano Nas Organizações.
  39. Comportamento Organizacional: Motivação E Desempenho.
  40. Comunicação Interpessoal E Intergrupal.
  41. Comunicação.
  42. Conceito De Empregado E Empregador, Contrato Individual De Trabalho, Interrupção, Suspensão E Extinção De Contrato De Trabalho, Trabalho Em Condições Insalubre E Periculosas.
  43. Conceitos E Aplicações Gerais Da Administração.
  44. Conhecimentos De Administração E De Administração Gerencial.
  45. Conhecimentos De Processos De Iso 9000 ? Sistemas De Qualidade.
  46. Construção De Indicadores De Desempenho.
  47. Consumerismo.
  48. Contrato Administrativo.
  49. Contrato De Gestão.
  50. Controladoria.
  51. Controle - Importância E Fundamentos.
  52. Controle Administrativo.
  53. Cronograma Financeiro.
  54. Cultura Brasileira.
  55. Cultura Organizacional.
  56. Decisões Programadas.
  57. Delegação.
  58. Departamentalização.
  59. Descentralização E Desconcentração.
  60. Desenvolvimento De Rh.
  61. Desenvolvimento Organizacional.
  62. Desenvolvimento Sustentável.
  63. Dinâmica Das Organizações.
  64. Downsizing.
  65. Eficiência, Eficácia E Efetividade.
  66. Eliminação De Desperdícios.
  67. Empreendedorismo.
  68. Ênfase No Cliente.
  69. Equipes.
  70. Estatística.
  71. Estratégia Empresarial.
  72. Estratégias De Marketing.
  73. Estratégias De Rh.
  74. Estrutura E Estratégia Organizacional.
  75. Estrutura E Projeto Organizacional.
  76. Estrutura Organizacional.
  77. Estruturas E Modelos De Controle.
  78. Ética E Responsabilidade.
  79. Execução Das Atividades.
  80. Ferramentas Da Qualidade.
  81. Flexibilidade Organizacional.
  82. Fluxograma.
  83. Forças Competitivas.
  84. Funções (Planejamento, Organização, Direção E Controle).
  85. Funções Administrativas.
  86. Funções E Habilidades Do Administrador.
  87. Fundamentos E Evolução Da Administração.
  88. Gerenciamento De Desempenho.
  89. Gestão Ambiental.
  90. Gestão Contemporânea.
  91. Gestão Da Informação E Do Conhecimento.
  92. Gestão Da Produção.
  93. Gestão Da Qualidade.
  94. Gestão De Contratos.
  95. Gestão De Custos.
  96. Gestão De Documentos - O Ciclo Vital Dos Documentos: Arquivos Correntes, Intermediários E Permanentes.
  97. Gestão De Documentos - Organização E Métodos - Administração De Processos.
  98. Gestão De Processos.
  99. Gestão De Recursos.
  100. Gestão Do Conhecimento.
  101. Gestão Do Relacionamento Com Clientes.
  102. Gestão Estratégica.
  103. Gestão Participativa.
  104. Gestão Por Desempenho.
  105. Governança.
  106. Habilidades Interpessoais.
  107. História Da Administração.
  108. Impacto Do Ambiente Nas Organizações ? Visão Sistêmica.
  109. Indicadores De Produtividade.
  110. Inovação Incremental.
  111. Instituição, Organização E Empresa.
  112. Instrumentos E Ferramentas De Controle Do Desempenho Da Organização.
  113. Iso 9000.
  114. Liderança.
  115. Liderança: Tipos De Abordagens.
  116. Logística E Transportes.
  117. Macroeconomia.
  118. Marketing.
  119. Marketing De Serviços.
  120. Marketing Internacional.
  121. Matriz Bcg.
  122. Meio Ambiente.
  123. Método Gerencial.
  124. Métodos De Classificação Dos Documentos.
  125. Modelo Contingencial De Administração.
  126. Modelo De Gestão.
  127. Modelos Organizacionais.
  128. Motivação E Liderança.
  129. Mudança E Inovação.
  130. Mudança Organizacional.
  131. Nível De Serviço: Atendimento, Pontualidade E Flexibilidade.
  132. Noções De Elaboração, Análise, Avaliação E Gerenciamento De Projetos.
  133. Noções De Estatística Descritiva.
  134. Noções De Psicologia E Sociologia Organizacional.
  135. Noções De Recursos Humanos: Clt, Benefícios, Higiene, Segurança E Qualidade De Vida.
  136. Normas E Procedimentos.
  137. Novas Tecnologias Gerenciais: Reengenharia E Qualidade; Impactos Sobre A Configuração Das Organizações Públicas E Sobre Os Processos De Gestão.
  138. Ongs.
  139. Orçamento Público.
  140. Organização E Métodos: Análise Organizacional; Instrumentos De Pesquisa; Layout; Análise De Processos; Distribuição Do Trabalho; Fluxogramas; Formulários; Anuais; Estruturas Organizacionais E Departamentalização; Organogramas; Sistemas De Informações Gerenciais.
  141. Organização No Trabalho.
  142. Organização, Sistemas E Métodos.
  143. Organizações.
  144. Organizações De Aprendizagem.
  145. Organizações Formais Modernas.
  146. Organograma.
  147. Paradigmas.
  148. Payback.
  149. PDCA.
  150. Pensamento Econômico.
  151. Pesquisa De Mercado.
  152. Planejamento.
  153. Planejamento Baseado Em Cenários.
  154. Planejamento Estratégico.
  155. Planejamento Estratégico Empresarial.
  156. Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
  157. Planejamento Organizacional.
  158. Planejamento Organizacional: Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
  159. Plano De Carreira.
  160. Plano De Remuneração.
  161. Plano Diretor De Reforma Do Aparelho Do Estado.
  162. Poder E Influência. Comunicação.
  163. Política De Compras.
  164. Política Salarial.
  165. Pregão Eletrônico.
  166. Preocupação Com A Qualidade.
  167. Preservação De Documentos.
  168. Principais Ferramentas Da Qualidade.
  169. Princípio De Deming.
  170. Princípios E Sistemas De Administração Federal.
  171. Processo Administrativo.
  172. Processo De Controle.
  173. Processo De Negociação.
  174. Processo Decisório.
  175. Processo Grupal Nas Organizações.
  176. Processo Organizacional: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle E Avaliação.
  177. Produtividade, Eficiência, Eficácia E Efetividade.
  178. Projetos.
  179. Projetos De Investimentos Nas Empresas.
  180. Qualidade E Produtividade Nas Organizações.
  181. Qualidade Total.
  182. Recrutamento E Seleção De Pessoal.
  183. Reengenharia.
  184. Reforma Do Estado.
  185. Relação Chefe/Subordinado.
  186. Relação Cliente/Fornecedor.
  187. Relação Organização ? Ambiente.
  188. Relações Com Empregados.
  189. Relações Humanas.
  190. Remuneração E Benefícios.
  191. Remuneração Por Competências.
  192. Repouso Semanal, Férias, Licença Paternidade E Maternidade, Repouso Semanal Remunerado, 13º Salário, Encargos Sociais E Previdenciários , Imposto De Renda, Etc.
  193. Responsabilidade Social.
  194. Responsabilidade Sócio-Ambiental.
  195. Riscos.
  196. Segmentação De Mercado.
  197. Segurança Da Informação.
  198. Serviços.
  199. Sistema De Gestão Ambiental (Sga).
  200. Sistemas De Informação Gerencial.
  201. Sociedades Anonimas.
  202. Técnica Gut.
  203. Tecnologia Da Informação (Ti).
  204. Tecnologia Da Informação, Organização E Cidadania Da Administração.
  205. Temas Contemporâneos Da Administração.
  206. Teoria Da Contingência.
  207. Teoria Da Hierarquia Das Necessidades De Maslow.
  208. Teoria Dos Dois Fatores.
  209. Teoria Dos Sistemas.
  210. Teoria Estruturalista Da Administração.
  211. Teoria Geral De Administração.
  212. Teorias Administrativas: Principais Escolas.
  213. Terceirização (Outsourcing).
  214. Tomada De Decisão.
  215. Trabalho Em Equipe.
  216. Trabalho Noturno, Jornada De Trabalho.
  217. Treinamento E Desenvolvimento.
  218. Treinamento, Desenvolvimento E Educação: Conceitos E Importância, Operacionalização E Rotinas.
  219. Turbulência.
  220. Unidade Organizacional.
  221. Valor Econômico Agregado.
  222. Vendas.
  223. Vpl Valor Presente Líquido.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#9956
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médio

(1,0) 1 - 

Sobre a incorporação de novas tecnologias e seus impactos na administração organizacional, é incorreto afi rmar que:

  • a) o desabrochar do potencial transformador das novas tecnologias depende da existência de um contexto social que permita aos gerentes reconhecer as oportunidades oferecidas por elas.
  • b) as novas tecnologias são aquelas capazes de incrementar as habilidades de registrar, armazenar, analisar e transmitir grandes volumes de informações complexas de maneira segura, fl exível, confi ável, imediata e com independência geográfica.
  • c) a informatização requer dos indivíduos novas habilidades cognitivas, psicológicas e intelectuais, a fi m de que possam adquirir e processar o conhecimento requerido para o desempenho de seus trabalhos.
  • d) o trabalho da alta gerência pode ser integralmente explicitado e transmitido aos níveis intermediário e operacional, razão pela qual, no futuro próximo, as organizações funcionarão sem chefes ou líderes.
  • e) as novas tecnologias têm o potencial de, com o uso de programas de software, aprimorar ainda mais a automação das atividades humanas por meio de sua programação, racionalização, e controle.
#9957
Banca
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fácil

(1,0) 2 - 

Sobre o tema 'departamentalização e divisão do trabalho', é correto afirmar:

  • a) por ser contemporânea, a abordagem matricial é preferível à funcional.
  • b) em ambientes que privilegiam resultados, inexiste espaço para a adoção de estruturas colegiadas ou de assessoramento.
  • c) a abordagem de organização virtual é mais aplicável à estruturação de indústrias navais.
  • d) em organizações matricialmente estruturadas, a preocupação com a hierarquia é abolida.
  • e) m grandes organizações, é possível a coexistência de dois ou mais tipos de departamentalização.
#9958
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(1,0) 3 - 

Assinale a opção incorreta.

  • a) Ao adotar um modelo de sistema fechado, a organização tende a ser conduzida, gradativamente, a níveis cada vez mais altos de entropia e desagregação.
  • b) As pessoas não resistem necessariamente a mudanças.
  • c) Uma organização pode mudar em função do produto, mas não em função do mercado, sob pena de transmutar-se em uma nova organização.
  • d) De uma forma geral, as abordagens teóricas sobre mudança organizacional sugerem a necessidade de incorporação de processos mais democráticos e participativos.
  • e) Mesmo organizações públicas, com suas amarras legais e burocráticas, são passíveis de mudanças causadas pelo ambiente.
#9959
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(1,0) 4 - 

Sabendo que poucas causas levam à maioria dos problemas, bem como que a identifi cação da causa básica de um problema deve ser feita de acordo com uma sequência de procedimentos lógicos, baseada em fatos e dados, o recurso gráfi co utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser saneadas denomina-se:

  • a) Diagrama de Pareto.
  • b) Diagrama de Ishikawa.
  • c) Funcionograma.
  • d) Histograma.
  • e) Fluxograma.
#9960
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(1,0) 5 - 

Sobre o tema 'planejamento estratégico', é correto afi rmar:

  • a) análise das ameaças e oportunidades do ambiente externo da organização é mais importante que a análise dos pontos fracos e fortes de seu ambiente interno.
  • b) um processo que abrange a organização de forma sistêmica, compreendendo todas as suas potencialidades e capacidades.
  • c) os conceitos de missão e visão se equivalem, podendo um substituir o outro.
  • d) conta, atualmente, com uma metodologia padronizada para aplicação nas diversas organizações, sejam elas públicas ou privadas.
  • e) uma vez iniciado, pode ser revisto apenas de ano em ano, desde que tais revisões tenham sido previstas em sua formatação original.
#9961
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(1,0) 6 - 

O estudo da evolução do pensamento administrativo permite concluir, acertadamente, que:

  • a) s Teorias Científi ca e das Relações Humanas são abordagens de sistemas abertos.
  • b) a Teoria das Relações Humanas despreza os objetivos organizacionais.
  • c) a Teoria da Contingência enfatiza a importância da tecnologia e do ambiente.
  • d) as Teorias Estruturalista e dos Sistemas refl etem uma abordagem prescritiva e normativa.
  • e) a Teoria Comportamental concebe o funcionário como um 'homem social'.
#9962
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fácil

(1,0) 7 - 

Segundo Matias-Pereira, o alcance de resultados positivos na implementação de planejamento estratégico, principalmente na administração pública, depende das condições e formas para a sua concretização. Destacam-se as abaixo listadas, com exceção de:

  • a) forma de envolvimento exclusivamente da alta direção, em especial do processo de sensibilização.
  • b) demonstração de vontade política para a implementação.
  • c) a existência de mecanismos que monitoram tanto o plano quanto os elementos contextuais que lhe deram origem.
  • d) capacidade de percepção das condições que sustentam e condicionam a viabilidade das ações planejadas.
  • e) nível de consciência das potencialidades e debilidades que o grupo que planeja possui.
#9963
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(1,0) 8 - 

Concebe-se que um processo de administração estratégica tem como fases principais a Formulação da Estratégia, a Operacionalização da Estratégia e o Acompanhamento e Controle. Na última fase (acompanhamento e controle), podemos afirmar que:

  • a) deve identificar os culpados por possíveis falhas.
  • b) deve fixar metas quantitativas e mensuráveis.
  • c) deve permitir a realimentação necessária à correção de rumos.
  • d) eve ter a imagem de um processo de auditoria, realizado de tempos em tempos.
  • e) deve controlar para que a execução seja rigorosamente de acordo com o planejado.
#9964
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médio

(1,0) 9 - 

Um planejamento é estratégico quando se dá ênfase ao aspecto:

  • a) de longo prazo dos objetivos e à análise global do cenário.
  • b) de prazo emergencial dos objetivos e à análise global do cenário.
  • c) de longo prazo dos objetivos e à análise da situação passada.
  • d) e médio prazo dos objetivos e à análise da situação atual.
  • e) de urgência dos objetivos e à análise da situação futura.
#9965
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difícil

(1,0) 10 - 

Sobre a incorporação de novas tecnologias de informação, é correto afirmar que:

  • a) representa uma fonte de incerteza para as organizações.
  • b) contribui para a ampliação dos níveis gerenciais.
  • c) dificulta o controle, por tornar mais amplo o acesso ao fluxo informacional.
  • d) pouco influencia a estrutura organizacional.
  • e) seu objetivo maior é a redução de custos operacionais.
#9966
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(1,0) 11 - 

Assinale a afirmativa correta.

  • a) Algo não pode ser efetivo se não for eficiente.
  • b) Tudo que é eficaz também é eficiente.
  • c) Algo pode ser eficaz e não ser eficiente.
  • d) Tudo que é efetivo também é eficiente.
  • e) go não pode ser eficaz se não for eficiente.
#9967
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(1,0) 12 - 

Para uma adequada prática da função controle, é necessário saber que:

  • a) todos os possíveis objetos devem ser controlados de forma censitária.
  • b) controlar é, eminentemente, comparar.
  • c) a avaliação quantitativa é preferível à avaliação qualitativa.
  • d) o controle prévio não gera feedback.
  • e) o controle prescinde do estabelecimento de padrões.
#9968
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(1,0) 13 - 

No âmbito da gestão da informação e do conhecimento, é correto pressupor que:

  • a) o conhecimento pode ser obtido no ambiente externo da organização, inclusive junto a organizações concorrentes.
  • b) o conhecimento tácito diz respeito aos indivíduos, não devendo ser alvo de interesse da organização.
  • c) a adoção de uma base tecnológica de primeira linha garante uma cultura do conhecimento no seio da organização.
  • d) o uso intensivo da tecnologia da informação visa à criação de um repositório de soluções prontas, a serem aplicadas pela organização na resolução de novos problemas.
  • e) medida em que o repositório de conhecimentos é ampliado, a experimentação passa a ser desnecessária.
#9969
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(1,0) 14 - 

Sobre o tema 'comunicação organizacional', é correto afirmar que:

  • a) quando operada em fluxo descendente, a comunicação é considerada formal.
  • b) redigir com clareza é condição sufi ciente para que a comunicação seja bem-sucedida.
  • c) o uso do melhor canal disponível elimina a ocorrência de ruídos.
  • d) a comunicação informal deve ser evitada e desprezada.
  • e) tanto o emissor quanto o receptor são fontes de comunicação.
#9970
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médio

(1,0) 15 - 

Uma adequada compreensão do tema 'processo decisório' implica ter como corretas as seguintes afi rmações, exceto:

  • a) um problema cuja solução não dispõe de alternativas já está, por si só, resolvido.
  • b) mesmo a melhor decisão pode acarretar um resultado desastroso.
  • c) o processo racional de tomada de decisão não exclui o uso da subjetividade.
  • d) a tomada de decisão em equipe é preferível à tomada de decisão individual.
  • e) um único problema pode ser percebido de formas diferentes por diferentes indivíduos.