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Prova de Administração Financeira e Orçamentária 17 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Administração Financeira e Orçamentária 17 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca ESAF, tanto para nível médio como superior da matéria Administração Financeira e Orçamentária - AFO. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Ações E Debêntures.
  2. Administração Do Capital De Giro.
  3. Administração Financeira - Conceito E Objetivos.
  4. Administração Financeira No Setor Público.
  5. Alavancagem E Endividamento.
  6. Análise De Balanços.
  7. Análise De Investimentos.
  8. Apreciação De Matérias Em Regime De Urgência.
  9. Apt (Arbitrage Pricing Theory).
  10. Aro (Antecipação De Receita Orçamentária).
  11. Auditoria.
  12. Balanço Financeiro.
  13. Balanço Orçamentário.
  14. Balanço Patrimonial.
  15. Bens Públicos.
  16. Ciclo Orçamentário.
  17. Classificação Da Receita E Da Despesa Orçamentária Brasileira.
  18. Classificação De Gastos Públicos.
  19. Classificação Orçamentária De Receita Pública Por Categoria Econômica No Brasil.
  20. Conceitos E Normas Da Afo.
  21. Conceituação E Classificação De Receita Pública.
  22. Conta Única Do Tesouro Nacional.
  23. Contabilidade Pública: Conceito, Objetivo E Regime; Campo De Aplicação; Legislação Básica (Lei N 4.320, De 17 De Março De 1964 E Decreto N 93.872, De 23 De Dezembro De 1986, Legislação Complementar E Suas Alterações, Se Houver).
  24. Controle Da Execução Orçamentária.
  25. Controle Externo.
  26. Controle Interno.
  27. Convênios.
  28. Créditos Adicionais.
  29. Créditos Orçamentários.
  30. Custos E Despesas.
  31. Decisões De Investimentos.
  32. Decreto 93.872-86.
  33. Descentralização De Créditos Orçamentários E Recursos Financeiros.
  34. Despesa Extra-Orçamentária.
  35. Despesa Pública: Categorias, Estágios.
  36. Despesas De Exercícios Anteriores.
  37. Diretrizes Orçamentárias.
  38. Dívida Ativa.
  39. Dívida Pública Brasileira.
  40. Dotações Orçamentárias.
  41. Elaboração Da Programação Financeira.
  42. Elaboração De Orçamento Empresarial.
  43. Emendas E Alterações A Loa.
  44. Empenho Da Despesa.
  45. Estágios Da Receita E Da Despesa Orçamentária.
  46. Execução Da Receita E Da Despesa Orçamentária.
  47. Falhas De Mercado.
  48. Finanças Públicas.
  49. Fiscalização Contábil E Financeira.
  50. Fluxo De Caixa.
  51. Fontes De Financiamento A Longo Prazo.
  52. Função Financeira Nas Organizações.
  53. Gru.
  54. Instrumentos De Planejamento.
  55. Intervenção Na Atividade Econômica.
  56. Inversões Financeiras.
  57. Lei De Diretrizes Orçamentárias ? Ldo.
  58. Lei De Responsabilidade Fiscal.
  59. Lei Nº 10.028-2000 - Infrações Administrativas À Lei De Finanças Públicas.
  60. Lei Nº 10.180-2001.
  61. Lei Nº 4.320-1964.
  62. Lei Nº 6.404-1976.
  63. Lei Nº 9.430-1996.
  64. Lei Orçamentária Anual ? Loa.
  65. Limites Constitucionais E Legais.
  66. Liquidez X Rentabilidade.
  67. Método Capm (Capital Asset Pricing Model).
  68. Métodos, Técnicas E Instrumentos Do Orçamento Público; Normas Legais Aplicáveis.
  69. Modelos Econômicos.
  70. O Ciclo Orçamentário.
  71. Obz (Orçamento Base Zero).
  72. Orçamento De Custeio.
  73. Orçamento De Investimento.
  74. Orçamento Empresarial ? Conceitos.
  75. Orçamento Empresarial ? Finalidade.
  76. Orçamento Na Constituição Federal.
  77. Orçamento Participativo.
  78. Orçamento Programa.
  79. Orçamento Público No Brasil.
  80. Orçamento-Programa.
  81. PIB.
  82. Planejamento E Orçamento Governamental.
  83. Planejamento No Orçamento-Programa.
  84. Plano Plurianual ? Ppa.
  85. Pnd.
  86. Política Fiscal.
  87. Políticas.
  88. Portaria Mpog 42.
  89. Princípios Orçamentários.
  90. Processo Orçamentário.
  91. Programação Orçamentária E Financeira.
  92. Projeto De Lei De Crédito Adicional.
  93. Projetos E Programas.
  94. Proposta Orçamentária.
  95. Receita Extraorçamentária
  96. Receita Orçamentária
  97. Receita Pública: Categorias, Fontes, Estágios E Dívida Ativa.
  98. Receitas E Despesas Orçamentárias E Extra-Orçamentárias: Interferências Passivas E Mutações Ativas; Plano De Contas Da Administração Federal; Sistemática Dos Eventos.
  99. Regime De Caixa.
  100. Rentabilidade E Liquidez.
  101. Responsabilidade Fiscal.
  102. Restos A Pagar.
  103. Resultado Do Exercício.
  104. Siafi.
  105. Sidor.
  106. Sistema Federativo.
  107. Suprimento De Fundos.
  108. Teorias Orçamentárias.
  109. Tipos De Créditos Orçamentários.
  110. Tipos Ou Técnicas De Orçamento.
  111. Transferência Correntes E Transferência De Capital.
  112. Tribunais De Contas.
  113. Tributos.
  114. Valor Do Dinheiro No Tempo E Risco X Retorno.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#10035
Banca
ESAF
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
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médio

(1,0) 1 - 

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo, que fixe para o ente a obrigação legal de sua execução:

  • a) por um período superior a três exercícios.
  • b) por um período superior a dois exercícios.
  • c) até o encerramento do Plano Plurianual vigente.
  • d) até o encerramento do Plano Plurianual subsequente.
  • e) por um período superior a um exercício.
#10036
Banca
ESAF
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 2 - 

Quando do pagamento de Restos a Pagar referente a uma despesa qualquer, empenhada pelo valor estimado, verificou-se que o valor real a ser pago era superior ao valor inscrito. Nesse caso, a diferença a maior deverá ser:

  • a) empenhada à conta do orçamento vigente, para ser paga no exercício subsequente.
  • b) inscrita em Restos a Pagar do exercício vigente.
  • c) empenhada à conta de Despesas de Exercícios Anteriores.
  • d) inscrita em Restos a Pagar do exercício da inscrição original.
  • e) mpenhada e paga à conta do orçamento do exercício da inscrição original.
#10037
Banca
ESAF
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 3 - 

Considerando as normas que regem o processo orçamentário, podemos afirmar que é permitida(o):

  • a) concessão de créditos ilimitados.
  • b) a abertura de crédito extraordinário sem prévia autorização legislativa.
  • c) o início de programas não incluídos na lei orçamentária anual.
  • d) a realização de despesas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais.
  • e) a vinculação de receita tributária, a qualquer título, mediante Decreto do Poder Executivo.
#10038
Banca
ESAF
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
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fácil

(1,0) 4 - 

Classificam-se como Receitas Correntes Derivadas as receitas:

  • a) de contribuições e de serviços.
  • b) patrimonial, agropecuária e industrial.
  • c) patrimonial, agropecuária, industrial e de serviços.
  • d) tributária e de contribuições.
  • e) tributária e de serviços.
#10039
Banca
ESAF
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
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Múltipla escolha
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médio

(1,0) 5 - 

O documento do SIAFI utilizado para registrar o comprometimento de despesa, bem como para reforçar ou anular tal compromisso, denomina-se:

  • a) Nota de Lançamento por Evento - NL.
  • b) Nota de Programação Financeira - PF.
  • c) Ordem Bancária - OB.
  • d) Nota de Empenho - NE.
  • e) Nota de Dotação - ND.
#10040
Banca
ESAF
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
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difícil

(1,0) 6 - 

Assinale a opção verdadeira a respeito dos documentos e sua utilização no Sistema de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi.

  • a) A Nota de Movimentação de Crédito ? ? ? ? ----NC, bem como a Nota de Programação Financeira - PF, são de uso exclusivo das Setoriais de Programação Orçamentária e Financeira.
  • b) A Nota de Lançamento - NL é o documento utilizado por unidades Gestoras e Setoriais Contábeis para registrar no sistema aquelas operações que não possuem documento específico para o seu registro.
  • c) Os documentos em meio eletrônico utilizados pelo Siafi guardam relação direta com seus correspondentes em papel.
  • d) A alteração dos documentos registrados no Siafi somente é permitida pela Unidade Setorial de Contabilidade.
  • e) A Nota de Sistema - NS é de uso exclusivo das setoriais contábeis para o registro da correção dos lançamentos.
#10041
Banca
ESAF
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
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difícil

(1,0) 7 - 

Assinale a opção falsa. a respeito do Sistema de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi, levando em conta seus objetivos, principais documentos, estrutura e funcionamento.

  • a) As Ordens Bancárias emitidas pelo sistema não podem ser canceladas após serem enviadas ao banco.
  • b) Permitir o controle da dívida interna e externa, bem como o das transferências negociadas inclui-se entre os seus objetivos.
  • c) O módulo Contas a Pagar e a Receber - CPR tem como uma das suas principais finalidades prover informações analíticas e gerenciais do fluxo de caixa.
  • d) Nota de Movimentação de Crédito é um dos seus documentos e destina-se ao registro das transferências orçamentárias entre unidades gestoras.
  • e) Embora utilizando uma interface de caracteres, o seu uso é possível via rede mundial de computadores - Internet.
#10042
Banca
ESAF
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
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difícil

(1,0) 8 - 

A respeito da contabilidade orçamentária e financeira a Lei n. 4.320/64 determina, exceto que

  • a) o registro contábil da receita será realizado de acordo com as especificações da Lei Orçamentária Anual.
  • b) os depósitos de terceiros não integram a dívida flutuante.
  • c) as operações não compreendidas na execução orçamentária que resultem débitos ou créditos de natureza fi nanceira serão também objeto de registro contábil.
  • d) os débitos de tesouraria integram a dívida flutuante.
  • e) deve ser evidenciado o montante dos créditos orçamentários vigentes.
#10043
Banca
ESAF
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Administração Financeira e Orçamentária
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fácil

(1,0) 9 - 

A despesa orçamentária será efetivada por meio do cumprimento de estágios. Com relação aos estágios da despesa pública, identifi que a opção incorreta.

  • a) A liquidação é o estágio que consiste na verificação do direito do credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.
  • b) vedada a realização de despesa sem prévio empenho.
  • c) O empenho global é destinado a atender a despesa de valor não quantificável durante o exercício.
  • d) O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento, pendente ou não de implemento de condição.
  • e) O pagamento representa a fase final do processo de despesa pública e somente poderá ser efetuado quando ordenado após sua regular liquidação.
#10044
Banca
ESAF
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Administração Financeira e Orçamentária
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difícil

(1,0) 10 - 

Na classificação da despesa pública segundo a natureza, no Brasil, um Grupo de Natureza da Despesa agrega os elementos de despesa com a mesma característica quanto ao objeto de gasto. Identifique qual despesa não pertence a esse grupo.

  • a) Pessoal e encargos sociais.
  • b) Inversões financeiras.
  • c) Investimentos.
  • d) Amortização de empréstimos.
  • e) Juros e encargos da dívida.
#10045
Banca
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(1,0) 11 - 

Nos últimos anos, tem-se assistido a freqüentes manifestações sobre a necessidade de um novo pacto federativo, que elimine a tensão que volta e meia se manifesta sob a forma de conflito nas relações intergovernamentais. Escolha a opção incorreta relacionada à globalização, regionalismo e federação.

  • a) Em um novo pacto federativo, a autonomia deverá estar mais associada à flexibilidade no uso e à estabilidade dos recursos financeiros do que a liberdade para tributar.
  • b) A harmonização da política tributária não afeta a autonomia dos entes federados, centrada na repartição das competências impositivas e no mecanismo de repartição de receitas constitucionalmente definidos.
  • c) O período 1988-1998 sofreu influência de uma instável conjuntura econômica que afetou fortemente o campo fiscal e acabou por reverter parte significativa dos avanços alcançados no rumo da descentralização.
  • d) A manutenção do federalismo requer a existência de instituições independentes em cada um dos níveis de governo.
  • e) Quando as desigualdades regionais são grandes, o equilíbrio entre repartição de competências e a autonomia federativa depende de um eficiente sistema de transferências compensatórias.
#10046
Banca
ESAF
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médio

(1,0) 12 - 

Entre as características do orçamento-programa, há uma opção falsa. Aponte-a.

  • a) Orçamento é o instrumento de ligação entre o planejamento e as funções executivas da organização.
  • b) As decisões orçamentárias são tomadas com base em avaliações e análises técnicas das alternativas possíveis.
  • c) Há utilização sistemática de indicadores e padrões de medição do trabalho e dos resultados.
  • d) Na elaboração do orçamento, são considerados todos os custos do programa, inclusive os que extrapolam o exercício.
  • e) O principal critério de classifi cação é o institucional.
#10047
Banca
ESAF
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Administração Financeira e Orçamentária
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difícil

(1,0) 13 - 

A Portaria n. 42/99 atualizou a discriminação de despesas por funções e estabeleceu os conceitos de função, programa, projeto, atividade e operações especiais. Com base na referida lei, identifique a Função que corresponde à Subfunção.

  • a) Função Defesa Nacional: Subfunção Informação e Inteligência.
  • b) Função Previdência Social: Subfunção Assistência ao Idoso.
  • c) Função Saúde: Subfunção Alimentação e Nutrição.
  • d) Função Agricultura: Subfunção Reforma Agrária.
  • e) Função Administração: Subfunção Transferências.
#10048
Banca
ESAF
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médio

(1,0) 14 - 

Na Lei de Responsabilidade Fiscal, aprovada em maio de 2000, enfatiza-se a transparência como condição para o controle social das ações dos governos, a fim de que os contribuintes tomem consciência do uso que os administradores públicos dão aos recursos extraídos da tributação. Entre as normas estabelecidas pela LRF aponte a opção errada.

  • a) Limites para gastos com pessoal - a remuneração dos servidores não deve ultrapassar a 60% das receitas líquidas correntes.
  • b) Limites para o endividamento - o Senado pode aprovar uma revisão dos limites atuais proposta pelo Presidente da República.
  • c) Metas fiscais anuais - o planejamento orçamentário deve estabelecer metas fiscais para três anos consecutivos.
  • d) Provisão para despesas correntes - as autoridades públicas não podem tomar medidas que criem despesas futuras que durem mais de dois anos sem apontar para uma fonte de financiamento ou um corte compensatório em outros gastos.
  • e) Provisão especial para os anos eleitorais - a lei proíbe que os governadores e prefeitos nos dois últimos anos do mandato antecipem receitas tributárias por meio de empréstimo de curto prazo, concedam aumento de salários e contratem novos servidores públicos.
#10049
Banca
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(1,0) 15 - 

Na execução orçamentária e financeira, as decisões e as escolhas expressas na lei orçamentária assumem natureza financeira na forma de fluxos de recursos que entram e saem do Tesouro governamental. Com relação à execução da despesa não se pode dizer que

  • a) lei orçamentária é organizada na forma de créditos orçamentários, aos quais estão consignadas dotações.
  • b) no âmbito do orçamento federal brasileiro, a partir do exercício de 2000, o crédito orçamentário individualizado compreende o seguinte conjunto de categorias classifi catórias presentes na lei orçamentária: Grupo de Despesa, Identifi cador de Uso, Fonte de Recursos, Modalidade de Aplicação, Categoria Econômica, Subtítulo, Projeto ou Atividade ou Operação Especial, Programa, Função, Unidade Orçamentária e Órgão.
  • c) após a observância do processo licitatório, a despesa orçamentária será efetivada por meio do cumprimento de três estágios: empenho, subempenho e liquidação.
  • d) a norma brasileira determina que o Poder Executivo, no prazo de até 30 dias após a publicação da lei orçamentária, estabelecerá a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolsos.
  • e) A realização das despesas no âmbito da administração pública, particularmente com a aquisição de bens e a contratação de serviços e obras, depende do cumprimento das regras de licitação.