Processando...

Prova de Português 53 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Português 53 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca CESPE, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Acentuação Gráfica.
  2. Adequação Vocabular: Antônimos, Sinônimos, Homônimos, Parônimos, Hiperônimos, Hipônimos.
  3. Anáfora E Dêixis.
  4. Coesão E Coerência.
  5. Compreensão E Interpretação De Textos.
  6. Compreensão Textual.
  7. Concordância Nominal E Verbal.
  8. Conjunção.
  9. Coordenação E Subordinação.
  10. Crase.
  11. Denotação E Conotação.
  12. Emprego Das Classes De Palavras.
  13. Emprego De Tempos E Modos.
  14. Emprego Do Sinal Indicativo De Crase.
  15. Estilística: Figuras De Estilo (De Palavras, De Sintaxe, De Pensamento); Estilística Do Som, Estilística Da Palavra, Estilística Da Frase, Estilística Da Enunciação.
  16. Estrutura Do Vocábulo.
  17. Estrutura E Organização Do Texto.
  18. Estrutura Interna Dos Gêneros: Ofício, Memorando, Requerimento, Relatório, Parecer.
  19. Figuras De Linguagem.
  20. Flexão Nominal E Verbal.
  21. Fonética E Fonologia: Relações Entre Ortografia, Fonética E Fonologia: Letras E Grafemas; Encontros Vocálicos E Consonantais; Dígrafos; Sílabas; Acento Tônico; Ortografia.
  22. Fonologia.
  23. Formação De Palavras Composição E Derivação.
  24. Frase: Discurso Direto, Discurso Indireto, Discurso Indireto Livre; Adequação Semântica E Adequação Sintática.
  25. Funções Morfossintáticas Da Palavra Se.
  26. Léxico-Semântica: Ambigüidade E Polissemia.
  27. Morfologia.
  28. Nexos Oracionais.
  29. Níveis De Linguagem: Língua Padrão, Coloquial E Vulgar.
  30. Organização Textual: Texto: Assunto, Tema, Tese, Título, Ponto De Vista, Argumentação; Coesão E Coerência; Referenciação.
  31. Ortografia E Semântica.
  32. Ortografia.
  33. Parágrafo: Construção E Desenvolvimento.
  34. Pontuação.
  35. Pronomes: Emprego, Formas De Tratamento E Colocação.
  36. Radicais E Afixos.
  37. Reconhecimento De Classe De Palavras, Nome, Pronome, Verbo, Preposições E Conjunções, Pronomes, Colocação, Uso, Formas Pronominais De Tratamento.
  38. Redação.
  39. Redação De Correspondências Oficiais.
  40. Redação Oficial.
  41. Reescritura De Frases: A Norma Culta De Língua Portuguesa.
  42. Reescritura De Texto.
  43. Regência Nominal E Verbal.
  44. Relação De Causa E Consequência.
  45. Semântica, Sinonímia E Antonímia.
  46. Separação De Sílabas.
  47. Significação Das Palavras.
  48. Sinonímia, Antonímia, Homonímia, Parônima, Hiperonímia, Hiponímia; Eponímia; Campos Semânticos E Famílias Lexicais. Neologismos. Estrangeirismos E Empréstimos.
  49. Sintaxe Da Oração E Do Período.
  50. Sintaxe.
  51. Técnica De Resumo De Frases E Textos.
  52. Termos Da Oração.
  53. Tipo De Predicação.
  54. Tipologia Textual.
  55. Uso Dos Pronomes De Tratamento.
  56. Valor Lógico E Sintático Das Conjunções.
  57. Variação Lingüística: Sistema, Norma E Uso.
  58. Vozes Do Verbo.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#9626
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
3
médio

(1,0) 1 - 

O texto 1, apesar de falar em 'argumentação', é predominantemente descritivo, uma vez que apresenta os contornos e as características da parte da população brasileira considerada 'pobre'.

#9627
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
2
médio

(1,0) 2 - 

No primeiro parágrafo do texto 1, a idéia central pode ser resumida da seguinte forma: é necessário dar bens de subsistência para quem já se encontra em situação de miséria extrema.

#9628
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
2
fácil

(1,0) 3 - 

Do segundo ao quinto parágrafos do texto 1, é apresentada, entre distintas acepções de pobreza, a que será adotada pelo autor e mediante a qual devem ser entendidas as suas idéias.

#9629
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
1
médio

(1,0) 4 - 

Nos parágrafos sexto e sétimo do texto 1, o autor associa a pobreza, fundamentalmente, a aspectos econômicos e financeiros, argumentando que, para saná-la, é imperioso elevar a renda per capita.

#9630
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
1
fácil

(1,0) 5 - 

No último parágrafo do texto 1, a proposta de diminuição da taxa demográfica de pobres, com o estímulo ao controle e à redução da natalidade, é defendida pelo autor.

#9631
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
3
fácil

(1,0) 6 - 

Além de ser correta, a substituição do termo 'despendida' (2º parágrafo do texto 1) por dispendida não altera o sentido do texto.

#9632
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
1
fácil

(1,0) 7 - 

Em 'a metade da população brasileira possa ser considerada pobre. Essa é uma definição forte' (3º parágrafo do texto 1), há quatro substantivos abstratos determinados por quatro adjetivos.

#9633
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

A união entre as orações existentes no trecho 'que a existência desse tipo de pobreza é socialmente inaceitável e, portanto, que desejamos erradicá-la o quanto antes' (4º parágrafo do texto 1) dá-se por processo de coordenação.

#9634
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

O emprego do itálico em 'per capita' (7º parágrafo do texto 1) justifica-se por se tratar de uma expressão estrangeira que significa, no contexto, em língua portuguesa, por cabeça ou por pessoa.

#9635
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
5
médio

(1,0) 10 - 

No último parágrafo do texto 1, 'acadêmicos' e 'evidências' recebem acento pelo mesmo motivo.

#9636
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
5
médio

(1,0) 11 - 

Julgue se os trechos seguintes estão de acordo com as idéias apresentadas no texto 2: Como direito inerente ao ser humano, para que os homens sejam efetivamente herdeiros do patrimônio cultural da humanidade, prescinde-se da difusão plena da educação.

#9637
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

Julgue se os trechos seguintes estão de acordo com as idéias apresentadas no texto 2: A industrialização das atividades agrícolas, nas sociedades futuras, decorrerá da enorme expansão de tarefas diversificadas.

#9638
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
2
médio

(1,0) 13 - 

Julgue se os trechos seguintes estão de acordo com as idéias apresentadas no texto 2: Nas sociedades futuras, a distância entre o trabalho intelectual e o braçal será uma característica proscrita na composição da força de trabalho assistencial.

#9639
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
1
médio

(1,0) 14 - 

Julgue se os trechos seguintes estão de acordo com as idéias apresentadas no texto 2: As tarefas educacionais, assistenciais, culturais e recreativas provocarão a expansão da força de trabalho sobre as áreas adjacentes às cidades.

#9640
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Julgue se os trechos seguintes estão de acordo com as idéias apresentadas no texto 2: A predominância do trabalho intelectual e do nível de formação universitária facilitará e promoverá a capacidade criativa.