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Prova da TRANSPETRO - Administração Geral 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova da TRANSPETRO - Administração Geral 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da CESGRANRIO, tanto para nível médio como superior da matéria Administração Geral. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. 4 P's - Produto, Preço, Praça, Promoção
  2. Abordagens Contingenciais da Eficácia Organizacional
  3. Acompanhamento Físico-Financeiro de Projetos
  4. Adhocracia
  5. Administração da Produção
  6. Administração Estratégica
  7. Administração Geral - Geral
  8. Análise ou Descrição do Trabalho
  9. Análise SWOT
  10. As Novas Tecnologias e seus Impactos na Administração Organizacional
  11. Avaliação de Documento
  12. Avaliação de Produtividade
  13. Benchmarking
  14. Boa Governança e Accountability
  15. Brainstorming
  16. BSC - Balanced Scorecard
  17. Burocracia
  18. Cálculos
  19. Ciclo PDCA
  20. Comportamento do Consumidor
  21. Comportamento Humano nas Organizações
  22. Comunicação Institucional
  23. Comunicação Organizacional
  24. Conceitos - BPM
  25. Conceitos e Aplicações Gerais da Administração
  26. Conhecimentos Bancários
  27. Consumerismo
  28. Contrato administrativo
  29. Contrato de Gestão
  30. Controladoria
  31. Controle Administrativo
  32. Cronograma Financeiro
  33. Cultura Brasileira
  34. Cultura Organizacional
  35. Customer Marketing
  36. Decisões Programadas
  37. Delegação
  38. Departamentalização
  39. Descentralização
  40. Desenvolvimento Sustentável - Administração Geral
  41. Eficácia, Eficiência e Efetividade
  42. Estratégia Empresarial
  43. Estratégias de Marketing
  44. Estrutura Organizacional
  45. Estruturas e Modelos de Controle
  46. Estruturas Funcionais
  47. Execução das Atividades
  48. Ferramentas - BPM
  49. Ferramentas da Qualidade
  50. Fluxograma na Administração
  51. Forças Competitivas
  52. Funções Administrativas
  53. Gestão Ambiental
  54. Gestão Contemporânea
  55. Gestão da Demanda
  56. Gestão da Informação e do Conhecimento
  57. Gestão da Produção
  58. Gestão da Qualidade
  59. Gestão de Custos
  60. Gestão de Processos - BPM
  61. Gestão de Recursos
  62. Gestão do Conhecimento
  63. Gestão Estratégica
  64. Gestão Financeira
  65. Gestão Participativa
  66. Gestão por Desempenho
  67. Governança
  68. História da Administração
  69. Indicadores de Produtividade
  70. Inovação Incremental
  71. Instituição, Organização e Empresa
  72. ISO 9000
  73. Mapeamento de Processos - BPM
  74. Marketing
  75. Marketing Cultural
  76. Matriz BCG
  77. Método CAPM - Capital Asset Pricing Model
  78. Método Gerencial
  79. Modelo Contingencial de Administração
  80. Modelo de Gestão
  81. Modelos Organizacionais
  82. Normas e Procedimentos
  83. Organização no Trabalho
  84. Organizações
  85. Organizações Formais Modernas
  86. Organizações, Sistemas e Métodos
  87. Organograma
  88. Organograma Composto
  89. Paradigmas
  90. Payback
  91. Pensamento Econômico
  92. Pesquisa de Mercado
  93. Planejamento - Administração Geral
  94. Planejamento Baseado em Cenários
  95. Planejamento Estratégico
  96. Planejamento Operacional
  97. Plano de Carreira
  98. Plano de Remuneração
  99. Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado
  100. Política de Compras
  101. Política Salarial
  102. Pregão Eletrônico
  103. Processo de Negociação
  104. Processo Decisório
  105. Processo e Tecnologia - BPM
  106. Processo Organizacional
  107. Processo x Estrutura - BPM
  108. Projetos
  109. Projetos de Investimentos nas Empresas
  110. Publicidade e Propaganda
  111. Qualidade nas Organizações
  112. Reengenharia Organizacional
  113. Reforma do Estado
  114. Remuneração por Competências
  115. Responsabilidade Social
  116. Riscos
  117. Segmentação de Mercado
  118. Serviços Administrativo
  119. SGA - Sistema de Gestão Ambiental
  120. Sociedades Anônimas
  121. Técnica GUT
  122. Teoria da Contingência
  123. Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow
  124. Teoria dos Dois Fatores
  125. Teoria dos Sistemas
  126. Teoria Estruturalista da Administração
  127. Teoria Geral da Administração
  128. Teorias Administrativas
  129. Terceirização - Outsourcing
  130. TI - Tecnologia da Informação na Administração Geral
  131. Tomada de Decisão
  132. Treinamento
  133. Unidade Organizacional
  134. Valor Econômico Agregado
  135. Vendas
  136. Web Design na Administração

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#16602
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Administração Geral
Concurso
TRANSPETRO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 -  A direção se reuniu e realizou uma análise estratégica do crescimento da empresa. A direção indicou que o caminho do crescimento da empresa passa pela decisão de vender mais dos produtos atuais para novos mercados. Essa estratégia de crescimento é denominada.

  • a) penetração de mercado.
  • b) desenvolvimento do mercado.
  • c) desenvolvimento do produto.
  • d) diversificação.
  • e) oportunidade.
#16603
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Administração Geral
Concurso
TRANSPETRO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 -  O proprietário de um restaurante especializado em comida japonesa, com apenas 15 mesas, localizado no centro comercial da capital, resolveu modificar sua estratégia de atuação. Visava a ganhos totais mais elevados a partir da redução da equipe de atendimento e redução do preço final aos consumidores interessados nesse tipo de comida. Para tal, optou por adotar o formato self service, com venda por quilo no horário do almoço. O caso descrito envolve a adoção de uma estratégia genérica de

  • a) Diferenciação.
  • b) Foco em Custo.
  • c) Foco em Diferenciação.
  • d) Liderança em Custo.
  • e) Economia de Escopo.
#16604
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Administração Geral
Concurso
TRANSPETRO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 3 -  A adoção de uma estratégia de diversificação no nível corporativo envolve a decisão de quantos e quais negócios a empresa virá a desenvolver, sugerindo a mudança de uma estrutura funcional para uma estrutura multidivisional. PORQUE O aumento da diversificação dos negócios no nível corporativo gera problemas de processamento de informação, coordenação e controle com os quais a estrutura funcional tem grandes dificuldades de lidar. A esse respeito, conclui-se que

  • a) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
  • b) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
  • c) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
  • d) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
  • e) as duas afirmações são falsas.
#16605
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Administração Geral
Concurso
TRANSPETRO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 -  Os executivos de uma confecção de uniformes profissionais decidiram alinhar sua estrutura organizacional visando à implementação de uma estratégia de liderança em custo. Para tal, a empresa se concentrou em adotar uma estrutura funcional, por meio das seguintes iniciativas: I - uma concepção orgânica foi adotada, com funções menos estruturadas; II - a coordenação das funções foi centralizada em determinados funcionários; III - a área de operações foi destacada, e procedimentos foram formalizados. Em estrutura funcional, é(são) compatível(eis) com a estratégia de liderança em custo APENAS a(s) iniciativa(s)

  • a) I.
  • b) II
  • c) III
  • d) I e II
  • e) II e III
#16606
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Administração Geral
Concurso
TRANSPETRO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 5 -  Um determinado grupo empresarial atua internacionalmente na exploração e refino de petróleo. Esse grupo descentraliza as decisões estratégicas e operacionais para as unidades de negócio em cada país, facilitando os esforços para satisfazer diferenças e buscar oportunidades em cada localidade. A estrutura organizacional adequada à estratégia descrita é a

  • a) de regiões geográficas mundiais.
  • b) divisional global de produto.
  • c) divisional cooperativa.
  • d) diversificada relacionada.
  • e) transnacional combinada.
#16607
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Administração Geral
Concurso
TRANSPETRO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 6 -  Uma empresa brasileira atua na indústria de bebidas não alcoólicas, com diversas categorias de produto. Suas diretorias foram, inicialmente, estabelecidas visando à responsabilidade e autonomia na definição de estratégias para cada região de atuação. Recentemente, a empresa promoveu uma reestruturação e passou a definir, de forma centralizada, as estratégias para cada categoria de produto. As diretorias foram reestruturadas para que tivessem responsabilidade e autonomia na definição de estratégias para cada um dos produtos. A partir dessa descrição, conclui-se que a estrutura anterior da empresa e a que passou a ser assumida são, respectivamente,

  • a) matricial geográfica / matricial por produto.
  • b) funcional geográfica / funcional por produto.
  • c) divisional geográfica / divisional por produto.
  • d) multifuncional geográfica / multifuncional por produto.
  • e) multinacional geográfica / multinacional por produto.
#16608
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Administração Geral
Concurso
TRANSPETRO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 7 -  Dentre as desvantagens do elevado grau de centralização de autoridade está a

  • a) dependência da hierarquia para tomada de decisões.
  • b) existência de decisões mais alinhadas aos objetivos empresariais.
  • c) facilidade de controle.
  • d) padronização de procedimentos.
  • e) rapidez na comunicação vertical.
#16609
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Administração Geral
Concurso
TRANSPETRO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 8 -  . A empresa Aeminium adotou um modelo estrutural com as seguintes características: centralização das decisões nos dirigentes de topo; definição clara das tarefas de cada membro organizacional; treinamento e especialização dos trabalhadores na execução das suas tarefas específicas e desenvolvimento de um manual detalhado de normas e procedimentos internos. Como se classifica o modelo organizacional desenvolvido pela Aeminium?

  • a) Orgânico
  • b) Mecânico
  • c) Divisional
  • d) Científico
  • e) Matricial
#16610
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Administração Geral
Concurso
TRANSPETRO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 9 -  O ambiente de uma organização que atua na indústria petrolífera é dado por todas as condições e influências externas que afetam seu desenvolvimento, sendo relevantes à tomada de decisão, por exemplo, a construção de uma nova refinaria. Muitas podem ser as influências externas, EXCETO a

  • a) competência, porque a experiência de refinar e distribuir um produto pode servir como base para explorar uma descoberta e conviver com seu sucesso.
  • b) tecnologia, porque os avanços tecnológicos trazem mudanças aos processos produtivos, à concepção de novos produtos e ao nível de automação.
  • c) ecologia, porque a escolha da localização deve considerar a disponibilidade e o acesso a recursos, assim como impactos em água, ar, trânsito e qualidade de vida.
  • d) economia, porque o monitoramento de tendências econômicas evita que a empresa seja pega de surpresa para que seus investimentos alcancem o retorno esperado.
  • e) sociedade, porque os desenvolvimentos sociais são importantes devido a mudanças nos padrões de trabalho, na noção de diversidade e igualdade de grupos minoritários e de mulheres.
#16611
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Administração Geral
Concurso
TRANSPETRO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 10 -  Suponha um bairro nobre que esteja passando por recente crescimento habitacional e grande fluxo de veículos particulares. Nesse bairro, surgiram, recentemente, dezenas de postos de gasolina bem localizados. Todos os postos incluem lojas de conveniências e lavagem automática. Qual fator explica a rivalidade intensa entre os concorrentes desses postos?

  • a) Ameaça de produtos substitutos providos por outro setor.
  • b) Barreiras de saída baixas pela existência de contratos.
  • c) Disputa por mercado consolidado e baixo potencial.
  • d) Concorrentes numerosos e igualmente equilibrados.
  • e) Custos fixos de estoque e armazenagem baixos.