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Prova de Conhecimentos Bancários 4 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Conhecimentos Bancários 4 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca CESGRANRIO, tanto para nível médio como superior da matéria Conhecimentos Bancários. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. A Câmara De Custódia E Liquidação ? Cetip.
  2. Abertura E Movimentação De Contas: Documentos Básicos.
  3. Acessibilidade.
  4. Ações.
  5. Agência Nacional De Saúde Suplementar ? Ans.
  6. Agências De Fomento.
  7. Arrendamento Mercantil Ou Leasing.
  8. Associações De Poupança E Empréstimo.
  9. Atendimento.
  10. Autorregulação Bancária.
  11. Bacen - Banco Central Do Brasil.
  12. Banco Comercial.
  13. Banco Cooperativo.
  14. Banco De Desenvolvimento.
  15. Banco De Investimento.
  16. Bancos Comerciais Cooperativos.
  17. Bancos De Câmbio.
  18. Bancos Múltiplos.
  19. Bb Banco Do Brasil.
  20. Bm&Fbovespa S.A.
  21. Bndes.
  22. Bndes - Banco Nacional De Desenvolvimento Econômico E Social.
  23. Bolsas De Mercadorias E De Futuros.
  24. Bolsas De Valores.
  25. Cadastro De Clientes Do Sistema Financeiro Nacional ? Ccs.
  26. Cadernetas De Poupança.
  27. Caixa.
  28. Caixas Econômicas ? CEF.
  29. Câmbio.
  30. Capacidade Civil.
  31. Capitalização.
  32. Cartão Do Cidadão.
  33. Cartões De Crédito E De Débito.
  34. Cc5.
  35. Ccb - Cédula De Crédito Bancário.
  36. Cdb E Rdb.
  37. Cdcb.
  38. Central De Liquidação Financeira E De Custódia De Títulos (Cetip).
  39. Central De Risco De Crédito ? Crc.
  40. Cheque - Requisitos Essenciais, Circulação, Endosso, Cruzamento, Compensação.
  41. Cmn.
  42. Cobrança Bancária.
  43. Código De Defesa Bancário.
  44. Código De Defesa Do Consumidor.
  45. Comitê De Política Monetária ? COPOM.
  46. Commercial Paper.
  47. Companhias Hipotecárias.
  48. Compe.
  49. Conselho De Recursos Do Sistema Financeiro Nacional ? Crsfn.
  50. Conselho De Recursos Do Sistema Financeiro Nacional.
  51. Conselho Monetário Nacional.
  52. Conselho Nacional De Previdência Complementar ? Cnpc.
  53. Conselho Nacional De Seguros Privados ? Cnsp.
  54. Contabilidade.
  55. Contrato.
  56. Cooperativas De Crédito.
  57. Copom - Comitê De Política Monetária.
  58. Corporate-Vendor Finance.
  59. Corretoras De Seguros.
  60. Cpmf.
  61. Crc.
  62. Crédito Rural.
  63. Crime De Lavagem De Dinheiro: Conceito E Etapas.
  64. Crsfn.
  65. Cvm - Comissão De Valores Mobiliários.
  66. Debêntures.
  67. Depósitos A Prazo (Cdb E Rdb); Letras De Câmbio; Cobrança E Pagamento De Títulos E Carnês; Transferências Automáticas De Fundos; Commercial Papers; Arrecadação De Tributos E Tarifas Públicas; Home/Office Banking, Remote Banking, Banco Virtual.
  68. Depósitos À Vista.
  69. Derivativos.
  70. Doc.
  71. Empréstimo.
  72. Endosso Cheque.
  73. Entidades Abertas E Entidades Fechadas De Previdência Privada.
  74. Estrutura Do Sistema Financeiro Nacional.
  75. Factoring.
  76. Fiança Bancária.
  77. Financiamento E Investimento.
  78. Formação Da Taxa De Juros.
  79. Fraudes.
  80. Fundo Constitucional De Financiamento Do Nordeste ? FNE.
  81. Fundo De Amparo Ao Trabalhador ? FAT.
  82. Fundo De Garantia Por Tempo De Serviço ? Fgts.
  83. Fundo Garantidor De Crédito ? Fgc.
  84. Fundos De Investimento Em Direitos Creditórios: Fidc.
  85. Fundos De Investimentos.
  86. Garantias Do Sistema Financeiro Nacional: Aval; Fiança; Penhor Mercantil; Alienação Fiduciária; Hipoteca; Fianças Bancárias; Fundo Garantidor De Crédito (Fgc).
  87. Instituições Financeiras.
  88. Instituto Da Alienação Fiduciária.
  89. Instrumentos De Política Monetária.
  90. Irb.
  91. Leasing.
  92. Lei Nº 9.613 De 1998 - Crimes De Lavagem De Dinheiro E Ocultação De Bens.
  93. Letra De Câmbio.
  94. Linhas De Crédito.
  95. Marketing Bancário.
  96. Matemática.
  97. Mercado Cambial.
  98. Mercado De Câmbio: Instituições Autorizadas A Operar; Operações Básicas; Contratos De Câmbio - Características; Taxas De Câmbio; Remessas; Siscomex.
  99. Mercado De Capitais: Ações - Características E Direitos; Debêntures; Diferenças Entre Companhias Abertas E Companhias Fechadas; Operações De Underwriting; Funcionamento Do Mercado À Vista De Ações; Mercado De Balcão; Operações Com Ouro.
  100. Mercado De Derivativos.
  101. Mercado De Seguros.
  102. Mercado Financeiro.
  103. Mercado Primário.
  104. Mercado Secundário.
  105. Mercados Futuros.
  106. Noções De Política Econômica.
  107. Noções De Política Monetária.
  108. Operações Ativas E Passivas.
  109. Operações Com Derivativos: Características Básicas Do Funcionamento Do Mercado A Termo, Do Mercado De Opções, Do Mercado Futuro E Das Operações De Swap.
  110. Operações Das Instituições Financeiras Bancárias.
  111. Operações De Crédito.
  112. Pessoa Física E Pessoa Jurídica: Capacidade E Incapacidade Civil, Representação E Domicílio.
  113. Política Monetária.
  114. Políticas Da Área Econômica.
  115. Poupança.
  116. Prevenção E Combate Ao Crime De Lavagem De Dinheiro: Lei Nº 9.613/98 E Suas Alterações, Circular Bacen 3.461/2009 E Suas Alterações E Carta-Circular Bacen 2.826/98.
  117. Previdência.
  118. Previdência Complementar: Entidades Abertas E Entidades Fechadas De Previdência Privada.
  119. Produtos E Serviços Bancários.
  120. Produtos E Serviços Financeiros.
  121. Programa De Geração De Emprego E Renda ? Proger.
  122. Regime De Competência.
  123. Relações Financeiras E Interdepartamentais.
  124. Representação De Pessoa Física E Procuração.
  125. Resseguradores.
  126. Segmentação De Mercado.
  127. Seguridade Social.
  128. Seguros.
  129. Serviços E Produtos Bancários.
  130. Sfn.
  131. Siscomex.
  132. Sistema De Compensação.
  133. Sistema De Pagamentos Brasileiro.
  134. Sistema De Seguros Privados E Previdência Complementar.
  135. Sistema Especial De Liquidação E Custódia ? Selic.
  136. Sistema Financeiro Nacional ? Sfn.
  137. Sistemas De Garantias.
  138. Sistemas De Liquidação E Custódia.
  139. Snsp.
  140. Sociedades Administradoras De Cartões De Crédito.
  141. Sociedades Administradoras De Seguro-Saúde.
  142. Sociedades Corretoras De Câmbio.
  143. Sociedades Corretoras De Títulos E Valores Mobiliários ? Sctvms.
  144. Sociedades De Arrendamento Mercantil.
  145. Sociedades De Capitalização.
  146. Sociedades De Crédito Imobiliário.
  147. Sociedades De Fomento Mercantil (Factoring).
  148. Sociedades Distribuidoras De Títulos E Valores Mobiliários.
  149. Sociedades Seguradoras.
  150. Spb.
  151. Superintendência De Seguros Privados ? Susep.
  152. Superintendência De Seguros Privados.
  153. Superintendência Nacional De Previdência Complementar - Previc.
  154. Tarifa Bancária.
  155. Taxa Selic.
  156. Técnicas De Vendas.
  157. Ted.
  158. Tipos De Contas Bancárias.
  159. Tipos De Mercado.
  160. Tipos De Sociedade.
  161. Tipos Societários E Firmas Individuais.
  162. Títulos De Capitalização.
  163. Títulos De Crédito.
  164. Underwriting.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#6348
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Conhecimentos Bancários
Concurso
. Concursos Diversos
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2
médio

(1,0) 1 - 

O SELIC - Sistema Especial de Liquidação e Custódia - foi desenvolvido em 1979 pelo Banco Central do Brasil e pela ANDIMA (Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto) com a finalidade de

  • a) custodiar os títulos públicos e privados negociados no mercado aberto antes de sua liquidação financeira.
  • b) liquidar financeiramente as ações negociadas no mercado de Bolsa de Valores e custodiar os títulos públicos.
  • c) regular e fiscalizar a atividade de liquidação e custódia dos títulos públicos federais, exercida pelas instituições financeiras.
  • d) controlar e liquidar financeiramente as operações de compra e venda de títulos públicos e manter sua custódia física e escritural.
  • e) verificar e controlar o índice de liquidez dos títulos públicos e privados antes da sua custódia.
#6349
Banca
CESGRANRIO
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Concurso
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fácil

(1,0) 2 - 

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia ligada ao Poder Executivo que atua sob a direção do Conselho Monetário Nacional e tem por finalidade básica

  • a) captação de recursos no mercado internacional.
  • b) compra e venda de ações no mercado da Bolsa de Valores.
  • c) fiscalização das empresas de capital fechado.
  • d) normatização e controle do mercado de valores mobiliários.
  • e) manutenção da política monetária.
#6350
Banca
CESGRANRIO
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. Concursos Diversos
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(1,0) 3 - 

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é constituído por todas as instituições financeiras públicas ou privadas existentes no país e seu órgão normativo máximo é o(a)

  • a) Ministério da Fazenda.
  • b) Conselho Monetário Nacional.
  • c) Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
  • d) Banco Central do Brasil.
  • e) Caixa Econômica Federal.
#6351
Banca
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médio

(1,0) 4 - 

Quando um grande banco de varejo, no Brasil, utiliza a veiculação de propagandas de reforço tem o intuito de

  • a) visar ao público que oferece as melhores opções para investimento.
  • b) comparar vantagens e características em relação ao principal concorrente.
  • c) estimular a repetição de compra dos produtos e serviços financeiros.
  • d) criar conscientização e conhecimento de novos serviços oferecidos.
  • e) convencer os atuais correntistas de que eles escolheram a instituição certa.
#6352
Banca
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médio

(1,0) 5 - 

Em um congresso sobre novas ferramentas de vendas, um palestrante afirmou: 'o telemarketing vem-se tornando uma ferramenta fundamental de marketing direto, muito aceita pelos consumidores'. Essa afirmativa merece reparos porque o telemarketing

  • a) não é uma ferramenta de marketing direto.
  • b) vem sendo rejeitado como instrumento de vendas pelas empresas.
  • c) onsiderado uma função sem importância no marketing direto.
  • d) provoca restrições por causa de sua natureza intrusiva.
  • e) representa uma estratégia empresarial e não uma ferramenta.
#6353
Banca
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(1,0) 6 - 

Gerentes de banco devem ser capazes de convencer os membros de sua equipe de que eles podem aumentar o desempenho da agência trabalhando mais ou sendo treinados para atuar de maneira mais adequada. No entanto, essa estratégia fica prejudicada se as vendas forem influenciadas por

  • a) umento de propaganda.
  • b) crescimento econômico.
  • c) ações da concorrência.
  • d) confiança do consumidor.
  • e) liderança de mercado.
#6354
Banca
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(1,0) 7 - 

Júlia abriu conta-corrente com direito a crédito. Assinou o contrato e recebeu o cartão para operações no caixa eletrônico e a senha para Internet, mas não recebeu cópia do contrato. Após reunir certa quantia, dirigiu-se ao guichê para efetuar o depósito, quando foi informada de que seu contrato previa a utilização exclusiva dos caixas eletrônicos para esse modelo de operação. Nesse caso, o Banco

  • a) giu com correção, mas a prática só seria aplicável se o contrato tivesse sido entregue à correntista e contivesse a ressalva em destaque.
  • b) pode limitar a utilização dos guichês para depósito, desde que previsto em contrato e em destaque por ser cláusula restritiva de direitos.
  • c) pode limitar a utilização dos guichês para depósito, desde que previsto em contrato, independente de destaque.
  • d) não pode se recusar à prestação do serviço no guichê, mesmo que ofereça atendimento alternativo ou eletrônico e a restrição esteja em destaque no contrato.
  • e) não pode privá-la do acesso aos guichês, ainda que previsto no contrato, salvo se oferecer atendimento alternativo ou eletrônico.
#6355
Banca
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(1,0) 8 - 

Caio, cliente do Banco Argent, contraiu empréstimo de quarenta mil reais para pagamento em trinta e seis meses, com juros de 1,76% ao mês, correção monetária pela TR e multa de 2% em caso de mora ou inadimplemento. Passados oito meses, Caio resolveu quitar parcialmente sua dívida, antecipando dez parcelas, e pediu o desconto dos juros. De acordo com o caso descrito, o(a)

  • a) contrato tem prazo determinado, o que impede o pagamento antecipado, salvo concordância expressa do Banco.
  • b) cliente pode fazer a liquidação antecipada, ainda que parcial, e tem direito à redução proporcional dos juros.
  • c) liente poderá fazer a quitação antecipada e com redução de juros, desde que seja quitação total.
  • d) pagamento parcial antecipado é possível, mas sem alteração das condições contratuais de juros.
  • e) quitação antecipada deve ser total e sem redução dos juros efetivamente contratados.
#6356
Banca
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médio

(1,0) 9 - 

Ao celebrar contrato de mútuo com o Banco Toada, o mutuário contratou também um seguro de crédito e restou pactuado que eventual discussão acerca do contrato deveria ser feita obrigatoriamente por meio da arbitragem. Nesse caso, o contrato de mútuo

  • a) pode ser declarado válido ou nulo pelo Judiciário, que não pode afastar a validade de cláusulas.
  • b) configura venda casada, sendo proibida a exigência da contratação de seguro, mesmo que seja celebrado com outra seguradora.
  • c) não contém qualquer cláusula abusiva, pois os contratantes estão livres para escolher os meios de solução dos conflitos.
  • d) nulo, pois contém cláusulas abusivas.
  • e) válido, pois a eventual nulidade de uma cláusula não invalida o contrato.
#6357
Banca
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1
médio

(1,0) 10 - 

Maria é poupadora do Banco Ypsilon e constatou o saque de valores em sua conta poupança. Procurou um funcionário do banco, afirmando que não havia sacado as referidas quantias e que, para ela, aquilo era um defeito na prestação do serviço, tendo direito ao ressarcimento em razão da responsabilidade do Banco. Nessa situação, a responsabilidade do Banco

  • a) inexistente, pois as instituições financeiras são isentas do cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.
  • b) factível, desde que comprovada sua culpa ou negligência.
  • c) integral e não há excludentes, por expressa disposição do Código de Defesa do Consumidor.
  • d) independe da existência de culpa.
  • e) pode ser afastada apenas na hipótese de prova de culpa exclusiva da vítima
#6358
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médio

(1,0) 11 - 

José é correntista do Banco da Brasil há dois anos e tem crédito disponível para utilização no cheque especial. No mês de dezembro, José ultrapassou seu limite de crédito. Seu nome, após prévia notificação, foi inscrito em cadastro restritivo de crédito e seu contrato foi encaminhado ao Jurídico para a propositura de ação judicial, quando o advogado reparou que os juros eram superiores a 12% ao ano. Nesse caso, há alguma ilegalidade, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor?

  • a) Não há ilegalidade alguma no caso descrito.
  • b) Os juros superam o valor máximo de 1% ao mês previsto na legislação, o que configura ilegalidade.
  • c) Os juros cobrados e a negativação são ilegais frente ao Código de Defesa do Consumidor.
  • d) A inscrição em cadastro restritivo de crédito foi ilegal, pois há apenas o direito de cobrar o crédito, mas não o de negativar o nome do consumidor.
  • e) A cláusula de juros é abusiva e a notificação configura cobrança por meio indevido, sendo, portanto, ilegal.
#6359
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(1,0) 12 - 

Analise as proposições a seguir, a respeito de operações financeiras. I - A instituição deve providenciar a conferência periódica do saldo de caixa, pelo menos por ocasião dos balancetes e balanços, procedimento extensivo a todas as dependências da sociedade que tenham sob sua responsabilidade a guarda e controle de numerário, devendo o respectivo termo de conferência, devidamente autenticado, ser arquivado para posteriores averiguações. II - As aquisições de ouro, no mercado físico, registram-se em Títulos e Valores Mobiliários pelo custo total, em subtítulos de uso interno que identifiquem suas características de quantidade, procedência e qualidade. III - O saldo das aplicações em ouro físico, por ocasião dos balancetes e balanços, deve ser ajustado com base no valor de mercado do metal, fornecido pelo Banco Central do Brasil. IV - Os títulos e os valores mobiliários adquiridos por uma instituição financeira devem ser registrados pelo valor efetivamente pago, inclusive corretagens e emolumentos, e devem ser classificados nas seguintes categorias: títulos para negociação, títulos disponíveis para venda e títulos mantidos até o vencimento. V - São considerados como de livre movimentação os depósitos à vista mantidos por pessoas físicas e jurídicas de direitos público e privado. São corretas APENAS as proposições

  • a) I, II e III.
  • b) I, III e IV.
  • c) II, III e V.
  • d) I, III, IV e V.
  • e) II, III, IV e V.
#6360
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(1,0) 13 - 

Atualmente, existem diversas alternativas para uso do chamado 'dinheiro de plástico', que facilita o dia-a-dia das pessoas e representa um enorme incentivo ao consumo. O cartão de crédito é um tipo de 'dinheiro de plástico' que é utilizado

  • a) para aquisição de bens ou serviços nos estabelecimentos credenciados.
  • b) para aquisição de moeda estrangeira em agências de câmbio e de viagens com débito em moeda corrente do país de emissão do cartão.
  • c) para realização de transferências interbancárias, desde que ambos os Bancos sejam credenciados.
  • d) na compra de mercadorias em diversos países com débito na conta corrente em tempo real.
  • e) como instrumento de identificação, substituindo, nos casos aceitos por lei, a cédula de identidade.
#6361
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(1,0) 14 - 

A evolução da tecnologia e da teleinformática permitiu um acelerado desenvolvimento da troca de informações entre os bancos e seus clientes. Um dos mais notáveis exemplos dessa evolução é o home banking. O home banking é basicamente

  • a) o atendimento remoto ao cliente com o objetivo principal de redução das filas nos Bancos, sendo um exemplo comum a utilização dos caixas 24 horas.
  • b) toda e qualquer ligação entre o cliente e o banco, que permita às partes se comunicarem a distância, possibilitando ao cliente realizar operações bancárias sem sair de sua casa ou escritório, como o pagamento de contas pela internet.
  • c) toda operação realizada pelo banco com o uso de tecnologia avançada com o objetivo de gerar comodidade ao cliente, como, por exemplo, o cadastramento de contas em débito automático.
  • d) qualquer serviço de atendimento ao cliente realizado pelo banco, permitindo a troca de documentação sem a necessidade de o cliente sair de casa, como, por exemplo, a entrega de talões de cheque em domicílio.
  • e) a disponibilização de serviços no caixa 24 horas, que anteriormente só poderiam ser realizados nas agências bancárias, sendo a liberação de crédito automática um exemplo desse tipo de serviço.
#6362
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(1,0) 15 - 

Quando o Banco Central deseja baratear os empréstimos e possibilitar maior desenvolvimento empresarial, ele irá adotar uma Política Monetária Expansiva, valendo-se de medidas como a

  • a) venda de títulos públicos.
  • b) elevação da taxa de juros.
  • c) elevação do recolhimento compulsório.
  • d) redução das linhas de crédito.
  • e) redução das taxas de juros.