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Prova de Administração 6 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Administração 6 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca CESGRANRIO, tanto para nível médio como superior da matéria Administração. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. A Organização Como Um Sistema Social.
  2. Abordagem Sistêmica Da Administração.
  3. Abordagens Contingenciais Da Eficácia Organizacional.
  4. Acompanhamento Fisico-Financeiro De Projetos.
  5. Adaptação.
  6. Adhocracia.
  7. Administração Da Produção.
  8. Administração De Operações E Da Qualidade.
  9. Administração De Pessoal E Recursos Humanos.
  10. Administração De Vendas.
  11. Administração Do Desempenho.
  12. Administração Estratégica.
  13. Administração Financeira.
  14. Administração Geral.
  15. Agente Administrativo.
  16. Ambiente Organizacional.
  17. Análise De Processos De Trabalho.
  18. Análise Dos Ambientes Interno E Externo.
  19. Análise Ou Descrição Do Trabalho.
  20. Aprendizagem Organizacional.
  21. As Novas Tecnologias E Seus Impactos Na Administração Organizacional.
  22. Avaliação De Desempenho.
  23. Avaliação De Documentos.
  24. Avaliação De Produtividade.
  25. Balanced Scorecard (Bsc).
  26. Benchmarking.
  27. Boa Governança E Accountability.
  28. Brainstorming.
  29. Burocracia.
  30. Cálculos.
  31. Capm.
  32. Características Básicas Das Organizações Formais Modernas: Tipos De Estrutura Organizacional, Natureza, Finalidades E Critérios De Departamentalização.
  33. Características, Técnicas, Ferramentas.
  34. Cargos E Salários.
  35. Clima Organizacional.
  36. Comércio Eletrônico.
  37. Comércio Exterior.
  38. Comportamento Humano Nas Organizações.
  39. Comportamento Organizacional: Motivação E Desempenho.
  40. Comunicação Interpessoal E Intergrupal.
  41. Comunicação.
  42. Conceito De Empregado E Empregador, Contrato Individual De Trabalho, Interrupção, Suspensão E Extinção De Contrato De Trabalho, Trabalho Em Condições Insalubre E Periculosas.
  43. Conceitos E Aplicações Gerais Da Administração.
  44. Conhecimentos De Administração E De Administração Gerencial.
  45. Conhecimentos De Processos De Iso 9000 ? Sistemas De Qualidade.
  46. Construção De Indicadores De Desempenho.
  47. Consumerismo.
  48. Contrato Administrativo.
  49. Contrato De Gestão.
  50. Controladoria.
  51. Controle - Importância E Fundamentos.
  52. Controle Administrativo.
  53. Cronograma Financeiro.
  54. Cultura Brasileira.
  55. Cultura Organizacional.
  56. Decisões Programadas.
  57. Delegação.
  58. Departamentalização.
  59. Descentralização E Desconcentração.
  60. Desenvolvimento De Rh.
  61. Desenvolvimento Organizacional.
  62. Desenvolvimento Sustentável.
  63. Dinâmica Das Organizações.
  64. Downsizing.
  65. Eficiência, Eficácia E Efetividade.
  66. Eliminação De Desperdícios.
  67. Empreendedorismo.
  68. Ênfase No Cliente.
  69. Equipes.
  70. Estatística.
  71. Estratégia Empresarial.
  72. Estratégias De Marketing.
  73. Estratégias De Rh.
  74. Estrutura E Estratégia Organizacional.
  75. Estrutura E Projeto Organizacional.
  76. Estrutura Organizacional.
  77. Estruturas E Modelos De Controle.
  78. Ética E Responsabilidade.
  79. Execução Das Atividades.
  80. Ferramentas Da Qualidade.
  81. Flexibilidade Organizacional.
  82. Fluxograma.
  83. Forças Competitivas.
  84. Funções (Planejamento, Organização, Direção E Controle).
  85. Funções Administrativas.
  86. Funções E Habilidades Do Administrador.
  87. Fundamentos E Evolução Da Administração.
  88. Gerenciamento De Desempenho.
  89. Gestão Ambiental.
  90. Gestão Contemporânea.
  91. Gestão Da Informação E Do Conhecimento.
  92. Gestão Da Produção.
  93. Gestão Da Qualidade.
  94. Gestão De Contratos.
  95. Gestão De Custos.
  96. Gestão De Documentos - O Ciclo Vital Dos Documentos: Arquivos Correntes, Intermediários E Permanentes.
  97. Gestão De Documentos - Organização E Métodos - Administração De Processos.
  98. Gestão De Processos.
  99. Gestão De Recursos.
  100. Gestão Do Conhecimento.
  101. Gestão Do Relacionamento Com Clientes.
  102. Gestão Estratégica.
  103. Gestão Participativa.
  104. Gestão Por Desempenho.
  105. Governança.
  106. Habilidades Interpessoais.
  107. História Da Administração.
  108. Impacto Do Ambiente Nas Organizações ? Visão Sistêmica.
  109. Indicadores De Produtividade.
  110. Inovação Incremental.
  111. Instituição, Organização E Empresa.
  112. Instrumentos E Ferramentas De Controle Do Desempenho Da Organização.
  113. Iso 9000.
  114. Liderança.
  115. Liderança: Tipos De Abordagens.
  116. Logística E Transportes.
  117. Macroeconomia.
  118. Marketing.
  119. Marketing De Serviços.
  120. Marketing Internacional.
  121. Matriz Bcg.
  122. Meio Ambiente.
  123. Método Gerencial.
  124. Métodos De Classificação Dos Documentos.
  125. Modelo Contingencial De Administração.
  126. Modelo De Gestão.
  127. Modelos Organizacionais.
  128. Motivação E Liderança.
  129. Mudança E Inovação.
  130. Mudança Organizacional.
  131. Nível De Serviço: Atendimento, Pontualidade E Flexibilidade.
  132. Noções De Elaboração, Análise, Avaliação E Gerenciamento De Projetos.
  133. Noções De Estatística Descritiva.
  134. Noções De Psicologia E Sociologia Organizacional.
  135. Noções De Recursos Humanos: Clt, Benefícios, Higiene, Segurança E Qualidade De Vida.
  136. Normas E Procedimentos.
  137. Novas Tecnologias Gerenciais: Reengenharia E Qualidade; Impactos Sobre A Configuração Das Organizações Públicas E Sobre Os Processos De Gestão.
  138. Ongs.
  139. Orçamento Público.
  140. Organização E Métodos: Análise Organizacional; Instrumentos De Pesquisa; Layout; Análise De Processos; Distribuição Do Trabalho; Fluxogramas; Formulários; Anuais; Estruturas Organizacionais E Departamentalização; Organogramas; Sistemas De Informações Gerenciais.
  141. Organização No Trabalho.
  142. Organização, Sistemas E Métodos.
  143. Organizações.
  144. Organizações De Aprendizagem.
  145. Organizações Formais Modernas.
  146. Organograma.
  147. Paradigmas.
  148. Payback.
  149. PDCA.
  150. Pensamento Econômico.
  151. Pesquisa De Mercado.
  152. Planejamento.
  153. Planejamento Baseado Em Cenários.
  154. Planejamento Estratégico.
  155. Planejamento Estratégico Empresarial.
  156. Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
  157. Planejamento Organizacional.
  158. Planejamento Organizacional: Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
  159. Plano De Carreira.
  160. Plano De Remuneração.
  161. Plano Diretor De Reforma Do Aparelho Do Estado.
  162. Poder E Influência. Comunicação.
  163. Política De Compras.
  164. Política Salarial.
  165. Pregão Eletrônico.
  166. Preocupação Com A Qualidade.
  167. Preservação De Documentos.
  168. Principais Ferramentas Da Qualidade.
  169. Princípio De Deming.
  170. Princípios E Sistemas De Administração Federal.
  171. Processo Administrativo.
  172. Processo De Controle.
  173. Processo De Negociação.
  174. Processo Decisório.
  175. Processo Grupal Nas Organizações.
  176. Processo Organizacional: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle E Avaliação.
  177. Produtividade, Eficiência, Eficácia E Efetividade.
  178. Projetos.
  179. Projetos De Investimentos Nas Empresas.
  180. Qualidade E Produtividade Nas Organizações.
  181. Qualidade Total.
  182. Recrutamento E Seleção De Pessoal.
  183. Reengenharia.
  184. Reforma Do Estado.
  185. Relação Chefe/Subordinado.
  186. Relação Cliente/Fornecedor.
  187. Relação Organização ? Ambiente.
  188. Relações Com Empregados.
  189. Relações Humanas.
  190. Remuneração E Benefícios.
  191. Remuneração Por Competências.
  192. Repouso Semanal, Férias, Licença Paternidade E Maternidade, Repouso Semanal Remunerado, 13º Salário, Encargos Sociais E Previdenciários , Imposto De Renda, Etc.
  193. Responsabilidade Social.
  194. Responsabilidade Sócio-Ambiental.
  195. Riscos.
  196. Segmentação De Mercado.
  197. Segurança Da Informação.
  198. Serviços.
  199. Sistema De Gestão Ambiental (Sga).
  200. Sistemas De Informação Gerencial.
  201. Sociedades Anonimas.
  202. Técnica Gut.
  203. Tecnologia Da Informação (Ti).
  204. Tecnologia Da Informação, Organização E Cidadania Da Administração.
  205. Temas Contemporâneos Da Administração.
  206. Teoria Da Contingência.
  207. Teoria Da Hierarquia Das Necessidades De Maslow.
  208. Teoria Dos Dois Fatores.
  209. Teoria Dos Sistemas.
  210. Teoria Estruturalista Da Administração.
  211. Teoria Geral De Administração.
  212. Teorias Administrativas: Principais Escolas.
  213. Terceirização (Outsourcing).
  214. Tomada De Decisão.
  215. Trabalho Em Equipe.
  216. Trabalho Noturno, Jornada De Trabalho.
  217. Treinamento E Desenvolvimento.
  218. Treinamento, Desenvolvimento E Educação: Conceitos E Importância, Operacionalização E Rotinas.
  219. Turbulência.
  220. Unidade Organizacional.
  221. Valor Econômico Agregado.
  222. Vendas.
  223. Vpl Valor Presente Líquido.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#6123
Banca
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Administração Geral
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médio

(1,0) 1 - 

O planejamento estratégico deve levar em conta o grupo estratégico ao qual a empresa pertence, tornando as análises mais fáceis e mais úteis. PORQUE As empresas que pertencem a um mesmo grupo estratégico, ocupam posições diferentes no mercado, oferecem bens diferentes para um conjunto de clientes também diferentes, de forma que a sua participação no grupo define parcialmente as características essenciais da estratégia da empresa. A esse respeito, conclui-se que

  • a) s duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
  • b) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
  • c) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
  • d) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
  • e) as duas afirmações são falsas.
#6124
Banca
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médio

(1,0) 2 - 

Os executivos de uma confecção de uniformes profissionais decidiram alinhar sua estrutura organizacional visando à implementação de uma estratégia de liderança em custo. Para tal, a empresa se concentrou em adotar uma estrutura funcional, por meio das seguintes iniciativas: I - uma concepção orgânica foi adotada, com funções menos estruturadas; II - a coordenação das funções foi centralizada em determinados funcionários; III - a área de operações foi destacada, e procedimentos foram formalizados. Em estrutura funcional, é(são) compatível(eis) com a estratégia de liderança em custo APENAS a(s) iniciativa(s)

  • a) I.
  • b) II.
  • c) III.
  • d) I e II.
  • e) II e III.
#6125
Banca
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fácil

(1,0) 3 - 

Em uma construtora, os colaboradores passam por um processo de absorção da cultura organizacional desde o momento de ingresso, por meio de sequências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores principais da organização. A que mecanismo(s) os colaboradores são expostos?

  • a) Histórico.
  • b) Linguagem.
  • c) Personalização.
  • d) Símbolos materiais.
  • e) Rituais e cerimônias.
#6126
Banca
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(1,0) 4 - 

Um determinado grupo empresarial atua internacionalmente na exploração e refino de petróleo. Esse grupo descentraliza as decisões estratégicas e operacionais para as unidades de negócio em cada país, facilitando os esforços para satisfazer diferenças e buscar oportunidades em cada localidade. A estrutura organizacional adequada à estratégia descrita é a

  • a) de regiões geográficas mundiais.
  • b) divisional global de produto.
  • c) divisional cooperativa.
  • d) iversificada relacionada.
  • e) transnacional combinada.
#6127
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(1,0) 5 - 

Uma empresa decidiu criar uma espécie de organograma com as possíveis direções e oportunidades de carreira disponíveis na organização, as etapas e os meios para que seus colaboradores fossem informados sobre a possibilidade de ascensão, tendo em vista o desenvolvimento de recursos humanos. Essa empresa está oferecendo a ferramenta de

  • a) mapeamento de carreiras.
  • b) centro de recursos.
  • c) inventário de habilidades.
  • d) aconselhamento individual.
  • e) sistema de oportunidade de vagas.
#6128
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(1,0) 6 - 

Nos anos 50, do séc. XX, Frederick Herzberg entrevistou centenas de trabalhadores e desenvolveu a teoria de motivação denominada Teoria dos Dois Fatores, na qual os fatores higiênicos estão associados a

  • a) dedicação, esforço e recompensa.
  • b) centralização, criatividade e inovação.
  • c) onservação, participação e engajamento.
  • d) autorrealização, saúde e qualidade de vida.
  • e) inserção social, segurança e reconhecimento.
#6129
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médio

(1,0) 7 - 

A remuneração total é composta pela remuneração básica, incentivos salariais e benefícios. Dentre os benefícios, destaca-se

  • a) participação nos resultados.
  • b) o adicional de insalubridade.
  • c) o salário mensal.
  • d) o seguro de vida.
  • e) o bônus.
#6130
Banca
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(1,0) 8 - 

A Usina Caixa d'Água aboliu, há mais de 30 anos, o emprego de mão de obra infantil em sua força de trabalho. Por essa conduta, ganhou um selo de 'empresa amiga da criança', concedido por importante organização não governamental do país. Utilizando esta certificação, passou a se apresentar como empresa socialmente responsável em suas campanhas de comunicação. Sob o prisma da responsabilidade social, conclui-se que essa atitude

  • a) resume perfeitamente a abordagem, sobre o tema, relacionada aos stakeholders.
  • b) carece de legitimidade por tratar o tema de forma reducionista e benevolente.
  • c) está em sintonia com os princípios da ética nos negócios e na governança corporativa.
  • d) comprova o fato de que toda certificação desse tipo torna a empresa ética e cidadã.
  • e) representa uma propaganda exagerada e enganosa configurada como ilegal.
#6131
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(1,0) 9 - 

Um profissional do Banco Central do Brasil é o responsável por analisar os documentos que o banco recebe, dando o encaminhamento devido às áreas. Esse profissional recebe os seguintes documentos: I - envelope com periódicos mensais da classe dos bancários para distribuição aos funcionários; II - envelope endereçado ao Departamento Financeiro do Banco; III - envelope para um funcionário do Banco, com informação pessoal; IV - envelope destinado à Ouvidoria. Que documentos serão abertos, registrados e distribuídos?

  • a) I e II.
  • b) I e IV.
  • c) II e III.
  • d) II e IV.
  • e) III e IV.
#6132
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(1,0) 10 - 

O Banco Central do Brasil, assim como muitos órgãos públicos, constitui comissões permanentes de avaliação de documentos, visando a determinar os prazos de retenção de documentos e a destinação após esse prazo. Elaborase, portanto, a tabela de temporalidade, que vai estabelecer critérios para a migração do suporte e a destinação final. A destinação final, elemento importante da tabela de temporalidade, apresenta duas possibilidades, que são:

  • a) eliminação ou recolhimento.
  • b) digitalização ou microfilmagem.
  • c) arquivo corrente ou arquivo intermediário.
  • d) conservação ou restauração.proteção ou sigilo.
  • e) proteção ou sigilo.
#6133
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(1,0) 11 - 

Todo bem patrimonial sofre desgaste com a sua utilização, sendo necessárias ações para que ele se mantenha operacional até o fim de sua vida útil. A vida econômica de um bem é o período de tempo em que o bem consegue exercer suas funções até o momento em que o

  • a) valor contábil é menor que a soma do custo operacional com o de manutenção.
  • b) valor de revenda do bem menos o valor residual da depreciação é mínimo.
  • c) valor de revenda ultrapassa o valor depreciado.
  • d) custo operacional é menor que o custo residual.
  • e) Custo Anual Equivalente (CAE) é mínimo.
#6134
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(1,0) 12 - 

A diretoria do BNDES acaba de anunciar uma demanda latente por um fundo específico para financiar empresas, no exterior, que importam bens de capital de alto valor agregado ou serviços das empresas brasileiras. A tarefa do departamento de marketing da instituição, nesse caso, é:

  • a) encontrar alternativas de associar os benefícios do produto às necessidades e interesses dos clientes.
  • b) desenvolver um produto eficiente, capaz de satisfazer essa demanda.
  • c) elaborar ações para estimular a demanda, visando ao incremento das exportações.
  • d) criar uma estratégia de promoção efetiva, a fim de estimular a atitude do mercado.
  • e) investir em propaganda persuasiva, com o intuito de convencer os clientes a migrarem para esse fundo.
#6135
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(1,0) 13 - 

Presidente de uma multinacional instalada no Brasil, José Ferreira solicita à diretoria que elabore o planejamento de 2008 da empresa com base no conceito societal de marketing. Assim, ele propõe que os diretores equilibrem três premissas:

  • a) lucros da empresa - satisfação do desejo do cliente - interesse público.
  • b) tica nos negócios - imagem da empresa - projetos sociais.
  • c) oportunidades de mercado - necessidades da sociedade - legislação brasileira.
  • d) responsabilidade social - direitos da comunidade - interesses da organização.
  • e) diretrizes dos acionistas - forças e fraquezas da empresa - oportunidades e ameaças de mercado.
#6136
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(1,0) 14 - 

O PIB real do Brasil cresceu muito rapidamente durante o período de 'Milagre Econômico' (1968-1973). Tal crescimento

  • a) ocorreu acompanhado de grande aceleração da taxa de inflação.
  • b) ocorreu acompanhado de substancial redistribuição de renda para as classes mais pobres.
  • c) foi ajudado pelo aumento do preço de petróleo na década de 1970.
  • d) foi acompanhado de piora nas contas externas do país.
  • e) arrefeceu, a partir de 1974, devido à insuficiência da capacidade de produção doméstica de petróleo e de bens de capital.
#6137
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(1,0) 15 - 

Sobre as sociedades anônimas, é INCORRETO afirmar que

  • a) s companhias abertas podem emitir partes beneficiárias.
  • b) o capital social pode ser integralizado pelo acionista em dinheiro, bens ou créditos.
  • c) são sempre sociedades empresárias, mesmo que o seu objeto seja atividade econômica civil.
  • d) para a sua constituição é necessário que todas as ações representativas do capital social estejam subscritas.
  • e) se considera nacional a companhia constituída de acordo com a legislação brasileira e com sede de administração localizada no Brasil, sendo irrelevante a nacionalidade do capital ou dos acionistas.