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Prova de Administração Financeira e Orçamentária 2 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Administração Financeira e Orçamentária 2 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca CESGRANRIO, tanto para nível médio como superior da matéria Administração Financeira e Orçamentária - AFO. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Ações E Debêntures.
  2. Administração Do Capital De Giro.
  3. Administração Financeira - Conceito E Objetivos.
  4. Administração Financeira No Setor Público.
  5. Alavancagem E Endividamento.
  6. Análise De Balanços.
  7. Análise De Investimentos.
  8. Apreciação De Matérias Em Regime De Urgência.
  9. Apt (Arbitrage Pricing Theory).
  10. Aro (Antecipação De Receita Orçamentária).
  11. Auditoria.
  12. Balanço Financeiro.
  13. Balanço Orçamentário.
  14. Balanço Patrimonial.
  15. Bens Públicos.
  16. Ciclo Orçamentário.
  17. Classificação Da Receita E Da Despesa Orçamentária Brasileira.
  18. Classificação De Gastos Públicos.
  19. Classificação Orçamentária De Receita Pública Por Categoria Econômica No Brasil.
  20. Conceitos E Normas Da Afo.
  21. Conceituação E Classificação De Receita Pública.
  22. Conta Única Do Tesouro Nacional.
  23. Contabilidade Pública: Conceito, Objetivo E Regime; Campo De Aplicação; Legislação Básica (Lei N 4.320, De 17 De Março De 1964 E Decreto N 93.872, De 23 De Dezembro De 1986, Legislação Complementar E Suas Alterações, Se Houver).
  24. Controle Da Execução Orçamentária.
  25. Controle Externo.
  26. Controle Interno.
  27. Convênios.
  28. Créditos Adicionais.
  29. Créditos Orçamentários.
  30. Custos E Despesas.
  31. Decisões De Investimentos.
  32. Decreto 93.872-86.
  33. Descentralização De Créditos Orçamentários E Recursos Financeiros.
  34. Despesa Extra-Orçamentária.
  35. Despesa Pública: Categorias, Estágios.
  36. Despesas De Exercícios Anteriores.
  37. Diretrizes Orçamentárias.
  38. Dívida Ativa.
  39. Dívida Pública Brasileira.
  40. Dotações Orçamentárias.
  41. Elaboração Da Programação Financeira.
  42. Elaboração De Orçamento Empresarial.
  43. Emendas E Alterações A Loa.
  44. Empenho Da Despesa.
  45. Estágios Da Receita E Da Despesa Orçamentária.
  46. Execução Da Receita E Da Despesa Orçamentária.
  47. Falhas De Mercado.
  48. Finanças Públicas.
  49. Fiscalização Contábil E Financeira.
  50. Fluxo De Caixa.
  51. Fontes De Financiamento A Longo Prazo.
  52. Função Financeira Nas Organizações.
  53. Gru.
  54. Instrumentos De Planejamento.
  55. Intervenção Na Atividade Econômica.
  56. Inversões Financeiras.
  57. Lei De Diretrizes Orçamentárias ? Ldo.
  58. Lei De Responsabilidade Fiscal.
  59. Lei Nº 10.028-2000 - Infrações Administrativas À Lei De Finanças Públicas.
  60. Lei Nº 10.180-2001.
  61. Lei Nº 4.320-1964.
  62. Lei Nº 6.404-1976.
  63. Lei Nº 9.430-1996.
  64. Lei Orçamentária Anual ? Loa.
  65. Limites Constitucionais E Legais.
  66. Liquidez X Rentabilidade.
  67. Método Capm (Capital Asset Pricing Model).
  68. Métodos, Técnicas E Instrumentos Do Orçamento Público; Normas Legais Aplicáveis.
  69. Modelos Econômicos.
  70. O Ciclo Orçamentário.
  71. Obz (Orçamento Base Zero).
  72. Orçamento De Custeio.
  73. Orçamento De Investimento.
  74. Orçamento Empresarial ? Conceitos.
  75. Orçamento Empresarial ? Finalidade.
  76. Orçamento Na Constituição Federal.
  77. Orçamento Participativo.
  78. Orçamento Programa.
  79. Orçamento Público No Brasil.
  80. Orçamento-Programa.
  81. PIB.
  82. Planejamento E Orçamento Governamental.
  83. Planejamento No Orçamento-Programa.
  84. Plano Plurianual ? Ppa.
  85. Pnd.
  86. Política Fiscal.
  87. Políticas.
  88. Portaria Mpog 42.
  89. Princípios Orçamentários.
  90. Processo Orçamentário.
  91. Programação Orçamentária E Financeira.
  92. Projeto De Lei De Crédito Adicional.
  93. Projetos E Programas.
  94. Proposta Orçamentária.
  95. Receita Extraorçamentária
  96. Receita Orçamentária
  97. Receita Pública: Categorias, Fontes, Estágios E Dívida Ativa.
  98. Receitas E Despesas Orçamentárias E Extra-Orçamentárias: Interferências Passivas E Mutações Ativas; Plano De Contas Da Administração Federal; Sistemática Dos Eventos.
  99. Regime De Caixa.
  100. Rentabilidade E Liquidez.
  101. Responsabilidade Fiscal.
  102. Restos A Pagar.
  103. Resultado Do Exercício.
  104. Siafi.
  105. Sidor.
  106. Sistema Federativo.
  107. Suprimento De Fundos.
  108. Teorias Orçamentárias.
  109. Tipos De Créditos Orçamentários.
  110. Tipos Ou Técnicas De Orçamento.
  111. Transferência Correntes E Transferência De Capital.
  112. Tribunais De Contas.
  113. Tributos.
  114. Valor Do Dinheiro No Tempo E Risco X Retorno.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#6168
Banca
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Administração Financeira e Orçamentária
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(1,0) 1 - 

No que se refere às características fundamentais do Planejamento Financeiro e Orçamentário, analise as afirmativas a seguir. I - Bons modelos de planejamento financeiro devem apresentar a maior quantidade possível de pormenores. II - Os objetivos estratégicos da empresa influenciam mais o planejamento financeiro de longo prazo que o de curto prazo. III - O principal objetivo do planejamento financeiro é obter boas previsões do lucro da empresa nos próximos anos. IV - Um dos objetivos das análises de sensibilidade realizadas no processo de orçamentação é a quantificação dos riscos assumidos pela empresa. Está correto APENAS o que se afirma em

  • a) I e III.
  • b) I e IV.
  • c) II e III.
  • d) II e IV.
  • e) II, III e IV.
#6169
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(1,0) 2 - 

O método de elaboração de orçamentos no qual os gerentes são obrigados a justificar todos os custos como se os programas envolvidos estivessem sendo propostos pela primeira vez é denominado

  • a) Orçamento permanente.
  • b) Orçamento de base zero.
  • c) Planejamento tático.
  • d) Plano do custo médio ponderado.
  • e) Sistema de custos declinantes.
#6170
Banca
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(1,0) 3 - 

Na elaboração dos orçamentos públicos, o princípio orçamentário que estabelece a premissa de que as despesas totais não devem ultrapassar as receitas previstas no período chama-se

  • a) orçamentação clássica.
  • b) orçamentação base zero.
  • c) princípio da prudência.
  • d) princípio da uniformidade.
  • e) princípio do equilíbrio.
#6171
Banca
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(1,0) 4 - 

A Lei de Responsabilidade Fiscal, através de seu artigo 4º, determina que a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO atenda ao disposto no parágrafo 2º do artigo 165 da Constituição Federal. Além disso, o mesmo artigo determina, também, que a LDO regulamente preferencialmente a(o)

  • a) delimitação das formas pelas quais os órgãos públicos realizarão aquisições superiores a 200 MVR (Maior Valor de Referência).
  • b) forma como o Estado arrecadará a receita prevista.
  • c) limitação dos gastos das entidades públicas com os servidores inativos, fixando-os em 30% da receita.
  • d) equilíbrio entre receitas e despesas.
  • e) limite de 70% para as despesas correntes vinculadas a servidores públicos.
#6172
Banca
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(1,0) 5 - 

São considerados instrumentos de planejamento público a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei do Orçamento Anual (LOA). Os objetivos fundamentais da LDO são:

  • a) definir os limites orçamentários dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e dos programas de trabalho em que esses poderes podem operar; determinar as esferas de ação de cada poder evitando conflito de interesses; definir normas de concessão e vantagens para servidores públicos e comissionados.
  • b) determinar os recursos gastos em pessoal, manutenção dos programas de trabalho e créditos especiais desde que definidos em lei; ordenar alocações orçamentárias destinadas a despesas correntes e de capital; definir política de aplicação de recursos aos órgãos de apoio à população carente.
  • c) identificar as necessidades de recursos humanos, materiais, de equipamentos e de tecnologia para atender aos programas de trabalho definidos em lei; determinar o ritmo da ação anual visando à realização dos objetivos definidos em lei; promover uma ação eficaz no uso de recursos públicos para atender os principais anseios da população.
  • d) orientar a execução dos recursos destinados a cobrir os gastos para atender às necessidades da população; definir os limites das alterações realizadas na legislação tributária; estabelecer a política de aplicação de recursos das fundações e entidades sem fins lucrativos.
  • e) orientar a elaboração da lei orçamentária anual, bem como sua execução; dispor sobre as alterações na legislação tributária; estabelecer a política de aplicação das agências oficiais de fomento.
#6173
Banca
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(1,0) 6 - 

Despesas extra-orçamentárias, sucintamente, podem ser entendidas como aquelas que

  • a) representam aplicação de recursos públicos em aquisições de ativos não previstos no orçamento.
  • b) provocam decréscimo do patrimônio líquido do Estado.
  • c) são necessárias à manutenção dos serviços públicos, subdimensionados na dotação orçamentária.
  • d) são determinadas pela LDO e se destinam a cobrir eventos inesperados.
  • e) se revestem de simples transitoriedade e, em algum momento, constituíram receitas extra-orçamentárias.
#6174
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(1,0) 7 - 

Ao verificar a necessidade do registro contábil do pagamento de restos a pagar processados, no encerramento de determinado exercício financeiro, um analista do BACEN concluiu, de acordo com a Lei nº 4.320/64, estar diante de uma

  • a) receita extraorçamentária.
  • b) receita corrente.
  • c) despesa de exercícios anteriores.
  • d) espesa não liquidada.
  • e) despesa extraorçamentária.
#6175
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fácil

(1,0) 8 - 

Um analista do BACEN, ao ser indagado sobre as características da despesa pública, no âmbito da União, acertou ao afirmar que

  • a) o pagamento de juros e encargos da dívida é classificado como despesa corrente.
  • b) o pré-empenho consiste em despesa pendente de especificação do objeto.
  • c) os estágios da despesa orçamentária são: empenho, arrecadação e pagamento.
  • d) os investimentos são classificados como despesas correntes.
  • e) as modalidades de empenho são: extraordinário, por estimativa e global.
#6176
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(1,0) 9 - 

O ingresso de créditos da Fazenda Pública, inscritos em dívida ativa, decorrentes da receita tributária não arrecadada no exercício do lançamento, é classificado como

  • a) inversão financeira.
  • b) insubsistência ativa.
  • c) despesa corrente.
  • d) receita corrente.
  • e) receita extraorçamentária.
#6177
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(1,0) 10 - 

Para realizar determinada atividade, um analista necessita obter um adiantamento de numerário, denominado suprimento de fundos. É certo que a realização de despesas, nessa modalidade, pressupõe o(a)

  • a) pagamento de restos a pagar não processados.
  • b) alocação de recursos em garantia.
  • c) aracterização de situações atípicas que exijam pronto pagamento em espécie.
  • d) adoção de reserva de contingência em fonte orçamentária própria.
  • e) dispensa de empenho.
#6178
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(1,0) 11 - 

Sobre os sistemas informatizados utilizados no âmbito da União, para fins de processamento orçamentário e financeiro, analise as afirmativas a seguir. I - O processamento dos dados relativos à preparação da elaboração orçamentária é realizado no SIDOR. II - A abrangência do SIAFI não inclui as unidades gestoras brasileiras, situadas no exterior. III - A Guia da Previdência Social - GPS - pode ser utilizada, no SIDOR, para efetuar as retenções de valores de terceiros ao INSS. IV - O mecanismo de funcionamento da tabela de eventos possibilita fazer, no SIAFI, lançamentos contábeis em mais de uma unidade gestora. Está correto APENAS o que se afirma em

  • a) I e II.
  • b) I e IV.
  • c) II e III.
  • d) III e IV.
  • e) I, II e III.
#6179
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(1,0) 12 - 

Sobre os princípios orçamentários, analise os itens a seguir. I - A inclusão de dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa na lei orçamentária anual fere o princípio da universalidade. II - O princípio da unidade estabelece que o montante da despesa não deve ultrapassar a receita prevista para o período. III - A vedação da apropriação de receitas de impostos a despesas específicas, salvo as exceções constitucionais, caracteriza o denominado princípio da não afetação das receitas. IV - O princípio da publicidade prescreve que o conteúdo orçamentário deve ser divulgado por meio de veículos oficiais de comunicação, para o conhecimento público e para a eficácia de sua validade. Estão corretos APENAS os itens

  • a) I e III.
  • b) II e III.
  • c) II e IV.
  • d) III e IV.
  • e) I, II e III.
#6180
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(1,0) 13 - 

Sobre as características da administração financeira no setor público, analise as afirmativas a seguir. I - O exercício financeiro coincidirá com o ano civil, acrescido de noventa dias do exercício seguinte para fins de encerramento das contas. II - O empenho consiste no estágio da receita pública, no qual se verifica o princípio da unidade de tesouraria. III - A elaboração do projeto de lei de diretrizes orçamentárias e a do orçamento anual incluem-se entre as atividades financeiras do estado, cabendo a sua iniciativa, no âmbito da União, ao Presidente da República. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • a) II, apenas.
  • b) III, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#6181
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(1,0) 14 - 

Sobre o controle contábil do patrimônio público, à luz da Lei nº .320/64, analise os itens a seguir. I - Na avaliação dos bens em almoxarifado, utiliza-se o critério do custo fixo. II - Os bens móveis e imóveis poderão ser reavaliados. III - Os bens móveis e imóveis serão avaliados pelo valor de aquisição, pelo custo de produção ou de construção. Está(ão) correto(s) o(s) item(ns)

  • a) I, apenas.
  • b) I e II, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#6182
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(1,0) 15 - 

A Constituição Federal de 1988 alterou profundamente os processos de elaboração do planejamento e do orçamento públicos, no Brasil. Essas alterações implicaram reformulações tanto nos próprios processos de planejamento quanto em processos de trabalho, modelos gerenciais, sistemas de informação e mecanismos de contabilidade e controle na administração pública. Sobre esses processos, avalie as afirmativas a seguir. I - O Plano Plurianual deve definir as prioridades do governo durante o período que vai do primeiro ao quarto ano de um mandato presidencial. II - As prioridades dispostas no Plano Plurianual são estabelecidas com base em Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), anteriormente aprovado pelo Congresso Nacional. III - A Lei Orçamentária autoriza as despesas, de acordo com a estimativa de receitas e a previsão de arrecadação, definindo que o Poder Executivo deve submeter ao Congresso Nacional projeto de lei de crédito adicional, caso necessite incorrer em despesas acima do limite que está previsto na LOA. IV - A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é uma lei ordinária, válida apenas para um exercício. Estão corretas APENAS as afirmativas

  • a) I e II.
  • b) I e III.
  • c) II e III.
  • d) II e IV.
  • e) III e IV.