Processando...

Prova da SEPLAG (RJ) - Português 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova da SEPLAG (RJ) - Português 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca CEPERJ, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Acentuação Gráfica
  2. Coesão e Coerência
  3. Compreensão e Interpretação de Textos
  4. Concordância Nominal e Verbal
  5. Conjunções - Português
  6. Crase
  7. Emprego das Classes de Palavras
  8. Emprego dos Tempos e Modos Verbais
  9. Figuras de Linguagem
  10. Flexão Nominal e Verbal
  11. Fonologia
  12. Funções Morfossintáticas da Palavra SE
  13. Interpretação de Textos - Português
  14. Literatura - Português
  15. Ortografia e Semântica
  16. Pontuação
  17. Português
  18. Português - Geral
  19. Pronomes - Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
  20. Redação
  21. Redação Oficial
  22. Reescritura de Texto
  23. Regência Nominal e Verbal
  24. Relação de Causa e Consequência
  25. Significação das Palavras
  26. Sintaxe da Oração e do Período
  27. Tipologia Textual
  28. Vozes do verbo
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#17142
Banca
CEPERJ
Matéria
Português
Concurso
SEPLAG-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 1 - 

De acordo com o contexto, no segmento “...precisam ter seus direitos respeitados...” (L. 9), o pronome possessivo tem como referente:

 

  • a) sentimentos e noção de ética e moral
  • b) animais
  • c) cachorros
  • d) pensadores
  • e) várias espécies de mamíferos
#17143
Banca
CEPERJ
Matéria
Português
Concurso
SEPLAG-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

No segmento “...ainda que a luta contra o preconceito prometa ser dura.” (L. 18/19), o conectivo em destaque tem valor semântico de:

 

  • a) oposição
  • b) causa
  • c) modo
  • d) tempo
  • e) consequência
#17144
Banca
CEPERJ
Matéria
Português
Concurso
SEPLAG-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A palavra como tem valor semântico de conformidade no segmento:

 

  • a) “...um pessoa como um ser vivo...” (L. 5)
  • b) “...animais como cachorros...” (L. 7)
  • c) “...pensadores de peso como o australiano...” (L 7/8)
  • d) “...considerados pessoas como nós?” (L. 15)
  • e) “...mais ou menos como pensamos...” (L. 30)
#17145
Banca
CEPERJ
Matéria
Português
Concurso
SEPLAG-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

“A filosofia passou milênios tentando responder a esta pergunta...” (L1/2) – essa frase está incorretamente reescrita, segundo o registro formal da língua, do seguinte modo:

 

  • a) Fazem milênios que a filosofia está tentando responder a esta pergunta...
  • b) Faz milênios que a filosofia está tentando responder a esta pergunta...
  • c) A filosofia está tentando responder a esta pergunta há milênios...
  • d) A filosofia está tentando, há milênios, responder a esta pergunta...
  • e) Há milênios que a filosofia está tentando responder a esta pergunta...
#17146
Banca
CEPERJ
Matéria
Português
Concurso
SEPLAG-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 5 - 

No trecho “Tampouco têm condições...” (L. 28), a palavra em destaque poderia ser substituída, mantendo-se o mesmo valor semântico, pela expressão:

 

  • a) Nem mesmo
  • b) Tão pouco
  • c) Também não
  • d) Ainda não
  • e) Tal como
#17147
Banca
CEPERJ
Matéria
Português
Concurso
SEPLAG-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Na situação atual, de acordo com o texto, o que nos diferencia dos robôs é que eles:

 

  • a) não reconhecem objetos, mas tomam decisões segundo seus critérios
  • b) não têm sentimentos, nem direitos, nem deveres
  • c) não se parecem com as pessoas humanas, mas têm livre arbítrio
  • d) não sentem emoções, porque não têm inteligência
  • e) não reproduzem sentimentos, mas podem discordar de nós
#17148
Banca
CEPERJ
Matéria
Português
Concurso
SEPLAG-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A afirrmativa segundo a qual “seremos obrigados a tratar a vida artificial em situação de igualdade” (L. 24/25) equivale a dizer que:

 

  • a) as “pessoas animais”, os robôs e os vegetais serão tratadas como seres artificiais
  • b) apenas as “pessoas animais” e os robôs serão tratadas como seres artificiais
  • c) as “pessoas humanas”, as “pessoas animais” e os vegetais serão tratados como seres clonados
  • d) as máquinas inteligentes serão tratadas como “pessoas humanas”
  • e) as “pessoas animais”, os vegetais e as “pessoas robóticas” serão tratadas como “pessoas humanas”
#17149
Banca
CEPERJ
Matéria
Português
Concurso
SEPLAG-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

No segmento “...passo grande, mas factível” (L. 37), o adjetivo em destaque significa:.

 

  • a) que pode ser divulgado
  • b) que pode gerar impacto
  • c) que pode ser feito
  • d) que pode facilitar
  • e) que pode ser fracionado
#17150
Banca
CEPERJ
Matéria
Português
Concurso
SEPLAG-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Observando-se a linha argumentativa do texto, percebe-se uma preocupação do enunciador em demonstrar que o enunciado é produto de um saber coletivo. Esse recurso linguístico não é encontrado no segmento:

 

  • a) “Sabemos que uma cadeira...” (L. 3/4)
  • b) “...sabemos hoje que teríamos que incluir...” (L. 6/7)
  • c) “...por mais que tenham o que chamamos de inteligência...” (L. 26)
  • d) “Em poucos anos, essa situação vai ficar ainda...” (L. 14)
  • e) “...(como nós e muitos animais temos)...” (L. 27/28)
#17151
Banca
CEPERJ
Matéria
Português
Concurso
SEPLAG-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

O autor utiliza argumento de autoridade no segmento:

 

  • a) “A filosofia passou milênios tentando responder...” (L. 1/2)
  • b) “...pensadores de peso como o australiano Peter Singer...” (l. 7/8)
  • c) “Os seres humanos clonados serão considerados...” (l. 14/15)
  • d) “Logo vamos nos deparar com esse problema...” (l. 23)
  • e) “Hoje os robôs ainda não se parecem conosco...” (l. 25)