Processando...

Prova da SECAD (TO) - Analista de Turismo - Turismo 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova da SECAD (TO) - Analista de Turismo - Turismo 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível superior do concurso da Secretaria da Administração do Estado do Tocantins.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca AOCP, para nível superior do cargo de Analista de Turismo. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes da SECAD-TO.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES / PROVA / SIMULADO

1 Conceituação e organização.
2 Dimensão dinâmica do Turismo.
3 Análise estrutural do Turismo.
4 Metodologia de pesquisa em Turismo.
5 Elementos históricos do Turismo.
6 Administração de empresas de Turismo.
7 Legislação sobre o Turismo.
8 Análise macroeconômica do Turismo.
9 Sociologia do Lazer e do Turismo.
10 Hotelaria.
11 Turismo, meio ambiente e patrimônio cultural.
12 Fundamentos geográficos do Turismo.
13 Sistema de transportes.
14 Turismo, bens culturais e elementos de museologia.
15 Marketing em Turismo.
16 Turismo e cultura popular.
17 Agências de viagem.
18 Elementos de estatística no Turismo.
19 Teorometria.
20 Técnica publicitária.
21 Técnicas de relações públicas e eventos em Turismo.
22 Planejamento e organização do Turismo.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões.

#20882
Banca
AOCP
Matéria
Turismo
Concurso
SECAD-TO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Brasil e Itália firmam pacto de combate ao turismo sexual 

Milão (10/9/2010) – O ministro do turismo, Luiz Barretto, e sua colega italiana, Michela Vittoria Brambilla, firmaram um pacto de combate conjunto ao turismo sexual. “Queremos cada vez mais visitantes estrangeiros, mas o viajante à procura de turismo sexual não interessa ao Brasil”, disse Barretto. Os dois ministros se reuniram ontem em Milão e combinaram ações conjuntas de comunicação e repressão a esse tipo de crime. “Isso (turismo sexual) não deveria ser chamado de turismo. Essa é a viagem da vergonha”, disse Brambilla.

www.cet.unb.br. Acesso em 11/09/2010

Com relação ao assunto abordado no fragmento e a temas correlatos, assinale a alternativa correta.

  • a) A Itália tem sido o maior alvo de turistas brasileiros que viajam para a Europa em busca de sexo, situação que explica a reunião entre a ministra de turismo italiana e seu colega brasileiro.
  • b) O Brasil apresenta-se, atualmente, como um dos principais destinos de turismo sexual do mundo, com grande ocorrência nas maiores cidades do Nordeste, o que justifica a assinatura do pacto mencionado no texto.
  • c) País do sudeste asiático, a Tailândia é, hoje, exemplo a ser seguido na questão do combate ao turismo sexual, já que criou nova legislação que impõe penas duríssimas a esse ato e praticamente eliminou a ocorrência de novos casos.
  • d) Inexiste, no âmbito do Ministério do Turismo, projeto ou programa especificamente destinado a combater o turismo sexual.
  • e) As perspectivas de redução do turismo sexual no Brasil são grandes, em especial pela recém-aprovada legislação que proíbe a entrada de homens europeus solteiros desacompanhados, salvo quando explicitamente a trabalho.
#20883
Banca
AOCP
Matéria
Turismo
Concurso
SECAD-TO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

Acerca do PNT, assinale a alternativa correta. 

  • a) O PNT leva em conta não apenas viagens de lazer, mas também viagens de negócios, visitas a amigos e familiares, viagens por motivação de estudo, religião, saúde, esporte, conferências e exposições.
  • b) A despeito da importância do turismo como atividade econômica, não há relação conhecida entre o crescimento do turismo e o ambiente econômico.
  • c) Em termos mundiais, o volume do turismo externo é sensivelmente superior ao do interno.
  • d) Na compreensão do PNT, busca-se fortalecer o turismo internacional como forma de desenvolver o turismo interno, em virtude de seus efeitos benéficos.
  • e) Apesar da importância do turismo para o desenvolvimento econômico, um dos fatores que dificultam o crescimento dessa atividade é o alto investimento necessário para a geração de postos de trabalho.
#20884
Banca
AOCP
Matéria
Turismo
Concurso
SECAD-TO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 3 - 

Com referência à Lei n.º 11.771/2008, assinale a alternativa correta.

  • a) Associações de consumidores podem ser cadastradas no MTur como prestadoras de serviços turísticos.
  • b) É facultativo para os prestadores de serviços turísticos cadastrarem-se no MTur, exceto no caso das empresas de transporte aéreo, cujo cadastro é obrigatório e sem o qual não podem realizar sua atividade.
  • c) As empresas de prestação de serviços de hospedagem em tempo compartilhado (também conhecidas como time sharing) não precisam de cadastro no MTur como meio de hospedagem.
  • d) Pessoas físicas, nessa qualidade, podem ser cadastradas como agência de turismo no MTur.
  • e) Para que um empreendimento ou estabelecimento seja considerado como meio de hospedagem, entre outros requisitos, as unidades de frequência individual devem ser de uso exclusivo do hóspede e deve haver cobrança de diária.
#20885
Banca
AOCP
Matéria
Turismo
Concurso
SECAD-TO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

Considerando o modo como foram estruturados (Planejamento e Gestão; Informação e Estudos Turísticos; Logística de Transportes; Regionalização do Turismo; Fomento à Iniciativa Privada; Infraestrutura Pública; Qualificação dos Equipamentos e Serviços Turísticos; Promoção e Apoio à Comercialização), os macroprogramas contidos no Plano Nacional de Turismo – Uma Viagem de Inclusão podem ser entendidos como,

  • a) uma carta de intenções para o setor, a ser submetida ao exame e à aprovação da Presidência da República e do Congresso Nacional.
  • b) o conjunto de programas que organizam, por temas afins, as diversas atividades executivas da ação ministerial e de seus parceiros.
  • c) a sequência de ações a serem desenvolvidas pelo Ministério do Turismo, de modo centralizado e nacionalmente unificado.
  • d) a listagem de projetos específicos para o setor turístico, com foco direcionado para o atendimento das demandas do mercado externo.
  • e) um minucioso detalhamento das metas a serem alcançadas com base na implantação dos projetos definidos consensualmente como prioritários.
#20886
Banca
AOCP
Matéria
Turismo
Concurso
SECAD-TO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 - 

O conhecimento do turismo dentro do contexto internacional, pelo levantamento das chegadas de turistas internacionais, é necessário, a fim de que possam ser medidas as perspectivas de crescimento para destinos novos, bem como possa ser planejado o crescimento de determinadas regiões. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta o país, a região ou o continente que mais teve crescimento percentual em relação à chegada de turistas internacionais, considerando o período de 1995 a 2006.

  • a) Ásia e Pacífico.
  • b) América do Sul.
  • c) Brasil.
  • d) Europa.
  • e) Oriente Médio.
#20887
Banca
AOCP
Matéria
Turismo
Concurso
SECAD-TO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

A UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Cultura, a Ciência e a Educação, propõe-se a promover a identificação, a proteção e a preservação de todo patrimônio cultural e natural considerado especialmente valioso para a humanidade. O trabalho vinculado ao patrimônio mundial no Brasil tem significado frutíferas colaborações entre o governo federal, os estaduais e os municipais e a sociedade civil. Atualmente, o país conta com dezoito bens inscritos na lista do patrimônio mundial, pelo seu excepcional e universal valor para a cultura da humanidade. 

Entre as localidades brasileiras que integram o conjunto do Patrimônio Cultural da Humanidade está(ão),

  • a) os centros históricos de São Luís (MA) e de Teresina (PI).
  • b) os centros históricos de Olinda (PE) e de Salvador (BA).
  • c) o Distrito Federal.
  • d) a cidade de Congonhas (MG).
  • e) as cidades de Goiás (GO) e de Diamantina (MG).
#20888
Banca
AOCP
Matéria
Turismo
Concurso
SECAD-TO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

O turismo ecológico evidencia-se em relação a qualquer outro tipo de turismo tradicional em virtude da iniciativa de viajantes que se deslocam do seu local de origem em busca de áreas relativamente pouco conhecidas, de grande exuberância natural, com objetivos específicos de estudo, admiração e prazer. Acredita-se que, no Brasil, existam mais de meio milhão de pessoas que praticam o ecoturismo, num total de 50 milhões no mundo. 

www.guiafloripa.com.br (com adaptacoes) Acesso em 9/9/2010;

Entre as localidades brasileiras onde o turismo ecológico apresenta maior destaque, estão

  • a) Jalapão, no Tocantins, e Chapada dos Guimarães, em Goiás.
  • b) Pantanal Mato-grossense e Congonhas, em Minas Gerais.
  • c) Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e Parque Nacional da Serra da Capivara, no Maranhão.
  • d) Parque Nacional do Itatiaia, em São Paulo, e Lençóis Maranhenses.
  • e) Cataratas do Iguaçu, no Paraná, e Chapada Diamantina, na Bahia.
#20889
Banca
AOCP
Matéria
Turismo
Concurso
SECAD-TO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 8 - 

A política nacional de turismo, instituída pela Lei n.º 11.771/2008, normatiza as atribuições do Governo Federal em planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor turístico e disciplina a prestação de serviços turísticos, o cadastro, a classificação e a fiscalização dos prestadores de serviços da área. No âmbito do poder de polícia administrativa, o Ministério do Turismo, após regular procedimento em que sejam assegurados a ampla defesa e o contraditório, poderá aplicar penalidades ao prestador de serviços turísticos, que incluem,

  • a) advertência, oral ou por escrito.
  • b) multa no valor de até R$ 1.500.000,00.
  • c) suspensão do cadastro.
  • d) interdição de equipamento.
  • e) suspensão da classificação.
#20890
Banca
AOCP
Matéria
Turismo
Concurso
SECAD-TO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 9 - 

Lê-se no Plano Aquarela 2020 que, de 2004 a 2009, a EMBRATUR realizou, por meio de institutos de pesquisas qualificados, três sondagens qualitativas com turistas estrangeiros. Assinale a alternativa que apresenta um importante resultado obtido na última sondagem.

  • a) Foi praticamente nula a utilização da Internet para a busca de informações relativas ao país antes da viagem.
  • b) Decresceu o número de turistas que consideram alta ou muito alta a qualidade dos produtos brasileiros.
  • c) A Marca Brasil é ainda rigorosamente desconhecida pela quase totalidade dos turistas estrangeiros.
  • d) Telecomunicações e sinalização turística foram aspectos do país bastante elogiados pelos visitantes.
  • e) A ideia de que o melhor do país é o próprio povo brasileiro foi citada por número expressivo de turistas.
#20891
Banca
AOCP
Matéria
Turismo
Concurso
SECAD-TO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 10 - 

A Política Nacional de Turismo, instituída pela Lei n.º 11.771/2008, apresenta definições acerca de alguns institutos jurídicos. Assinale a alternativa incorreta com relação aos conceitos postos na referida norma jurídica.

  • a) A Lei n.º 11.771/2008 trata expressamente sobre a prestação de serviços turísticos, o cadastro, a classificação dos prestadores de serviços turísticos, remetendo à fiscalização das normas gerais do poder de polícia da administração pública, cuja titularidade é dos estados-membros, por intermédio de suas secretarias competentes para autorização de funcionamento.
  • b) somente pode ser considerada turística uma viagem que gere movimentação econômica, trabalho, emprego, renda e receitas públicas.
  • c) Entre as funções afetas ao Ministério do Turismo, encontram-se as de fomento, regulamentação e divulgação institucional do turismo tanto nacional quanto internacionalmente.
  • d) A distribuição de renda é um dos objetivos a que deve servir o turismo, devendo o governo envidar esforços nesse sentido.
  • e) Um executivo de negócios, em viagem a serviço, com estadas em lugares diferentes de seu entorno habitual, desde que com duração inferior a 1 ano, pode ser considerado turista.