Prova Prefeitura de Salvador-BA - Educação Física 4 - Questões e Simulados | CONCURSO
📚 Simulado Prefeitura de Salvador-BA | Professor de Educação Física | cód.2012
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🧪 Este Simulado Prefeitura de Salvador-BA foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Salvador-BA
- 👔 Cargo: Professor de Educação Física
- 📚 Matéria: Educação Física
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: CESGRANRIO
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
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📖 Questões Prefeitura de Salvador-BA
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- #26496
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Salvador-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Considerando a proposta das concepções abertas, para que o ensino da Educação Física se torne uma realidade significativa para os alunos, o trabalho do professor deve atender a determinadas práticas metodológicas. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.
I - O professor prepara as situações de ensino de tal maneira que estimulem os alunos a agir reflexivamente.
II - O professor fornece meios ideais para que os alunos, de maneira organizada e eficiente, cumpram objetivos determinados previamente.
III - O professor permite que os alunos exerçam a própria vontade, observando as soluções por eles criadas.
Está correto APENAS o que se afirma em
- a) I.
- b) II.
- c) III.
- d) I e II.
- e) II e III.
- #26497
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Salvador-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
Quando o professor de Educação Física argumenta que o conteúdo de ensino por ele desenvolvido são as habilidades motoras, observa-se uma intervenção que, na história da Educação Física, representa a tendência
- a) Construtivista-interacionista.
- b) Humanista.
- c) Sistêmica.
- d) Crítico-Social dos Conteúdos.
- e) Desenvolvimentista.
- #26498
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Salvador-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
Arcos, bolas, cordas, bancos e equipamento de som são alguns recursos que garantem uma aula de Educação Física. Dada a peculiaridade da Educação Física, os materiais citados são
- a) objetos irrelevantes.
- b) recursos didáticos.
- c) recursos descartáveis.
- d) alternativas motivadoras.
- e) exigências sofisticadas.
- #26499
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Salvador-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
A avaliação que se caracteriza por fornecer, durante o processo de ensino e aprendizagem, dados para os ajustes das ações educativas, possibilitando tomadas de decisões por parte do professor, face à continuação do programa, é a
- a) avaliação final.
- b) avaliação classificatória.
- c) avaliação somativa.
- d) avaliação diagnóstica.
- e) avaliação de desempenho.
- #26500
- Banca
- CESGRANRIO
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- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Salvador-BA
- Tipo
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(1,0) 5 -
No contexto da escola, trabalhar com o ensino do movimento humano que remete à cópia e à imitação do movimento é
- a) permitir um nível de aperfeiçoamento satisfatório nas modalidades esportivas.
- b) garantir a determinação, a tenacidade e a disciplina inerentes a um futuro vencedor.
- c) reprimir e até eliminar sentimentos, emoções e realizações significativas da vida de uma pessoa.
- d) oportunizar melhor qualidade de vida através do movimento.
- e) vislumbrar o futuro atleta olímpico.
- #26501
- Banca
- CESGRANRIO
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- Prefeitura de Salvador-BA
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(1,0) 6 -
Nos ciclos finais do Ensino Fundamental, cada vez mais vem consolidando-se a necessidade de especificar-se o ensino através de aprendizagens específicas. Tomando como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais, durante a aprendizagem específica, é importante que o aluno sinta-se
- a) seguro para realizar os movimentos técnicos e com eficiência visando à performance motora.
- b) autônomo para dar significado à aprendizagem independente das intenções do professor.
- c) feliz por realizar os movimentos de maneira livre em função de suas escolhas arbitrárias dos conteúdos da aprendizagem.
- d) importante por se reconhecer como alguém portador de um saber diferenciado.
- e) capaz de ensinar Educação Física.
- #26502
- Banca
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- Prefeitura de Salvador-BA
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(1,0) 7 -
Para Marcellino, a incorporação do prazer dentro do processo educacional não significa a renúncia do esforço, da disciplina e da concentração. Até porque, parafraseando Rubem Alves, “é justamente quando o prazer está ausente que a ameaça se torna necessária... é só do prazer que surge a disciplina e a vontade de aprender”. Pensando no princípio da inclusão, a Educação poderá ser concebida como
- a) um modelo definido de homem e de mulher que se quer formar.
- b) um modelo ideal de sociedade a ser perseguida.
- c) uma adequação à sociedade vigente.
- d) um processo externo de coerção e de imposição de valores e normas sociais.
- e) um ato do presente visando à construção de um novo futuro.
- #26503
- Banca
- CESGRANRIO
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- Concurso
- Prefeitura de Salvador-BA
- Tipo
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(1,0) 8 -
Considerando que o professor de Educação Física atua, predominantemente, sobre o corpo em movimento, qual dentre as afirmativas abaixo, expressa a concepção de corpo que fundamenta a ação pedagógica em Educação Física, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais?
- a) O corpo é uma máquina que necessita de cuidados para manter-se funcionando harmonicamente.
- b) O corpo é um sistema estritamente fisiológico, pois se trata de um organismo vivo.
- c) O corpo é uma entidade autônoma, portanto, diferenciada da mente.
- d) O corpo é uma construção sociocultural que, ao se movimentar, manifesta representações de si e do mundo que o cerca.
- e) O corpo é um instrumento a serviço da inteligência.
- #26504
- Banca
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- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 9 -
Huizinga, ao definir o homem como homo ludens, mostra que o jogo acompanha os humanos desde o surgimento da cultura. Quando o autor se refere às características formais do jogo, ele não apresenta somente uma possibilidade de conceituar-se o jogo, mas também tenta demarcar e diferenciar a noção de ludicidade do exercício forçado e do trabalho. Nesse contexto, o jogo, do ponto de vista formal, se define como um(a)
- a) exercício de embate, com regras imperativas, visando à satisfação do jogador.
- b) atividade frívola, incerta, de natureza competitiva e vertiginosa.
- c) atividade voluntária, sujeita a regras, que se realiza em um espaço e tempo próprios e que promove a evasão da realidade.
- d) prática visando à superação do acaso, com regras, cuja finalidade última é obter algum tipo de reconhecimento externo.
- e) representação de um papel social, uma imitação forçada e um exercício de sobrevivência.
- #26505
- Banca
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- Prefeitura de Salvador-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 10 -
Por meio do jogo, é possível manifestar sensivelmente ideias, valores, crenças e desejos que, muitas das vezes, seriam difíceis de serem expressos verbalmente. Nesse sentido, as atividades lúdicas podem também ser apropriadas como um componente importante dentro do processo
- a) avaliativo.
- b) performático.
- c) quantitativo.
- d) religioso.
- e) técnico.