Processando...

Prova Prefeitura de Salvador-BA - Educação Física 4 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova Prefeitura de Salvador-BA - Educação Física 4 - Questões e Simulados

📚 Simulado Prefeitura de Salvador-BA | Professor de Educação Física | cód.2012

Desafie-se com o simulado Prefeitura de Salvador-BA e descubra seu nível de preparo! 🥇

 

🔗 Vejam mais simulados Prefeitura de Salvador-BA

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado Prefeitura de Salvador-BA foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado Prefeitura de Salvador-BA e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões Prefeitura de Salvador-BA

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso Prefeitura de Salvador-BA


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Prefeitura de Salvador-BA. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre Prefeitura de Salvador-BA


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Prefeitura de Salvador-BA.

Ver apostilas para Prefeitura de Salvador-BA


📢 Concursos Abertos para Prefeitura de Salvador-BA

Veja os concursos abertos da instituição Prefeitura de Salvador-BA. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para Prefeitura de Salvador-BA


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#26496
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Considerando a proposta das concepções abertas, para que o ensino da Educação Física se torne uma realidade significativa para os alunos, o trabalho do professor deve atender a determinadas práticas metodológicas. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I - O professor prepara as situações de ensino de tal maneira que estimulem os alunos a agir reflexivamente. 

II - O professor fornece meios ideais para que os alunos, de maneira organizada e eficiente, cumpram objetivos determinados previamente. 

III - O professor permite que os alunos exerçam a própria vontade, observando as soluções por eles criadas.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • a) I.
  • b) II.
  • c) III.
  • d) I e II.
  • e) II e III.
#26497
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

Quando o professor de Educação Física argumenta que o conteúdo de ensino por ele desenvolvido são as habilidades motoras, observa-se uma intervenção que, na história da Educação Física, representa a tendência

  • a) Construtivista-interacionista.
  • b) Humanista.
  • c) Sistêmica.
  • d) Crítico-Social dos Conteúdos.
  • e) Desenvolvimentista.
#26498
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Arcos, bolas, cordas, bancos e equipamento de som são alguns recursos que garantem uma aula de Educação Física. Dada a peculiaridade da Educação Física, os materiais citados são

  • a) objetos irrelevantes.
  • b) recursos didáticos.
  • c) recursos descartáveis.
  • d) alternativas motivadoras.
  • e) exigências sofisticadas.
#26499
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

A avaliação que se caracteriza por fornecer, durante o processo de ensino e aprendizagem, dados para os ajustes das ações educativas, possibilitando tomadas de decisões por parte do professor, face à continuação do programa, é a

  • a) avaliação final.
  • b) avaliação classificatória.
  • c) avaliação somativa.
  • d) avaliação diagnóstica.
  • e) avaliação de desempenho.
#26500
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 - 

No contexto da escola, trabalhar com o ensino do movimento humano que remete à cópia e à imitação do movimento é

  • a) permitir um nível de aperfeiçoamento satisfatório nas modalidades esportivas.
  • b) garantir a determinação, a tenacidade e a disciplina inerentes a um futuro vencedor.
  • c) reprimir e até eliminar sentimentos, emoções e realizações significativas da vida de uma pessoa.
  • d) oportunizar melhor qualidade de vida através do movimento.
  • e) vislumbrar o futuro atleta olímpico.
#26501
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 6 - 

Nos ciclos finais do Ensino Fundamental, cada vez mais vem consolidando-se a necessidade de especificar-se o ensino através de aprendizagens específicas. Tomando como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais, durante a aprendizagem específica, é importante que o aluno sinta-se

  • a) seguro para realizar os movimentos técnicos e com eficiência visando à performance motora.
  • b) autônomo para dar significado à aprendizagem independente das intenções do professor.
  • c) feliz por realizar os movimentos de maneira livre em função de suas escolhas arbitrárias dos conteúdos da aprendizagem.
  • d) importante por se reconhecer como alguém portador de um saber diferenciado.
  • e) capaz de ensinar Educação Física.
#26502
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

Para Marcellino, a incorporação do prazer dentro do processo educacional não significa a renúncia do esforço, da disciplina e da concentração. Até porque, parafraseando Rubem Alves, “é justamente quando o prazer está ausente que a ameaça se torna necessária... é só do prazer que surge a disciplina e a vontade de aprender”. Pensando no princípio da inclusão, a Educação poderá ser concebida como

  • a) um modelo definido de homem e de mulher que se quer formar.
  • b) um modelo ideal de sociedade a ser perseguida.
  • c) uma adequação à sociedade vigente.
  • d) um processo externo de coerção e de imposição de valores e normas sociais.
  • e) um ato do presente visando à construção de um novo futuro.
#26503
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Considerando que o professor de Educação Física atua, predominantemente, sobre o corpo em movimento, qual dentre as afirmativas abaixo, expressa a concepção de corpo que fundamenta a ação pedagógica em Educação Física, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais?

  • a) O corpo é uma máquina que necessita de cuidados para manter-se funcionando harmonicamente.
  • b) O corpo é um sistema estritamente fisiológico, pois se trata de um organismo vivo.
  • c) O corpo é uma entidade autônoma, portanto, diferenciada da mente.
  • d) O corpo é uma construção sociocultural que, ao se movimentar, manifesta representações de si e do mundo que o cerca.
  • e) O corpo é um instrumento a serviço da inteligência.
#26504
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 9 - 

Huizinga, ao definir o homem como homo ludens, mostra que o jogo acompanha os humanos desde o surgimento da cultura. Quando o autor se refere às características formais do jogo, ele não apresenta somente uma possibilidade de conceituar-se o jogo, mas também tenta demarcar e diferenciar a noção de ludicidade do exercício forçado e do trabalho. Nesse contexto, o jogo, do ponto de vista formal, se define como um(a)

  • a) exercício de embate, com regras imperativas, visando à satisfação do jogador.
  • b) atividade frívola, incerta, de natureza competitiva e vertiginosa.
  • c) atividade voluntária, sujeita a regras, que se realiza em um espaço e tempo próprios e que promove a evasão da realidade.
  • d) prática visando à superação do acaso, com regras, cuja finalidade última é obter algum tipo de reconhecimento externo.
  • e) representação de um papel social, uma imitação forçada e um exercício de sobrevivência.
#26505
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Por meio do jogo, é possível manifestar sensivelmente ideias, valores, crenças e desejos que, muitas das vezes, seriam difíceis de serem expressos verbalmente. Nesse sentido, as atividades lúdicas podem também ser apropriadas como um componente importante dentro do processo

  • a) avaliativo.
  • b) performático.
  • c) quantitativo.
  • d) religioso.
  • e) técnico.