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Prova Prefeitura de Salvador-BA - Educação Física 3 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova Prefeitura de Salvador-BA - Educação Física 3 - Questões e Simulados

📚 Simulado Prefeitura de Salvador-BA | Professor de Educação Física | cód.2011

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#26486
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
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1
médio

(1,0) 1 - 

No ensino dos conteúdos, durante as aulas de Educação Física, há sempre valores morais em jogo, tais como: a justiça e a injustiça, o certo e o errado, a solidariedade e o egoísmo, o respeito e o desrespeito, dentre outros. Portanto, ensinar um determinado movimento, habilidade ou fundamento dentro do contexto de um conteúdo específico de ensino, é, antes de tudo, ensinar regras de comportamento e de convivência social. Para Piaget (1994), a evolução da prática e da consciência da regra abrange três fases que seguem a seguinte ordem de desenvolvimento:

  • a) heteronomia, autonomia e anomia.
  • b) anomia, autonomia e heteronomia.
  • c) heteronomia, anomia e autonomia.
  • d) anomia, heteronomia e autonomia.
  • e) autonomia, heteronomia e anomia.
#26487
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 2 - 

As manifestações orgânicas, a médio e longo prazos, em função da obesidade que envolve crianças, adolescentes e adultos jovens, indicam a propensão a doenças, tais como: diabete do tipo 2, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças da vesícula biliar, câncer de mama pós-menopausa, osteoartrites do joelho, dores nas costas, dentre outras. Uma das maneiras mais concretas de intervenção nessa realidade ocorre através da prevenção. Do ponto de vista da ação do professor de Educação Física que atua no ambiente escolar, um objetivo eficaz para intervir nessa crítica realidade é

  • a) evidenciar para os alunos a necessidade da memorização das regras e das informações técnicas sobre os implementos e as instalações onde acontecem os esportes a fim de estimular à prática da atividade física.
  • b) planejar, predominantemente, para as aulas de Educação Física atividades como: palestras, debates e leituras de textos afirmativos à prática de atividade física.
  • c) organizar o ensino voltando-o para o exercício físico repetitivo e com crescente aumento do nível de dificuldade.
  • d) incentivar a participação dos alunos em inúmeras atividades corporais significativas durante as aulas, orientando-os para a necessidade do uso do tempo livre de maneira mais dinâmica possível, visando a um aumento do gasto energético.
  • e) evidenciar a importância das atividades lúdicas, minimizando aquelas de caráter competitivo e seletivo.
#26488
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 3 - 

Valter Bracht argumenta não ser possível fundamentar, do ponto de vista epistemológico, a Educação Física enquanto ciência. Nesse contexto de análise, o autor aponta para uma compreensão de Educação Física por ele definida como uma prática

  • a) da ciência da motricidade humana.
  • b) de lazer.
  • c) cineantropométrica.
  • d) ludo-recreativa.
  • e) pedagógica de intervenção na realidade.
#26489
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 4 - 

O jogo faz parte da dimensão lúdica da existência humana. Nesse sentido, o jogo é, antes de tudo, uma manifestação e uma construção

  • a) orgânica.
  • b) mecânica.
  • c) simbólica.
  • d) imitativa.
  • e) fisiológica.
#26490
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 5 - 

“A padronização dos modelos de beleza, desempenho, saúde e alimentação imposta pela sociedade de consumo contribui para a cristalização de conceitos e comportamentos estereotipados e alienados, tornando a discussão, a reflexão e a relativização de conceitos e valores uma permanente necessidade” (Parâmetros Curriculares Nacionais, p. 82). Nesse sentido, a Educação Física pode e deve abrir um espaço de reflexão no ambiente escolar a partir do processo de ensino e de aprendizagem que lhe é inerente. Tal processo está ancorado, simultaneamente, em três componentes:

  • a) singularidade, eficácia e aprendizagens genéricas.
  • b) padronização, eficiência e aprendizagem performática.
  • c) liberdade, aperfeiçoamento e padronização dos movimentos.
  • d) adequação social, compromisso com as regras impostas e obediência.
  • e) diversidade, autonomia e aprendizagens específicas.
#26491
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Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
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1
médio

(1,0) 6 - 

Quais as tendências pedagógicas na Educação Física Escolar, surgidas a partir do final da década de 1970, estão presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais?

  • a) Psicomotora, tecnicista e humanista.
  • b) Psicomotora, construtivista, desenvolvimentista e abordagens críticas.
  • c) Tecnicista, esportivista e biologicista.
  • d) Tecnicista, esportivista, psicomotora e abordagens críticas.
  • e) Construtivista, esportivista e desenvolvimentista.
#26492
Banca
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Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
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(1,0) 7 - 

A cultura possui um papel central na formação e na estruturação de conceitos orientadores das ações dos sujeitos no mundo. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) foram elaborados procurando respeitar a diversidade cultural e a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo.
Nessa perspectiva, a Educação Física organizará seu trabalho a partir da ideia de que cultura é

  • a) um sistema de informações, conceitos e significados cristalizados socialmente.
  • b) um conjunto de normas passíveis de serem apreendidas e ensinadas somente pelas gerações adultas.
  • c) uma realidade dinâmica na qual os indivíduos encontram-se permanentemente criando, recriando e reinterpretando conceitos, informações e significados.
  • d) a quantidade de informações técnicas e eruditas que deverão ser interiorizadas pelos membros da sociedade através da educação formal.
  • e) a imposição de conceitos, informações e significados que deverão ser seguidos pelas gerações mais jovens para perpetuar a tradição.
#26493
Banca
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(1,0) 8 - 

Analise as afirmações a seguir

O movimento corporal presente na Educação Física se reestrutura a cada instante em função de dois aspectos: o Homem e o Mundo.

PORQUE

Ele trabalha o Homem em sua totalidade, onde os seus movimentos corporais são relações estabelecidas entre o sujeito, o espaço e os outros.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que

  • a) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • b) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • c) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda e a segunda é falsa.
  • d) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • e) as duas afirmações são falsas.
#26494
Banca
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Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
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médio

(1,0) 9 - 

Os PCNs propõem uma reflexão sobre a seleção de conteúdos, exigindo uma ressignificação em que a noção de conteúdo escolar se amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes.
Quando um professor de Educação Física está ensinando, por exemplo, o conteúdo jogo e destaca, em sua intervenção, a valorização da reflexão sobre comportamentos não preconceituosos e não discriminadores, ele está evidenciando a dimensão

  • a) procedimental.
  • b) atitudinal.
  • c) comportamental.
  • d) conceitual.
  • e) técnica.
#26495
Banca
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Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
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médio

(1,0) 10 - 

A baixa frequência de conteúdos da Ginástica Artística e da Ginástica Rítmica nas escolas não se deve apenas à falta de condições físicas para o seu desenvolvimento, mas, fundamentalmente, à (ao)

  • a) falta de conhecimento dessas modalidades, o que remete a certo medo de as crianças se machucarem por não haver o domínio da forma correta de segurá-las nas acrobacias, uma vez que os professores não vivenciaram tais práticas na sua formação profissional.
  • b) falta de recursos materiais e à inadequação das instalações físicas.
  • c) falta de exigência da direção das escolas em cobrar do professor de Educação Física o desenvolvimento de todas as modalidades esportivas.
  • d) desinteresse por parte dos alunos em realizarem tais práticas, uma vez que eles concentram seus interesses no futebol e no jogo de queimado.
  • e) desinteresse por parte do professor em não considerar tais conteúdos esportivos importantes e necessários à formação do aluno.