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Prova Prefeitura de Salvador-BA - Educação Física 2 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova Prefeitura de Salvador-BA - Educação Física 2 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso Prefeitura de Salvador-BA.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Cesgranrio, para nível Superior do cargo de Professor de Dança. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Prefeitura de Salvador-BA.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Educação Física 2 do concurso Prefeitura de Salvador-BA.

  1. Questões de Educação Física: Histórico, Características e Importância Social.
  2. Questões de Aspectos curriculares da Educação Física escolar: Diretrizes Curriculares Nacionais e Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da Educação Física – metodologia, avaliação, estratégias de ensino e educação cidadã.
  3. Questões de Tendências Pedagógicas da Educação Física na escola. Elementos organizativos do ensino da Educação Física: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação escolar. Plano de ensino e plano de aula. Educação Física e Educação Especial. Princípios norteadores para o ensino da Educação Física: inclusão, diversidade, corporeidade, ludicidade, reflexão crítica do esporte, valores éticos e estéticos.
  4. Questões de A Educação Física como instrumento de comunicação, expressão, lazer e cultura. A Educação Física e a pluralidade cultural.
  5. Questões de Materiais e equipamentos indispensáveis nas aulas de Educação Física.
  6. Questões de A importância do Jogo no processo de Educação Física: Concepção de Jogo; Jogos Cooperativos, Recreativos e Competitivos; Jogo Simbólico; Jogo de Construção; Jogo de Regras; Pequenos e Grandes Jogos; Jogos e Brincadeiras da Cultura Popular.
  7. Questões de Desportos: Regras, organização de competições e aprendizagem dos principais desportos aplicados na escola. Esportes: individuais e coletivos. Técnicas e táticas. Regras e penalidades. Ginásticas: de manutenção da saúde, aeróbica e musculação; de preparação e aperfeiçoamento para a dança; de preparação e aperfeiçoamento para os esportes, jogos e lutas; a capoeira como herança cultural na Bahia; ginástica olímpica e rítmica desportiva.
  8. Questões de Organização de eventos esportivos; Dimensão Social do esporte.


  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Educação Física 2.

#26476
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 1 - 

A preparação de dançarinos virtuosos para a montagem de espetáculos para a Corte, a criação da Academia Real de Dança, a organização de uma escola de movimentos com passos e posições codificados por Pierre Beauchamps definiram as bases do academismo da dança. As referências de movimentos predeterminados e técnicas de movimento que perduram até os dias de hoje servem de base para várias modalidades de dança. Nessa perspectiva, é um fator determinante na composição da dança clássica o fato de o 

  • a) movimento primordial ser um esforço para negar a gravidade.
  • b) movimento primordial ser um esforço para resistir à gravidade.
  • c) ponto central dos movimentos encontrar-se nos membros inferiores.
  • d) ponto de partida da técnica ser o ato de respirar.
  • e) ponto central dos movimentos encontrar-se no plexo solar.
#26477
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 2 - 

O estudo de Laban incluía os fatores de movimento, tais como: corpo, esforço, espaço e relações, na descrição das ações corporais. Entretanto, para que esse processo de notação não fosse considerado como um fim em si mesmo, propiciando ao executante uma consciência ampliada do próprio movimento, Laban preconizava uma série de ações. Está em DESACORDO com as premissas de Laban:

  • a) Interpretar cenas utilizando os movimentos do corpo em relação ao espaço, ao ritmo e à força.
  • b) Criar combinações de movimentos das várias articulações do corpo, relacionando-as a temas figurativos.
  • c) Reconhecer as atitudes internas produzidas pela ação corporal no tempo, no espaço e nas relações.
  • d) Analisar movimentos corporais, desenvolvendo temas do cotidiano relacionados com corpo, espaço, esforço e relações.
  • e) Apontar os fatores de movimento utilizados em uma sequência de movimentos criada pelo professor ou pelos alunos.
#26478
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 3 - 

O ensino de conteúdos de qualquer área de conhecimento deve incorporar-se à prática de vida do aluno, numa interação constante com a realidade. Nesse contexto, ao selecionar conteúdos para um programa de Dança-Educação, o professor leva em consideração que o aluno deve ser preparado para se expressar corporalmente com temas que oportunizem a

  • a) reprodução dos movimentos das coreografias exibidas em programas de TV.
  • b) reflexão e o debate sobre a realidade em que os alunos estão inseridos.
  • c) competição entre os alunos com relação à aquisição de habilidades motoras.
  • d) restrição à utilização de músicas de agrado dos alunos.
  • e) restrição ao vocabulário de movimentos conhecidos pelos alunos.
#26479
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 4 - 

Muitas manifestações das denominadas danças populares brasileiras têm sua origem na religiosidade dos povos africanos e indígenas, representada intensamente por danças consagradas e perpetuadas ao longo do tempo. Porém, contingências históricas e políticas abafaram as possibilidades plenas de expressão e comunicação desses povos. Qual posicionamento é INADEQUADO para que a Dança-Educação contribua para tal mudança?

  • a) Estudo e análise dos mitos, dos ritos, dos heróis e de personagens que compõem o fazer dessas danças colaboram para o reconhecimento da dança como fenômeno cultural.
  • b) Eliminação dos aspectos religiosos dos programas e currículos escolares, mesmo que estudados sob o ponto de vista cultural.
  • c) Apresentação do papel das danças populares como resistência, manutenção e recriação de saberes fundamentais de diferentes grupos sociais.
  • d) Associação da linguagem corporal das danças populares aos estudos de movimento dos programas de Dança-Educação.
  • e) Apresentação das danças e de todo o seu contexto como conhecimento para que a história brasileira seja recontada sob pontos de vista diferenciados.
#26480
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 5 - 

“Entender como o movimento se processa é fundamental para que o professor possa auxiliar o aluno na aprendizagem da dança. Todo movimento voluntário envolve um elemento de ‘consciência’ perceptiva que resulta de algum tipo de estímulo sensorial, cujo processo de organização de novas informações irá se ajustar a partir daquelas já armazenadas, o que levará a um ato manifesto ou desempenho motor”. Na perspectiva dessa citação, afirma-se que o processo perceptivo-motor é formado por uma determinada sequência de etapas, ordenadas da seguinte forma:

  • a) input sensorial, integração sensorial, interpretação motora, ativação de movimento e feedback.
  • b) input sensorial, ativação de movimento, integração sensorial, interpretação motora e feedback.
  • c) integração sensorial, input sensorial, ativação de movimento, interpretação motora e feedback.
  • d) input sensorial, interpretação motora, integração sensorial, ativação de movimento e feedback.
  • e) input sensorial, integração sensorial, interpretação motora, feedback e ativação de movimento.
#26481
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 6 - 

No início do desenvolvimento psicomotor, começa também o processo de socialização, visto que, através da relação e da comunicação com o outro, é que a criança se desenvolve e se socializa. Essa informação é importante para o processo de ensino-aprendizagem em dança, pois, para que a socialização do indivíduo aconteça de forma qualitativa, é necessário consolidar, sobretudo, a(s)

  • a) integração cognitiva.
  • b) percepção.
  • c) memória.
  • d) imagem do corpo.
  • e) habilidades funcionais.
#26482
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 7 - 

Um professor de dança convidou um grupo de Maracatu da comunidade para apresentação na escola, interessado em reunir professores de outras áreas de conhecimento para elaborar um projeto de trabalho em conjunto.

PORQUE

O trabalho de Dança-Educação deve envolver, na teoria e na prática, propostas interdisciplinares, ampliando um universo de experiências para o aluno, a partir dos 
estímulos da dança.

A esse respeito, conclui-se que

  • a) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • b) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • c) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • d) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • e) as duas afirmações são falsas.
#26483
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 8 - 

A aula de dança na escola possui interseções com a psicomotricidade, pois esse campo do conhecimento também

  • a) visa a favorecer o processo de maturação psicológica do aluno pela via motora.
  • b) possibilita a melhoria da aptidão física tendo em vista a saúde.
  • c) possibilita a ampliação das habilidades motoras e expressivas.
  • d) envolve a expressividade do movimento do aluno em relação ao espaço, ao tempo e às relações com o outro.
  • e) estimula o desenvolvimento motor a partir da interação entre indivíduo, tarefa e ambiente.
#26484
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 9 - 

As danças tradicionais estão inseridas nas histórias dos povos e estabelecem um elo profundo com a contemporaneidade. O movimento corporal constitui memória viva de saberes e fazeres e está impregnado nas emoções do dia a dia. Está em DESACORDO com tal perspectiva o seguinte objetivo:

  • a) estabelecer um elo da tradição com a contemporaneidade, articulando as matrizes corporais com a memória, a expressividade, a imaginação e a criatividade.
  • b) valorizar o corpo na dança tradicional como uma construção cultural, portador de emoções e sensibilidades, resultante das relações históricas e sociais.
  • c) proporcionar uma vivência rica em conteúdos, reinterpretando a tradição e as memórias de uma herança cultural manifestadas por meio da dança.
  • d) proporcionar uma vivência rica em conteúdos, compreendendo os fenômenos da tradição como fatos folclóricos que precisam ser reproduzidos através das gerações.
  • e) compreender a corporeidade como produto de memórias ancestrais, com ações motoras carregadas de sentido, trazendo-as para o presente e, assim, ressignificando-as por meio do movimento criativo.
#26485
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 10 - 

As apresentações de composições coreográficas dentro e fora do espaço das escolas colaboram na construção da autoestima dos alunos. 

PORQUE 

As apresentações são resultado da capacidade técnica e criativa do professor para elaborar coreografias. 

Considerando as afirmações acima, conclui-se que

  • a) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • b) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • c) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • d) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • e) as duas afirmações são falsas.