Processando...

Prova Polícia Militar-SP - Literatura 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova Polícia Militar-SP - Literatura 1 - Questões e Simulados

📚 Simulado Polícia Militar-SP | VUNESP | cód.2939

Mostre que você está preparado! Resolva agora o simulado Polícia Militar-SP 🚀

 

🔗 Vejam mais simulados Polícia Militar-SP

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado Polícia Militar-SP foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado Polícia Militar-SP e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões Polícia Militar-SP

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso Polícia Militar-SP


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Polícia Militar-SP. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre Polícia Militar-SP


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Polícia Militar-SP.

Ver apostilas para Polícia Militar-SP


📢 Concursos Abertos para Polícia Militar-SP

Veja os concursos abertos da instituição Polícia Militar-SP. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para Polícia Militar-SP


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#34776
Banca
VUNESP
Matéria
Literatura
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Sobre o texto, pode-se afirmar que


I. o recurso da adjetivação foi empregado de modo a contribuir na construção de certo suspense; 


II. a heroína figura com características tipicamente românticas, tais como fragilidade, insegurança, ingenuidade; 


III. a tensão existente entre as personagens é perceptível e gira em torno de uma disputa matrimonial.


Está correto o que se afirma apenas em

  • a) III.
  • b) I.
  • c) II e III.
  • d) I e III.
  • e) I e II.
#34777
Banca
VUNESP
Matéria
Literatura
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

Em – Fernando, ao penetrar nessa câmara nupcial, esqueceu um momento a pungente recordação... –, a expressão destacada é antônima a

  • a) cruciante.
  • b) comovente.
  • c) cáustica.
  • d) aguda.
  • e) superficial.
#34778
Banca
VUNESP
Matéria
Literatura
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

As ações da heroína, no momento em que vai dar a Fernando acesso ao aposento da reunião, demonstram que ela

  • a) manifestava desinteresse pela conversa.
  • b) estava no comando da situação.
  • c) estava certa de que ele não atenderia a seu chamado.
  • d) estava à mercê das exigências do marido.
  • e) previa resistência por parte do marido.
#34779
Banca
VUNESP
Matéria
Literatura
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

A expressão – ... trocando com o marido um olhar de inteligência... – significa que

  • a) marido e mulher atribuíam um ao outro a qualidade da inteligência no olhar
  • b) marido e mulher trocavam olhares raivosos.
  • c) marido e mulher confirmavam um acordo por meio do gesto.
  • d) marido e mulher olhavam para a situação de modo inteligente.
  • e) Aurélia julgava-se superior ao marido em inteligência.
#34780
Banca
VUNESP
Matéria
Literatura
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

A oração adaptada em que há inversão do sujeito é

  • a) Da profunda cisma a arrancou o tímpano da pêndula.
  • b) A moça estava absorta em uma profunda cisma.
  • c) Eram dez horas da noite.
  • d) O roupão era o mesmo da noite do casamento.
  • e) Empurrando a porta com estrépito de modo a ser ouvida.
#34781
Banca
VUNESP
Matéria
Literatura
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Sobre o trecho – Ergueu-se então, e tirou da gaveta uma chave, atravessou a câmara nupcial, e abriu afoitamente aquela porta... –, é possível afirmar que

  • a) a predominância de orações subordinadas favorece o encadeamento das ações.
  • b) a composição de períodos coordenados e subordinados traz inconclusão às ações.
  • c) a ocorrência de apenas uma oração coordenada gerou o efeito de uma pausa sensível entre as ações.
  • d) o excesso de subordinações imprime certa prorrogação das ações.
  • e) a predominância de orações coordenadas imprime nitidez às ações do trecho.
#34782
Banca
VUNESP
Matéria
Literatura
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Depreende-se do poema que, numa batalha,

  • a) o oficial foi traído pela falência física de seu cavalo.
  • b) o cavalo batalhara até a exaustão.
  • c) mesmo a tecnologia de guerra não dispensa a cavalaria.
  • d) o animal morto pereceu em batalha, atingido por um ser humano.
  • e) a infantaria superou a cavalaria.
#34783
Banca
VUNESP
Matéria
Literatura
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

O lamento do oficial pela morte do cavalo

  • a) mostra seu arrependimento por maldades impingidas na guerra.
  • b) figura como um castigo por suas ações destrutivas.
  • c) manifesta sua incompreensão da natureza animal.
  • d) expressa seu repúdio ao aprisionamento e submissão de animais.
  • e) mescla-se com um desgosto pelas incoerências da natureza humana.
#34784
Banca
VUNESP
Matéria
Literatura
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Em – (…) Não te queixas. Não pensas. Não sabes. Indigno, / ver parar, pelo meu, teu inofensivo coração. –, há uma oposição entre os corações dos dois seres relacionados no poema – cavalo e soldado – que pode ser expressa, correta e respectivamente, pelo par

  • a) ignorante e paciente.
  • b) intolerante e passivo.
  • c) indigno e inconformado.
  • d) inocente e indigno.
  • e) inofensivo e resignado.
#34785
Banca
VUNESP
Matéria
Literatura
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

Sobre a primeira estrofe, pode-se afirmar que

  • a) os períodos que estão na voz ativa trazem o maior impacto quanto à ideia de “gerar a guerra”.
  • b) na oração com voz passiva, o sujeito paciente é a morte.
  • c) vários agentes da passiva se alternam, agravando as ações de guerra.
  • d) os sujeitos das orações referem-se sempre ao mesmo grupo de seres.
  • e) o emprego da voz reflexiva é causador da reflexão proposta.