Prova Polícia Militar-SP - Geografia 3 - Questões e Simulados | CONCURSO
📚 Simulado Polícia Militar-SP | VUNESP | cód.2938
Não deixe a preparação para depois. Treine com o simulado Polícia Militar-SP hoje mesmo! ⏱️
🔗 Vejam mais simulados Polícia Militar-SP
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado Polícia Militar-SP foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Polícia Militar-SP
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Geografia Geral
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: VUNESP
- ❓ Quantidade de Questões: 11
- ⏱️ Tempo do Simulado: 33 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado Polícia Militar-SP e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões Polícia Militar-SP
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso Polícia Militar-SP
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Polícia Militar-SP. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre Polícia Militar-SP
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Polícia Militar-SP.
Ver apostilas para Polícia Militar-SP
📢 Concursos Abertos para Polícia Militar-SP
Veja os concursos abertos da instituição Polícia Militar-SP. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para Polícia Militar-SP
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #34765
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Geografia Geral
- Concurso
- Polícia Militar-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A ECO-92 trouxe de inédito a emergência de uma vigorosa sociedade civil e de organizações não governamentais em torno da criação de uma nova consciência ecológica. Nessa frente de luta, temas como a Guerra Fria foram substituídos pelas preocupações ambientais e pela defesa dos Direitos Humanos. 20 anos depois, durante a Rio+20, notou-se que
- a) permanece a disputa de poder entre Leste e Oeste, conheci- da como “Guerra Fria”.
- b) o muro de Berlim ainda está de pé, marcando a divisão entre Ocidente e Oriente, capitalismo e socialismo.
- c) a União Soviética é parte do G20 – o grupo de 20 países mais poderosos do mundo.
- d) as questões ambientais já estão no centro da agenda mundial e seduziram novas gerações.
- e) os direitos humanos mostraram-se “privilégios de bandidos”.
- #34766
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Geografia Geral
- Concurso
- Polícia Militar-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Leia o texto.
Historicamente, o mundo insistiu em ignorar o Haiti e sua grandeza.
Ao embargo político e intelectual secular – como definir de outra forma o ostracismo ao qual foi relegado o Haiti após sua vitoriosa revolução que culminou com sua independência em 1804? – sucederam-se intervenções e ocupações que sempre procuraram negar aos haitianos o sentimento do orgulho dos seus feitos; e, por fim, o golpe de misericórdia, a imposição de uma agenda ditada pela Guerra Fria, que, entre os anos 1950 e 1980, destruiu o Estado haitiano, fragilizou suas instituições, criminalizou os movimentos sociais e arrebentou seu sistema econômico.
Não foi a interferência americana que destruiu o plantio de milho e interrompeu as conexões existentes entre o camponês, os fornos e os consumidores? Ou outra intervenção que promoveu a eliminação do porco crioulo, base econômica de famílias? Ou o embargo internacional que promoveu o golpe final nas reservas florestais impondo o uso indiscriminado de carvão vegetal? Diante da fúria da natureza não cabe outro sentimento que o de uma frustração que deita raízes numa história profunda e que subitamente pode ganhar cor: o mundo dos brancos nos destruiu; o mundo dos brancos diz que quer fazer alguma coisa, mas o que faz, além de nutrir seus telejornais com fotos miseráveis que só fazem alimentar a satisfação autocentrada dos países ditos ocidentais?
(Omar Ribeiro Thomaz, “O Haiti já estava de joelhos, agora está prostrado”, Folha de S.Paulo, 14.01.2010. Adaptado)
A partir do texto, é correto concluir que
- a) a história do Haiti está marcada por profundas e cruéis interferências externas.
- b) a “fúria da natureza” (isto é, o terremoto no Haiti) fez surgir um sentimento de compaixão entre diferentes etnias.
- c) a interferência externa contribuiu para elevar o Estado Haitiano e o orgulho de seu povo.
- d) o Haiti não teve um passado do qual os haitianos podem se orgulhar.
- e) o plantio do milho e a criação de porco crioulo salvaram o Haiti de uma catástrofe.
- #34767
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Geografia Geral
- Concurso
- Polícia Militar-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Sua formalização constituiu-se no marco do ambientalismo contemporâneo. Este documento foi elaborado e aprovado, em 1992, durante a ECO-92, realizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ, pelos 179 países participantes. Considerado o principal documento mundial sobre o meio ambiente, ele é entendido como um programa de metas e ações cujo objetivo maior busca garantir a biodiversidade mundial, por meio de um novo padrão de desenvolvimento em âmbito nacional, estadual e municipal, capaz de conciliar os métodos de proteção ambiental, a justiça social e a eficiência econômica, chamado de Desenvolvimento Sustentá- vel. Recentemente, também foi palco de debate e avaliação durante a recente conferência internacional, realizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em junho de 2012, a RIO+20.
O documento mencionado refere-se
- a) à Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
- b) à Agenda 21.
- c) aos Princípios para a Administração Sustentável das Florestas.
- d) à Convenção da Biodiversidade.
- e) às Convenções sobre Mudança do Clima.
- #34768
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Geografia Geral
- Concurso
- Polícia Militar-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
O mapa a seguir ilustra uma nova proposta de regionalização do Brasil defendida pelo Professor Milton Santos e pela Professora Maria Laura Silveira, na qual a “informação” e as “finanças” estão irradiadas de maneiras desiguais e distintas pelo território brasileiro, determinando, conforme os professores, os “quatro brasis” no mapa representado.
Assinale a alternativa que contém o nome científico do principal critério definidor do termo regional “quatro brasis”.
- a) Meio técnico-científico-conurbado.
- b) Meio científico-polarizado.
- c) Meio científico-informacional-globalizado.
- d) Meio técnico-mecanizado-industrializado.
- e) Meio técnico-científico-informacional.
- #34769
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Geografia Geral
- Concurso
- Polícia Militar-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Considere o texto para responder à questão.
Sobre a crise europeia, assinale a alternativa correta.
- a) A crise está relacionada aos avanços das corporações industriais e financeiras que fragilizam as economias mais dependentes da Europa.
- b) A crise está localizada nos países que ingressaram recentemente na UE e que não conseguiram superar problemas socioeconômicos anteriores.
- c) Trata-se de uma crise mundial, associada ao fato de os países europeus não superarem os antagonismos nacionais socialistas, que ressurgem sempre que a crise se intensifica.
- d) A causa básica da crise é o endividamento da Europa, uma vez que a dívida média dos países da UE é consideravelmente maior que a dívida dos EUA e do Japão.
- e) Trata-se de uma crise financeira internacional do socialismo que, assim como atingiu os países da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e os EUA no passado, age agora no continente Europeu.
- #34770
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Geografia Geral
- Concurso
- Polícia Militar-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Observe o mapa e os climogramas seguintes.
É correto afirmar que 1 e 2 referem-se, respectivamente, aos climas
- a) equatorial e subtropical.
- b) equatorial e semiárido.
- c) equatorial e tropical de altitude.
- d) tropical úmido e tropical de altitude.
- e) tropical úmido e semiárido.
- #34771
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Geografia Geral
- Concurso
- Polícia Militar-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
A anamorfose ilustra o Produto Nacional Bruto dos Países do Mundo, no ano de 2007.
Os dados da ilustração mostram que
- a) Brasil, Argentina, Venezuela, África do Sul, Indonésia e Índia são os únicos países subdesenvolvidos que apresentam PNB acima de 200 bilhões de dólares.
- b) há uma distribuição igualitária do Produto Nacional Bruto entre os países desenvolvidos.
- c) Brasil, Argentina, Venezuela, África do Sul, Indonésia, Tai- lândia, Hong Kong, Índia e China são os únicos países sub- desenvolvidos que apresentam PNB acima de 200 bilhões de dólares.
- d) os países desenvolvidos apresentam maior concentração de riquezas que os países subdesenvolvidos.
- e) exceto a África do Sul, o continente africano possui um elevado Produto Nacional Bruto.
- #34772
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Geografia Geral
- Concurso
- Polícia Militar-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A tela retrata um dos mais belos e conhecidos cartões-postais da cidade de Nova York, o Central Park, localizado nos Estados Unidos, um dos países desenvolvidos do mundo.
Após sua leitura iconográfica, conclui-se que a tela descreve
- a) a falta de itens básicos à população, como alimentação, vestuário e lazer em cidades com elevada densidade demográfica.
- b) a necessidade, cada vez mais crescente, da população por educação em cidades altamente urbanizadas.
- c) a qualidade de vida em países subdesenvolvidos, onde o acesso à alimentação, vestuário e lazer torna-se marcante.
- d) a qualidade de vida de seus habitantes, representada pelo acesso a itens básicos como alimentação, vestuário, área verde e lazer.
- e) os parques lineares, característicos dos países desenvolvidos com baixa densidade demográfica.
- #34773
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Geografia Geral
- Concurso
- Polícia Militar-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
O mapa mostra a distribuição das cidades globais e das megacidades pelo mundo.
De acordo com a informação gráfica, espacializada no mapa, é correto afirmar que
- a) as cidades globais concentram-se em países onde existe distribuição de renda entre a população.
- b) as cidades globais e as megacidades concentram-se em países com alto índice de IDH.
- c) as cidades globais concentram-se principalmente nos países subdesenvolvidos, enquanto a maioria das megacidades encontra-se no mundo desenvolvido.
- d) o Brasil é o único país da América Latina que possui, em seu território, tanto cidade global quanto megacidades.
- e) as cidades globais concentram-se principalmente nos países desenvolvidos, enquanto a maioria das megacidades encontra-se no mundo subdesenvolvido.
- #34774
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Geografia Geral
- Concurso
- Polícia Militar-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Compare as principais modificações na linha de montagem destacadas pelas imagens na série temporal de 1949 a 2004.
É correto afirmar que a produção flexível de 2004 aborda temas sobre globalização, tecnologia,
- a) produção, trabalho e desemprego
- b) comércio e emprego.
- c) produção, capital e emprego
- d) produção, comércio e emprego.
- e) capital, comércio e desemprego.
- #34775
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Geografia Geral
- Concurso
- Polícia Militar-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Observe a figura.
Sobre os tecnopolos, é correto afirmar que são
- a) megalópoles em vias de conurbação em detrimento do aumento populacional.
- b) cidades consideradas centros irradiadores das inovações tecnológicas, em função da concentração de indústrias, presença de universidades e centro de pesquisas com alto conteúdo de conhecimento.
- c) megalópoles que se desenvolveram em torno de importantes centros de pesquisas ou universidades.
- d) megalópoles consideradas centros irradiadores das inovações tecnológicas, em detrimento da concentração de indústrias, presença de universidades e centro de pesquisas com alto conteúdo de conhecimento.
- e) cidades em vias de conurbação que se desenvolveram em torno de importantes centros de pesquisas ou universidades, em detrimento do aumento populacional.