Processando...

Prova Polícia Civil-SC - Direito Administrativo 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova Polícia Civil-SC - Direito Administrativo 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso Polícia Civil.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca ACAFE, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Polícia Civil.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Direito Administrativo 1 do concurso Polícia Civil.

  1. Questões de Direito Administrativo: Conceitos, Fontes e Princípios do Direito Administrativo. Administração Pública: órgãos e agentes públicos.
  2. Questões de Princípios Básicos da Administração Pública. Uso e Abuso do Poder.
  3. Questões de Poderes Administrativos.
  4. Questões de Ato Administrativo: conceito, classificação e invalidação. Contrato Administrativo: princípios gerais, espécies e rescisão.
  5. Questões de Licitação.
  6. Questões de Serviços Públicos: princípios gerais.
  7. Questões de Administração Direta e indireta

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Direito Administrativo 1.

#29370
Banca
ACAFE
Matéria
Direito Administrativo
Concurso
Polícia Civil-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Com relação aos poderes administrativos, correlacione as colunas a seguir. 

( 1 ) Poder vinculado 
( 2 ) Poder hierárquico 
( 3 ) Poder de polícia 
( 4 ) Poder regulamentar 
( 5 ) Poder disciplinar 
( 6 ) Poder discricionário 

( ) É o mecanismo de que dispõe a Administração Pública para conter abusos do direito individual. 

( ) É a faculdade de que dispõem os chefes do Executivo, em todas as esferas, de explicar a lei para sua correta execução. 

( ) Confere ao administrador liberdade na escolha da conveniência, oportunidade e conteúdo do ato. 

( ) Impõe ao agente público a restrição rigorosa aos preceitos legais, sem qualquer liberdade de ação. 

( ) Tem por objetivo ordenar, controlar, coordenar e corrigir as atividades administrativas no âmbito interno da Administração Pública. 

( ) É a faculdade punitiva interna da Administração e só abrange as infrações relacionadas com o serviço. 

A seqüência correta, de cima para baixo, é: 

  • a) 6 - 5 - 2 - 1 - 3 - 4 
  • b) 2 - 5 - 6 - 1 - 4 - 3
  • c) 1 - 4 - 2 - 6 - 5 - 3 
  • d) 3 - 4 - 6 - 1 - 2 - 5 
#29371
Banca
ACAFE
Matéria
Direito Administrativo
Concurso
Polícia Civil-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 2 - 

Complete as lacunas na frase a seguir e assinale a alternativa correta

A____________é a supressão de um ato administrativo legítimo e eficaz realizado pelo (a)__________. O ato ilegal ou ilegítimo ensejará a _____________. 

  • a) anulação - Judiciário - revogação 
  • b) revogação - Administração Pública - anulação 
  • c) revogação - Judiciário - anulação 
  • d) anulação - Administração Pública - revogação
#29372
Banca
ACAFE
Matéria
Direito Administrativo
Concurso
Polícia Civil-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 3 - 

Analise as afirmações a seguir e marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas

( ) Educação e saúde são serviços passíveis de desempenho pelos particulares, independentemente de concessão pelo Poder Público. 

( ) O serviço público delegado é transferido por lei e só por lei pode ser retirado ou modificado, enquanto o serviço público outorgado tem apenas sua execução transpassada a terceiros por ato administrativo (bilateral ou unilateral), pelo que pode ser modificado, revogado e anulado. 

( ) A empresa pública é forma de descentralização administrativa para prestação de serviço retirado da Administração. Por essa razão, a ela só pode ser outorgado serviço público típico e não atividades industriais ou econômicas. 

( ) O Poder Público pode instituir fundações com personalização de Direito Público para execução de objetivos de interesse coletivo, como educação e assistência social. 

( ) A autarquia, submetida a regime de Direito Público, possui liberdade administrativa nos limites da lei que a criou e não é subordinada a órgão do Estado, mas sofre controle para assegurar o cumprimento dos objetivos fixados no ato de sua criação


A seqüência correta, de cima para baixo, é:

  • a) F - F - F - V - F 
  • b) V - F - F - V - V 
  • c) V - V - V - F - F 
  • d) F - V - V - F - V 
#29373
Banca
ACAFE
Matéria
Direito Administrativo
Concurso
Polícia Civil-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

Com relação ao processo administrativo, correlacione as colunas a seguir. 

( 1 ) Litigante 
( 2 ) Acusado 
( 3 ) Princípio do contraditório 
( 4 ) Princípio da ampla defesa 
( 5 ) Princípio da oficialidade 
( 6 ) Princípio do formalismo moderado 

( ) Significa o dever da Administração de dar andamento regular e contínuo ao processo administrativo, independentemente da provocação dos sujeitos. 

( ) Consiste na previsão de ritos e fórmulas simples o suficiente para propiciar um grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos sujeitos no processo administrativo. 

( ) Em processo administrativo, haverá sempre que houver conflito de interesses. 

( ) Na esfera administrativa, o termo designa somente as pessoas físicas ou jurídicas a quem a Administração atribuiu determinadas atuações das quais decorrerão conseqüências punitivas. 

( ) No processo administrativo, significa a faculdade de manifestar o próprio ponto de vista ou argumentos diante de fatos, documentos ou pontos de vista apresentados por outrem. 

( ) Representa, no processo administrativo, o direito de buscar a preservação de algo que será afetado por atos, medidas, condutas, declarações ou decisões vindos de outrem. 

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

  • a) 5 - 6 - 1 - 2 - 3 - 4 
  • b) 3 - 6 - 2 - 1 - 4 - 5
  • c) 6 - 5 - 3 - 1 - 2 - 4 
  • d) 4 - 5 - 6 - 2 - 1 - 3 
#29374
Banca
ACAFE
Matéria
Direito Administrativo
Concurso
Polícia Civil-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 5 - 

Em relação ao servidor público, assinale a alternativa correta

  • a) Os ocupantes de cargos, funções e empregos públicos de todos os níveis de Administração e de todos os Poderes, aí abrangidos todos os agentes políticos, estão sujeitos a limite máximo de remuneração, de subsídio de proventos de aposentadoria, pensões ou outra espécie remuneratória percebidos cumulativamente ou não. O teto alcança as percepções cumulativas, ou seja, os casos em que o agente acumula cargos, funções ou empregos públicos. Em nível federal, o teto para todos os agentes públicos corresponde ao subsídio de Ministro do Supremo Tribunal Federal.
  • b) Constituição Federal, art. 37, incs. XVI e XVII, estabelece a regra de proibição de exercício simultâneo de cargos, funções e empregos públicos. Esse preceito abrange agentes da Administração direta e das autarquias e fundações, não se aplicando aos agentes públicos das empresas públicas e das sociedades de economia mista. 
  • c) Nos Estados, o agente tem como limite de remuneração o subsídio mensal do Governador. Para os agentes do Poder Legislativo estadual, o limite situa-se no subsídio dos Desembargadores Estaduais. 
  • d) O regime estatutário é aquele em que os direitos e deveres do servidor estão contidos basicamente num Estatuto, que não pode ser alterado no decorrer da vida funcional do servidor, salvo se com sua anuência.
#29375
Banca
ACAFE
Matéria
Direito Administrativo
Concurso
Polícia Civil-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
2
fácil

(1,0) 6 - 

Analise as alternativas a seguir. Todas estão corretas, exceto a:

  • a) O Presidente da República é passível de processo por crime de responsabilidade, por atos que atentem contra a probidade na Administração. 
  • b) Negar publicidade a atos oficiais e frustrar a licitude de concurso público não caracterizam crimes de improbidade administrativa, pois a conduta não lesa o erário público e não importa em enriquecimento ilícito ou proveito próprio ou de terceiro. 
  • c) A Lei nº 8.429/92 caracteriza como de improbidade administrativa os atos que importam em enriquecimento ilícito e que acarretam prejuízo ao erário. Os agentes públicos em geral estão sujeitos a penas, tais como a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação indicadas pela lei. 
  • d) A Lei nº 8.429/92 inseriu, nos casos de improbidade administrativa, condutas que não implicam necessariamente locupletamento de caráter financeiro ou material, como por exemplo, retardar ou deixar de praticar indevidamente ato de ofício. 
#29376
Banca
ACAFE
Matéria
Direito Administrativo
Concurso
Polícia Civil-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 7 - 

Analise as afirmações a seguir e marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas

( ) O poder de polícia restringe o exercício de atividades lícitas dos particulares; já a polícia judiciária visa impedir o exercício de atividades ilícitas. 

( ) A desapropriação, sob o aspecto do direito privado, representa um modo de perda da propriedade. Já sob o enfoque do direito público, configura meio de aquisição de bem público para realização de atividade de interesse público. 

( ) União, Estados, Distrito Federal, Municípios, Administração direta e autarquias são pessoas jurídicas de Direito Público abrangidas pela responsabilidade objetiva do Estado. Sobre as pessoas jurídicas de Direito Privado que celebram com a Administração contrato de prestação de serviços públicos incide a responsabilização solidária junto com a Administração. 

( ) O § 6º do art. 37 da Constituição Federal assegurou à Administração o direito de obter do agente público causador de dano o pagamento aos cofres públicos da importância despendida no ressarcimento da vítima. No entanto, o direito de regresso não está condicionado à prova de que o agente agiu com dolo ou culpa, já que a responsabilidade do agente também é objetiva em relação aos danos causados a terceiros. 

( ) Na esfera federal, a União é representada em juízo pela Advocacia Geral (CF. art. 131) inclusive para a execução da dívida ativa de natureza tributária e, segundo o art. 188 do Código de Processo Civil, à Fazenda Pública e ao Ministério Público, quando forem partes, é concedido o quádruplo do prazo para contestar e o dobro do prazo para recorrer. 

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

  • a) F - V - V - F - V 
  • b) V - F - V - F - V
  • c) V - F - V - F - F 
  • d) V - V - V - F - F 
#29377
Banca
ACAFE
Matéria
Direito Administrativo
Concurso
Polícia Civil-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Assinale a alternativa correta quanto ao controle da Administração Pública pelo Judiciário.

  • a) A ação popular é o meio constitucional posto à disposição de organização sindical ou entidade de classe para obter a anulação de atos administrativos lesivos aos direitos de seus membros ou associados ou ao patrimônio público, à moralidade administrativa e ao meio ambiente natural ou cultural. 
  • b) O Judiciário examina a legalidade, a oportunidade e a conveniência de um ato administrativo para aferir sua conformação com a lei e com os princípios gerais do Direito, preservando direitos individuais ou públicos. 
  • c) Os atos normativos, enquanto regras gerais e abstratas, não atingem direitos individuais e são inatacáveis por ações ordinárias ou por mandado de segurança. 
  • d) Todo ato administrativo que não for praticado em observância aos princípios da legalidade, moralidade, finalidade, eficiência e publicidade pode ser revogado pelo Judiciário, cabendo ainda a reparação pelos danos causados pelo Poder Público. 
#29378
Banca
ACAFE
Matéria
Direito Administrativo
Concurso
Polícia Civil-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
difícil

(1,0) 9 - 

Analise as alternativas a seguir e assinale a correta.

  • a) Na licitação, ainda que não causem dano à Administração e aos licitantes, será anulado o procedimento licitatório por irregularidades formais na documentação ou na proposta, em virtude do princípio do procedimento formal. 
  • b) O contrato administrativo de fornecimento é sujeito à obrigatoriedade de procedimento licitatório prévio.
  • c) A licitação poderá ser dispensada a critério de conveniência e oportunidade do Administrador, independentemente de hipótese legal para tanto. 
  • d) O princípio licitatório da publicidade impõe que o julgamento das propostas seja um ato público. 
#29379
Banca
ACAFE
Matéria
Direito Administrativo
Concurso
Polícia Civil-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 10 - 

Analise as alternativas a seguir e assinale a correta.

  • a) O policial civil que se ausentar em virtude de férias, luto, casamento, doença comprovada ou em serviço obrigatório por lei perde a gratificação de função. 
  • b) Ao policial civil é vedado exercer qualquer outra atividade remunerada, pública ou privada, sem exceções. 
  • c) Não constitui acumulação proibida a percepção conjunta de pensões civil e militar.
  • d) O associativismo com objetivos culturais, esportivos e de lazer não será apoiado pelo Estado.
#29380
Banca
ACAFE
Matéria
Direito Administrativo
Concurso
Polícia Civil-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 11 - 

Complete as lacunas na frase a seguir e assinale a alternativa correta

No caso de desapropriação de imóveis urbanos por descumprimento das normas municipais de parcelamento, edificação e utilização do solo, o chefe do Executivo __________ em improbidade administrativa, ________________ , caso o Município deixe de realizar o adequado aproveitamento do imóvel no prazo máximo de __________ anos, a partir da incorporação ao patrimônio público.

  • a) incorrerá - excluindo-se quaisquer outras sanções porventura cabíveis - 2 (dois)
  • b) não incorrerá - mas estará sujeito às demais sanções cabíveis - 5 (cinco) 
  • c) incorrerá - sem prejuízo de outras sanções cabíveis - 5 (cinco) 
  • d) incorrerá - sem prejuízo de outras sanções cabíveis - 2 (dois) 
#29381
Banca
ACAFE
Matéria
Direito Administrativo
Concurso
Polícia Civil-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 12 - 

Sobre o uso e abuso do poder, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  • a) Nas atividades discricionárias, o administrador público fica sujeito às prescrições legais referentes à competência, finalidade e forma, só agindo com liberdade quanto à conveniência e oportunidade do ato. 
  • b) O excesso de poder torna o ato nulo.
  • c) O uso normal do poder é a atuação segundo as normas legais, a moral, a finalidade do ato e as exigências do interesse público. 
  • d) O desvio de finalidade se verifica quando a autoridade atua fora dos limites de sua competência. 
#29382
Banca
ACAFE
Matéria
Direito Administrativo
Concurso
Polícia Civil-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 13 - 

Assinale a alternativa correta quanto aos princípios administrativos.

  • a) Segundo o princípio da finalidade, é ilícito conjugar a pretensão do particular com o interesse coletivo nos contratos públicos. 
  • b) A duração do processo judicial ou administrativo que não se revelar razoável afronta o princípio constitucional da eficiência.
  • c) Violar o princípio da moralidade administrativa não configura ilicitude passível de invalidação do ato.
  • d) Segundo o princípio da publicidade, não se admite o sigilo na esfera administrativa, nem mesmo sob a alegação de segurança da sociedade. 
#29383
Banca
ACAFE
Matéria
Direito Administrativo
Concurso
Polícia Civil-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

Analise as alternativas a seguir. Todas estão corretas, exceto a:

  • a) Quanto à atuação funcional ou composição, os órgãos da Administração Pública podem ser divididos em simples e colegiais, conforme suas decisões sejam tomadas individualmente por seus agentes ou por um conjunto de agentes que os integram.
  • b) O ato do agente administrativo, enquanto atua nessa condição, é imputado diretamente ao Estado. 
  • c) Os órgãos independentes, originários da Constituição Federal e representativos dos Poderes de Estado – Legislativo, Judiciário e Executivo –, não possuem subordinação hierárquica ou funcional nem se sujeitam a nenhum tipo de controle de um Poder pelo outro. 
  • d) São agentes públicos os chefes do Executivo em qualquer esfera, bem como os senadores, deputados e vereadores, os ocupantes de cargos e empregos públicos e os concessionários e permissionários de serviço público.