Prova Polícia Civil-BA - Direitos Humanos 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
📚 Simulado Polícia Civil-BA | CEFET-BA | cód.2440
Está focado no concurso Polícia Civil-BA? Então pratique com o melhor simulado da internet! 💻
🔗 Vejam mais simulados Polícia Civil-BA
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado Polícia Civil-BA foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Polícia Civil-BA
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Direitos Humanos
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: CEFET-BA
- ❓ Quantidade de Questões: 8
- ⏱️ Tempo do Simulado: 24 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado Polícia Civil-BA e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões Polícia Civil-BA
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso Polícia Civil-BA
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Polícia Civil-BA. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre Polícia Civil-BA
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Polícia Civil-BA.
Ver apostilas para Polícia Civil-BA
📢 Concursos Abertos para Polícia Civil-BA
Veja os concursos abertos da instituição Polícia Civil-BA. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para Polícia Civil-BA
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #30352
- Banca
- CEFET-BA
- Matéria
- Direitos Humanos
- Concurso
- Polícia Civil-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
“Cidadania, portanto, engloba mais que direitos humanos, porque, além de incluir os direitos que a todos são atribuídos (em virtude da sua condição humana), abrange, ainda, os direitos políticos. Correto, por seguinte, falar-se numa dimensão política, numa dimensão civil e numa dimensão social da cidadania”. (Prof. J. J. Calmon de Passos)
Ao alargar a compreensão da cidadania para as três dimensões supra-referidas, o prof. Calmon de Passos
- a) inova, ao focar somente o caráter educacional da cidadania plena na Grécia.
- b) contribui, doutrinariamente, para que a noção da cidadania ultrapasse a clássica concepção que a restringia tão-somente ao exercício dos direitos políticos.
- c) restringe o entendimento da cidadania ao exercício dos direitos de primeira geração – especialmente quanto à igualdade.
- d) promove reflexão crítica em torno dos interditos proibitivos à construção de uma sociedade respeitosa para com as nuanças de sexo, gênero, raça e idade.
- e) contradiz a noção fundamental de extensão da cidadania a todos sem distinção – mulheres especialmente.
- #30353
- Banca
- CEFET-BA
- Matéria
- Direitos Humanos
- Concurso
- Polícia Civil-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil
- a) garantir o desenvolvimento econômico acima de todos os direitos.
- b) respeitar a liberdade sem preocupação com as desigualdades sociais.
- c) construir uma sociedade equilibrada respeitando as desigualdades naturais.
- d) garantir o desenvolvimento nacional independente da diversidade ético-cultural.
- e) promover o bem de todos sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
- #30354
- Banca
- CEFET-BA
- Matéria
- Direitos Humanos
- Concurso
- Polícia Civil-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A violação da integridade física é maneira eficaz para combater ação criminosa em qualquer circunstância.
( ) Sem a vida assegurada, não há como exercer a dignidade humana e todos os direitos dela decorrentes.
( ) O direito de ir, vir e permanecer possui como instrumento de proteção, o Mandado de Injunção.
( ) O sistema democrático, no Brasil, foi plenamente estabelecido durante a ditadura militar.
( ) A Revolução Francesa, com seus ideais de Igualdade, Liberdade e Fraternidade, é um marco na construção dos Direitos Humanos.
A alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo, é a
- a) V V F F V
- b) F F F V V
- c) V V V V F
- d) F F F V F
- e) F V F F V
- #30355
- Banca
- CEFET-BA
- Matéria
- Direitos Humanos
- Concurso
- Polícia Civil-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Segundo Vera Regina Pereira de Andrade, a clientela do sistema penal é constituída de pobres, porque
- a) têm uma maior tendência a delinqüir.
- b) possuem uma cultura de nível inferior.
- c) não tiveram a devida educação.
- d) têm maiores chances de serem criminalizados.
- e) são naturalmente propensos à violência.
- #30356
- Banca
- CEFET-BA
- Matéria
- Direitos Humanos
- Concurso
- Polícia Civil-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Na concepção positivista, o crime é entendido como
- a) uma realidade culturalmente definida.
- b) uma construção social.
- c) uma conduta violenta.
- d) uma realidade ontológica.
- e) um fato social problemático.
- #30357
- Banca
- CEFET-BA
- Matéria
- Direitos Humanos
- Concurso
- Polícia Civil-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
“Art. 8º — O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção, um direito social, nos termos desta lei e da legislação vigente.”
(Lei nº. 10.741/2003)
Quanto aos direitos das pessoas idosas, pode-se afirmar:
- a) A absoluta prioridade de tratamento respeitoso passa tão-somente pelo atendimento prioritário quanto às instituições privadas no país.
- b) A obrigação de garantir a salvaguarda da dignidade de tais pessoas, com absoluta prioridade, é do Poder Público e, também, da sociedade, da comunidade e da família, vez que as violações aos direitos dos idosos (face, no geral, à sua situação de maior vulnerabilidade), são complexas e partem de diversos âmbitos de convivência.
- c) O estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre aspectos biopsicossociais de envelhecimento é a meta mais inovadora e, ao mesmo tempo, a única efetivamente descumprida, quanto às garantias de prioridade previstas no Estatuto do Idoso.
- d) A proibição de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão (com relação aos idosos) tem sido a meta mais atingida do plano de objetivos fundamentais da Lei nº. 10.741/2003, de modo que raros são os casos de desrespeito efetivamente constatados.
- e) A obrigação de garantir a salvaguarda da dignidade de tais pessoas está legalmente adstrita aos trabalhadores e servidores da vasta seara da segurança pública.
- #30358
- Banca
- CEFET-BA
- Matéria
- Direitos Humanos
- Concurso
- Polícia Civil-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
“126 gays, travestis e lésbicas foram assassinados no Brasil em 2002. O Estado da Bahia foi, pela primeira vez, o campeão com 20 mortes. A maior parte destes homicídios foram cometidos com requintes de crueldade, incluindo espancamento, tortura, muitas facadas e diversas declarações dos assassinos, que confirmam a sua condição de crimes homofóbicos: ‘matei, porque odeio gay’.”
(Informações do Grupo Gay da Bahia - GGB)
Muitos homicídios, cujas vítimas são pessoas homossexuais têm como lastro de motivação o sentimento de ódio, aversão, repulsa ou medo irracional quanto à homossexualidade e suas manifestações.
Com base nessas informações, é verdadeiro o que se afirma em
- a) O sentimento denominado de homofobia está presente em todos os setores da sociedade, inclusive nos mais conservadores ou de tradição ideológica, com traços hierárquicos fortes (como o da segurança pública), o que acaba dificultando, em alguns casos, a boa condução de investigações e a própria elucidação de autores de assassinatos que vitimam homossexuais.
- b) A prática da homofobia corresponde às posturas tidas como tolerantes para com as pessoas de orientação afetiva homossexual, o que lhes inclui no âmbito de uma convivência social harmoniosa.
- c) Os reflexos da violência anti-homossexual têm como única motivação a homofobia evidenciada no comportamento imediatista de agressores e de cientistas “militantes”.
- d) A luta histórica pela afirmação dos direitos humanos passa pela conquista dos chamados direitos de cidadania por parte dos homossexuais, uma vez que eles compõem uma das minorias mais privilegiadas no reconhecimento dos seus atributos especiais.
- e) A homofobia é único sentimento que se faz presente em matéria de desrespeito a minorias no Brasil.
- #30359
- Banca
- CEFET-BA
- Matéria
- Direitos Humanos
- Concurso
- Polícia Civil-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
No âmbito da criminologia da reação social, o trabalho da Polícia Civil pode ser considerado como a
- a) expressão do controle social informal.
- b) contribuição de uma agência do controle social formal.
- c) manifestação do controle social difuso.
- d) expressão particular de uma visão de justiça.
- e) manifestação do controle empresarial.