Processando...

Prova MPE-BA - Direito Processual Civil 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova MPE-BA - Direito Processual Civil 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso MPE-BA.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca FESMIP, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes MPE-BA.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Direito Processual Civil 1 do concurso MPE-BA.

  1. Questões de Direito Processual Civil
  2. Questões de Lei processual. Interpretação das leis processuais.
  3. Questões de Princípios informativos do Direito Processual.
  4. Questões de Jurisdição. Conceito. Características. Escopos. Jurisdição voluntária.
  5. Questões de Ação. Conceito. Condições. Classificação.
  6. Questões de Competência. Competência interna. Conceito. Territorial, em razão do valor e da matéria e funcional. Modificações. Conflitos.
  7. Questões de Sujeitos do processo. Juiz. Partes. Litisconsórcio. Intervenção de terceiros. Ministério Público (parte e custoslegis). Regras e hipóteses de intervenção do Ministério Público no processo civil.
  8. Questões de Atos processuais. Conceito. Classificação. Forma. Tempo e lugar. Prazos. Comunicações dos atos. Nulidades. Distribuição e registro. Valor da causa.
  9. Questões de Processo. Processo e procedimento. Natureza. Formação, suspensão e extinção do processo. Pressupostos processuais. Tutela antecipada. Tutela específica. Tutela antecipada contra a Fazenda Pública.
  10. Questões de Tipos de procedimento. Ordinário. Sumário e especiais. Sumaríssimo (Lei nº 9.099/95).
  11. Questões de Petição inicial. Conceito. Requisitos. Emenda e aditamento - cabimento e distinção. Indeferimento. Recurso cabível.
  12. Questões de Citação. Conceito. Real e Presumida. Efeitos. Intimações.
  13. Questões de Resposta do réu. Conceito. Exceções. Contestação. Revelia. Reconvenção. Pedido contraposto.
  14. Questões de Providências preliminares.
  15. Questões de Ação declaratória incidental.
  16. Questões de Extinção do processo. Julgamento conforme o estado do processo. Julgamento antecipado da lide. Audiência preliminar. Saneamento.
  17. Questões de Prova. Conceito. Objeto. Ônus. Procedimento. Apreciação.
  18. Questões de Espécies. Provas típicas e atípicas. Depoimento pessoal. Confissão. Exibição de documento ou coisa. Documental. Testemunhal. Pericial. Inspeção judicial.
  19. Questões de Audiência de conciliação, instrução e julgamento.
  20. Questões de Sentença: conceito e natureza. Classificação. Estrutura lógica. Requisitos. Efeitos principais e secundários. Vícios e correção. Publicação e intimação.
  21. Questões de Recurso. Conceito e fundamento. Natureza jurídica. Efeitos. Juízo de admissibilidade e juízo de mérito. O direito sumular no contexto recursal. Pressupostos recursais. Princípios fundamentais. Os poderes do relator.
  22. Questões de Recursos no Processo Civil. Apelação. Agravo. Embargos infringentes, declaratórios e de divergência. Recursos ordinário, especial e extraordinário. O papel interpretativo e político do Supremo Tribunal de Justiça e Superior Tribunal Federal.
  23. Questões de Sucedâneos dos recursos. Uniformização de jurisprudência. Declaração de inconstitucionalidade. Sentenças sujeitas ao duplo grau obrigatório de jurisdição. Correição parcial. Reclamação constitucional.
  24. Questões de Coisa julgada. Conceito. Preclusão. Características. Efeitos. Natureza política. Coisa julgada formal e material. Limites objetivos e subjetivos.
  25. Questões de Ação rescisória e ação anulatória. Cabimento. Competência. Procedimento.
  26. Questões de Execução. Princípios da execução. Pressupostos. Títulos executivos. Espécies de execução. Execução provisória.
  27. Questões de Diversas espécies de execução. Disposições gerais. Execução por quantia certa contra devedo solvente. Execução de prestação alimentícia. Execução por quantia certa contra devedor insolvente. Execução contra a Fazenda Pública. Precatório requisitório. Execução nas ações coletivas. A tutela específica das obrigações de fazer, não fazer e entregar coisa.
  28. Questões de Embargos de devedor. Natureza jurídica. Cabimento. Procedimento. Exceção de pré-executividade. Ação monitória.
  29. Questões de Embargos de terceiro. Natureza jurídica. Legitimidade. Procedimento.
  30. Questões de Remição.
  31. Questões de Suspensão e extinção do processo de execução.
  32. Questões de Processo cautelar. Medidas cautelares. Finalidade. Características. Autonomia. Mérito. Classificação. Poder geral de cautela. Natureza. Limites. Procedimento. Tutela Cautelar. Tutela Antecipatória.
  33. Questões de Procedimentos cautelares. Arresto. Seqüestro. Busca e apreensão. Produção antecipada de provas. Alimentos provisionais. Arrolamento de bens. Justificação. Posse provisória dos filhos. Separação de corpos. Regulamentação da guarda e do direito de visita dos filhos menores.
  34. Questões de Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa. Regras gerais. Ações possessórias. Ação de usucapião de terras particulares. Inventário e partilha. Arrolamento. Embargos de terceiros. Habilitação. Restauração de autos. Ação monitória.
  35. Questões de Procedimentos especiais de jurisdição voluntária. Disposições gerais. Alienações judiciais. Separação consensual. Testamentos e codicilos. Herança jacente. Bens dos ausentes. Curatela dos interditos. Disposições comuns à tutela e à curatela. Organização e fiscalização das fundações. Especialização em hipoteca legal.
  36. Questões de Alimentos (Lei nº. 5.478/68). Ação de investigação de paternidade. Legitimidade do Ministério Público na investigação de paternidade.
  37. Questões de Assistência judiciária (Lei nº. 1.060/50).
  38. Questões de Ação civil de ressarcimento do dano decorrente de sentença penal condenatória (""ex delicto"").
  39. Questões de Juizados Especiais Cíveis (Lei n. 9.099/95 e 10. 2590/2001).
  40. Questões de Mandado de segurança individual. Mandado de segurança coletivo. Mandado de injunção. Habeas data. Ação popular. Ação civil pública.


  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Direito Processual Civil 1.

#32075
Banca
FESMIP
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
MPE-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 - 

Em relação à concessão de medida liminar na ação civil de mandado de segurança, é incorreto afirmar que:

  • a) É vedada a concessão de liminar na ação civil de mandado de segurança que tenha como mérito a compensação de créditos tributários.
  • b) No mandamus de âmbito coletivo, a medida liminar só poderá ser deferida após a oitiva da pessoa jurídica de direito público.
  • c) É vedado deferimento de liminar na ação civil de mandado de segurança que tenha por objeto a reclassificação de servidores públicos.
  • d) A liminar perderá os seus efeitos se o impetrante deixar, por mais de 5(cinco) dias úteis, de promover atos processuais do seu mister.
  • e) É vedada a concessão de liminar na ação civil de mandado de segurança que tenha como mérito a entrega de mercadorias e bens oriundos do exterior.
#32076
Banca
FESMIP
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
MPE-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

Doutrinariamente, entende-se por interdição o procedimento destinado a retirar a capacidade de pessoa maior para a prática de determinados atos da vida civil, e para a regência de si mesma e de seus bens. 
Sobre o procedimento especial da interdição, é correto afirmar:

  • a) A realização de exame pericial do interditando constitui faculdade do magistrado, na empreitada de formar seu convencimento.
  • b) Uma vez requerida a interdição pelo órgão do Ministério Público, compete ao juiz designar audiência de justificação prévia para ouvida do interditando.
  • c) É vedada a constituição de advogado pelo interditando, já que o objeto litigioso diz respeito à sua capacidade para a prática dos atos da vida civil.
  • d) A legitimação do Ministério Público para requerer a interdição é considerada subsidiária, nos termos do art. 1.178, II, do Código de Processo Civil, quando os legitimados ordinários permanecerem inertes ou inexistirem.
  • e) A sentença que acolhe o pedido de interdição desafia recurso de apelação, dotado do duplo efeito (suspensivo e devolutivo), ensejando sua inscrição no Registro de Pessoas Naturais, após o trânsito em julgado.
#32077
Banca
FESMIP
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
MPE-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 3 - 

Avalie as proposições abaixo, e assinale o número de assertiva(s) correta(s). 
I    - Caso o incidente de falsidade documental seja suscitado depois de encerrada a instrução, será autuado em apartado, suspendendo-se o processo principal até o julgamento do incidente, e a decisão que o julga, deferindo-o ou não, tem natureza interlocutória, cujo recurso cabível, portanto, é o agravo de instrumento. 

II  - A intimação pessoal da sentença e a participação no processo no estado em que ele se encontra são os únicos benefícios a que faz jus o réu revel. 

III - A eficácia da revelia é ex tunc, nascendo no momento em que o indivíduo deixa de contestar tempestivamente a pretensão autoral. 

IV - A decisão que indefere a petição reconvencional é interlocutória e, como tal, desafia recurso de agravo retido. 

V   - Não pode o curador à lide (art. 9º do CPC) reconvir em favor do revel citado por edital ou por hora certa, visto que é seu substituto processual. 

  • a) 1
  • b) 2
  • c) 3
  • d) 4
  • e) 5
#32078
Banca
FESMIP
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
MPE-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

É certo afirmar que:

  • a) Na fase instrutória, o princípio inquisitivo permeia os poderes do magistrado, independentemente da (in)disponibilidade do bem da vida em disputa.
  • b) O sistema tarifado de provas não encontra ressonância no sistema jurídico pátrio.
  • c) É válida a distribuição diversa do ônus da prova, ainda que incida sobre direito indisponível.
  • d) A parte que alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinário deverá, necessariamente, provar os respectivos teor e vigência.
  • e) Os fatos notórios não prescindem de provas, se contestados pela parte contrária.
#32079
Banca
FESMIP
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
MPE-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 - 

Como sabido, o Mandado de Segurança é uma garantia cabível em circunstâncias nas quais a ilegalidade, o desrespeito à razoabilidade e à proporcionalidade contaminam o ato administrativo. Sobre referida ação constitucional, pode-se asseverar.
I   - Cabe Mandado de Segurança contra decisão judicial transitada em julgado. 

II   - De acordo com a inovação introduzida pelo art. 5º da Lei 12.016/2009, é incabível mandado de segurança quando a impetração destinar-se a questionar ato disciplinar. 

III - O pedido de mandado de segurança poderá ser renovado dentro do prazo decadencial, se a decisão denegatória não lhe houver apreciado o mérito. 

IV - A decisão proferida em mandado de segurança de competência originária do Tribunal, que aprecia pedido liminar, é irrecorrível. 

V    - Nos termos da novel legislação sobre o Mandado de Segurança, a autoridade coatora não é legitimada para recorrer.
Desse modo, assinale o número de alternativa(s) correta(s).

  • a) 1
  • b) 2
  • c) 3
  • d) 4
  • e) 5
#32080
Banca
FESMIP
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
MPE-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 6 - 

Levando em consideração a teoria geral dos recursos, analise as proposições abaixo consignadas. 
I   - A desistência do recurso é admissível a partir do momento da sua interposição, até o início da respectiva sessão de julgamento, podendo, inclusive, essa manifestação ocorrer oralmente. 

II  - O cumprimento da decisão extingue o direito de recorrer, por restar caracterizada a preclusão lógica. 

III - O reexame necessário tem natureza de recurso, traduzindo exceção ao princípio da voluntariedade. 

IV - A ausência de preparo do recurso é defeito sanável que, não sendo corrigido, importa deserção. 

V   - É requisito do recurso adesivo a sucumbência recíproca e a interposição de recurso pela parte ex adversa. Além disso, a desistência do recurso principal importa, necessariamente, a desistência do recurso adesivo. 
São consideradas corretas as seguintes afirmações:

  • a) I, II e III.
  • b) II, III e IV.
  • c) III, IV e V.
  • d) I, III e IV.
  • e) I, II e V.
#32081
Banca
FESMIP
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
MPE-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

Pode-se afirmar que recurso é o meio pelo qual se provoca o reexame da decisão recorrida, ante a presença de defeitos formais (error in procedendo) ou por questões de justiça da decisão (error in judicando). 
Sobre recursos em espécie, assinale a proposição certa.

  • a) Os embargos de declaração têm natureza de recurso de fundamentação livre. 
  • b) É causa de invalidade o julgamento de agravo de instrumento sem as informações do prolator da decisão recorrida. 
  • c) Embargos de declaração interpostos com claro propósito de prequestionamento têm caráter protelatório a ensejar a sanção legal preconizada no art. 538, §único, do CPC.
  • d) Admite-se recurso especial quanto à questão que, a despeito de oposição de embargos de declaração, não foi apreciada pelo tribunal a quo.
  • e) É inadmissível recurso especial quando o acórdão recorrido assenta-se em fundamentos constitucional e infraconstitucional, qualquer deles suficiente, por si só, para mantê-lo, e a parte vencida não manifesta recurso extraordinário.
#32082
Banca
FESMIP
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
MPE-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 8 - 

Sobre ação rescisória, ação anulatória e querela nulitatis, assinale o que se tem por correto.

  • a) O ajuizamento de ação rescisória não prescinde do esgotamento das vias recursais ordinárias.
  • b) A competência originária dos Tribunais, no trâmite da ação rescisória, justifica o impedimento de delegação de atos instrutórios ao Juízo de 1ª instância.
  • c) Em se tratando de ação rescisória, o prazo para apresentação de defesa é variável, nunca inferior a 15(quinze) dias nem superior a 30(trinta) dias.
  • d) O prazo de 2(dois) anos para ajuizamento da querela nulitatis começa a correr a partir do trânsito em julgado da decisão.
  • e) Quando a decisão que se pretende rescindir estiver amparada em regra legal de interpretação controvertida dos Tribunais, cabe ação rescisória, por ofensa a literal disposição de lei.
#32083
Banca
FESMIP
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
MPE-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 9 - 

A apelação, no direito processual civil brasileiro, é o recurso que, por excelência, é interposto contra a sentença proferida por juiz de primeiro grau. Acerca dessa espécie recursal, analise as afirmativas a seguir formuladas. 
I    - Os recursos de apelação interpostos contra sentença que decreta interdição e julga procedente pedido formulado em mandado de segurança não são dotados de efeito suspensivo. 

II  - Nos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito (art. 267), é vedado ao Tribunal julgar desde logo a lide, cabendo-lhe apenas, na hipótese de provimento recursal, determinar o retorno dos autos ao juízo de origem, para rejulgamento. 

III - Constatando a ocorrência de nulidade sanável, o Tribunal poderá determinar a realização ou renovação do ato processual, intimadas as partes; cumprida a diligência, sempre que possível prosseguirá o julgamento da apelação. 

IV - A fundamentação livre ínsita à apelação autoriza que questões não alegadas na instância originária sejam deduzidas nesta via recursal, fazendo-se necessária apenas a observância do contraditório e da ampla defesa. 

V   - A execução provisória da sentença só é permitida quando o recurso de apelação for recebido apenas no efeito devolutivo. 
Desse modo, assinale o número de proposição(ões) correta(s)?

  • a) 1
  • b) 2
  • c) 3
  • d) 4
  • e) 5
#32084
Banca
FESMIP
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
MPE-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Sobre competência, citação e resposta do réu, assinale a assertiva incorreta:

  • a) Em se tratando de citação realizada através de carta de ordem, o prazo para apresentação de defesa começa a fluir a partir de sua juntada aos autos principais.
  • b) A demora na realização do ato citatório, por circunstâncias atribuíveis à deficiência judiciária, não justifica o acolhimento da alegação de prescrição e decadência.
  • c) Não se aplicam os efeitos da revelia se, havendo pluralidade de réus, algum deles contestar a ação, desde que o interesse do litisconsorte contestante seja comum ao do revel.
  • d) O foro do domicílio ou da residência do alimentando é o competente para a ação de investigação de paternidade, quando cumulada com a de alimentos.
  • e) O princípio do ônus da impugnação especificada proíbe a oferta de resposta por negativa geral, cabendo ao acionado confrontar um a um os fatos articulados na peça inaugural, não devendo o Promotor de Justiça descurar-se desse inarredável encargo, sob pena de aplicação dos efeitos da revelia.
#32085
Banca
FESMIP
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
MPE-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 11 - 

Em simples palavras, litisconsórcio significa a pluralidade de partes litigantes no processo. É a reunião de vários interessados numa mesma demanda, na qualidade de autor e/ou de réu, para a defesa de interesses comuns. O litisconsórcio não se confunde, evidentemente, com a cumulação de ações, pois se refere a pessoas que integram uma das partes no pleito. 
Acerca do tema aqui proposto, é incorreto afirmar:

  • a) Nas ações possessórias, a participação do cônjuge do autor ou do réu é indispensável.
  • b) A ausência de citação de todos os litisconsórcios necessários implica extinção do processo sem destrame do mérito.
  • c) O litisconsórcio por afinidade sempre será simples.
  • d) O litisconsórcio formado por titulares de direitos individuais homogêneos, necessariamente, será simples.
  • e) Quando dois ou mais legitimados extraordinários figurarem em juízo discutindo a mesma relação, tem-se um litisconsórcio unitário.
#32086
Banca
FESMIP
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
MPE-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 12 - 

João, detentor de considerável patrimônio, formado por fazendas, automóveis e valores aplicados em conta poupança, conviveu em regime de união estável com Maria, durante 06(seis) anos, advindo desse vínculo o nascimento de Pedro, Francisco e José, todos menores impúberes.
Em 24 de novembro de 2006, João veio a falecer, vítima de acidente automobilístico. Após sua morte, a companheira sobrevivente aforou inventário dos bens deixados pelo de cujus.
No curso do procedimento, os interessados foram surpreendidos com a argüição de Rodrigo, de que o falecido seria seu suposto pai, razão pela qual requereu a devida declaração do vínculo, com a respectiva participação na herança.
Requerido o inventário, e passado longo período sem que Maria, a inventariante nomeada, cumprisse com os encargos a si impostos por lei, determinou-se sua intimação pessoal, para manifestar o interesse no prosseguimento do feito.
Cumprida a diligência intimatória, e persistindo a omissão, o juiz da Comarca, em inspeção, extinguiu o processo sem destrame do mérito, por ausência de interesse de agir, bem assim por inação da parte autora em adimplir os atos necessários, com base no art. 267, II, III, VI, do CPC 
Diante do caso descrito, assinale a assertiva incorreta:

  • a) A discussão acerca da paternidade deve ser remetida às vias ordinárias, por se tratar de questão de fato de alta indagação.
  • b) Na hipótese, o Ministério Público não está legitimado a requerer o inventário, tendo em conta que os incapazes não se encontram em situação de risco, estando devidamente representados por sua genitora.
  • c) A legislação processual é transparente no sentido de atribuir como efeito da desídia do Inventariante sua remoção, nunca a extinção do processo, dado que sua atuação não determina o prosseguimento ou desfecho da causa, mas importa apenas sua eventual mudança.
  • d) Considerando o interesse jurídico da Fazenda Pública para cobrar o tributo que lhe é devido, encontra-se esta dotada de legitimidade recursal.
  • e) É deferida ao magistrado a possibilidade de determinar, de ofício, a abertura do inventário, circunstância que caracteriza exceção ao princípio da inércia da jurisdição.
#32087
Banca
FESMIP
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
MPE-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 13 - 

Sabe-se que competência é o poder que tem o juiz para exercer a jurisdição nos limites estabelecidos pela lei. Acerca desse instituo, julgue os itens subseqüentes, para concluir quais estão corretos.
I  - Toca ao Superior Tribunal de Justiça decidir conflitos de competência entre juizado especial e juízo federal, salvo quando da mesma seção judiciária. 

II - A intervenção da União em processo no qual a sociedade de economia mista figure na condição de parte não tem o condão de modificar a competência para a Justiça Federal. 

III - A declaração de incompetência sempre implica remessa dos autos ao juízo competente. 

IV - A existência de vara privativa, instituída por lei estadual, não altera a competência territorial resultante das leis de processo. 

V   - Em se tratando de ação acidentária trabalhista, a competência para julgá-la é da Justiça Estadual, ao passo que, se a ação acidentária não decorrer do vínculo laboral, a competência para o trâmite da demanda é da Justiça Federal.
Estão corretas as assertivas:

  • a) I, II, III e V.
  • b) II, III e IV.
  • c) III e IV.
  • d) III e V.
  • e) IV e V.
#32088
Banca
FESMIP
Matéria
Direito Processual Civil
Concurso
MPE-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 14 - 

Examine cada uma das definições acerca das teorias da coisa julgada, postas abaixo, estabelecendo, em seguida, a respectiva correspondência, para concluir qual das alternativas está correta.

Questão 14 - Prova MPE-BA - Direito Processual Civil 1 - Simulado Brasil Concurso

  • a) I-2; II-1; III-4; IV-5; V-3.
  • b) I-3; II-4; III-5, IV-1; V-2.
  • c) I-3; II-2; III-5; IV-1; V-4.
  • d) I-2; II-5; III-3; IV-1; V-4.
  • e) I-4; II-3, III-5, IV-1; V-2