Processando...

Prova MAPA - Português 2 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova MAPA - Português 2 - Questões e Simulados

📚 Simulado MAPA | FUNDAÇÃO DOM CINTRA | cód.2661

O segredo da aprovação está nos treinos. E esse simulado MAPA é seu melhor aliado! 🎯

 

🔗 Vejam mais simulados MAPA

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado MAPA foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado MAPA e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões MAPA

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso MAPA


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso MAPA. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre MAPA


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso MAPA.

Ver apostilas para MAPA


📢 Concursos Abertos para MAPA

Veja os concursos abertos da instituição MAPA. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para MAPA


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#32280
Banca
FUNDAÇÃO DOM CINTRA
Matéria
Português
Concurso
MAPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 - 

A autora do texto defende a tese de que “a sustentabilidade surge como princípio fundamental para quem quer fazer negócio num mundo interdependente, sendo o alicerce para que as empresas mapeiem seu roteiro futuro” (1º parágrafo). Para a defesa da tese, ela usa vários argumentos, entre os quais NÃO está o seguinte: 

  • a) “Num mundo mais globalizado, interconectado e cada vez mais competitivo, o resultado financeiro deixa de ser o único e mais importante critério de avaliação de sucesso de uma organização.” (3º parágrafo).
  • b) “Assim, a maneira como as empresas irão conciliar e gerenciar os objetivos e as questões ambientais, sociais e econômicas é parte fundamental da qualidade gerencial contemporânea, não só para a geração de lucro, mas para o sucesso organizacional.” (4º parágrafo).
  • c) “A adoção de uma estratégia sustentável para os negócios aumenta não só o valor para os acionistas, mas cria condições mais saudáveis para a operação das empresas, nas décadas vindouras.” (6º parágrafo).
  • d) “Porém, infelizmente, muitos líderes de negócios ainda compreendem a sustentabilidade de maneira superficial, ignorando seus princípios, transformando suas ações, mesmo que impregnadas de boas intenções, em ações de filantropia.” (6º parágrafo).
  • e) “O equilíbrio entre o efetivo compromisso da organização para com a sociedade, balizado na conciliação dos objetivos econômicos, ambientais e sociais, é o que fará diferença frente às ações de investimento temporário, realizadas por algumas empresas, cujo objetivo é a mera obtenção de ganhos de imagem.” (9º parágrafo).
#32281
Banca
FUNDAÇÃO DOM CINTRA
Matéria
Português
Concurso
MAPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

Das alterações feitas abaixo na redação do trecho “O processo de globalização e a mundialização aos quais as organizações têm sido submetidas” (2º parágrafo), está INCORRETA, quanto ao emprego do pronome relativo, de acordo com as normas de regência, a seguinte:

  • a) O processo de globalização e a mundialização dos quais as organizações têm sido vítimas.
  • b) O processo de globalização e a mundialização sobre os quais as organizações têm tido alguma influência.
  • c) O processo de globalização e a mundialização com cujos parâmetros as organizações procuram imitar.
  • d) O processo de globalização e a mundialização para os quais as organizações têm voltado sua atenção.
  • e) O processo de globalização e a mundialização por cujos princípios as organizações procuram guiar-se.
#32282
Banca
FUNDAÇÃO DOM CINTRA
Matéria
Português
Concurso
MAPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 3 - 

A locução em caixa alta no trecho “OU SEJA, com mudanças sociais, econômicas e ambientais” (2º parágrafo) pode ser substituída, sem alteração de sentido, por todas as relacionadas abaixo, EXCETO por:

  • a) isto é;
  • b) em suma;
  • c) vale dizer;
  • d) a saber;
  • e) ou melhor.
#32283
Banca
FUNDAÇÃO DOM CINTRA
Matéria
Português
Concurso
MAPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

Considerando-se a estrutura sintática do período que constitui o 1º parágrafo do texto, o desenvolvimento da oração reduzida de gerúndio “sendo o alicerce para que as empresas mapeiem seu roteiro futuro”, sem se alterar o sentido do período, pode ser feito com a seguinte redação: 

  • a) e é o alicerce para que as empresas mapeiem seu roteiro futuro.
  • b) embora seja o alicerce para que as empresas mapeiem seu roteiro futuro.
  • c) à medida que se torna o alicerce para que as empresas mapeiem seu roteiro futuro.
  • d) todavia é o alicerce para que as empresas mapeiem seu roteiro futuro.
  • e) desde que seja o alicerce para que as empresas mapeiem seu roteiro futuro.
#32284
Banca
FUNDAÇÃO DOM CINTRA
Matéria
Português
Concurso
MAPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

O trecho “aliando, assim, os interesses dos negócios aos interesses do meio ambiente e da sociedade” (3º parágrafo) terá o sentido alterado se for redigido da seguinte forma: “aliando, assim, os interesses do meio ambiente e da sociedade aos interesses dos negócios”. Dos pares abaixo, aquele em que NÃO houve alteração de sentido das frases é:

  • a) A empresa unia os interesses dos associados às benesses que os lucros traziam. / Aos interesses dos associados, a empresa unia as benesses que os lucros traziam.
  • b) A mania de sobrepor os interesses da corporação às questões sociais gerava problemas para a empresa. / Gerava problemas para a empresa a mania de sobrepor às questões sociais os interesses da corporação.
  • c) O empresário submetia os seus interesses aos interesses da empresa. / Os interesses da empresa o empresário submetia aos seus interesses.
  • d) O gerente antepunha os próprios esforços aos esforços dos funcionários. / O gerente antepunha os esforços dos funcionários aos próprios esforços.
  • e) Para o empresário, não havia como sujeitar os lucros da organização às ações de sustentabilidade. / Não havia como sujeitar, para o empresário, as ações de sustentabilidade aos lucros da organização.
#32285
Banca
FUNDAÇÃO DOM CINTRA
Matéria
Português
Concurso
MAPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Das modificações feitas abaixo na redação do trecho “não só para a geração de lucro, mas para o sucesso organizacional” (4º parágrafo), houve alteração de sentido em:

  • a) tanto para a geração de lucro, quanto para o sucesso organizacional.
  • b) para a geração de lucro, bem como para o sucesso organizacional.
  • c) não só para a geração de lucro, como também para o sucesso organizacional.
  • d) para a geração de lucro e para o sucesso organizacional.
  • e) ora para a geração de lucro, ora para o sucesso organizacional.
#32286
Banca
FUNDAÇÃO DOM CINTRA
Matéria
Português
Concurso
MAPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A última oração do período “Andrew W. Savitz ressalta que as empresas „precisam inserir as questões sociais em suas estratégias, de modo a refletir sua atual importância para os negócios?” (4º parágrafo) exprime em relação à anterior o sentido de:

  • a) consequência;
  • b) causa;
  • c) concessão;
  • d) condição;
  • e) comparação.
#32287
Banca
FUNDAÇÃO DOM CINTRA
Matéria
Português
Concurso
MAPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

São sinônimos dos sufixos das palavras sustentabilidade e perpetuação, respectivamente, os sufixos de: 

  • a) acidez e laranjal;
  • b) confortável e cortesia;
  • c) economista e passeata;
  • d) estudioso e ganância;
  • e) grandeza e tolerância.
#32288
Banca
FUNDAÇÃO DOM CINTRA
Matéria
Português
Concurso
MAPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Observe a flexão do verbo MAPEAR no trecho “sendo o alicerce para que as empresas MAPEIEM seu roteiro futuro” (1º parágrafo). Em português, os verbos terminados no infinitivo em -ear e alguns terminados em -iar apresentam ditongação em determinadas formas. Nesse sentido, pode-se afirmar que está INCORRETA a seguinte frase imperativa: 

  • a) Não odeies teus inimigos.
  • b) Refreia os teus impulsos.
  • c) Não negoceies sem considerar teus princípios éticos.
  • d) Desnorteia quem te persegue.
  • e) Principia a frase com a letra de teu nome.
#32289
Banca
FUNDAÇÃO DOM CINTRA
Matéria
Português
Concurso
MAPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 10 - 

Pela leitura atenta do texto, pode-se afirmar que NÃO diz respeito à sustentabilidade: 

  • a) princípio fundamental para os empreendedores num mundo interdependente;
  • b) base para servir de mapa às empresas na definição de projetos futuros;
  • c) geração de lucro com proteção ao meio ambiente e contribuição para a qualidade de vida;
  • d) adoção de ações pontuais, mas que não tenham apenas viés econômico;
  • e) conciliação entre os objetivos econômicos, ambientais e sociais.
#32290
Banca
FUNDAÇÃO DOM CINTRA
Matéria
Português
Concurso
MAPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 11 - 

Observe a flexão do verbo MAPEAR no trecho “sendo o alicerce para que as empresas MAPEIEM seu roteiro futuro” (1º parágrafo). Em português, os verbos terminados no infinitivo em -ear e alguns terminados em -iar apresentam ditongação em determinadas formas. Nesse sentido, pode- se afirmar que está INCORRETA a seguinte frase imperativa:

  • a) Não odeies teus inimigos.
  • b) Refreia os teus impulsos.
  • c) Não negoceies sem considerar teus princípios éticos.
  • d) Desnorteia quem te persegue.
  • e) Principia a frase com a letra de teu nome.