Prova IFSP - Pedagogia 4 - Questões e Simulados | CONCURSO
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🧪 Este Simulado IFSP foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
 - 🏛️ Instituição: IFSP
 - 👔 Cargo: . Cargos Diversos
 - 📚 Matéria: Pedagogia
 - 🧩 Assuntos do Simulado:
 - 🏢 Banca Organizadora: IFSP
 - ❓ Quantidade de Questões: 10
 - ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
 
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- #34477
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(1,0) 1 -
O documento base Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio, publicado pelo MEC, em 2007, indica, entre outros aspectos, que as escolas precisam de um projeto político-pedagógico. Assinale a alternativa que apresenta o que se pode chamar de primeiro fundamento de um projeto dessa natureza.
- a) Ser identificado por parte da escola como pertencente a esse grupo.
 - b) Ter um texto formal.
 - c) Ter o (a) diretor (a) da escola como principal autor.
 - d) Seguir, estritamente, as normas dos sistemas de ensino.
 - e) Ser construído coletivamente.
 
(1,0) 2 -
Para a Professora Maria Ciavatta, o currículo deve “enfocar o trabalho como princípio educativo, no sentido de superar a dicotomia trabalho manual/trabalho intelectual, de incorporar a dimensão intelectual ao trabalho produtivo, de formar trabalhadores capazes de atuar como dirigentes e cidadãos.” (CIAVATTA, 2005, p. 84). O texto resume o currículo chamado:
- a) multicultural.
 - b) tradicional.
 - c) tecnicista.
 - d) integrado.
 - e) bisimensional.
 
- #34479
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(1,0) 3 -
Para Ivani Fazenda a forma como foram pensados o ensino e a pesquisa no Brasil levaram ao surgimento de dois profissionais distintos: professores, de um lado, e pesquisadores, de outro. Assinale a alternativa que mostra o pensamento que levou a essa separação.
- a) A teoria na prática é outra.
 - b) A teoria na prática não é outra senão uma prática fundamentada.
 - c) Por meio da pesquisa o professor pode recuperar aspectos de sua dignidade.
 - d) O estudo das realidades que formam o cotidiano sempre foi visto por ópticas diferentes: uma delas o enxerga como vulgar e a outra como campo residual da vida.
 - e) Os professores sempre foram tratados socialmente como pessoas de respeito, enquanto os cientistas foram considerados desviantes ou marginais.
 
(1,0) 4 -
Para a professora Marli de André há um tipo de pesquisa que tem maior potencial para produzir conhecimentos úteis e interessantes para os docentes pois focalizam situações do cotidiano escolar. O termo que melhor conceitua esse tipo de pesquisa é:
- a) etnográfica.
 - b) documental.
 - c) bibliográfica.
 - d) experimental.
 - e) survey.
 
(1,0) 5 -
Sérgio Antônio da Silva Leite e Samantha Kager apresentam um relato de aluno sobre a forma como um professor trata da avaliação: “O ruim desse professor é que ele sempre entregava as provas um dia antes da prova de recuperação e aí, sempre pegava a gente de surpresa [...] a gente queria saber onde a gente tinha errado, entende? O gabarito era só o resultado. Se a gente visse a prova um tempo antes, podia tirar nossas dúvidas. Só que ele não tava nem aí.” Essa postura caracteriza um sério problema nos processos de avaliação que é:
- a) a ausência de “feed-back”.
 - b) a memorização sem sentido.
 - c) a coerção.
 - d) a recuperação punitiva.
 - e) o melhor aluno como parâmetro.
 
- #34482
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(1,0) 6 -
Pura Lucia Oliver Martins, citando Ives de La Taille, afirma que as pesquisas de Vygostsky indicam a motivação, inclinações, necessidades, interesses, impulsos, afeto e emoção como alicerces da cognição. 
Assim, pode-se afirmar que assume uma posição central na formação da pessoa e no seu desenvolvimento cognitivo a dimensão: 
- a) didática.
 - b) motora.
 - c) tradicional.
 - d) tecnológica.
 - e) afetiva.
 
- #34483
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(1,0) 7 -
Ghiraldelli afirma que os professores brasileiros chegaram ao século XXI guiando suas práticas por cinco tendências pedagógico-didáticas que seguem a inspiração de filosofia educacional de seus autores. De acordo com uma delas, os passos segundo os quais acontece o processo ensino aprendizagem, se resumem, sequencialmente, em: vivência, temas geradores, problematização, conscientização e ação política. Assinale o autor cujas ideias melhor caracterizam essa sequência.
- a) Herbart.
 - b) Dewey.
 - c) Paulo Freire.
 - d) Paulo Ghiraldelli Júnior.
 - e) Demerval Saviani.
 
- #34484
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(1,0) 8 -
Assinale a alternativa que apresenta uma determinação legal que se aproxima mais do movimento curricular designado por vários autores como multiculturalismo.
- a) Obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
 - b) Obrigatoriedade de estudos de Língua Portuguesa e Matemática.
 - c) Inclusão de Filosofia e Sociologia em todas as séries da educação básica.
 - d) Obrigatoriedade de Educação Física nos currículos dos cursos superiores.
 - e) Inclusão de Música como componente obrigatório no ensino médio.
 
- #34485
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(1,0) 9 -
De acordo com a Lei nº 11.892/2008, constituem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica as seguintes instituições:
- a) Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR e os Centros Federais de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET- RJ e o de Minas Gerais, CEFET-MG.
 - b) Os Institutos Federais de Educação, todas as Universidades Federais e escolas técnicas a elas vinculadas, os Centros Federais de Educação Tecnológica e o Colégio Pedro II.
 - c) Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, os Centros Federais de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e o de Minas Gerais (CEFET-MG), as escolas técnicas vinculadas às universidades federais e o Colégio Pedro II.
 - d) As universidades federais, os Institutos Federais, os CEFET’s e o Colégio Pedro II.
 - e) Os Institutos Federais, os CEFET’s e o Colégio Pedro II.
 
- #34486
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(1,0) 10 -
Assinale a alternativa correta sobre a caracterização da deficiência auditiva e de seus portadores estabelecida pelo Decreto nº 5.626/2005.
- a) Surda-muda é toda pessoa que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras.
 - b) Caracteriza-se como pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
 - c) A perda bilateral, parcial ou total, de cinquenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz, caracteriza a deficiência auditiva.
 - d) Somente a perda bilateral, parcial ou total, de setenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz pode ser considerada como deficiência auditiva.
 - e) Pessoa surda-muda é aquela que, tendo perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio da Língua Brasileira de Sinais – Libras ou por qualquer outra linguagem que venha a estabelecer com sua comunidade.