Prova IFSP - Pedagogia 2 - Questões e Simulados | CONCURSO
📚 Simulado IFSP | IFSP | cód.2902
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🧪 Este Simulado IFSP foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: IFSP
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Pedagogia
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: IFSP
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
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- #34457
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(1,0) 1 -
Apóia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior (Ifes), por meio da oferta de assistência à moradia estudantil, alimentação, transporte, à saúde, inclusão digital etc. Trata-se do:
- a) Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes).
- b) Programa de Acessibilidade na Educação Superior (Incluir).
- c) Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).
- d) Programa Universidade para Todos (Prouni).
- e) Programa de Extensão Universitária (ProExt).
- #34458
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(1,0) 2 -
É a unidade do Ministério da Educação responsável pela regulação e supervisão de instituições públicas e privadas de ensino superior e cursos superiores de graduação do tipo bacharelado, licenciatura e tecnológico, na modalidade presencial ou a distância. A Secretaria deve zelar para que a legislação educacional seja cumprida e suas ações buscam induzir a elevação da qualidade do ensino por meio do estabelecimento de diretrizes para a expansão dos cursos e instituições, da conformidade às diretrizes curriculares nacionais e de parâmetros de qualidade de cursos e instituições. Trata-se do
- a) Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres).
- b) Secretaria de Educação Superior (Sesu).
- c) Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.
- d) Secretaria de Educação Básica.
- e) Conselho Nacional de Educação.
- #34459
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(1,0) 3 -
Lançado em 2007, visa à oferta de educação profissional e tecnológica a distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios. Esse projeto é denominado:
- a) Pró-funcionário.
- b) e-Tec Brasil.
- c) Pronatec.
- d) TEC NEP.
- e) Mulheres Mil.
- #34460
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(1,0) 4 -
Um dos princípios que fundamenta a atual proposta de Educação de Jovens e Adultos integrada á Educação Profissional – Proeja, diz respeito ao papel e compromisso que entidades públicas integrantes dos sistemas educacionais têm com o atendimento da população em suas ofertas educacionais. Esse princípio pode ser resumido pelo termo:
- a) acomodação.
- b) síntese.
- c) movimento.
- d) inclusão.
- e) respeito.
- #34461
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(1,0) 5 -
O teórico espanhol Gimeno Sacristán afirma que ... a realidade não se reduz ao que parece evidente de forma mais imediata: é preciso esquadrinhar nela, descobrir o que não está evidente. (...) Ao lado do currículo que se diz estar desenvolvendo, expressando ideais e intenções, existe outro que funciona subterraneamente, que se denomina ____________. Na experiência prática que os alunos / as têm se misturam ou interagem ambos; é nessa experiência que encontramos o currículo real.”
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
- a) prescrito.
- b) oculto.
- c) linear.
- d) geral.
- e) avaliado.
- #34462
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(1,0) 6 -
Assinale a alternativa que apresenta uma determinação decorrente da alteração dada pela Lei nº 11.274/2006 à atual Lei nº 9.394/96, e que diz respeito aos tempos e idades escolares na educação básica.
- a) É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores a partir dos sete anos de idade.
- b) A educação infantil passa a ter a duração total de quatro anos, atendendo, na creche, crianças de zero a quatro anos e, na pré-escola, as que completarem cinco anos após o início do ano letivo.
- c) O ensino fundamental obrigatório terá duração de nove anos, iniciando-se aos seis anos de idade.
- d) O ensino fundamental terá duração de nove anos, iniciando-se, obrigatoriamente, aos sete anos de idade.
- e) A primeira etapa da educação básica passa a denominar-se ensino fundamental, com duração que vai da creche ao nono ano do segundo ciclo, compreendido na idade de zero a 14 anos.
- #34463
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(1,0) 7 -
Sobre os calendários escolares, é correto afirmar que:
- a) deverão ser adequados às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, mesmo que isso implique na redução do número de horas letivas.
- b) optativamente, poderá incluir o dia 20 de novembro como “Dia Nacional da Consciência Negra”.
- c) na educação superior deverão ser compostos por, no mínimo, 200 dias letivos, incluídos os dias para exames finais, quando houver.
- d) podem ser adequados às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas para escolas situadas na zona rural.
- e) na educação básica podem ser organizados com um mínimo de 180 dias letivos, se excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
- #34464
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(1,0) 8 -
Sobre os cursos e programas em nível superior no Brasil, atualmente, é correto afirmar que:
- a) são de graduação, de pós-graduação, somente.
- b) são sequenciais, de graduação, de pós-graduação e de extensão.
- c) na pós-graduação, compreendem o mestrado e o doutorado, somente.
- d) são somente os de graduação, de pós-graduação e de extensão.
- e) possuem exigência de escolaridade anterior, determinada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96), exceto no caso dos sequenciais e de extensão.
- #34465
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(1,0) 9 -
Podem ser oferecidos pelos Institutos Federais:
- a) somente os cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, superiores de tecnologia e licenciatura, de formação pedagógica, de bacharelado e engenharia, de pós-graduação lato sensu, aperfeiçoamento e especialização, e de pós-graduação stricto sensu.
- b) somente os de educação profissional técnica de nível médio, de educação de jovens e adultos, de formação inicial e continuada de trabalhadores, superiores de tecnologia e licenciatura, de formação pedagógica, de bacharelado e engenharia e de pós-graduação lato sensu, aperfeiçoamento e especialização.
- c) somente os de educação profissional técnica de nível médio, de formação inicial e continuada de trabalhadores e superiores de tecnologia e engenharia.
- d) somente de formação inicial e continuada de trabalhadores, superiores de tecnologia e de pós- graduação lato sensu, aperfeiçoamento e especialização.
- e) os cursos de educação profissional técnica de nível médio, de educação de jovens e adultos, de formação inicial e continuada de trabalhadores, superiores de tecnologia e licenciatura, de formação pedagógica, de bacharelado e engenharia, de pós-graduação lato sensu, aperfeiçoamento e especialização, e de pós-graduação stricto sensu.
- #34466
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(1,0) 10 -
Radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas quanto da rede privada. Entre outros objetivos, seus dados possibilitam o planejamento da distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar etc. Trata-se do:
- a) PISA.
- b) IDEB.
- c) IBGE.
- d) EDUCACENSO.
- e) Bolsa Família.