Prova IFRO - Pedagogia 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
📚 Simulado IFRO | MAKIYAMA | cód.2892
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🧪 Este Simulado IFRO foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: IFRO
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Pedagogia
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: MAKIYAMA
- ❓ Quantidade de Questões: 8
- ⏱️ Tempo do Simulado: 24 minutos
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- #34371
- Banca
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(1,0) 1 -
De acordo com a lei 12772/2012, o desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, se constituirá a partir da progressão funcional e promoção. Sobre estas, analise os itens a seguir:
I Dentre os requisitos exigidos para a ocorrência da progressão e da promoção, está a avaliação de desempenho.
II A progressão é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe, e promoção, a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente.
III Tanto para a progressão quanto para a promoção, será aplicada o interstício de 18 (dezoito) meses, considerando-se os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos na respectiva Lei.
IV Concorrem aos processos de aceleração da promoção e da progressão os docentes aprovados no estágio probatório do respectivo cargo que atenderem os requisitos de titulação previstos pela Lei em questão.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
- a) I e II
- b) I e III
- c) II e III
- d) I, II e IV
- e) II, III e IV
- #34372
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(1,0) 2 -
Segundo o previsto pela lei 11892/2008, assinale a alternativa INCORRETA sobre os Institutos Federais:
- a) Trata-se de instituições de educação superior, básica e profissional, pluridisciplinar e multicampi.
- b) Os Institutos Federais terão autonomia para criar e extinguir cursos, nos limites de sua área de atuação territorial.
- c) No âmbito de sua atuação, os Institutos Federais exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais.
- d) Possuem autonomia para registrar diplomas dos cursos por eles oferecidos, mediante autorização do seu Conselho Superior, aplicando-se, no caso da oferta de cursos a distância, a legislação específica.
- e) São especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, fundamentando-se na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas, nos termos da respectiva Lei.
- #34373
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(1,0) 3 -
Em “Ensino médio e técnico com currículos integrados”, Lucília Machado, afirma:
“No processo de ensino-aprendizagem, a ______________________ representa aquilo que Paulo Freire definiu como alfabetização: ensinar ou propiciar as condições para que as pessoas leiam não só as palavras, mas também o mundo.”
Assinale a alternativa que apresenta o termo que completa, corretamente, o excerto acima.
- a) metodologia.
- b) sistematização.
- c) contextualização.
- d) instrumentalização.
- e) decodificação.
- #34374
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(1,0) 4 -
Considere a bibliografia: COMENIUS, Johann Amos. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2011, para responder as questões.
A organização escolar proposta por Comenius propunha:
I Educação para toda a juventude, exceto para os privados de inteligência.
II Instrução em todas as coisas capazes de tornar o homem sábio e piedoso.
III Uso de severidade e presença de castigos físicos quando necessário.
IV Ensino da cultura sólida e verdadeira, não vistosa e superficial.
V Exercícios difíceis e exigentes para garantir a disciplina dos alunos.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
- a) I, II e III.
- b) I, III e V.
- c) II, III e IV.
- d) I, II e IV.
- e) I, II, III e V.
- #34375
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(1,0) 5 -
Considere a bibliografia: COMENIUS, Johann Amos. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2011, para responder as questões.
Classifique as afirmações a seguir como (V) verdadeiras ou (F) falsas, tendo por base os princípios elencados por Comenius na Didática Magna, que garantem a facilidade de ensinar.
(__) Iniciar pelas coisas mais gerais em direção às mais particulares.
(__) Começar pelas coisas mais fáceis e só depois incluir as difíceis.
(__) Proceder de maneira rápida e dinâmica, sem perder tempo.
(__) Ensinar apenas o que apresentar utilidade imediata.
(__) Ensinar tudo por meio de hipóteses e abstração.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
- a) V, F, V, V, F
- b) V, V, F, V, F
- c) F, V, V, F, V
- d) F, F, V, V, V
- e) V, F, V, F, V
- #34376
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(1,0) 6 -
Considere a bibliografia: COMENIUS, Johann Amos. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2011, para responder as questões.
Segundo Comenius, a arte de ensinar exige:
I Disposição tecnicamente bem feita do tempo.
II Dedicação exaustiva do mestre.
III Organização de todas as coisas necessárias.
IV Escolha do método adequado.
V Aptidão dos alunos.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
- a) I, II e III.
- b) II, IV e V.
- c) I, III e IV.
- d) I, IV e V.
- e) I, II e IV.
- #34377
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(1,0) 7 -
Em “A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica”, Gaudêncio Frigotto, afirma:
“Um dos equívocos mais recorrentes nas análises de educação no Brasil, em todos os seus níveis e modalidades, tem sido o de tratá-la em si mesma e não como constituída e constituinte de um projeto, situado em uma sociedade cindida em classes e grupos sociais desiguais e com marcas históricas específicas.”
Frigotto segue afirmando que esse equívoco se explicita nas visões:
1. iluministas;
2. economicistas;
3. reprodutivistas.
Relacione as concepções a seguir a cada uma das três visões citadas acima.
(__) A educação é propalada como capital humano e produtora de competências.
(__) A educação se reduz a uma força unidimensional do capital.
(__) A educação é concebida como o elemento libertador da ignorância e constitutivo da cidadania.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
- a) 3, 2, 1.
- b) 2, 3, 1.
- c) 1, 2, 3.
- d) 3, 1, 2.
- e) 2, 1, 3.
- #34378
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(1,0) 8 -
O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90) concede à criança e ao adolescente prioridade na efetivação de direitos. A garantia de prioridade compreende as ações descritas a seguir, EXCETO:
- a) Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
- b) Preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas.
- c) Precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
- d) Prevalência do respeito à sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.
- e) Destinação privilegiada de recursos públicos em áreas afins à infância e à juventude.