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Prova IFRO - Pedagogia 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova IFRO - Pedagogia 1 - Questões e Simulados

📚 Simulado IFRO | MAKIYAMA | cód.2892

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🧪 Este Simulado IFRO foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Concurso
  • 🏛️ Instituição: IFRO
  • 👔 Cargo: . Cargos Diversos
  • 📚 Matéria: Pedagogia
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: MAKIYAMA
  • ❓ Quantidade de Questões: 8
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 24 minutos

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#34371
Banca
MAKIYAMA
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFRO
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médio

(1,0) 1 - 

De acordo com a lei 12772/2012, o desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, se constituirá a partir da progressão funcional e promoção. Sobre estas, analise os itens a seguir: 

I Dentre os requisitos exigidos para a ocorrência da progressão e da promoção, está a avaliação de desempenho. 

II A progressão é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe, e promoção, a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente. 

III Tanto para a progressão quanto para a promoção, será aplicada o interstício de 18 (dezoito) meses, considerando-se os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos na respectiva Lei. 

IV Concorrem aos processos de aceleração da promoção e da progressão os docentes aprovados no estágio probatório do respectivo cargo que atenderem os requisitos de titulação previstos pela Lei em questão. 

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

  • a) I e II
  • b) I e III 
  • c) II e III 
  • d) I, II e IV 
  • e) II, III e IV 
#34372
Banca
MAKIYAMA
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFRO
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difícil

(1,0) 2 - 

Segundo o previsto pela lei 11892/2008, assinale a alternativa INCORRETA sobre os Institutos Federais: 

  • a) Trata-se de instituições de educação superior, básica e profissional, pluridisciplinar e multicampi. 
  • b) Os Institutos Federais terão autonomia para criar e extinguir cursos, nos limites de sua área de atuação territorial. 
  • c) No âmbito de sua atuação, os Institutos Federais exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais. 
  • d) Possuem autonomia para registrar diplomas dos cursos por eles oferecidos, mediante autorização do seu Conselho Superior, aplicando-se, no caso da oferta de cursos a distância, a legislação específica. 
  • e) São especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, fundamentando-se na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas, nos termos da respectiva Lei. 
#34373
Banca
MAKIYAMA
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFRO
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difícil

(1,0) 3 - 

Em “Ensino médio e técnico com currículos integrados”, Lucília Machado, afirma: 

“No processo de ensino-aprendizagem, a ______________________ representa aquilo que Paulo Freire definiu como alfabetização: ensinar ou propiciar as condições para que as pessoas leiam não só as palavras, mas também o mundo.” 

Assinale a alternativa que apresenta o termo que completa, corretamente, o excerto acima. 

  • a) metodologia. 
  • b) sistematização. 
  • c) contextualização. 
  • d) instrumentalização.
  • e) decodificação. 
#34374
Banca
MAKIYAMA
Matéria
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IFRO
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fácil

(1,0) 4 - 

 

Considere a bibliografia: COMENIUS, Johann Amos. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2011, para responder as questões. 

 

A organização escolar proposta por Comenius propunha: 

I Educação para toda a juventude, exceto para os privados de inteligência. 

II Instrução em todas as coisas capazes de tornar o homem sábio e piedoso. 

III Uso de severidade e presença de castigos físicos quando necessário. 

IV Ensino da cultura sólida e verdadeira, não vistosa e superficial. 

V Exercícios difíceis e exigentes para garantir a disciplina dos alunos. 

Está CORRETO o que se afirma apenas em: 

  • a) I, II e III.
  • b) I, III e V. 
  • c) II, III e IV. 
  • d) I, II e IV. 
  • e) I, II, III e V. 
#34375
Banca
MAKIYAMA
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(1,0) 5 - 

 

Considere a bibliografia: COMENIUS, Johann Amos. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2011, para responder as questões. 

 

Classifique as afirmações a seguir como (V) verdadeiras ou (F) falsas, tendo por base os princípios elencados por Comenius na Didática Magna, que garantem a facilidade de ensinar. 

(__) Iniciar pelas coisas mais gerais em direção às mais particulares. 

(__) Começar pelas coisas mais fáceis e só depois incluir as difíceis. 

(__) Proceder de maneira rápida e dinâmica, sem perder tempo. 

(__) Ensinar apenas o que apresentar utilidade imediata. 

(__) Ensinar tudo por meio de hipóteses e abstração. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: 

  • a) V, F, V, V, F 
  • b) V, V, F, V, F 
  • c) F, V, V, F, V 
  • d) F, F, V, V, V 
  • e) V, F, V, F, V 
#34376
Banca
MAKIYAMA
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(1,0) 6 - 

 

Considere a bibliografia: COMENIUS, Johann Amos. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2011, para responder as questões. 

 

Segundo Comenius, a arte de ensinar exige: 

I Disposição tecnicamente bem feita do tempo. 

II Dedicação exaustiva do mestre. 

III Organização de todas as coisas necessárias. 

IV Escolha do método adequado. 

V Aptidão dos alunos. 

Está CORRETO o que se afirma apenas em: 

  • a) I, II e III. 
  • b) II, IV e V. 
  • c) I, III e IV. 
  • d) I, IV e V. 
  • e) I, II e IV. 
#34377
Banca
MAKIYAMA
Matéria
Pedagogia
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IFRO
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médio

(1,0) 7 - 

Em “A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica”, Gaudêncio Frigotto, afirma: 

“Um dos equívocos mais recorrentes nas análises de educação no Brasil, em todos os seus níveis e modalidades, tem sido o de tratá-la em si mesma e não como constituída e constituinte de um projeto, situado em uma sociedade cindida em classes e grupos sociais desiguais e com marcas históricas específicas.” 

Frigotto segue afirmando que esse equívoco se explicita nas visões: 

1. iluministas; 
2. economicistas; 
3. reprodutivistas. 

Relacione as concepções a seguir a cada uma das três visões citadas acima. 

(__) A educação é propalada como capital humano e produtora de competências. 

(__) A educação se reduz a uma força unidimensional do capital. 

(__) A educação é concebida como o elemento libertador da ignorância e constitutivo da cidadania. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo. 

  • a) 3, 2, 1.
  • b) 2, 3, 1. 
  • c) 1, 2, 3.
  • d) 3, 1, 2. 
  • e) 2, 1, 3. 
#34378
Banca
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(1,0) 8 - 

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90) concede à criança e ao adolescente prioridade na efetivação de direitos. A garantia de prioridade compreende as ações descritas a seguir, EXCETO: 

  • a) Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias. 
  • b) Preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas. 
  • c) Precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública. 
  • d) Prevalência do respeito à sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. 
  • e) Destinação privilegiada de recursos públicos em áreas afins à infância e à juventude.