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Prova IF-SE - Serviço Social 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova IF-SE - Serviço Social 1 - Questões e Simulados

📚 Simulado IFSE | Assistente Social | cód.2143

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🧪 Este Simulado IFSE foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Concurso
  • 🏛️ Instituição: IFSE
  • 👔 Cargo: Assistente Social
  • 📚 Matéria: Serviço Social
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: IFSE
  • ❓ Quantidade de Questões: 13
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 39 minutos

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#27738
Banca
IFSE
Matéria
Serviço Social
Concurso
IFSE
Tipo
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fácil

(1,0) 1 - 

Assinale a alternativa verdadeira:

  • a) O Serviço social tem na questão social a base de sua fundação como especialização do trabalho.
  • b) Questão social é apreendida como o conjunto das expressões da igualdade da sociedade capitalista moderna.
  • c) A produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém público.
  • d) O serviço social é considerado como uma especialização do trabalho e a atuação do assistente social uma manifestação de seu trabalho inscrito na em dimensões isoladas da realidade.
  • e) O momento presente não obriga os assistentes sociais a se qualificarem para acompanhar, atualizar ou explicar as particularidades da questão social, visto que a formação acadêmica garante habilidades para decifrar tais questões.
#27739
Banca
IFSE
Matéria
Serviço Social
Concurso
IFSE
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 2 - 

Somente poderão exercer a profissão de Assistente Social (Lei no 8.662, de 7 de junho de 1993):

  • a) Os possuidores de diploma em curso de graduação em Serviço Social, expedido por estabelecimento de ensino superior existente no País, devidamente registrado no órgão competente.
  • b) Os possuidores de diploma de curso superior em Serviço Social, em nível de graduação ou equivalente, expedido por estabelecimento de ensino sediado em países estrangeiros, conveniado ou não com o governo brasileiro, desde que devidamente revalidado e registrado em órgão competente no Brasil.
  • c) Os agentes sociais, qualquer que seja sua denominação com funções nos vários órgãos públicos, segundo o seu parágrafo único da Lei nº 1.889, de 13 de junho de 1953.
  • d) Os possuidores de diploma de curso superior em Serviço Social, em nível de graduação ou equivalente, países estrangeiros, apenas os conveniados com o governo brasileiro, desde que devidamente revalidado e registrado em órgão competente no Brasil.
  • e) Os possuidores de diploma em curso de graduação em Serviço Social, oficialmente reconhecido pelo governo federal, devidamente registrado no órgão competente.
#27740
Banca
IFSE
Matéria
Serviço Social
Concurso
IFSE
Tipo
Múltipla escolha
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2
difícil

(1,0) 3 - 

Constituem competências do Assistente Social: 

I. Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, empresas, entidades e organizações populares; 
II. Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil; III.Encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população; 
IV.Orientar indivíduos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos; 
V. Planejar, organizar e administrar ações, projetos, benefícios e Serviços Sociais. 

Podemos afirmar que:

  • a) As alternativas I, II e IV são verdadeiras.
  • b) São verdadeiras as alternativas II e III.
  • c) As alternativas III e IV são verdadeiras.
  • d) Todas as alternativas são verdadeiras.
  • e) São falsas todas as alternativas.
#27741
Banca
IFSE
Matéria
Serviço Social
Concurso
IFSE
Tipo
Múltipla escolha
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1
médio

(1,0) 4 - 

Art. 2º A assistência social tem por objetivos (lei 8.742 de 7 de dezembro de 1993- LOAS): 

I. A proteção à família, à infância, à adolescência e à velhice; 
II. O amparo às crianças e adolescentes carentes; 
III. A promoção da integração ao mercado de trabalho; 
IV. A habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária; 
V.A garantia de 1 (um) salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família. 

Estão certos os itens:

  • a) I e V.
  • b) II, e III.
  • c) I, II, e IV.
  • d) I e IV.
  • e) II, III e IV.
#27742
Banca
IFSE
Matéria
Serviço Social
Concurso
IFSE
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médio

(1,0) 5 - 

O Estatuto da Criança e do Adolescente - 8069/90 de 13 de julho de 1990 considera aprendizagem a formação técnicoprofissional ministrada segundo as diretrizes e bases da legislação de educação em vigor, quais princípios essa formação técnicoprofissional deve obedecer?

  • a) Direito de ser respeitado por seus educadores.
  • b) De escolha de sua própria escola, valorizando a identificação como recurso pedagógico.
  • c) Atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente.
  • d) Horário previamente agendado para o exercício das atividades.
  • e) Direito de organização e participação em entidades estudantis.
#27743
Banca
IFSE
Matéria
Serviço Social
Concurso
IFSE
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 6 - 

Os estudantes que fazem parte do corpo discente do Instituto Federal de Sergipe, tem como uma das atividades acadêmicas: visitas técnicas. Baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente - 8069/90 de 13 de julho de 1990 marque quando a autorização para estas visitas não é exigida, no caso de menor de idade:

  • a) Tratar-se de comarca contígua à da residência da criança, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana.
  • b) A criança estiver acompanhada de um irmão mais velho menor de 18 anos.
  • c) Possuir ascendente, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco.
  • d) De pessoa maior, expressamente autorizada apenas pela mãe ou responsável.
  • e) A autoridade judiciária poderá, a pedido de apenas um responsável, conceder autorização válida por dois anos.
#27744
Banca
IFSE
Matéria
Serviço Social
Concurso
IFSE
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 7 - 

Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade (art. Art. 2º, Lei nº 8.069, de 13 de JULHO de 1990), com base nas definições acima seus direitos fundamentais, contidos na mesma lei são:

  • a) A criança e o adolescente gozam dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
  • b) A criança e o adolescente gozam dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
  • c) A criança e o adolescente gozam dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
  • d) A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
  • e) A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
#27745
Banca
IFSE
Matéria
Serviço Social
Concurso
IFSE
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fácil

(1,0) 8 - 

Sabe-se que o assistente social dispõe de relativo poder de interferência na formulação e/ou implantação de critérios técnicos sociais que regem o acesso dos usuários aos serviços prestados pelas instituições e organizações sociais e públicas. Entende-se pelo enunciado o princípio da:

  • a) Seletividade.
  • b) Universalidade.
  • c) Regionalidade.
  • d) Acessibilidade.
  • e) Uniformidade.
#27746
Banca
IFSE
Matéria
Serviço Social
Concurso
IFSE
Tipo
Múltipla escolha
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1
médio

(1,0) 9 - 

Em consonância com o disposto na LOAS, capítulo II, seção I, artigo 4º, a Política Nacional de Assistência Social rege-se pelos seguintes princípios democráticos: 

I. Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica; 
II. Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas; 
III. Respeito à dignidade do cidadão, ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade; 
IV. Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais; 
V.Divulgação ampla dos benefícios, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão; 

Estão certos os itens:

  • a) I e V.
  • b) I, II, e III.
  • c) I, II, e IV.
  • d) I e IV.
  • e) I, III e V.
#27747
Banca
IFSE
Matéria
Serviço Social
Concurso
IFSE
Tipo
Múltipla escolha
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1
difícil

(1,0) 10 - 

São princípios fundamentais do código de ética profissional dos assistentes sociais aprovado em 15 de março de 1993 com as alterações introduzidas pelas resoluções CFESS n.º 290/94 e 293/94: 

I. Posicionamento em favor da eqüidade, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática; 
II. Empenho na eliminação das formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças; 
III. Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso intelectual; IV.Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem exploração de classe, etnia e gênero; 
V. Articulação com os movimentos sociais e profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos trabalhadores; 

Podemos afirmar que:

  • a) As alternativas I, II e IV são verdadeiras.
  • b) São verdadeiras as alternativas II e III.
  • c) As alternativas III e IV são verdadeiras.
  • d) Todas as alternativas são verdadeiras.
  • e) São falsas todas as alternativas.
#27748
Banca
IFSE
Matéria
Serviço Social
Concurso
IFSE
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 11 - 

Com base no artigo 10º do código de ética do assistente social, são deveres do assistente social:

  • a) Repassar ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho.
  • b) Mobilizar sua autoridade funcional, ao ocupar uma chefia, para a liberação de carga horária de subordinado, para fim de representação ou delegação de entidade de organização da categoria e outras, dando igual oportunidade a todos.
  • c) Incentivar, sempre que possível, a prática profissional interdisciplinar e multidisciplinar.
  • d) Respeitar as normas e princípios éticos das outras profissões e representações.
  • e) Ao realizar crítica pública a colega, fazê-lo sempre de maneira objetiva, construtiva e comprovável, assumindo sua inteira responsabilidade.
#27749
Banca
IFSE
Matéria
Serviço Social
Concurso
IFSE
Tipo
Múltipla escolha
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1
fácil

(1,0) 12 - 

O SUAS foi a principal deliberação da IV Conferência Nacional de Assistência Social, realizada em Brasília (DF), em 2003, e se inscreve no esforço de viabilização de um projeto de desenvolvimento nacional, que pleiteia a universalização dos direitos à Seguridade Social e da proteção social pública com a composição da política pública de assistência social em nível nacional. Esse novo modelo de gestão supõe um pacto federativo, com a definição de competências e responsabilidades dos entes das três esferas de governo (federal, estadual e municipal). Está sendo implementado por meio de uma nova lógica de organização das ações, com a definição de níveis de complexidade do sistema:

  • a) Proteção Social Básica (PSB) e Proteção Social Especial (PSE), com a referência no território, considerando as especificidades das regiões.
  • b) Proteção Social Básica (PSB) e Proteção Social Especial (PSE) de média e alta complexidade, com a referência no território, considerando as especificidades das regiões e portes de municípios e com centralidade na família.
  • c) Proteção e Situação Básica (PSB) e Proteção e Situação Especial (PSE) de média e alta complexidade, com a referência no território, considerando as especificidades das regiões e portes de municípios.
  • d) Proteção Social Básica (PSB) e Proteção Social Especial (PSE) de média e alta complexidade, com a referência no território, considerando as especificidades das regiões e portes de municípios.
  • e) Proteção e Situação Básica (PSB) e Proteção e Situação Especial (PSE) de média e alta complexidade, com a referência no território, considerando as especificidades das regiões e portes de municípios e com centralidade na família.
#27750
Banca
IFSE
Matéria
Serviço Social
Concurso
IFSE
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 13 - 

O SUAS define e organiza os elementos essenciais e imprescindíveis à execução da política de assistência social possibilitando a normatização dos padrões nos serviços, qualidade no atendimento, indicadores de avaliação e resultado, nomenclatura dos serviços e da rede socioassistencial e, ainda, os eixos estruturantes e de subsistemas conforme descritos, exceto:

  • a) Matricialidade Sócio-Familiar.
  • b) Descentralização político e administrativa.
  • c) Novas bases para a relação entre Estado e Sociedade Civil.
  • d) Financiamento.
  • e) Controle Social.