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Prova IBGE - Engenharia de Software 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova IBGE - Engenharia de Software 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível superior do concurso IBGE.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Cesgranrio, para nível superior do cargo de Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Aplicações. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes IBGE.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Engenharia de Software 1 do concurso IBGE.

  1. Questões de Engenharia de software: Conceitos Gerais; Ciclo de Vida de Software; Análise de Requisitos; Garantia de Qualidade de Processo de Software;
  2. Questões de Garantia de Qualidade do Produto;
  3. Questões de Processo de Software;
  4. Questões de Implementação;
  5. Questões de Testes;
  6. Questões de CMMI (Capability Maturity Model Integration): Nível 2;
  7. Questões de RUP ? Processo Unificado da Rational (conceitos gerais, disciplinas, fases, papéis, atividades, artefatos);
  8. Questões de Metodologias Ágeis (eXtreme Programming);
  9. Questões de Técnicas de Estimativa de Projetos: APF (Análise por pontos de função);
  10. Questões de Padrões de projetos (MVC ?Model?View?Controller).


  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Engenharia de Software 1.

#28551
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Engenharia de Software
Concurso
IBGE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 1 - 

No projeto de interfaces, as mensagens ou alertas de erro representam um papel muito importante. Assim, NÃO apresenta uma prática adequada para alertas produzidos por um sistema interativo a mensagem que

  • a) descreve o problema em um jargão que o usuário possa entender.
  • b) fornece sugestão construtiva para recuperação do erro.
  • c) indica quais as consequências negativas do erro, de modo que o usuário possa se assegurar de que elas não ocorreram.
  • d) é acompanhada por uma indicação audível ou visual.
  • e) é opinativa, colocando a culpa no usuário caso isso ocorra.
#28552
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Engenharia de Software
Concurso
IBGE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 2 - 

Durante um treinamento para as equipes de desenvolvimento e de testes, um analista transmitiu as orientações a seguir.

I - Para isolar a causa de um erro de software, os desenvolvedores deveriam utilizar a estratégia de depuração força bruta por ser o método mais eficiente, e, para grandes programas, utilizar a abordagem de rastreamento. 

II - Para os testes de integração em sistemas orientados a objetos, poderiam ser utilizadas as estratégias de teste com base no caminho de execução e no uso. 

III - Em sistemas orientados a objetos, o teste de sensibilidade poderia ser utilizado para tentar descobrir combinações de dados, dentro das classes de entrada válidas, que poderiam causar instabilidade ou processamento inadequado do sistema. 

Constitui(em) prática(s) adequada(s) de estratégias de testes de software a(s) orientação(ões)

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) I e II, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#28553
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Engenharia de Software
Concurso
IBGE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 3 - 

Com o objetivo de minimizar os problemas enfrentados e melhorar o processo de engenharia de requisitos, um engenheiro de requisitos decidiu elencar uma série de medidas que poderá empregar em seus futuros projetos, tais como:

I - aplicar a técnica de IFQ (Implantação da Função de Qualidade) que permite coletar os requisitos excitantes, os quais refletem características que vão além das expectativas do cliente e mostram ser muito satisfatórios quando presentes; 

II - utilizar tabelas de rastreamento que relacionam os requisitos identificados a um ou mais aspectos do sistema; 

III - utilizar casos de uso para fazer uma coleta iterativa de requisitos, uma vez que o processo de levantamento de requisitos é uma atividade evolutiva. 

Está(ão) correta(s) a(s) medida(s)

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) III, apenas.
  • d) I e II, apenas.
  • e) I, II e III.
#28554
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Engenharia de Software
Concurso
IBGE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 4 - 

O XP (Extreme Programming) usa uma abordagem orientada a objetos como seu paradigma de desenvolvimento predileto. Nessa perspectiva, analise as afirmativas abaixo.
I - A atividade de Codificação começa com a criação de um conjunto de histórias que descreve as características e as funcionalidades requeridas para o software a ser construído. 

II - O XP encoraja o uso de cartões CRC (Class- Responsibility-Colaborator) como um mecanismo efetivo para raciocinar sobre o software no contexto orientado a objetos.

III - O XP emprega a técnica de refectoring na codificação, mas desaconselha a utilização da programação por pares. 

IV - A criação de testes unitários antes da codificação começar é uma prática do XP. 

V - Se um difícil problema de projeto é encontrado como parte do projeto de uma história, o XP recomenda a criação imediata de um protótipo operacional daquela parte do projeto.

Estão corretas APENAS as afirmativas

  • a) I, II e IV.
  • b) I, III e IV.
  • c) I, IV e V.
  • d) II, III e V.
  • e) II, IV e V.
#28555
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Engenharia de Software
Concurso
IBGE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 5 - 

Os processos de desenvolvimento de software utilizam, muitas vezes, procedimentos estatísticos para, por exemplo, apoiar a tomada de decisão. Dentro desse contexto, o Diagrama de Pareto é baseado na clássica regra de que

  • a) 20% das ocorrências causam 80% dos problemas.
  • b) 60% das amostras de um processo normal encontram- se nos limites do desvio padrão.
  • c) pontos fora dos limites de um desvio padrão revelam a ocorrência de problemas aleatórios.
  • d) três pontos consecutivos abaixo da média indicam um processo em melhoria contínua.
  • e) um índice de erro acima dos cinco sigmas indica um processo que alcançou a qualidade.